Opinião > O Brasil falhou com os militares Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um procurador da República ganha 11 vezes mais que um general.....
Texto assertivo. Na verdade, o Brasil nunca teve uma polÃtica de defesa nos moldes das grandes democracias modernas. A sociedade nunca foi convidada a discutir qual a estratégia de defesa de nosso território e quanto estamos dispostos a investir em defesa. Temos hoje, o que sobrou do regime militar, com todos os seus males e defeitos.
É justamente o contrário. Estes militares é que têm falhado com o Brasil. Começa com o golpe da República e prolonga-se há já 134 anos.
O paÃs deveria ao invés de gastar bilhões com esta fábrica de golpistas e ditadores fardados, deveria se tornar um paÃs sem um exército. Quando aprendermos a viver sem precisar de força para se impor e desejar o que é alheio. Enquanto isto não ocorre reduzir 90% do efetivo e aplicar em polÃticas sociais e no desenvolvimento do paÃs.
Por essa e outras razões, deve-se acabar com as colégios militares, que são escolas que inoculam ideologia da extrema direita e um ensino sem reflexão sobre nossa história. O novo governo tem a tarefa hercúlea para voltarmos a recuperar o que restou do Brasil.
Acho que a falha foi dos militares com o Brasil: historicamente, algum idiota inoculou-os com o virus de que eram o poder moderador da República e, com frequência, eles buscam intervir na institucionalidade do PaÃs. Ou alguém tem dúvidas de que os atos antidemocráticos, cuja culminância se deu no dia 8 passado, tiveram apoio para que se engendrasse um caos a demandar a ação das FFAA? Como aliás já se anunciava há muito tempo.
Como eles não tem nada pra fazer, passam a vida bolando golpe contra o 'comunismo'. O mercado fala tanto em cortar gastos, podia começar pela turma verde-oliva
DÃriamos que , em tese aconteceu ! Mas , não aconteceu ! Essa matéria parece uma viagem.
As forças armadas parecem aquelas crianças mimadas que precisam de um adulto perto para dizer como elas são lindinhas e queridinhas. São uns bocós com roupinhas de soldadinhos.
Trata-se de situação desconfortável. Boa parte da sociedade civil sabe que sustenta regalias inomináveis das Forças Armadas e não enxerga contrapartida. O vespeiro dificilmente aceita reestruturação, porque lhe é cômodo viver sem cumprir função social e sem dar satisfações a quem paga as constas.
Os militares brasileiros sempre estiveram a serviço da elite nacional, foram assim criadas ainda no império para proteger os interesses da coroa e da "casta superior", nunca se foram defensoras na nação e seu povo. A oportunidade de uma reforma total dos princÃpios e finalidades das FFAA nacionais é agora, que estão desmoralizadas. Os estrelados golpistas devem ser penalizados rigorosamente.
Militares falham com o Brasil desde a proclamação da República, e agora é o melhor momento para acabar com esse problema colocando-os no seu devido lugar.
Óia, seu Érico, muito interessante esse olhar divergente da média acerca da milicada e instituições circundantes. Contudo, estou certo de que cada uma destas iniciativas elencadas encontrará resistência de igual quilate, newtoniana, pelo hábito Milical do privilégio, intervencionismo e insubmissão. Caberá um longo esforço e uma vigilância estrita. Vejêmo no que dá, agora que erraram o penico e queimaram o filme, chamando atenção pras disfuncionalidades.
"A lista de fracassos do Brasil com os militares é longa" mais longa ainda é a lista de fracassos dos militares com o Brasil.
Roberto, é exatamente isso que o autor expõe: a enorme lista de fracassos dos militares é resultado de nenhuma intervenção dos civis no feudo que sempre foi as forças armadas. Os poder civil e suas instituições não submeteram os militares ao cumprimento de suas obrigações constitucionais.
Portanto nada de patriotismo na caserna.
Até onde eu sei, o militar que não é patriota é mercenário. Agora você me deixou confuso...
Excelente texto, por colocar a participação de cada um nesse imbróglio atual. Muito bem escrito também. Parabéns ao colunista e acadêmico.
Militares não servem para nada; um bando de inúteis sanguessugas.
Já que o articulista está analisando, faltou citar a dÃvida dos militares para com os brasileiros, em todo o perÃodo da ditadura.
Excelente texto. Vai ao encontro do que outros estudiosos, desde Murilo de Carvalho a Martis Filho, têm argumentado há anos: não são os militares que devem tutela ao civis, pelo contrário. A atitude comum, no Brasil, parece ser varrer o problema para baixo do tapete ao invés de enfrentá-lo, entre outras, com os não militares assumindo papéis de polÃtica pública de defesa, ao lado das Forças, aumentando uma simbiose saudável e necessária. Parabéns, mas talvez argumentos muito sutis para aqui.
Estou em prantos Seu Eriko. Em-pran-tos...
Uai, só pela em-pran-ta-ção de ordem no galinheiro? Carece não...
Os militares coitadinhos, estou em lágrimas com tanta rejeição que sofreram, será que é por isso que são tão pouco inteligentes? Não se desenvolveram bem, não tiveram boas escolas e bons salários com estabilidade, além de uma boa aposentadoria. Quanto sofrimento.
Precisa ler o texto, antes de dar opinião.
Hahahahah, como o colega Ernesto, acima? É muita compaixão cristã, cara Fátima, carece não, eles se viram. Ah, não se esqueça do repasse das aposentadorias à s, eternamente solteiras, rebentas. Hahahahah!
Militares passam a vida aprendendo como fazer guerra ou seja matar.....
Como diz Pondé, o mundo não é um parque temático, e digo eu, uma colônia de férias. Não seja romântico, Dario, não tenha uma visão de Pollyanna sobre o mundo. Existem seguros de vida, planos de saúde... Ninguém pensa em morrer, ou quer morrer ou ficar doente, mas esse é o mundo real. Oscar Arias pontificou: "A história da humanidade é uma história de guerras, não de paz." Sem fazer apologia à violência, recomendo a leitura da obra "War, How Conflict Shaped Us", de Margaret MacMillan.
Coitados dos militares... Se ao menos alguém tivesse colocado limites para eles.... Assim fica difÃcil impedir que esses garotos inocentes se mantenham golpistas... Só faltou apontar o fato de que qualquer tentativa de ingerência nas forças armadas vira motivo para golpe, como vem ocorrendo neste pais desde a "questão militar". Ah faça-me o favor....
Uma informação que pouco se fala o califa que hoje mora no califado ex pr FHC é filho de general, isso pode ter interferido na escolha de Alckmin como vice e pavimentar o terreno com a caserna, também acredito que chegará a hora em que o Brasil vai acertar as contas com quem no dia do gor pe em BrasÃlia, colocou tanques para proteger bandidos. Maktub
Para o colunista a única falha dos militares foi para consigo mesmo...Na verdade os militares falharam para com o povo brasileiro ao dar guarida para os golpistas de oito de janeiro , falharam ao apoiar um presidente golpista, falharam ao extrapolar suas funções exercendo cargos civis...
Matéria deprimente, escrita pelo foca que dormiu a faculdade inteira.
só não entendi porque aliviou o jobim, ele foi mais um igual aos outros. A sociedade não sabe o que quer dos militares e muito menos o governo.
Só o fato do Brasil ter muito mais generais que os Estados Unidos já mostra que algo está muito errado.
Manchete escrita pelo estagiário que dormiu a faculdade inteira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O Brasil falhou com os militares Voltar
Comente este texto