Mônica Bergamo > Lula vê traição de presidente do BC e tentativa de levar Brasil à recessão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 Próximas

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    Corram !!! Precisamos de um culpado pro nosso governo de mÂ…

    Responda
  2. Fabio Rocha

    Cão= latir! Gato= miar! "Esse cidadão" (Campos Neto)= bolsonarista. O que esperar dele? O que se viu nós 4 anos de desgoverno Bolsonaro! Cão não mia, gato não late! A matemática é simples!

    Responda
  3. W Oliveira

    A inflação real e a gastança governamental continuam nos mesmos patamares imorais do governo anterior, portanto, não há razão para qualquer sinalização de redução da Selic a curto prazo.

    Responda
  4. Samuel Fagundes

    Inflação EUA 2022 4,4% ckm taxa juros 4,5%. Inflação zona do Euro 9,2%, taxa de juros 2%. Inflação no Brasil 5,79%,taxa de juros 13,50%. Ou não sei absolutamente nada, ou tem um grande descompasso entre o Brasil e o mundo. Tem alguma coisa errada.....

    Responda
  5. LUTHERO MAYNARD

    Traição e entreguismo são os segundos nomes da família Campos. Qual a surpresa?

    Responda
  6. Samuel Fagundes

    Inflacao nos EUA em 2022 4,4% para um taxa de juros de 4,75%. Inflação Europa 9,2% taxa juros 2 %. Brasil inflação 5,79% e taxa juros 13,50%. Não tem alguma coisa muito errada aí? Não temos inflação de demanda...,

    Responda
  7. Ana Luisa de Carvalho

    Quem compromete a autonomia do BC é o cidadão que lá está ao manter a maior taxa de juros reais do mundo, onerando a vida de todos os que precisam se crédito ou tem dívidas. isso é jogo político , não controle fiscal.

    Responda
  8. jose batista

    Lula tá cego!

    Responda
  9. André Silva de Oliveira

    Roberto Campos faz o que deve ser feito. É inútil tentar vinculá-lo ao bolsonarismo. Em lugar de chorar, Lula deveria se preocupar em gerar incentivos ao crescimento econômico, à destruição criativa e à inovação tecnológica. O governo está fazendo isto!?

    Responda
    1. Jorge Di Ciero Miranda

      Mostre um país no mundo que aconteceu da forma como sugere. Não esqueça de situar o crescimento econômico ao processo histórico para ser fiel aos fatos.

    2. André Silva de Oliveira

      Valdemar querido, só existe desenvolvimento econômico dentro de um contexto liberal com incentivos à destruição criativa que não é incompatível com políticas públicas redistributivas típicas da esquerda. Lula e você precisam entender isto. De outro modo, o desastre é certo. Reitero: Roberto Campos está certo.

    3. Valdemar Rodrigues de Menezes

      Como "gerar incentivos ao crescimento econômico" com esse tipo de sabotagem? É como arrancar as penas de uma ave e pressioná-la a voar.

  10. Hermes Yaly

    2003: "herança maldita", 2023: "independência do BC". Alguém tem que levar a culpa pelos insucessos econômicos de Lula, qualquer um menos ele.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Luiz Fernando: o espaço é limitado, vou tentar ser conciso. Lula explodiu a dívida interna em 110% (dados do Tesouro Nacional) ao resgatar a dívida externa (em dólares mas a juros civilizados) e trocou-a pela interna, para gáudio dos banqueiros nacionais, que tiveram sucessivos lucros recordes. Outro? A política de "campeões nacionais", que fez a alegria dos jecas da Friboi e outros empresários amigos do lucro mas refratários ao risco. Mais? Controle dos preços de combustíveis (nunca aprendem).

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Aponte qual foi o insucesso econômico dos governos Lula, do atual, inclusive, que mal se iniciou.

