Bruno Boghossian > Lula escolhe inimigos para enfrentar pesadelo do primeiro ano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valdemar Rodrigues de Menezes

    A maioria do eleitorado não elegeu o presidente do BC para para conduzir o País, mas, sim Lula. É um absurdo que um organismo burocrático (jamais neutro), representativo do capital financeiro, usurpe o poder de quem foi escolhido pela soberania popular para aplicar o programa de governo aprovado pelas urnas. Tenta-se impigir um simulacro de democracia, centralizando o poder real, determinante (o rumo da economia), nas mãos de uma instância não ungida diretamente pelo voto popular. É um embuste!

    Responda
  2. Rodrigo Correia do Amaral

    Apesar de causar arrepios ver um presidente criticando uma instituição, a motivação política foi bem identificada na matéria. Lula não joga para a plateia classe média da Simone Tebet, ele está tentando se justificar para o mais pobre, que não verá a sua vida melhorar neste ano, e talvez no próximo também. Ao contrário do Kamikaze Bolsonaro, que elegeu a Suprema Corte como inimiga, é possível que Lula vença essa disputa política contra o mercado, e adicione freios e contrapesos ao Banco Central.

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Esse ser incompreensivo chamado COPOM 'tá nem aí ' pro Brasil. Não tem nada de técnico. Nunca teve. Precisa de ser extinto. Não é de hoje que esse monstro acha que manda no país. A independência do BC fez crescer esse dragão da economia Brasileira. É preciso reconstruir a estrutura da autoridade monetária.

  3. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Lula devia está na cadeia junto com Bolsonaro!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Ahhhh... Tá.

  4. alex andrade sampaio

    Mas os juros estão incorretos ou não? São determinados por alguma lei da física? Podem ser criticados? Não representam gastos? Há alguma possibilidade dos seres que o determinam errarem? Agirem por interesses? Quando partem para explicações morais, que é o que sempre acontece, não fogem, na realidade, do debate?

    Responda
  5. Eduardo Giuliani

    Lula Janja está indo muito bem. Primeiro derrubou o fascista inepto. Agora vai de frente contra o próximo pior inimigo do Brasil. Está crença q o BC é honesto é igual a de Adão e Eva.

    Responda
  6. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Lula está há um mês no poder e tem que lidar ainda com o fantasma da irresignada extrema-direita, desejosa de estar ainda no poder. O BC é independente do que ou de quem? O BC é refém do mercado financeiro, que projeto tem para o país. Seu único objetivo é acumular o máximo possível de dinheiro para depois gerar novo montante. Não há economia possível assim.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    É, pra quem tá com fome, é pobrema seríssimo - até porque varejo, o Homi da prateleira, depende muito de crédito, e agora ainda há a questão adicional das Americanas a encarecer o dinheiro. Mas uma possibilidade não desprezível é que as denúncias dos crimes e desarranjos Bozolóides, com as respectivas correções de rota e retomada de políticas públicas, sensibilizem a nação pras vantagens/benesses do Luloverno, não, Bruno? Possível, parece-me ser. O próprio jornalismo terá papel nisso.

    Responda
  8. Joao Braga

    Bruno, ainda não caiu a ficha ? Leia o editorial da FSP, o pesadelo é o próprio Lula....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, grato pelo aviso da coisa. Deve haver barbarismo.

  9. Alberto A Neto

    O único resultado da lengalenga de Luís Inácio III foi empinar a curva de juros do longo prazo por mais tempo e aumentar o custo da trajetória da dívida pública. Lula I e II rezou o credo da santíssima trindade tucana, beijou a cruz e renovou o acordo com o FMI no primeiro mandato. Lula I e II debochou de quem condenava o modelo do BC dissociado da política econômica de 2003 a 2010. Dizia ser a "doença do esquerdismo". Lula esquece o que diz e escreve igual a FHC ou seus miolos amoleceram mesmo!

    Responda
  10. ROSA MARIA

    O inimigo de Lula é o povo brasileiro e ponto, a começar pela liberdade de imprensa séria.

    Responda
  11. andre lunardelli

    Desde as eleições de 2014 não vejo tantas afirmações distorcidas e falsas contra o BC. Os ataques a ele hoje vem do mesmo grupo que fazia isto naquela época. O BC é, assim como o STF, uma instituição - no caso do BC, tem o dever de atuar com a independência de uma agência, sem se curvar ao desejo do governo federal de que seja um mero vassalo.

