Wilson Gomes > Lula vai continuar falando esquerdês para a esquerda? Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Enquanto nossa política for refém de populistas como Lula e Bolsonaro, permaneceremos no atraso e fomentando cada vez mais adeptos fanáticos em torno de seus nomes.

    Responda
  2. Hilton Oliveira

    Não concordo com a opinião do articulista,eivada de preconceito! Ao defender maior distribuição da renda e diminuiçãodas desigualdadess sociais, proteção dos indígenas e da floresta amazônica, do fim do garimpo ilegal, aumento da verba para pesquisas, saneamento básico, SUS, Farmácia Popular, Minha Casa Minha Vida, etc, Lula estaria se dirigindo somente à esquerda? O articulista não concorda com esta pauta do Predidente Lula?

    Responda
  3. Kleber Veloso

    De novo nada sob o sol. Pelo menos mudar a frase aí né.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    realmente, Lula venceu por muito pouco. Mas o grande enigma desse eleição, principalmente dessa, quem foi comprado e não era bolsonarista? por quanto? e o pior, quem comprou? e aqui, infelizmente, o discurso foi de animal, comprando animais famintos, e a moeda foi de animais, lobo guará? garoupa ou mesmo apenas lobeira, ração...

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    é melhor que falar de onestês para ladrões. o Brasil precisa de um novo rumo e não velhas mentiras com palavras novas. enquanto isso, ali mesmo, as víboras retornam silenciosamente e mesmo não tendo axilas, trazem bíblias debaixo de seus perfumados subacos de quem perdeu e destila vingança...

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Eita, seu Wilson, bem-vindíssimo à faina semanal: vosmecê pode achar angustiante, mas pra nós é ótimo ter discussões de boa qualidade. Olha, parece-me que, ao par do discurso, o Lula já tá fazendo entregas, em ações há muito esperadas; creio possível que o conjunto tenha bom poder de convencimento e ajude a superar os eventuais limites comunicacionais. Até porque, convenhamos, anti-bozofrenia é pró-civilidade, e metade do que fala o Lula é simplesmente o óbvio civilizatório, e não "esquerdismo".

    Responda
  7. Joao Massucci

    Excelente artigo, parabéns ao autor.

    Responda
  8. Laercio Zanini

    Criticar o Bolsonaro hoje é fácil, mas para quem chama de estúpidos aqueles que viviam no "cercadinho", o que entrou em lugar é líder de outros estúpidos ouvindo ele falar o que sempre fez, fala, fala e no fim sai nada mas agrada seus também estúpidos eleitores.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, Laércio, a "metade mais dois milhões de estúpidos" do país que preferiram a civilização à barbárie pode discordar, e com substância: taí uma série de providências a conter a selvageria. E, num mês, o Lula fez o equivalente a 5O% de toda política internacional do Incapaz - e com muito melhores resultados. Quem são os estúpidos nessa história?

  9. João Gaspar Farias

    Esquerdês para a esquerda, centrês para todos.

    Responda
  10. MATILVANI MOREIRA

    Valeu FoLha!

    Responda
  11. Julio Shiogi Honjo

    E qual era sua opinião sobre os quatro anos em que aquele lá falava tão somente estupidez para os es tú pidos?

    Responda
  12. Hercilio Silva

    O que Lula tem de fazer é governar e com ações de governo convencer os relutantes. Quem ganha gocerna respeitando as minorias e fazendo alianças. Já adaptou programa e discurso. Agora não tem de virar neoliberal dr carteirinha pra convencer quem noutra situação não votaria nele. Não seria nem adequado. Passou da hora de parar de falar em pais dividido. Quem quer dividir são os violentos, e esses são poucos e a eles não cabe se dirigir, cabe punir.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Favor, defina "neoliberal"?

  13. Luiz Marques

    E você, vai continuar a falar direitês para a direita?

    Responda
  14. Gabriel D

    A FSP poderia ter nos poupado de uma coluna dessa baixa estatura.

    Responda
  15. Antonio Melo

    O incontido pretensioso quer ensinar o Pai Nosso ao vigário. Não é pra menos, pois, como se sabe, Lula é o político mais impopular e que nunca venceu uma eleição

    Responda
  16. Ricardo Pérez

    Muito pobre o texto. Não se poderia esperar outra coisa de um tipo que escreve um livro e tem a originalidade de por o nome crônica de uma tragédia anunciada. Ficaria melhor se tivesse colocado diretamente Crônica de uma morte anunciada e copiado o texto inteiro de García Márquez rssssss

    Responda
  17. Jorge Larangeira

    Que Lula seja considerado um grande comunicador diz muito sobre o nível de comunicação no Brasil.