  11. Rodrigo Correia do Amaral

    Em dois mil e dois, o candidato à presidência Anthony Garotinho alertou para a ausência de contrapesos internos ao projeto de autonomia do Bacen brasileiro, como ocorre nos Estados Unidos. Lá, o Federal Reserve é comandado por dirigentes de doze bancos centrais estaduais, e há oito anos criou um conselho destinado aos consumidores de baixa renda. Se queremos tanto nos alinhar aos norte-americanos, podemos avançar na criação de estruturas similares, não? Ou o intuito dessa independência é outro?

    Responda
    1. Lucas Almeida Santana

      Um banco central controlado por bancos? é interessante, mas só temos bancos estatais enquanto outros são estrangeiros. Mas concordo com seus pensamento!

  12. Eduardo Freitas

    Mas, pt nunca se importou com a economia brasileira. Votaram contra o plano real. Somente estão ventilando histórias na mídia para queimar o presidente do Banco Central e plantar alguém da turma na instituição.

    Responda
    1. Paulo Francischini

      O Lula e seus 40, precisam esquecer o Bolsonaro e começar a fazer o que falaram e prometeram na campanha eleitoral. Pelo visto, era um livro somente com capa e sem conteúdo.

  13. NACIB HETTI

    Querendo ou não o presidente tá fazendo o jogo da Faria Lima. Com juros altos a margem é menor. Bom para os bancos, hoje, é fazer repasse das linhas do bndes para empresas de porte médio, que não têm acesso direto ao banco de fomento. Nessa linha os juros são menores.

    Responda
  14. Tales Barros

    Afinal o plano real e o controle da inflaåo pelos juros tiraram o Brasil da hiperinflação. Memória curta da turma, ignorância ou coisa pior!

    Responda
  15. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    O país não diminui gastos públicos, não fez ainda uma reforma tributária, investe muito mal em obras, não privatiza empresa deficitária, tem muita questão social crônica que requer gastos exorbitantes. Com isso tudo há anos não conseguimos ficar livre dessa doença chamada inflação. Como economista que sou, sou obrigado a concordar com a elevação da taxa juros. Cavalo disparado e sem comando é necessário puxar as rédeas. O executivo poderia pelo menos fazer sua parte, diminui gastos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito

  16. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Lula é um mentiroso !

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Não é polido chamar um presidente da república de mentiroso. Mais elegante é falar que ele falta com a verdade.

  17. Helio Maia

    O cidadão é dono de offshore, (se não as encerrou no passado), participou da formulação da política econômica do governo anterior e sem dúvidas ainda tem perfeita afinidade intelectual e moral com a equipe econômica (vide currículo no Senado) do inominável. Uma das bandeiras do governo Lula é reduzir desigualdades e uma das vias necessárias para alcançar esse fim, é a geração de empregos. E salvo engano, juros, inflação e emprego estão umbilicalmente ligados. O cidadão joga contra todo o país.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Hermes. Se não me engano, o dinheiro do Mantega era uma herança recebida lá fora. Não era dinheiro local tirado do país e enviado para o exterior, como fizeram Guedes e Campos. Que, se também não me engano, não declararam a offshore espontaneamente. A existência delas foi descoberta e denunciada por terceiros.

    2. Hermes Yaly

      O que é mais feio: ser dono de conta offshore declarada no país ou, como o ex-Ministro Guido Mantega, ter conta no exterior mas sem declará-la aqui?

  18. Jair Amaral

    Saimos de um período difícil onde um presidente extremista e falastrão incomodava e gerava atritos diários com quaisquer segmentos da sociedade que contrariava seus interesses. Entrou outro e pelo jeito vai pelo mesmo caminho. Que decepção.

    Responda
  19. Otto Nelson Nobre de Brito

    Afinal o BC é dependente do governo, do mercado ou da Igreja Católica? O ontem o presidente da Febraban criticou os juros altos e presidente da República falou em sabotagem para por o país em recessão. Com apreensão esperamos o posicionamento da CNBB.