    Responda
    1. alex andrade sampaio

      Mas, seus excelsos membros podem estar errados, ou ao menos serem questionados?

  12. fauzi salmem

    Tem alguma coisa errada. Se o BC é uma autarquia, então tem de ficar sob as ordens do Lula. Do jeito que está, parece invertido.

    Responda
  13. JOS EUST QUIO DOS SANTOS

    Possivelmente teremos uma conclusão semelhante ao final de "Getúlio", aguardemos!!!.

    Responda
  14. Pedro Cunha Jr Cunha

    Essa matéria é absolutamente uma torcida contra o governo eleito. Falar em pesadelo do primeiro ano para um governo que tem apenas um mês, e ainda está tendo de lidar com os desdobramentos da tentativa de golpe... O articulista deveria esperar pelo menos mais uns 9 ou 10 meses para usar a expressão "pesadelo do primeiro ano".

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pedro, entendo que ao se referir ao pesadelo do primeiro ano o jornalista está apenas se referindo ao fato de que a situação herdada do desgoverno anterior não permitiria ao presidente entregar neste ano ao povo aquilo ele deseja, ou seja, crescimento econômico, empregos e aumento de renda.

  15. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

    Bruno Boghossian! Sua leitura está equivocada. Tenho um colega no Banco Central, graduado e concursado. Profissional de primeira linha. Logo que surgiu a ideia de independência do Banco Central ele era defensor ferrenho da independência enquanto eu alertava para os riscos que o país poderiam correr com a independência do BC. Hoje aquele profissional de carreira relata que a independência do Banco Central traduziu-se em verdadeira entrega total do BC para os especuladores do mercado financeiro.

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      As ondas políticas e econômicas passam. Tivemos resultados bons na economia durante o período da ditadura militar entre meados da década de 60 e de 80, quando a substituição por importações fez crescer a nossa economia. Na última década, concluída agora em 2022, a onda do capitalismo exacerbado contaminou a nossa economia e o resultado é a queda da Economia do Brasil em 4 posições no ranking internacional. Assim, é necessário sim questionar os efeitos da independência do Banco Central.

    2. Ivo Ferreira

      Que tal apresentar provas do que está dizendo? Dizer que ouviu falar isso ou aquilo é mole. Já ouvi muita gente dizendo que a terra é plana!

    3. Rodrigo Correia do Amaral

      Quem sabe os detalhes desta transação precisa falar, mesmo, quem ganhou com essa história da autonomia. Porque, da parte da imprensa, vão só martelar a ideologia da independência pseudo-tecnica, com zero espaço para uma análise séria.

  16. Jane Medeiros

    "Todo dia ela faz tudo sempre igual'', a letra é do Chico Buarque, na sua linda 'Cotidiano", mas, quem todo dia fazo repeteco aos leitores é este jornal tentando fazer crer como uma pitoniza biruta que o governo Lula já é um fracasso!

    Responda
  17. Gil Almeida

    Só no Brasil… os sanguessugas da burocracia estatal e os aposentados privilegiados consomem 80% dos impostos. Para manter a farra, o país se endivida. Esses sanguessugas aumentam os ganhos aplicando nos altíssimos juros da dívida pública que eles geraram. São esses mesmos sanguessugas que dizem que o problema do país não é seus supersalários imorais, mas o dinheiro que o país paga com juros. A metade da população que continue vivendo na miséria!!!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Gil, experimenta fazer um levantamento sobre qual o real montante daquilo que você chama de supersalários. Evidentemente que o governo gasta boa parte da receita no custeio da máquina pública e que isso poderia ser amenizado mas não é verdade que esse seja o nosso único grande problema.

    2. Gil Almeida

      Os juros sempre serão compostos se você reinvestir o que ganha de juros. O gasto com juros com a dívida só aumenta porque ela só cresce com os gastos astronômicos para manter a vida milionária dos sanguessugas. Se der calote na dívida, o país para e quem mais vai sofrer é a metade da população que vive na pobreza. A única saída é reduzir a máquina pública pela metade, pagar a dívida e investir no país.

    3. fauzi salmem

      Vc tem razão quanto à existência de muitos privilegiados, mas essa não é a principal causa. A principal não é nem os juros altos, mas a o cálculo da dívida pública com juros compostos, o que se chama de usura. O Brasil tem vivido somente com metade da sua receita. A outra metade é dos credores da dívida.