    Responda
  18. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lula, o Honesto, fala para Lulaplanistas e Lulafetivos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Mas que falta de argumento, hein? Mu.

  19. Tha Virgens

    Mas menino, o professor parece que gostava do presidente que falava abehacoes mundial! Que phase!

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Na verdade era diuturnamente só a falar estupidez!

  20. irzair correa

    Um filósofo é bom até abrir a boca, depois disso ele é amplamente contestado, sorte dele porque é para isso que um filósofo escreve, nunca para contar com a anuência do público que lenientemente sacode a cabeça em sinal de aprovação. Talvez Lula esteja equivocadao na comunicação, mas há que admitir que existe uma comunicação e isso já representa um avanço em relação aos úttimos quatro anos. Lula também é campeão em fazer analistas errarem redondamente em suas previsões e prognósticos. Eis a dica

    Responda
  21. Josimar Soares

    Caro Wilson, é bom lembrar que havia dois candidatos no segundo turno. Um falava esquerdez. O outro falava absurdez. O que falava esquerdez ganhou a eleição, lembra? Se ele mudar o discurso agora, vão falar que ele morreu e que tem um ET no lugar dele.

    Responda
  22. Clair Calandreli

    Texto horrível de ler! Menos! Menos! Wilson Gomes.

    Responda
  23. Geraldo da Silva

    Interessante o que você escreve. Eu votei no Lula em todas as eleições desde 1989, e nunca tinha notado que ele é de esquerda. A propósito, existe esquerda no Brasil? O Ll é tremendo comunicador, um político muito habilidoso, foi um bom presidente. Mas, onde estão as decisões de esquerda dos governos dele? Essa história de "polarização" é coisa criada pela direita - da qual Lula faz parte - e pela extrema, com a finalidade de desgastá-lo.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Lula sempre foi da "Majoritário" corrente moderada e mais forte do PT, agora ele ser de esquerda e forçar.

    2. Ricardo Pérez

      Lula de direita? Eu quero um pouquinho do que você bebeu.

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanista juramentado

  24. Antonio Catigero Oliveira

    Não entendo qual motivo para o colunista se incomodar com os discursos de Lula, que não possuem nada de 'esquerdês'. No momento, Lula fala sobre democracia, sobre fome, sobre a destruição feita pelo capitão; o genocídio indígena e outros pontos que são fundamentais e motivo de consenso neste momento. Não é consenso a preservação do meio-ambiente, o desarmamento, a desmilitarização da política? Na América Latina, precisamos de integração, que também é consenso. Tá procurando pelo em ovo?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      "Pra quê autonomia do Banco Central?" "Que se dane o mercado"... Isso é esquerdismo ideológico !

  25. Celso Muniz

    E petista é capaz de entender algo lógico e que faça sentido ? Ele praticou austeridade fiscal no primeiro mandato e viu os resultados que obteve. Se elegeu pregando o que foi feito no primeiro mandato e depois de eleito, só fala em não fazer o que deu certo. Curioso é quanta gente aprova o clube de futebol com gestão responsável, que obtém as vitórias no campo, mas defende partido que no seu país, estado e município, quer torrar irresponsávelmente o imposto que o cidadão/eleitor/torcedor paga.

    Responda
    1. irzair correa

      Parece que conheço esse filme, petista eram aqueles que estavam em frente ao quartel pedindo golpe militar e a instauração de uma ditadura e depois quando foram preso reclamaram que que estavam sendo vítimas da ditadura? Isso faz algum sentido lógico. Saudade da motociata e de ver o mito babando farofa hein muniz!!!

  26. Diego Rodrigues

    Texto interessante, mas não posso deixar de pensar como o governante pode alargar tanto o grupo alvo dos discursos. Primeiro tem as próprias convicçoes do orador que ele deve respeitar para não ser um perfeito demagogo dizendo apenas o que o público quer ouvir, segundo que há ideias e interesses que são antagônicos, não há modulação retórica que de jeito. Como defender o direito ao aborto aqui e discursar para os '""pro-vida""" lá? Defender a reserva aqui e elogiar os tratores ali?

    Responda
  27. armando moura

    Lula tem que ser o que é e falar o que pensa. Como escreveu o Paul Krugman, se George Santos se candidatar pelo partido republicano, ele terá pelo menos quarenta e sete dos votos. Não adianta mudar discurso para agradar gregos e troianos, tem que fazer e atender as expectativas dos que votaram nele, os demais só um longo tempo para curar.

