Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    E por acaso alguém do PT entende de economia ? Faz o L

    Responda
  2. Marcelo Magalhães

    Sequência de informações incorretas. Reformas foram feitas, BC autônomo e o resultado foi explosão da inflação é muito dinheiro sendo desviado do setor público para o privado. O autor esquece esse detalhe é acha que os leitores são facilmente enganáveis? Porque a troca do sistema disseminou a fome e a miséria? E a estratégia de ameaças de períodos caóticos, comum dos neoclássicos e a promessa de que o rigor fiscal já garantiu contratos futuros de grande bonança não colam mais.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    BC com mais poder do que o presidente. Piada criada pelos liberais ao dar independência ao BC do governo, mas não do mercado. Liberal é inepto e mau caráter. Trata governo como ilícito, razão da independência do governo, e mercado como honesto. Estes caras honestos já nos prejudicaram em mais de R$ 30 trilhões desde o Plano Real.

    Responda
  4. Marcos Araujo

    A pior oposição que o governo Lula vai ter não será da bancada golpista do PL. Será do Banco Central independente e ideológico. Vai tentar atrapalhar enquanto puder. Xo Roberto Campos Neto!!!

    Responda
    1. Fernando Alves

      O melhor BC do mundo liga pro André Esteves para ele definir a próxima taxa de juros. Imagina o pior.

    2. Miro Costa

      É só o melhor BC do mundo. Então vamos destruí-lo. Mantega é o cara ideal. Ou a Dilma.

    3. Miro Costa

      Lula não precisa de oposição para afundar o país de novo, amigo. Votos ele compra, como sempre fez, aliás já fez isso ontem mesmo. O problema é as ideias. Ideias nefastas têm consequências.

  5. Hugo Mariano

    Está na mão do governo (CMN) fazer a revisão das metas de inflação 2023-2026 para valores razoáveis e descendentes : 4,75%; 4,0%, 3,5%, 3,25%. Diminuiriam as desculpas para o BC manter uma Selic tão alta e ao baixá-la gradualmente já em 2023 haveria algum impulso no PIB e além de boa economia de juros de dívida, reiniciando um ciclo virtuoso.

    Responda
  6. Januario Crispim Coelho Pinto

    Tudo muito bonitinho, mas o Banco Central não tem compromisso com o país. Se os donos do dinheiro (no máximo 100 famílias) decidirem extorquir mais, elevam o máximo que a sociedade aguentar pagar, até ter que fazer um furo na correia. Esse é o BC desvinculado de tudo. Mercado eternamente em berço esplêndido.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Miro Josta defendia apaixonadamente governo no qual o ministro da fazenda e o BC ligavam pra banqueiro pra saber qual devia ser a taxa de juros. Até parece que seus 100 reais no tesouro direto influenciam a política de juros do país.

    2. Miro Costa

      Cem famílias? Rapaz, todo mundo que compra um título público é "dono do dinheiro". São milhões de pequenos investidores. Nada a ver com as famílias ricas. Ah, e ninguém estorque ninguém: se você PRECISA de um empréstimo, ou desiste, ou paga os custos do risco. Ou tu, tu mesmo, emprestas para quem te pede, sem calcular os riscos?

  7. Rodrigo Ribeiro

    A inflação sobe e a culpa é da esquerda. Para que banco central independente então? Quando a Selic sobe ou permanece alta, pergunte quem ganha dinheiro?

    Responda
  8. João A Silva

    Fico me perguntando o motivo dos analistas políticos e econômicos ficarem presos ao dogma do "mercado" ["inflação alta, solução juros altos"], quando grandes economistas, como o brilhante André Lara Resende [principal formulador do Plano Real], o contestam com evidências científicas [ler Consenso e Contrassenso e Camisa de Força Ideológica]. Verdade que com a classe política do País é difícil aceitar teses para abrir os cofres, mas a análise econômica deveria se enriquecer com este tema.

    Responda
    1. Pery Pedro

      O mercado e um preco, como a aceleracao da gravidade e a temperatura do ar. Por alguma razao estranha, voces seguem botando a culpa no termometro pelo frio. Se os juros estao altos, nao e por causa do termometro. E porque alguem deixou a porta aberta.

  9. Caio Gomes

    Certeza que é o chat gtp que escreve as colunas deste senhor zzzzzzzz

    Responda
  10. Hugo Oliveira

    "Lula terá..." Que absurdo de manchete. Isso mostra que o foco é o desgaste do governo e não a preocupação real com o país. Não adianta: enquanto um candidato de "centro" não implementar a agenda guedista (austericídio, demissão de servidor público, venda de empresas públicas , fim da previdência pública e gratuidade das universidades), os jornalões golpistas como este não darão sossego. Haja desonestidade intelectual!

