Mariliz Pereira Jorge > Somos uma vergonha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Deveriamos fazer algumas alterações para que isso não ocorra mais, primeiro retirar a mentira para se defender, como em vários paises civilizados, se for pego mentido, perde a causa, deve ser preso e etc... Outro item, a quantidade de instâncias que dependendo da forma, há uma quarta instância, então já deveria cumprir na primeira instância e fazer o contrário provar que é inocente, isso causaria mudança na forma, enfim a tudo a fazer, inclusive a reforma polÃtica como Voto Distrital Puro Recall
Culpado até não provado inocente? Não creio que isto exista em nenhum estado de direito. Agora, mentir, sim, é agravante. No Brasil o problema é a morosidade e a consequente prescrição.
não. eles são uma vergonha. uma vergonha pútrida e fétida. nós sempre fomos vÃtimas.
Querida Mariliz mais um artigo magistral de sua autoria,poderÃamos sintetiza-lo,assim onde campeia a corrupção a sua irmã gêmea a impunidade cresce vistosa e faceira.
Somente os proprietários estão sendo processados. Os bombeiro que concederam a licença sem uma saÃda de emergência e autorizaram o uso de um forro de poliuretano altamente inflamável que solta gás cianÃdrico quando queima foram poupados. A prefeitura também foi deixada em paz.
Pode-se acrescentar à lista a tragédia do edifÃcio Palace II, que desabou em 22 de fevereiro de 1998. Morreram 8 pessoas, e o prédio depois foi implodido. O deputado Sérgio Naya, dono da construtora, morreu em 2009, sem ser punido. Chegou a ser cassado, mas recebia pensão como ex-parlamentar. Alguém foi indenizado? Acho que não.
Onde existe policiais, empresários e comerciantes suspeitos de crimes, principalmente com muitas vitimas fatais, nossa Justiça é morosa e INJUSTA. Mas há bobos/ingênuos que acham que a lei é igual para todos. E a população brasileira é passiva, finge que sofre ou finge que não viu, no fundo, também é conivente. (Vão me chamar de comunista??)
só relembrando a CPI da covid , com os nossos milhares de mortos desnecessários acima da média mundial, que acabou em nada por conta da prevaricação geral da República
Lula depois de tudo eh presidente ..fala serio!
Ainda não acabou, está no STF
Concordo plenamente, Mariliz.
brasil nunca deu valor as vidas humanas, culturalmente moldado egoista,e desprovido de empatia e dignidade, quesitos de se acomodar e não ter vergonha.
Nelson Rodrigues, ao invés de dizer que temos "complexo de vira-latas", deveria dizer "aspiração a ser vira-latas", pois que muito nos falta moralmente como nação para alçar-nos a tão nobre animal.
Hahahaha, boto uma fé, cara Marta. Há mais de década, só tenho refugiados vira-latas, e são o máximo. Embora sabido à beça, o Tio Pornógrafo se equivocava de quando em vez.
Curiosa essa noção de impunidade. Antes da tragédia, era muito fácil verificar a enorme quantidade de boates funcionavam sem cumprir as regras básicas de segurança, tanto que essa "enorme quantidade" fechou por um bom tempo. Todos envolvido sabiam da negligência; proprietários, órgãos fiscalizadores ou qualquer pessoa de bom senso. Aconteceu a tragédia, o horror. E agora, como estão funcionando? Estão cumprindo as regras de segurança? Por que a triste memória não resulta nesta verificação?
"que funcionavam" - "Todos os envolvidos"
A sede do justiçamento fala mais alto.
Concordo. Ao sabermos da ocorrência de um crime quase sempre pela mÃdia,já pensamos(eu) : -Não vai dar em nada mesmo.Principalmente se o "suspeito " tiver alguma forma de poder . Somos mesmo uma vergonha!
Essa questão é candente, Mariliz, por conta do aniversário da tragédia e pelo par que faz com a definição das indenizações da Samarco, a serem definidas hoje - ou o foram ontem? Na Kiss, uma história de desleixo "privada"; nos casos de Mariana e Brumadinho, "públicas", a destruição ambiental leva a todos a morte trazida pela incúria. Mas a inoperância da justiça é ofensiva em qualquer dos casos. Nem verei a série, já tenho motivos de sobra pra ficar completamente de bode.
Assino embaixo, Mariliz. E me lembro de uma fala memorável do Pondé que vi na televisão (nem sei onde) sobre Brumadinho e Mariana: "Mas a gente não pode ser contra a mineração!" Que raiva!
Bem, não sei do contexto da tal fala memorável, mas sejamos realistas, não dá para ser contra a mineração. Ela destrói irreversivelmente, mas dependemos da receita tributária dela. O Estado faz vista grossa, sim. Somos contra nas tragédias, mas apreciamos a receita, o conforto, o progresso. Melhor encontrar meios de minimizar os danos, mas dizer "não quero, dispenso, melhor não" eu duvido.
A defesa de um dos acusados chegou a incluir dita psicografia de uma das vÃtimas a favor dos réus. Um paÃs que aceita e se orgulha de psicografia em tribunal não é sério.