    Responda
  20. Jean Michel

    A lógica de aumentar juros para esfriar demanda (e, consequentemente, desacelerar inflação) tem efeito limitadíssimo no contexto que tivemos: inflação de alimentos (clima + Ucrânia), combustíveis (Ucrânia) e, um pouco antes disso, rupturas na cadeia de fornecimento (logística). Portanto, não havia demanda aquecida (mas choques na oferta) e esses bens são muito pouco sensíveis a crédito - agora, os juros contribuem para esfriar ainda mais uma atividade que já estava anêmica. (+)

    Responda
  21. eli moura

    O cara do BC devia ter vergonhanacara e pedir para sair. Aqui tudo é CtrlC CtrlV dos EUA, que perdeu sua indústria pra China e agora tem medo até de balão . Os EUA tem um fosso de desigualdades e uma absurda oferta de empregos que pagam ninharias bons para imigrantes latinos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim, a culpa é dos EUA. Até dezembro, a culpa era dos comunistas. Enfim, a culpa é sempre dos outros.

  22. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Juros altíssimos, o investidor prefere deixar o dinheiro aplicado ao invés de migrar para a produção, e o resultado disso é falta de emprego. Juros altos favorecem à mim que tenho algum dinheiro no Banco e estou sem dívidas, mas são uma desgraça para quem tem um financiamento. Esse presidente do BC claramente está jogando contra os ideais do Lula , de favorecer quem tem menos

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É o controle da inflação, meu caro, que decorre do déficit orçamentário do governo.Inflação massacra quem tem menos, de modo invariável e independentemente de juros ou qualquer outra dinâmica econômica.Inflação é tipo infecção bacteriana aguda que exige antibiótico eficiente (atuação do BC).No entanto,se não for tratada a diabetes (déficit orçamentário),que não dói como a infecção (inflação) mas degrada a coisa toda,de nada adianta xingar o antibiótico.Enquanto isso, o pt distribui açúcar.

    2. NACIB HETTI

      Ideais do Lula!?

    3. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      Perfeita a sua interpretação sobre o desempenho do BC, fica a pergunta! A quem este Sr Campos serve!!! Ao Brasil?

  23. Enrique Castro

    Porquê os juros no Brasil são tão altos? Porque sempre foram. Quando a elite, na época do império, foi impedida de ganhar dinheiro sem trabalhar através do financiamento de navios negreiros (retorno de 70% por viagem), decidiram viver dos juros do Banco Central (ou como se chamasse à época). Os juros são altos há 200 anos. Basta ler "Mauá: O Empresário do Império" para entender o que estou dizendo.

    Responda
  24. Hermes Yaly

    2003: "herança maldita", 2023: "independência do BC". Entendam: alguém tem que levar a culpa pelos insucessos de Lula na economia e não vai ser ele quem vai assumir a desgraça!

    Responda
  25. Hermes Yaly

    Em 2002, o governo FHC proporcionou a melhor transição já vista para um governo que se iniciava mas Lula, tão logo assumiu, não perdia a oportunidade de jogar a culpa de qualquer insucesso de seu governo numa "herança maldita" recebida. Agora, a história se repete: só trocou FHC por BC.

    Responda
  26. Bianca S

    A julgar pelos comentários pedantes e carentes de conteúdo que se pode ver aqui, a política econômica do Lula enfrenta uma feroz torcida contrária, não apenas por parte de bolsonaristas residuais encarregados de travar o crescimento do país, como também de uma parcela considerável da população, formada em economia por vídeos do YouTube.

    Responda
  27. Giovani Ferreira Vargas

    Além de tudo, é paranoico.

    Responda
  28. Valdir Teixeira da Silva

    A inflação brasileira não é tão alta, países da Europa e USA estão com inflação mais alta e o juro deves não está alto como o do Brasil. Esse cara está trabalhando para financistas e não para o Brasil.

