Opinião > Urgência yanomami Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    As providências já adotadas pelo governo para atender a emergência do caso yanomami estão na direção correta. Equivoca-se sobejamente o editorial ao prescrever medidas adotadas em protocolos de inclusão social. Não se aplicam ao caso. Aquele povo deve ser socorrido e deve ter a segurança e garantias do estado de viver o seu modo de vida.

    Responda
  2. Marisa Migueis

    Pois os garimpeiros são apenas empregados dessas grandes empresas. Obviamente, unidades permanentes de saúde e controle sanitário são necessárias. Mas o mais importante é devolver a área demarcada livre de invasores aos indígenas para que eles possam ter segurança, paz e saúde.

    Responda
  3. Marisa Migueis

    Oportuno esse editorial que traça as linhas de providências a serem tomadas para salvaguardar a vida dos yanomamis ameaçada dentro da área que lhes foi demarcada o que, por si só, é de um absurdo atroz, pois nessa área eles deveriam estar seguros e viver suas vidas de acordo com sua cultura. Na minha opinião, faz-se necessário estabelecer bases do exército no entorno e dentro de todo o perímetro da área demarcada para retirar e depois impedir a entrada desses empregados de grandes empresas.

    Responda
  4. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Dois "editoriais" da Folha hoje. No primeiro, na forma arrogante e usual, ordena à Lula que faça o que já faz, antes mesmo que o jornal se preocupasse com o tema. Aliás, demorou a fazê-lo. No segundo, aplaude Tarcísio e lhe dá, por sancionar uma lei, o mérito de um projeto aprovado pela Alesp, que tramitava há bastante tempo. Está fácil de entender onde anda o coração de quem manda aqui.

    Responda
  5. roberto foz filho

    As FA são fiadoras deste desastre humanitário

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    Esse texto é muito interessante por demonstrar a arrogância do homem moderno em anunciar ter respostas a tudo que for sistematicamente aferido. Herança ainda da revolução industrial, expandida exponencialmente pela boom da tecnologia. Embora o processamento da informação seja ferramenta poderosa, a razão, o que causou a degradação dos povos originários é natureza política e humanitária. A vida não é útil de Ailton Krenak será leitura superior à Administração Lucrativa de Peter Drucker.

    Responda
  7. Maria Clara Araújo de Almeida

    Muito bem!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.