Algo que mostra nosso atraso cultural é a incapacidade de reconhecer e mesmo utilizar a palavra herói. Ninguém a usa no Brasil. Pois na Kiss 5 rapazes entraram e saÃram salvando dezenas de pessoas. Até morrerem lá dentro. Vocês sabia disso ? Sabem o nome deles ? Devia haver um bronze deles na praça de Santa Maria, mas não há
Lindo comentário, ainda não vi a série, mas duvido que seja desonesta com os fatos ou personagens. homenageia as vÃtimas e familiares.
Muito triste o que aconteceu. A espuma colocada no teto continha cianureto e facilitou a propagação da fumaça tóxica. Que coisa mais triste perder uma filha ou um filho jovem! A série é bem feita e conta com atores competentes, especialmente Paulo Gorgulho. Falando em atores, algum amigo podia dar um toque pra rainha da sucata. Extrapolou e muito. Isso que ela foi humilhada pelo minto. Há de se reconhecer uma vantagem no bolsonarismo : revelou o que muitas pessoas são de verdade.
Ah! Mariliz, s'eu pudesse voltar o tempo e falar pro cara do forro, não ponha esse aà que é inflamável; ou pro cara da banda que acendeu os fogos, não faça isso em ambiente fechado; ou pra autoridade que deu o alvará, não está vendo que não há saÃdas de emergência! Sim, não há como voltar o tempo, mas seriam providências singelas que salvariam vidas, muitas vidas!
A certeza da impunidade só faz crescer a " coragem" de k na lhas em praticar crimes. Se o Brasil tivesse rigor na apuração e condenação de criminosos , delitos como os citados pela colunista , seriam casos raros. HomicÃdio culposo no paÃs é regra , o cara sai bêbado da balada , atropela e mata um ser humano é só tem o trabalho de comparecer em audiências , no mais dorme tranquilo , sabendo que não pagará pelo crime. Muda Brasil , a chance é agora . Sem anistia pros " patriotas ".
A impunidade não é ato de Deus. Ela é intencionalmente engendrada por suas nobres cleptocanalhoexcelências e aplicada pelos insignes meretrÃssimos para proteger as classes dominantes, e as firulas acabam descendo ao andar de baixo. O plano se completa com a não construção de novas unidades prisionais, para que surja a situação de ter de tirar os piores elementos a fim de lá internar a “gente bem”.
Quando leio gente de bem, sinto engulhos.
..existem pessoas que não honram o que dizem e pensam e se curvam ao sistema.. ..triste ver todos esses casos sem justiça!!
Exemplos não faltam de impunidade nesse paÃs não e' cara escriba? A senhora esqueceu - espero que seja não intecional- de mencionar casos envolvendo a Lava Jato. Aà os eternos recursos.....
O caso do 01 também é gritante.
Nessa mesma data, na Folha, consta decisão de absolvição de acusado de racismo. O fundamento: ele não teria tido a intenção de injuriar. O sistema de justiça do paÃs reproduz a mediocridade geral. Hoje a feira está com tudo: Wallace (vôlei) Regina Duarte (ex-atriz) e os de sempre (ressentidos e rancorosos). Somos uma imensa vergonha mesmo.
Estamos em guerra e não há justiça!
E assim com todos os tipos de crimes normalizados. As pessoas entendem que só é mais um para por na estatÃstica, quando é feita. Lamentam e seguem, porque daqui a pouco tem mais um. E os culpados????????????
Compartilho da ideia de povo que não reage, e quando o faz é de maneira e foco errados. Temos a reação do 08/01. Totalmente fora, mas tinha milhares de pessoas. Mas temos todos os dias muita violência, que no meu entender é banalizada, normatizada pela mÃdia. Pois a todo o momento divulgam matérias e cenas de violência de todo o tipo, daà já se tornou "normal ", é assim mesmo. É mais uma chac*ina, um est
A justiça brasileira (minúscula proposital) é um escárnio. JuÃzes (maiscula por regra gramatical) arrogantes, despreparados, preguiçosos - claro que existem muitas exceções. Prerrogativas jocosas, como aposentadoria compulsória etc. Excesso de instâncias para acomodar desembargadores e ministros., numa estrutura arcaica, disfuncional, burocrática em excesso, com funcionários despreocupados - embora muito bem remunerados ao.lado de Códigos esdrúxulos. É um descalabro.
Lula III entregou seus anéis e dedos restantes! Uma espécie de reconhecimento à condição de Rainha da Inglaterra da sua vitória PÃrrica. Vale o refrão de O CALIBRE -Paralamas do Sucesso: "Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo / Sem saber o calibre do perigo / Eu não sei d'aonde vem o tiro /Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo / Sem saber o calibre do perigo". O Império de Lira 2.0 Contra-ataca! Avassalador! Com apoio de Lula III e do PT. Não somos uma vergonha, total, mesmo?!
Escreveu um monte de...mer..
Compartilho da sua opinião, "somos uma vergonha". E vergonha ainda maior quando consideramos o custo exorbitante do nosso judiciário, os prédios revestidos de mármore, os privilégios injustificáveis. Vamos aceitando tudo passivamente, um povo completamente anestesiado.
Exatamente, Rodrigo. Costumo dizer que as piores relações custo/benefÃcio desse paÃs são a classe polÃtica (de uma maneira geral), o sistema judiciário (idem) e as Forças Armadas. Um custo altÃssimo para tão pouco retorno. E, claro, como você disse, um povo anestesiado, imerso em eterna letargia e bo çalidade. Dureza.
Pois e',
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Somos uma vergonha Voltar
Comente este texto