  18. Bruno Macho

    Reportagem estúpida. Não há nem briga nem inimigos. O banco central não é autônomo coisa nenhuma. O presidente do BC é amigo do Fugitivo de Miami. Roberto Campos Neto perdeu a credibilidade, virou um vira-lata do Fugitivo. Roberto Campos está tomando medidas que vão de encontro às políticas econômicas do Presidente Lula. A Folha está jogando óleo na fogueira. A Folha é a versão escrita da Jovem Pan, quando esta abrigava jornalista inescrupulosos

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Quais seriam as medidas econômicas de Lula? Dar entrevistas diárias criticando tudo e todos?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bruno, menas, menas.

    3. Gil Almeida

      Quanta besteira. Roberto Campos aumentou os juros durante o Bozo porque o Bozo manteve a farra da burocracia estatal, principalmente dos militares e dos aposentados. A inflação explodiu e o BC teve que aumentar os juros. Lula não deve copiar Trump e acusar o BC pelos assalto aos cofres públicos feitos diariamente pela burocracia estatal.

  19. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Já antevendo o fracasso, começa-se a terceirizar os culpados antes mesmo de começar jogar com as regras do jogo. O plano de governo não é o plano do partido, é o o plano possível!

    Responda
  20. Raul Cunningham

    Estabelecer metas é uma.coisa, tomar medidas para realizá-las é outra. Até agora não vi nenhuma medida concreta para efetivar as metas de Haddad/Lula.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nao está um pouco apressado? O governo tem apenas 34 dias e já teve que enfrentar uma ameaça de golpe de estado. O Congresso acabou de assumir e de ser instalado, portanto não há como ter tomado qualquer medida que envolva mudança das regras legais.

  21. jose batista

    Lula tá mais perdido q cachorro q caiu de mudança !

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      E o cachorro que sentou em cima do rabo e foi parar no estrangeiro?

  22. Marcos Antônio

    Este assunto lembra uma crise econômica nos Estados Unidos, que diziam ia afetar gravemente o Brasil. Na época ele disse que seria só uma marolinha, riram dele e a crise chegou e passou sem que tenha sido um Maremoto aqui.

    Responda
    1. jose batista

      Lembro q foi um sufoco!

  23. Marcos Antônio

    O tempo dirá quem tem razão !

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Já está dizendo. Qual benefício os contribuintes tiveram com a independência do BC? Quais perdas os rentistas tiveram com a independência do Banco Central?

    2. jose batista

      Não será o Lula

  24. Miro Costa

    Vamos terceirizar o fracasso. Essa é a política econômica. Proibe-se a fabricação de termômetros, com a bênção do STF. E a gente não estabelece nem precisa de qualquer meta a ser perseguida. Mas assim que atingir a meta, a gente dobra a meta. Lula 3 é Dilma 2. Ponto.

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Todos, absolutamente todos os governos, antes ou depois de Jair Bolsonaro, não conseguiram, nem conseguirão ser pior do que o do falso Messias. Inclusive na questão de terceirizar o fracasso. Nessa sim, o Messias foi campeão.

    2. jose batista

      Lula é a o abismo ali na frente

  25. CARLOS SANTOS

    Lula certíssimo. N há justificativa p este absurdo de juros qdo comparado à inflação e com demais países em condições igual ou piores. Só os rentistas comemoram. Como investir em projetos estruturantes e geradores de emprego, se deixar o dinheiro dormindo em aplicações é muito mais rentável e sem riscos ou impostos sobre dividendos? AGIOTAGEM CHANTAGISTA.

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Está mais que provado que a independência do Banco Central tornou-se dependência dele em relação aos rentistas suga-sugas dos juros que o país lhes paga com riscos absolutamente nulos. Os riscos são colocados na conta dos brasileiros.

  26. Rodrigo Andrade

    Cada vez que Lula abre a boca, o dólar sobe e com ele, a expectativa de inflação. Talvez a melhor dica seja a mesma que Bolsonaro não conseguiu fazer durante a pandemia: falar menos e trabalhar mais.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Perfeito! Lula veio substituir o capitão. Fala bobagens o tempo todo, ameaça fazer e acontecer e não apresenta nenhuma medida prática. E lá vem o Brasil descendo a ladeira...

    2. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Em qual mundo você está Rodrigo?

    3. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Vdd Rodrigo, por isso que o Dólar caiu em menos de um mês 26 cents

    4. Alexandre Swioklo

      Tanto Bolsonaro como Lula ficam em eterna campanha eleitoral.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.