Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bueno

    Este texto é só mais uma deste Douthat e da Folha! Uma falação genérica e parcial sobre as práticas religiosas e espiritualidade. Não há sequer uma única referência em todo o texto aos valores intrínsecos do Cristianismo e de outras crenças, que são o sentido da fé e do amor ao próximo. Este artigo é mais uma mera racionalização pteconceituosa a serviço da distração, do encobrimento e negação do que realmente conta nas práticas religiosas..

    Responda
  2. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Texto lúcido que expressa uma fé racional. Tome cuidado com quem você deixa entrar na sua vida e também na sua mente! Um conselho necessário para estes tempos sombrios.

    Responda
  3. osvaldo missiato

    Seja lá o que for.Não se iluda. Só existe um Deus e Senhor. É aquele que criou tudo que existe. O resto é bobagem.

    Responda
  4. José Cardoso

    Artigo interessante. O Aldous Huxley, dentro da tradição empirista inglesa, argumentava que a verdade vem da experiência. Portanto se algo é percebido com o uso de certas substâncias, essa experiência não deveria ser descartada como meramente ilusória. Parece que houve uma controvérsia desse tipo quando Galileu mostrou que era possível ver luas orbitando Júpiter com um telescópio. Se só é possível vê-las com o auxílio de um artefato, elas seriam mesmo reais?

    Responda
    1. José Cardoso

      A principal diferença para mim está na estabilidade dos resultados. Qualquer pessoa que olhe pela luneta vai descrever a mesma coisa, e a mesma pessoa em diferentes ocasiões também. Já com os artefatos químicos, presumo que a cada vez seja uma experiência diferente, mesmo para a mesma pessoa, e também para outras. Isso foge de nossa ideia de uma realidade objetiva.

    2. Joel Domingos

      A comparação não é perfeita, amigo. Isto porque, inicialmente, tecnicamente falando, a droga psicotrópica não é um artefato. Segundo porque a droga altera a bioquímica do cérebro, provocando-lhe uma alucinação, enquanto a luneta, artefato utilizado por Galileu, não inibe ou mitiga a lucidez do observador. Percebe a diferença?

  5. Benedicto Ismael Dutra

    O ser humano é espírito-alma que precisa de vivências na Terra para se fortalecer. No corpo, no mundo material, o espírito foi bloqueado, deixou de atuar, não evoluiu apesar de ter ressuscitado na carne em várias vidas. O vazio existencial o faz procurar, mas teria de se abrir para a Luz da Verdade trazida por Jesus Cristo, porém o real significado foi sendo perdido nos séculos. Abdruschin rescreveu os ensinamentos de Jesus na linguagem de século 20, para entender há que se ler com a alma.

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Eu desconfio da vida espiritual que têm apego à vida material, porque uma é praticamente o oposto da outra: os dois maiores líderes espirituais, Jesus e Buda, eram completamente desapegados da vida material. Meus pais, que foram hippies, romperam com a ordem católica e a ordem militar de suas famílias, se desapegaram do conforto material e experimentaram viagens mentais e de deslocamento espacial, e com isso assumiram riscos, com certeza.

    Responda
    1. márcia corrêa

      Muito bom! ...e as religiões institucionalizadas também oferecem muitos perigos, como abusos, manipulações psicológicas, assédio, e violências de todo tipo em nome dos preceitos e da fé. Ainda acho que melhor que religião é filosofia. De nada adianta tentar seguir regras de conduta quando não há a mínima capacidade de reflexão e autoconhecimento.

    2. Paloma Fonseca

      E pelo relato do autor, as experiências atuais de psicodelia, de bruxaria, de astrologia, me dão a impressão de ser divertimentos ou brincadeiras por pessoas que têm uma vida relativamente estável, elas sabem que no instante seguinte poderão retornar ao seu mundo de segurança. Então, aos meus olhos e de acordo com o relato de meus pais, não há uma radicalidade, e sim uma comodidade. As religiões institucionalizadas também oferecem essa comodidade ou segurança.

  7. Felipe Vasconcelos

    A nova experimentação espiritual não está sendo feito sem orientação, uma vez que as tradições espirituais do passado, seja o cristianismo, budismo ou xamanismo, servem como fonte de diálogo. Cautela é sempre bom mesmo. As modas do TikTok são sem sombra de dúvida superficiais. Da experimentação surge fracassos e descobertas. E a corrupção está presente em todos os lugares.

    Responda
  8. André Jalles Monteiro

    Caro Ross, suas palavras são ótimas, desde que sejam compreebdidas as avessas. A religião dominada por homens brancos é a maior pirâmide de poder que eu conheço e por tratar-se de uma fala masculina é tola e superficial. Sendo arrastada a muito pelo poder e imposição. Libertar-se disso é crucial. O novo modelo inclui o retorno a nossa ancestralidade, que é bem mais inteligente do que os bárbaros que invadiram as américas e trouxeram tais religiões que você enxerga com benevolência. Abra o olho!

    Responda
    1. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      "A religião dominada por homens brancos é a maior pirâmide de poder que eu conheço" Eu também.

    2. Fernando Alves

      "A nossa ancestralidade é mais inteligente" - sent by my iPhone

    3. Ernesto Dias Junior

      A "fala masculina é tola e superficial". Parabéns moço, seu texto corrobora sua tese à perfeição.

    4. Gerald Franco

      Perfeito