Mônica Bergamo > Lula vê traição de presidente do BC e tentativa de levar Brasil à recessão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

  1. Bruno Macho

    O grupo Folha , do qual A Folha de S. Paulo faz parte, pertence a um grupo financeiro e atua, claro, no mercado financeiro. Com isso quero dizer é óbvio que aqui nessas páginas, não se verá nenhuma crítica ao Banco Central porque uma taxa de juros de mais de 13% vai certamente beneficiar a Folha, um jornal que está claramente a serviço do poder político-financeiro da elite arcaica e autoritária do Brasil. Lula defende os trabalhadores, a democracia e a distribuição de renda.

    Responda
    1. Ricardo Grande Alves

      Concordo, é mais grave do que a autonomia do BC é o mandato ter invadido o governo Lula por dois anos de 4. Onde muda-se a política econômica mas não se consegue mexer no rentismo predatório.

  2. Angela May Iwama Okuno

    A independência do BC serve justamente a momentos como este, em que um governo tenta interferir na meta de inflação com interesses eleitoreiros. Se você acha que está ruim, espere até ver a credibilidade do BC ruir. Teremos ainda mais inflação, fuga de capitais, aumento do câmbio, e piora do quadro fiscal. Aí quando a situação estiver insustentável, imagina se o governo não vai culpar alguém por um erro que ele próprio cometeu. O populismo nunca muda.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O governo anterior interferiu diretamente na inflação manipulando os preços controlados pelas estatais e o mercado não deu um pio. Tem gente que não consegue ver o óbvio, só fica papagaiando o que escrevem manipuladores.

    2. Celso Muniz

      Belo comentário Ângela mas será que este povo é capaz de entender ? Não. Eles são negacionistas, petistas e bolsonaristas são iguais. O que estão negando ? Fato: Lula praticou responsabillidade fiscal no primeiro mandato e deu certo. Por quê não repete agora ? Fato: Dilma fez lambanças na economia e deu errado. Por quê querem fazer a mesma coisa ? E pelos comentários aqui, muita gente apoia as lambanças da Dilma.

    3. Antônio João da da Silva

      Explica aí Ângela, em todo os países a diferença entre taxa básica de juros e inflação é de um a dois pontos, no Brasil a diferença é de 7 pontos, lucros fáceis para banqueiros. Por que?

    4. Oswaldo Aparecido Valentim Barbosa

      Assino embaixo Ângela ! Foi exatamente o que aconteceu no Dilma III

    5. Bruno Macho

      Ângela, você desembarcou agora no planeta terra? O BC não apenas Não é independente como o seu presidente é amigo do Fugitivo, como a foto prova. Lula quer controlar a inflação mas também distribuir a renda que favorece aos ricos. Isso é injusto. Lula não tem por hora intenções eleitorais, seja honesta, por favor!

  3. RICARDO PINTO

    Lula recebendo uma ajudinha da "minha jornalista"... Qualquer país sério tem BC independente, justamente para não ficar de joelhos diante de governos populistas.

    Responda
  4. Dennes henrique

    Problema resolvido Sr presidente Baixe as taxas de capital de giro a partir de segunda feira no banco do Brasil e CEF , e assim mostre a que veio , o resto é chover no molhado ,

    Responda
  5. Dennes henrique

    Fórmula Sr presidente Baixe os juros para empresas no banco do Brasil e CEF, no capital de giro , e mostre a que veio , o resto é chover no molhado , vamos ao que interessa !!!!!!

    Responda
  6. Bruno Macho

    A taxa de inflação na Suíça é de 2,8%, mas a taxa de juros oficial anual é de apenas 1%. No Brasil até dec.22, a taxa de inflação foi de 5,79% mas a taxa de juros anual que BC fixou é de 13,75%. A taxa de juros Banco Central Europeu é entre 2,5 e 3,25% e a inflação foi de 10.4%.Nos USA, tx. de juros entre 4,5% e 4,75% e no Canadá 4,5%. Entendo que é uma estratégia para diminuir a inflação, mas quando se compara os dados, a taxa de juros no Brasil é altíssima, contrai a economia.Lula tem razão

    Responda
    1. Alexandre Swioklo

      Eles não tem um presidente que dívida pública não gera inflação!

    2. Rodrigo Andrade

      Amigo, a inflação lá fora de 21/22 é completamente atípica, fruto da pandemia e da guerra na Ucrânia. Volte 10, 20 anos no tempo e compare a inflação desses países com a nossa. Aí você vai entender a nossa necessidade de vigilância.

  7. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Fora lula..

    Responda
    1. juan molina

      Coelho gaiato

    2. Roberto Amaral

      Fora neto do bob.

  8. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Fora lula..

    Responda
    1. Adão Lúcio do Nascimento Nascimento

      Fora Zé Gaiato!

