Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Benassi! É o processo que envolve a reserva que referiste.

    Responda
  2. Ary Dantas oliveira Junior

    Vamos então extinguir a raça humana da face da terra, e vamos ressuscitar os dinossauros, os verdadeiros donos do planeta!

    Responda
  3. Joaquim Orilio Do Carmo

    Ninguém respeita nossas florestas mais do que os povos orinarios. Quanto mais terras demarcadas para os indígenas, mais preservação terão nossos biomas.

    Responda
    1. Agricio de Jesus Silveira

      Sem dúvida, companheiro de luta, é isso mesmo os nossos irmãos indígenas são os verdadeiros guardiões de nossas florestas!!! Por causa disso demarcação já!

  4. Carla C Oliveira

    É isso aí, Txai!

    Responda
  5. Agricio de Jesus Silveira

    Já basta o que aconteceu com nossos irmãos yanomamis: fome, desnutrição e mortes de crianças indígenas! Genocídio nunca mais! E sem dúvida, demarcação já!!!

    Responda
    1. Ruberli de Lima

      Só não sente, quem não tem coração.

  6. Ary Dantas oliveira Junior

    ...atualmente já são reservados 13% do território nacional para reserva indígena para uma populacao de 800 mil índios, o restante e' para 207 milhões de brasileiros....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu sou bem limpinho. Também cuido de não fazer suposições específicas, somente gerais.

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      Pois caro Benassi, comece a limpar o sua parte então!!

    3. Marcos Benassi

      Digamos que, frente ao uso porco que fazemos dos87% que ocupamos, deveríamos perder outros13%.

    4. Ruberli de Lima

      Antes de invadirmos as terras de Pindorama, era tudo deles. Você não viu as fotos? Ou é bolsonarista, sem empatia, psicopata , doente?

  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Talvez seja o caso de serem criados territórios federais indígenas abrangentes das áreas demarcadas ou a demarcar, porque, também, nos Estados há uma resistência em destinar recursos e atenção a tais pessoas. Sempre é bom reler o voto do Ministro Aires Britto do STF, quando se discutia a demarcação de tais terras, sem falar que é urgente a Corte decidir sobre a existência ou não de marco temporal a ser considerado na sua ocupação.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, óbvio, mas não tanto: muito grato pela dica, nunca teria lido um treco desses, tão relevante - e belo - não fôra sua menção.

    2. Marcos Benassi

      Derocy, meu caro, procurei o tal voto do Ayres Brito e encontrei um relativo à Raposa Serra do Sol, que creio ser ao qual você se refere. Óia, fiquei de queixo caído: não tô acostumado ao blá jurídico, li somente uns2O% - vou lê-lo no computador, mais confortável - mas o texto é um primor de clareza, hein? Ô sujeito direto, altivo e, em princípio, "justo": a forma como deslinda e expõe as petições inicial e posteriores é admirável. Mandei um link para o voto, por favor veja se é mesmo ele.

  8. Wilson Bazzani

    Cuidado com o andor! Já temos 17% do territorio nacional demarcado para 500mil indios. Chega. Vamos sim cuidar dos outros brasileiros necessitados.

    Responda
  9. Maria Bethania Malato

    Compartilho da preocupação da líder indígena: a demarcação de todas as terras indígenas - não só a dos yanomamis - é essencial para a sobrevivência desses povos ancestrais , não devendo ser reduzida à factoides e à exploração política . Não foi só Bolsonaro que contribuiu para o estado de calamidade em que se encontram. Os governos petistas e os que os antecederam também olhavam os indígenas como seres à margem da sociedade e isso precisa ser corrigido.

    Responda
  10. Marcelo Galvao de Oliveira

    Isso mesmo! Devolvam todo o território. Qual aldeia vai ficar com o Anhangabaú?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "Voto pela tribo...", digo.

    2. Marcos Benassi

      Vito oa tribo dos Tabajaras, que tomem posse e botem um pedágio, pra serem ressarcidos pelos anos de uso do termo. Cada uma...

  11. MAKOTO SHIMIZU

    Fato, aprendi numa aldeia guarani Mbyá da região do extremo sul da cidade de São Paulo que o Brasil não foi descoberto, mas invadido! Os indígenas receberam bem os forasteiros, que os escravizaram, corromperam, usaram da rivalidade entre tribos para fazer entradas, bandeiras ao interior, perseguindo riquezas, exploração, extração mineral, animal, vegetal, destruindo, roubando, saqueando. Há uma dívida histórica impagável de 523 anos à pagar aos povos originais

    Responda
  12. Marcos Benassi

    É, querida Txai, felizmente, ao menos do ponto de vista formal, terminou a Era Bozozóica. Isso quer dizer que se instituíram instâncias burocráticas de Estado que poderão zelar por estes deveres, bem como haverá uma colagem dos pedaços quebrados da Funai e adjacências. Mas a luta é contínua, né? Demarque-se, proteja-se, que se faça cumprir as restrições e as tarefas de cuidado para com o território e seus povos. Se tem ladrão aí, não é o indígena.

    Responda
  13. MARIA STELA C MORATO

    Temos que respeitar os autócnes.

    Responda
  14. Paulino Vandresen

    Todas as capitais do Brasil eram terras indígenas, demarcação já. O local onde estão o instalados o Butantã e a Fio cruz eram terras indígenas... demarcação já. Fora todes as pessoas não indígenes desse país....

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Muito bom Sr. Paulino, gostei. Realmente tem que existir um equilíbrio evitando destruir o que nos resta da Amazônia, sem radicalismos. Bolsonaro foi o pior presidente que tivemos, se dependesse dele não existiria reserva indígena. Porém o PT não está isento de críticas, lembro que a Usina de Belo Monte foi a maior obra da Dilma, repleta de questionamentos por parte do Ibama e desrespeito a população local e aos povos indigenas.

    2. Marcos Benassi

      Hahahah, como piada, tá bão. Mas basta que não detonemos as florestas - o clima agradece. O patrimônio público, idem: tais terras não são "dos índios", mas de todos nós. Eles são seus guardiões, fonte de segurança e conhecimento. Agora, se quiser dar uma circunscrevidazinha melhor no "fora", posso apoiar: fora com selvagens que se apropriam do bem público, poluindo biomas e matando gentes e bichos; fora com os eixcrotos que enchem o rabo de grana com atividades ilegais. Se for isso, tô dentro.

  15. Benedito Claudio Pacifico

    Eu acredito que a demarcação é uma coisa boa mas será o mesmo que enxuga gelo , ou diminuimos a população mundial e Brasil no meio os todas as florestas e fauna serão cada vez violentadas , as demandas humanas com uma população de 10 bilhões sao insuportáveis para o planeta , sei que irão contrapor dizendo da nossa densidade demografica mas fazemos parte do todo e as,florestas sao a parte mais desprotegidas.

    Responda
    1. Marcelo Turchetti

      Meu caro, as florestas não são protegidas como deveriam pois os indígenas, q mais do que ninguém sabem como fazê-lo não têm o direito sobre estas terras. A partir do momento em que eles tiverem estas terras sob seu domínio você verá como elas serão preservadas e aumentadas. Ninguém entende mais de preservação do meio ambiente do que os povos originários, que foram obrigados a se recolherem em bolsões de terras demarcadas, e mesmo assim, muita gente invade o território deles em busca de riquezas.

  16. Telma Saraiva

    Txai, espero, de coração, que todas essas terras sejam demarcadas amanhã e que coloquem uma guarda nacional para cuidar de seus "portões" pra que nunca mais invadam suas terras!

    Responda