    Responda
    1. armando moura

      Quarenta e sete por cento dos votos

  28. jose carlos toledo junior

    É a economia , estúpido!

    Responda
  29. marcos fernando dauner

    a fase do discurso acabou - agora é época de agir .

    Responda
  30. elcio matos

    Que Bosta de palavras tem no meu comentário anterior que impede a publicação? Vou cancelar essa merda de assinatura FSP.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      já deveria tê--lo feito, antes de escrever isso !

    2. elcio matos

      Nossa, FSP, reveja esse robozinho que bloqueia comentários ....ele liberou Bosta e Merda nesse meu texto que deveriam ter sido censurados.....kkk

  31. elcio matos

    Lula foi a espinha de peixe na garganta da imprensa quando ele foi eleito em 2002; as Mirians Leitões da vida já o surravam com dois meses na presidência, e a lava-jato foi a cereja no bolo da Globo para afundar o petismo de uma vez por todas. Mas aí veio o bolsonarismo, o terror da imprensa, e a percepção de que somente Lula seria capaz de fazer o mundo a ser o que era antes. Enfim, resumindo, o retorno do Bozo depende muito da imprensa também.

    Responda
    1. elcio matos

      André, não havia escândalo nenhum no governo Lula com dois meses de governo, escândalos esses que sempre existiram desde o Sarney, e principalmente com FHC que conseguiu passar todas suas pautas "liberais" e sua reeleição junto ao centrão corrupto de sempre sem qualquer questionamento da imprensa, afinal, os tucanos eram algo chiquérrimo pra mídia.

    2. André ZL-SP

      Vdd a culpa dos escândalos dos Correios, Mensalão e Petrolão...foi da imprensa, PF, MP, Judiciário, da população honesta e trabalhadora etc. Vcs são uma vergonha, isso sim

  32. Leticia Camilo

    Perfeito! Espero que Lula possa rever seus posicionamentos atuais porque o momento de recrudescer e ser intransigente com relação às suas convicções foi em Lula 2, infelizmente perdeu essa oportunidade. Precisa se conscientizar que Lula 3 não vai conseguir mais do que conter danos e tentar reverter a necropolítica instituída. E isso nesse momento é o essencial, deixar o orgulho de lado é a única chance de governabilidade desse mandato.

    Responda
  33. Felipe Araújo Braga

    Eu sou liberal, de centro direita e apoiei Lula contra Bolsonaro. Entendo que seja este, um governo de centro esquerda, com um presidente de centro esquerda, mas Lula é presidente do país: seu vice é Alckmin e na economia, ao lado de Haddad, temos Tebet. Quase o mesmo tanto que votou em Lula, votou no adversário, o país não se resume à agenda da esquerda: é preciso atender também quem tem demandas democráticas diferentes da esquerda: liberdade econômica e eficiência no setor público, por exemplo

    Responda
    1. Celso Muniz

      Concordo com o senhor em gênero, número e grau mas vá fazer os petistas entenderem isso. Não. Continuam se achando moralmente superiores aos demais e esquecem que não venceriam as eleições sózinhos.

    2. Felipe Araújo Braga

      Alexandre: o Brasil é um país carente de liberdade econômica, somos uma das economias mais travadas que existem. Letícia: a esquerda defende benefícios ao funcionalismo que superam os benefícios dos trabalhadores da iniciativa privada, é contra avaliações, prêmios aos servidores que trabalham bem e punições aos que trabalham mal, etc.

    3. Leticia Camilo

      Tudo certo no seu raciocínio a não ser pelo fato de que nenhuma das esquerdas que eu conheça defende ineficiência do setor público. Esse definitivamente não é o ponto.

    4. Alexandre Avelar

      Mas cabe a pergunta: onde não há liberdade econômica neste governo (que só tem 31 dia, diga-se de passagem)? Outra: aponte onde não houve (nesses mesmos 31 dias) eficiência nas tomadas de decisões deste novo governo? Do contrário, é mera retórica!!!

  34. Tadêu Santos

    Talvez por não ser partidário, apenas um cidadão de esquerda, tenhamos concepções diferenciadas a respeito da atuação dos petistas, principalmente do pres Lula da Silva, no que se refere às relações com outros países, ditos de esquerdas (sic), como a Venezuela e Nicarágua. Não consigo entender a neura de ficarem bajulando governantes ditadores ou autocratas como o Maduro e o Ortega. O atual estágio civilizatório ainda não permite discursos geopolíticos entusiastas, carregados de fanatismos ideol

    Responda
  35. JOSE A MARTINI

    A fala do Lula hoje para movimentos populares reclamando que é um sem teto e não tem onde morar , comprova o artigo, gerou risos na plateia de convertidos mas indignação em quem não é petista fanático.