    Responda
  29. assis furuno

    Pelo que eu entendi lula ñ está apenas contra o presidente do BC e sim também contra a sua existência. Quer fazer parte dos países como Cuba, Coréia do Norte e outras ditaduras q. ñ tem um banco central independente. Quer controlar a po lítica monetária e imprimir mais papel-moeda para cobrir os seus compromissos politicos. Se isso acontecer a hiperinflação vira a galope.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      O BC, na figura de Roberto Campos não é independente. Ele é escravo dos financistas. Trabalha para o capital. Simples assim

    2. assis furuno

      Sr. Carlos ,minha percepção das coisa eh bem menor que a sua falta de educação e seu ranço politico. Pelo seu ódio sinto que disse a verdade .

    3. Carlos Gueller

      Teu entendimento é notável. SQN. Estudou muito para fazer essa avaliação tão sagaz ou é autodidata mesmo?

  30. Alberto A Neto

    Lula III quando se anima no falatório em política externa e economia invariavelmente dá tiros no pé. Assim foi no tocante à guerra no leste europeu e quanto ao BC. Lulas I e II seguiram a cartilha do FMI, beijaram a mão do baronato da Faria Lima, empunharam a bandeira de FHC e rezaram o terço da santíssima trindade: câmbio flutuante, superávit primário, meta de inflação. Quem sacralizou BC AUTÔNOMO foi o neoliberalismo petista, Lula I e Lula II. Dilma deu chabu e Lula viu o sol nascer quadrado!

    Responda
  31. Marcos Medeiros

    Tem relação com o bozo então não serve para o país que queremos. Fora.

    Responda
  32. noel neves

    O pensamento bolsonarista já se mostrou ser um desastre em todos os sentidos. E o presidente do banco central é um deles. Com autonomia será um opositor incômodo por demais. Vai ter que ser expurgado também!

    Responda
  33. Markus Nascimento

    Político não pode mandar na política monetária. Se deixar isso acontecer a inflação sai do controle. É só uma questão de tempo. Daí são décadas para se voltar a ter estabilidade monetária. O mesmo que aconteceu nos anos 80 e 90. Ainda bem que o BC tem alguma independência.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      O Banco Central, na figura de Roberto Campos, não é independente, pois trabalha para o capital. Simples assim.

  34. Marcelo Barbosa Câmara

    O sujeito é um quadro político do mercado financeiro, não têm nenhuma preocupação com o Brasil, seus compromissos são com seus parceiros políticos. Já passou da hora do BC deixar de ser um quarto poder que não foi eleito e atua sem nenhum controle, sem frios ou contrapesos

    Responda
  35. Marcelo Barbosa Câmara

    O sujeito é um quadro político do mercado financeiro, não têm nenhuma preocupação com o Brasil, seus compromissos são com seus parceiros políticos. Já passou da hora do BC deixar de ser um quarto poder que não foi eleito e atua sem nenhum controle, sem frios ou contrapesos

    Responda
  36. WANDER PEREIRA

    Este cara Roberto campos é um Pau mandado dó Bolsonaro, o cara quer o caos do pais, foi indicado pelo miliciano, e faz encontros com os filhos do mesmo, Lula tem que tirar este traste do comando do BC, é a única forma do Brasil entrar nos trilhos. Baixar os juros para o Brasil voltar a crescer, e se não sair vamos pra ruas pedir a cabeça deste traste …

    Responda
  37. MARCIO OLIVEIRA

    Cada um escolhe o demônio que lhe cai melhor, Bolso.naro demonizava o STF e demais instituições da república, fez o máximo que pode para desgastá-las frente a massa ignara, já Lu.la pelo visto escolheu o BACEN e o "Mercado" como alvos. Notem que existe uma diferença de método, mas não de objetivo.

    Responda
  38. Leila de oliveira

    O sujeito é parente do Bob Fields e indicação de Bolsonaro? Boa coisa não é.

    Responda
  39. Edimar Rodrigues de Abreu

    Um presidente do BC é nomeado pelo mandato para manter a inflação dentro da meta e controlar as reservas nacionais em moeda estrangeira. O nosso caro Neto bolsonarista de Roberto Campos jamais manteve a inflação dentro da meta, todo ano tem de pedir formalmente perdão por isso e cometeu um erro horroroso de 13 bilhões de dólares PARA MAIS no controle do fluxo de moeda estrangeira que é sua missão. E aí?

