-
Fernando Alves
O debate torto é conduzido por aproveitadores que querem mudar a teologia da igreja para satisfazer as visões pessoais deles. A igreja tem que discutir questões administrativas. O resto é bobagem, inclusive a invenção de que Francisco é o completo oposto de Bento XVI. Aproveitadores usam a imprensa para vender versões falsas dos papas e manipular os católicos de batismo e missa de sétimo dia.
-
Marcus Machado
Critianismo só existiu como um mundo utópico. Morreu com seu fundador e deu lugar a isso tudo: perseguições, poder, dinheiro, devassidão, tortura, Inquisição, destruição de indígenas, até chegar na podridão dos evangélicos políticos no Brasil.
-
Antônio João da da Silva
Desde o nascimento da Igreja há dissensos, muitos foram considerados heréticos, com mais ou menos vigor, mas aí que mora o vigor da Igreja, às vezes são séculos para determinadas discordâncias tomarem a forma católica. Para ficar em apenas um, o debate sobre a trindade durou 350 anos. Totalmente ao contrário àqueles que veem no debate de posições divergentes fraqueza, é que está a força e vigor: "Pois, quando sou fraco, é que sou forte" 2Cor 12,10f
-
Felipe Vasconcelos
Interessante
-
-
Marcos Benassi
Pena que o Seu Ross, por publicar pelo NYT, provavelmente nem veja as discussões de uma Ágora como esta - seria interessante, nós somos um pais muito católico, contrariamente aos EUA. Sei não, mas acho que o papinha Argentino, Seu Chico, tá fazendo um ótemo trabalho: tá modernette, compassivo, muito mais próximo do roots cristão do que seus antecessores. Mas, incréu, nao apito chongas, apenas gosto, olhando de longe.
-
Fernando Alves
Ao contrário do que pensam, os EUA possuem muitos católicos. Mais de 20% da população (mais de 70 milhões) se denominam católicos.
-
-
José Bueno
Que vergonha, esta folha insistir em publicar esta sequência de panfletos da extrema direita contra a Igreja! Acompanha a tentativa de uma tradicional minoria de extrema direita de destruir a Igreja. Estes propalam "conflitos irrecociliáveis" dentro de uma comunidade que nos 6 últimos papados tem tido o diálogo como instrumento de solucionar as naturais divergências em interpretações doutrinárias. O que vemos desde Pio XII é o desafio da necessidade de vivenciar a fé num mundo em mudança.
-
joão moreira
Em resumo: a famosa frase "a religião é o ópio do povo" nunca deixou de fazer sentido. E no século 21, por incrível que pareça, faz mais sentido ainda.
-
DERLAN TROMBETTA
Se a Igreja católica não acabar com o celibato (os padres e freiras não poderem casar) e a celebração da missa ser função só de homens, ela está fadada a virar irrelevante em poucas décadas.
-
Fernando Alves
Essas questões são irrelevantes para quem é católico. São importantes para aqueles que se acham o próprio Deus e que a missão da igreja é fazer a vontade deles na Terra.
-
Maria Lopes
Concordo. Esses tais tradicionalistas reacionários são misóginos, já afastaram as mulheres e estão perdendo os jovens. Faz tempo. Devem acabar com o celibato (que não fazia parte do cristianismo original) e abrir as mentes - e liberar os corpos.
-
-
Gustavo Souza Machado
Acho injusto culpar Francisco pelo enfraquecimento da Igreja! A corrupção, a tirania e a arrogância de líderes anteriores é que facilitaram o avanço de seita protestantes, que vem crescendo a décadas principalmente nos USA e na América Latina e até mesmo na Ásia! Aliás, com Francisco a Igreja Católica voltou a ganhar adeptos. Mas o fracasso da religião é inevitável!
-
Marcos Antônio
A expansão de outras igrejas, teológica, evangelicalismo e o pentecostalismo, é uma realidade de pelo menos cinquenta anos, e muito visível no Brasil. Isto ocorre independente do Papa da vez.
-
Fernando Dias
Não sou católico, mas reconheço que o catolicismo romano, que é provavelmente a instituição mais longeva da história, tem uma grande capacidade de resistência. Sua forma adere bem à psique humana. É mais provável que alguns ideários progressistas sejam abandonados pela sociedade no futuro do que ver a Igreja de Roma sufocada por eles.
-
Maria Lopes
A psique e politeísta. O catolicismo entende isso com a inclusão dos santos e santas. E tem o fantástico sacramento da confissão. c g Jung, que era protestante, reconhecia o poder curador da confissão quando analisava católicos e protestantes e ateus.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.