Opinião > Dívida alta, juro alto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não podemos esquecer de milhões de brasileiros honestos, contribuintes de tributos, filhos criados com dignidade (futuros cidadãos melhores para servir a sociedade), conseguem sob privações e suado trabalho fazer uma reserva em dinheiro para os imprevistos que a vida impõe. Portanto, não são pessoas exploradoras do semelhante e do Governo mas sim heróis e devem ser tratadas com respeito.
Os donos dos tÃtulos públicos dependem do governo ou o contrário? Na verdade, o governo pode se funanciar através da criação de dinheiro. O problema é que as classes se voltarão contra ele. No fundo, cada grupo social quer abocanhar os recursos para sÃ, mesmo que a sociedade se exploda.
A dÃvida pública é o Porto seguro para que nele ancorem os capitais cujos donos não vêem possibilidades de ganhar dinheiro com investimentos produtivos, isso vale para o grosso da dÃvida que beneficia as maiores fortunas, a contrapartida é a contração dos salários e investimentos do setor público na área social, não foi sem razão que o banqueiro Guedes elegeu seus inimigos, alguém tem dúvida?
Esse jornal está triando qualquer opinião minimamente balizada ! Libera o comentário folha!
Obrigado José Cláudio! Rodrigo, tentei argumentar tecnicamente o seu comentário e o jornal "liberal" conservador reteve o comentário, se liberarem poderá ler !
Caro Rodrigo, a maior parte da "divida" cresceu na polÃtica monetária de "estabilização", os Estados Nacionais se tornaram guardiões do capital financeirizado, toda institucionalidade forjada no pós crise dos anos 1970, buscou dar garantias e suporte á acumulação financeira, saÃda do capital para contornar a super produção, leia a trilogia de François Chesnais, muito mais balizado que este humilde escriba!
Assino embaixo, Celso!
Amigo, todo paÃs emite dÃvida, inclusive as de paÃses desenvolvidos são muito maiores do que as do Brasil. Você sabe sequer que a dÃvida aumenta além do seu custo porque há anos o governo gasta mais do que arrecada? Se não fossem os malvados que "ancoram seus capitais", o Governo teria da noite por dia que parar de pagar aposentadorias, salários e todo tipo de assistência à população.
Apoiado Edson Melo!
A Folha perde seu tempo, a não ser que o próximo editorial seja desenhado. A esquerda nunca vai entender que caloteiro e perdulário pagam taxas altas.
O saliente bolsonarista golpeou os leitores com bobagens variadas abaixo. Rafael desenhou a lição de casa.
Não existe calote da dÃvida interna. Vc certamente não sabe disso pois só deve ler a coluna dos neoliberalóides, nada novo para um direitista (estudo não é o forte de vcs).
Fica difÃcil para a posição deste veÃculo dizer que tivemos o condão de manter as dÃvidas em moeda nacional e ao mesmo tempo atacar a Teoria Monetária Moderna em outras oportunidades. Mas é o que acontece com economistas apologéticos.
lemann,Telles,Guedes,, sicupira são poupadores exemplares,são esses editoriais neoliberais da Folha que deixam na gente a vontade de descontinuar a assinatura
Fique à vontade. Vc pode se informar pelo jornal do seu sindicato
A Folha enaltece o encerramento do último governo com superávit. Mas deixa de registrar o absurdo déficit social que herdamos da era Bozo. Isso é que é odiar Lula.
Sempre foi assim desde a época que ele era sindicalista ou seja contra as elites
Especulador agora virou poupador benevolente q empresta ao governo, a folha tá cada dia pior, acha q somos amebas.
Ô Rafael, qual é a sua sugestão pra cobrir o buraco do gasto maior que a arrecadação, que não seja tomar dinheiro do especulador malvado? Falar até papagaio fala, queria entender a sua proposta alternativa.
Evandro e vc tirou zero em economia?
Evandro, pessoas como vc me dão dó, apenas isso.
Você certamente é. A Folha não tem culpa se vc foi um péssimo aluno de matemática
O Brasil tem 350 bilhões de dólares em reservas internacionais, acumuladas pelo presidente Lula. Esse valor tem que ser subtraÃdo do total da dÃvida. Existe um valor semelhante em reservas nacionais no tesouro que também devem ser subtraÃdos da dÃvida. Isso significa algo emitirão de 20%. Só essa informação já dá para afirmar que o editorial é mentiroso e visa fazer lobby para os rentistas. A estratégia da ameaça é uma ferramenta dos neoclássicos. A outra é a mentira.
Marcelo são 600 bi de dólares agora esse valor foi qdo ele saiu em 2010. Evandro tirou zero mesmo em economia
Os neostalinistas são dose. Marcelo essas reservas de 350 bi também são emprestadas e a gente paga juros por ela.
A q ponto chegou a folhinha. Defesa ferrenha aos sugadores da riqueza nacional. TB ela própria se tornou rentista q nada produzem e mamam nas tetas do Estado. Farinha pouca meu pirão primeiro. Só faltou dizer: "coitados do trio malandro da Americanas". São tão poupadores e tão bonzinhos". . Como esses 95% desgraçados de brasileiros não conseguem poupar? Seria pq levam uma vida de gastança em Paraisópolis, rocinha, Alemão, Maré? Só pode. Perdularios
Não entendo quase nada de economia mas já vivi o perÃodo de inflação descontrolada antes do plano real e era comum a ideia que a elevação da inflação aumentava a arrecadação ao menos no primeiro momento , estávamos com uma inflação baixa e juros baixos durante a pandemia e tivemos uma subida para algo em torno de 10% então creio que estes superavit deu-se por elevação dos produtos com preços mais altos , mas é só minha opinião.
Você está certo. O único que gosta de inflação é o governo
Imagina, o cara consegue um emprego de carteira assinada, recebe seu salário com desconto de 27,5% de IRPF e outros R$877 de INSS. Com o que sobra paga por produtos onde se embutem 30-40% de impostos. Heroicamente, consegue poupar algo, aplica no Tesouro Direto pensando no seu futuro e da sua famÃlia. Mas aos olhos de quem nunca conseguiu ter disciplina o suficiente pra poupar nada, passa a ser o "rentista", culpado de todos os males do paÃs.
Evandro o bozolino é terror ista
Rodrigo esquece esses caras. Petista só junta dinheiro quando ganha uma tetinha na administração pública.
Ual, ele pensa que é rico! Certamente votou no bozó pela " liberdade econômica". Kill me now.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Dívida alta, juro alto Voltar
Comente este texto