    Responda
  40. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    O presidente do banco está agindo dentro de sua responsabilidade de cuidar do controle dá inflação, como o Mundo todo está fazendo. Irresponsável é quem se posiciona contra esse controle, que tem sede de afundar à economia do Brasil e permitir a volta da inflação que prejudica exatamente os mais vulneráveis, pessoas que Lula mais defende. É um verdadeiro contra senso de demagogia

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Controle da inflação??? Só pode ser piada.

    2. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      O Banco Central independente melhorou a sua vida? A minha não. Sei que melhorou a vida dos banqueiros Você é um deles?

  41. ciro lauschner

    Não pode ser uma pessoa normal um presidente de uma instituição como o Banco Central que usa camiseta do Bolsonaro e entra em campanha com um desqualificado dessa espécie.Óbvio que o negócio dele é causar recessão para desgastar o Lula. Falta só defender a invasão dos prédios.

    Responda
  42. andre lunardelli

    Estes ataques ao BC são a mais pura desinformação.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Os ataques, na origem, são de populismo inconteste. Os apoios são decorrentes da conjugação de lulaplanismo com desinformação.

    2. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Se engana, camarada!

    3. Alexandre Bau

      Pior que está só no começo Inflação vai voltar a galope

  43. ROSA MARIA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos Medeiros

      Sem noção, é melhor ficar calada.

    2. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Seus argumentos são nada contributivos para com o debate sobre o tema.

  44. ROSA MARIA

    O Presidente L. só pode estar em delírio alcoólico.

    Responda
  45. Dilson Ferreira

    Todo bolsonarista deixa rastro. Se procurar o governo acha e abrevia o mandato do cidadão via STF.

    Responda
  46. Claudio Moreira Roberto

    1 + 1 para Lula é 5 e a culpa é do BC !! Populista ; demagogo e mentiroso

    Responda
  47. Eiron Nunes da silva Neto

    A cada 1% na selic a dívida pública cresce 35 bilhões! Temos a maior taxa real de juros do mundo - Somos especiais assim ? Se justificavam por conta do choque e dos "preços administrados", e esses fatores estão se equilibrando, por que manter essa sinalização de selic alta ? Só isso controla inflação ? Falta criatividade ou somos reféns ? Difícil é pedir compromisso fiscal, mas conviver com juros altos que consomem muito mais gasto público que qualquer outra coisa relevante pra sociedade.

    Responda
    1. Eiron Nunes da silva Neto

      Dalton... Não adianta ter "confiança", que pode ser algo proveniente de matriz ideológica ou de um clube que se protege... e na realidade os preços administrados subirem, câmbio ficar descontrolado em função de dependência de importação e ocorrer queda nas commodities... Podemos ser mais inteligentes no combate a inflação. Existe vida além da narrativa liberal. Atacar com juros e exigir austeridade é contradição

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Duas coisas são capazes de controlar a inflação. A mais eficiente é a confiança na política econômica do governo. A segunda é a taxa de juros incidente às liquidações diárias de custódia. Quando não há confiança, resta somente a taxa de juros. E a ausência de confiança, por sua vez, dispensa demonstrações de causa. L 1 e L2 foram bem quanto ao nível de confiança. Daí veio a imposição da fulano(a) aquela(e). Foi-se ao ralo qualquer possibilidade de aglutinar-se confiança em L. Mas brotam paixões.

    3. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Você está certisso Eiron

  48. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Beto campos é um sugador de sangue dos brasileiros e essa parasitagem está nos seu DNA, pois é neto de um predador.

    Responda
  49. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Beto campos é um sugador de sangue dos brasileiros e essa parasitagem está nos seu DNA, pois é neto de um predador.

    Responda
  50. Marcelo Galvao de Oliveira

    O ex morador do Airbnb de Curitiba tem que chamar urgente Dilma, a gêniA, para resolver os problemas macroeconômicos.

    Responda

1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.