    Responda
  36. Maria Tereza Teixeira

    O artigo é perfeito. Lula resolveu oficializar que o impedimento da Dilma foi um golpe. A quem interessa essa conversa agora? Esse tema só interessa à esquerda que aplaudia a Dilma. No mais, divide. Pra que isso?

    Responda
  37. JAILSON DE BEZERRA

    Aguentamos quatro anos de Bolsonaro falando jumentês. Vamos esperar um pouquinho.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      não é porque tivemos que aguentar o jumentês 4 anos que teremos que aguentar o geguêis do Lula o mesmo tempo. Vira o disco seu Lula, evolua ....

  38. Tiago Araujo

    O jornalismo está dando folga para o Lula? Alguém poderia fazer um daqueles levantamentos de matérias positivas e matérias negativas para o governo? Se Estadão é Folha estão dando folga, imagino quando forem "atacar".

    Responda
  39. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Aonde esse cara quer chegar? Não diz coisa com coisa; texto, de viés, pré 64.

    Responda
  40. Luiz Antonio Sypriano

    O problema, caro professor, é de que o PT e o Sr. Lula,nunca foram de Esquerda; são, isto sim, liberais à serviço de uma burguesia. O que fazem é nada mais, como dizia um PHD da UFSC, a "digestão moral da pobreza", para o afago do Vaticando e do Whagington.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Vai votar no PSTU, saudoso da URSS.

  41. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Lula fala esquerdês? O jornalismo está dando folga para Lula? Esse colunista nunca ouviu Lula e não lê a Folha! Ou é doido de pedra!

    Responda
  42. Marta Vainchenker

    O professor está corretíssimo ao dizer que o capital político de Lula é quase nulo, ao contrário de seus adversários "conservadores" - se tentativas contínuas de golpe e de reeleição de um fascista se encaixam na categoria de conservadorismo. Mas a partir daí, o artigo é genérico em seu diagnóstico sobre o discurso lulista, mais genérico ainda sobre o remédio. O que exatamente se espera que Lula fale? Juras eternas de amor ao mercado e especuladores estrangeiros? Conversão ao protestantismo?

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Senho Felipe Araujo o governo anterior afagou e viveu para o famoso "mercado " e nem por isso houve aumento de empregos, de renda e redução de desigualdade social.

    2. Felipe Araújo Braga

      Marta, é preciso que a esquerda entende que metade do país preferiu apoiar Bolsonaro, mesmo diante de toda a barbárie: a esquerda demoniza o mercado, quando este é extremamente necessário para geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais. Mercado Financeiro não se reduz à especulação e é extremamente necessário para que cidadãos e empresas pequenas tenham acesso ao crédito para desenvolver ao país. Quanto aos evangélicos: crescem na ausência do Estado, de educação e segurança.

  43. Reinaldo da Silva

    Caro Wilson, essa matéria é um auto-menosprezo. Empregou termos que fazem parte do senso comum mais rasteiro, e não apresentou nenhuma reflexão sobre o campo do poder político. Talvez a mídia brasileira esteja vivendo o seu pior período. Dificilmente encontra-se matéria que mereça alguma reflexão. A maioria vem empacotada: aceite/recuse. Tudo em prol do compartilhamento. Não tenho mais interesse em permanecer na Folha. Esse foi meu último comentário.

    Responda
  44. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Lula é e foi até hoje, o presidente do Brasil com discurso mais coerente com o que ele professa...

    Responda
  45. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Ele não ia falar esquerdês pra vc...

    Responda
  46. MARIA F LUPORINI

    Volta, Janio de Freitas.

    Responda
  47. francisco e c viola

    E vc falando liberales de botequim pra pobre de direita.

    Responda
  48. NACIB HETTI

    São dois Lulas: um que fala para os seus e outro que fala para dentro, com o mercado. È assim que se governa no Brasil, desde sempre.

    Responda
  49. Dulcinea Pacini de oliveira

    Só pode curtir comentário desfavorável ao Lula né? Tentei curtir um favorável, a FOLHA, respondeu que eu já havia curtido o tal comentário . Que Mentira, coisa feia,. Vou rever minha assinatura.

    Responda
  50. marco martins

    A única coisa interessante na folha hoje é assistir de camarote essa briga de Bolsominios x petralhas. Empate técnico em ignorância!!!!!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.