    Responda
  11. Roberto Torsani Lisboa

    Quem tinha de avisar acredito seria o ministério do planejamento. O outro é um mero executor. Ou não?

    Responda
    1. Pery Pedro

      Nao existe ministerio nenhum neste governo. A funcao deles e manter a base do congresso e garantir mais uma Frente Ampla de tempo de TV em 2026. Este PR, ja dizia Ciro, e sombra de mangueira: nada cresce embaixo dele. A estrela e ele, a decisao e dele. Os ministros sao post3s.

  12. Denise dos Santos

    Como já noticiado, o presidente do Banco Central que liga para os banqueiros pra consultar sobre a taxa de juros, que independência é essa? Serve aos banqueiros!

    Responda
  13. Fernando Alves

    Quando o Temer assumiu, as cadelinhas do mercado ficaram um ano colocando a culpa da inflação e juros altos no governo anterior. Já o Lula é culpado pelo que aconteceu dois meses antes de ele assumir.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O teto na constituição não existe em nenhum país do mundo. O Brasil teve dezesseis anos entre fhc e Lula, sem teto, e todos reconhecem aqui e internacionalmente que a economia foi muito bem. Agora o teto foi quebrado todos os anos do governo Bozo e as cadelinhas do mercado babavam pelo Jeggues, até com gasto inútil eleitoreiro. Hoje falta dinheiro para o básico, mas como o subsídio dos peixões tá garantido, só falam no teto. Corte no subsídio ninguém cogita.

    2. Pery Pedro

      O Temer nao prometeu acabar com o teto de gastos nem disse que podia gastar quanto quisesse. Aumentar o deficit brasileiro e um desastre que qualquer cadelinha do mercado que sabe somar sabe no que vai dar. Vai dar na Argentina: um estado populista, reeleito para sempre, mas quebrado. O Temer colocou um teto de gasto responsavel que, bom ou mal feito, era um teto.

  14. Valdeci Gomes

    VTF, o abutre do mercado, comemorando os maiores juros nominais do mundo, que trava a economia mas favorece os especuladores.

    Responda
  15. george abib

    Infelizmente não há milagres. De bom pro futuro é aguardar a tão esperada reforma tributária. De resto... é esperar a economia mundial se ajustar, porque a coisa tb tá feia lá fora.

    Responda
  16. Samuel Fagundes

    Nos EUA, inflação 2022 6,5% e taxa juros de 4,5%. Inflação no Brasil 2022 5,79% e taxa juros 13,75%. Falam um economês erudito para justificarem algo totalmente distorcido. Daqui a pouco projetam uma meta de inflação de 1% ao ano para justificarem uma taxa SELIC de, digamos "30%", irreal. Não há inflação de demanda, emprego e economia estagnados. Grande parte da riqueza produzida no Brasil apenas para pagar juros totalmente descolados da realidade. Porque tanta discrepância entre EUA e Brasil?

    Responda
    1. Marcos Araujo

      O banco central americano é independente. Aqui é ideológico. Tai a diferença

    2. Pery Pedro

      Samuel nos EUA eles subiram de 0,25 para 4,5 e, no Brasil, de 2 para 13.75. 4,5 la e muito mais alto que 13,75 aqui. La, que tem responsabilidade fiscal e o deficit e uma preocupacao, e a possibilidade de dar calote em credores e virar uma Argentina e nula, 4,5 e suficiente. Aqui, com o Paulo Guedes, 13,75 tambem era. Com o novo partido no poder, 26% e pouco.

  17. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Os alarmistas estão substituindo os bolsonaristas. Tudo planejado para criar clima de insegurança e tirar até a pele dos mais necessitados. Vcs não têm vergonha na cara? Nem um pouquinho de amor por esse país maravilhoso tão espoliado pelos canalhas?

    Responda
  18. Alberto A Neto

    A tragédia nacional é que tudo parece indicar um país desorientado no meio do caminho à prosperidade, que foi substituída cada vez mais pela desigualdade geração após geração. Mais longe estamos das memórias de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, presidentes dos anos dourados que os brasileiros pobres e remediados não têm a menor ideia de quem foram, nem do que fizeram. Seus sucessores foram desmanchando e desfibrando o país com um modelo modernista e um reformismo triunfalista fracassados!

    Responda