Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo César Santos

    O Capitalismo é um sistema econômico com interferência nas relações socias e políticas. O lançamento pelas sociedades econômicas de informações ao Mercado deve ter qualidade positiva - veracidade. Ausente, e comprovada a culpa dos administradores e de seus acionistas controladores pelo uso abusivo da empresa, a responsabilidade deles não é ilegal.

    Responda
  2. José Cardoso

    Imagino algum executivo de um banco questionando a saúde financeira das Americanas e o grau de exposição do banco. A resposta da maioria deveria ser que os 3 bilionários garantem, não se preocupe. Só que na hora do aperto como se vê agora, eles não são fiadores de nada. Se a batalha judicial não provar seu envolvimento na fraude contábil, eles só perderão o equivalente ao valor patrimonial de suas ações antes do escândalo, (o que por sinal são uns 3 bilhões) caso a companhia vá à falência.

    Responda
  3. ANTONIO CZAS

    Quando adquiro uma ação de uma empresa listada em bolsa de valores, sem ser em um IPO, estou adquirindo um papel de um terceiro qualquer. Posso revender para outro terceiro ganhando ou perdendo dinheiro; é da regra do jogo. A ação pode de fato até zerar. Para tanto, para que tal compra ocorra em bases saudáveis as empresas dão importantes informações sobre o que fazem como empreendedoras. Tais informações vão para balanços, para que tais balanços sejam criveis, existem comitês:

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      e Conselhos com membros independentes. Tudo para dar transparência aos balanços e ao que faz a gestão da empresa. E ainda contrata-se uma Auditoria Externa para validar tudo o mais constante. Nada disso funcionou. Senão funcionou é porque houve fraude não detectada. Estamos então diante de incapazes. Sugiro então que todos esses incapazes descritos tenham o patrimônio pessoal tutelado pelos minoritários que foram lesados pela fraude.

  4. Marcos Benassi

    Eita, sábio São Bernardo, este fiel ao rés-do-chão agradece pelo desemburrrecimento: muito boas as considerações e apontamentos legais. O que se vê traz desconfiança profunda, pelo imbricado das pessoas envolvidas, e pela história pregressa (bem, futura nunca há de ser) do grupo - eles já tiveram um B.O. "contábil" com a Craft-Heinz, né? Também a recorrente selvageria na gestão não ajuda; e a fama de "control Freaks" é bastante incoerente com a idéia de que foram tão facilmente enganados.

    Responda
  5. Enrica Souza

    Em empresas estatais, os membros dos Conselhos Fiscais respondem no seu CPF (como pessoa física) por até por erros contábeis pois teoricamente são especialistas em contabilidade. Por quê deveria ser diferente no caso de empresas privadas ? Apertem os conselheiros fiscais das Americanas com a responsabilização civil que logo aparecem os responsáveis pela fraude.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Como sempre na hora do lucro é com os "investidores", mas, na hora do prejuízo é para os trabalhadores, que já começam a ser demitidos. O capitalismo é algo irracional. (Abner Nazaré Cândido)

  6. Alberto A Neto

    AMERICANAS é o maior ESQUEMA PONZI da história do varejo nacional? Onde estavam os controladores? Onde os auditores? Onde o Conselho de Administração? Onde a COMISSÃO DE VALORES IMOBILIÁRIOS? Onde a AMBIMA? Ninguém sabe, ninguém viu, igual a Carolinas na janela a observar o tempo passando. A cara de paisagem de Mona Lisa das "autoridades do mercado" causa irrisões! Machado de Assis diria: "Com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças da outra". Há um Herbert Madoff! Onde estará?

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Primeira vez que eu vejo uma ode ao mercado. Por essa eu não esperava. A financeirização da vida é uma das piores coisas pela quais o mundo está passando. Um utilitarismo exacerbado, em que todas as atitudes estão precificadas. Diante da tragédia genocida dos Yanomamis, o que eu consigo ver nos homens fraudadores do mercado, são corpos de crianças esquálidas que perdem a vida para garantir o prazer doentio dos acumuladores gananciosos. Pobres homens ricos!

    Responda
  8. Diego Cruz

    É óbvio. Deveria ser óbvio. Por que não é óbvio? É uma vergonha. Aliás! A burguesia brasileira (classe dominante, capitalista), como esses 3 bilionários vivem fora do país. O conceito deles de país, de nação sequer existe. O país está aí para ser pilhado...conforme vídeo de um deles. Deveriam pagar em triplo...anos de pilhagem (para não falar da exploração, que é o negócio básico, quer dizer: na base da pilhagem)

    Responda
  9. jose vanzo

    Eles tem responsabilidade objetiva como controladores. Eles dirigem a Assembleia de acionistas, que escolhe o Conselho de Administração e este a Diretoria Executiva.Todos desta cadeia de responsabilidade devem pagar a conta proporcional ao seu nível de decisão.E o maior é de quem escolhe o Conselho.

    Responda
  10. Neli de Faria

    Só lamento pelos desempregados.

    Responda
  11. Luiz Antonio Sypriano

    O capital rentista faz muito mal a humanidade!

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    Claro que sim. Deram um golpe no mercado de capitais.

    Responda
  13. Marcelo Menezes

    Não se trata apenas do valor das ações. E quanto aos dividendos/retiradas baseados em lucros que, na verdade, não ocorreram como contabilizados? Não deveriam ser devolvidos?

    Responda
  14. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    Fraudadores não tem essa proteção legal !

    Responda
    1. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. noel neves

    Sem um pingo de dúvidas! E na minha humilde opinião manter todos os empregados pelo tempo que a justiça determinar. Meu pai sempre dizia "com dinheiro não se brinca!".

    Responda