  9. max ribas

    A única atividade que dá dinheiro no Brasil é a agiotagem. O resto tenta sobreviver. E a única saída é um boicote aos bancos: empréstimo só se for pra salvar a vida de um filho. O resto é conversa.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Mamar nos cofres públicos como concursado ou empresário com renúncia fiscal também dá muito dinheiro!

  10. Benedito Claudio Pacifico

    Eu acredito que a raposa não pode tomar conta,do galinheiro e o banco central nos moldes atuais é melhor que a forma antiga , lula tem que fazer as reformas e aprovar a nova ancora do teto de gasto , e so então apos fazer a sua parte quedtionar a dos outros , por enquanto ele só aumentou despesas e o B.C a perspectivas de juros , tudo correto.

    Responda
  11. Emilio Bazzani

    Negacionista fiscal, terraplanista orçamentario... quer voltar a controlar o BC. Salve Alckmin... esta chegando a hora.

    Responda
  12. Gustavo Brasil

    O Lula não aprendeu nada com o desastre da Era Dilma. Está na hora de ele sair do palanque e de parar de falar besteira diariamente.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      E petista lá aprende alguma coisa? Isso é contra a religião deles!

  13. newton penna

    Esta é a "independência" do Banco Central que o mercado financeiro quer: a dependência (sem aspas) total da mais alta autoridade financeira do país aos interesses dos bancos.

    Responda
    1. José Roberto Stedile

      Segue a destruição do Brasil pelo roteiro de Bolsonaro. Quem vai investir em atividade de risco, gerando empregos, se pode ficar em casa ganhando pelo menos 6% a.a de juros reais

  14. Dalton Matzenbacher Chicon

    Quem não vê comunistas vê o Banco Central. Cada qual tem o seu hino para distrair a sua patuleia. É assim que se elegem e assim que se sustentam modelos populistas. Os babMes deliram de esperança na ilusão e de ódio por quem aponta a realidade.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caros Senhores Adão e José. Almejem adquirir a dignidade de não contrapor as pessoas por meio de ataques aos seus patronímicos. Experimentem argumentos, ainda que se identifiquem inclusos no teor do comentário que lhes traz constrangimento íntimo e lhes desperta o desejo de matar o mensageiro como meio de negação à mensagem.

    2. Adão Lúcio do Nascimento Nascimento

      Chicon patuleia.

    3. Jose Sideney Romualdo

      Sr Dalton, patuleia seria a família chegar chicon ?

    4. Jose Sideney Romualdo

      Sr Dalton, patuleia seria a família chegar chicon ?

  15. Priscila de Azevedo Noronha

    Um economista comparsa de Paulo Guedes não pode ser eticamente sério. Joga num time que não é o Brasil.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Entendi. "Eticamente séria" é a turma que promoveu o maior assalto ao erário já registrado

  16. Antônio Carlos de Paula

    Esse bolsonarista de direita fará de tudo para prejudicar o governo Lula, e consequentemente a população mais pobre.

    Responda
  17. Antonio Marcos Mendes Augusto

    O cara tem o DNA de inimigo do povo brasileiro. Alguém acredita que ele não vai dificultar o crescimento do país com juros altos que só beneficiam os rentistas da elite?

    Responda
  18. Rogerio Soares

    A questão é simples compare o BR com os demais países do G20, veja qual deles tem esta taxa estratosferica de juros em seus países, mesmo com todos eles no mesmo barco de inflação alta, vcs verão que não tem um único país com uma taxa dessas. Só o BR do rentismo, do mercado especulativo, do empresariado minion que se submete a esta agiotagem e os jornais compram bem esta ideia.

    Responda
  19. Roberto Amaral

    O cara é neto de quem mesmo... Grande amigo dos milicos da ditadura.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Neto do Bob Fields. Comparsa dos míticos a ditadura militar que promoveú a concentração de renda e o êxodo rural.

  20. Paulo Maltese

    O presidente Lula está recoberto de razão. Há muitos investimentos capitalistas que não conseguem lucrar o equivalente à remuneração da taxa Selic, que está em incríveis 13,75% a.a.. Manter a taxa Selic nas alturas, a pretexto de controlar a inflação, que está comportada aliás, é a melhor receita para estancar investimentos produtivos, como teme Lula. Quem vai querer investir em algum negócio podendo faturar, sem fazer força nenhuma, e sem correr o menor risco, a incrível taxa Selic ??

    Responda
  21. Ronaldo Garcia Vieira

    Esse senhor é amigo do posto Ipiranga....não é confiável

    Responda
  22. HENRIQUE VENTURA DOS REIS

    Foi muita ingenuidade do governo PT acreditar que um bolsominio seja coerente. É esperar terminar o mandato dele e manda-lo para os infernos.

    Responda
  23. Roberto Torsani Lisboa

    · Personalidade Jurídica à As autarquias têm a mesma personalidade jurídica atribuída ao ente político, qual seja pessoa de direito público. Isto quer dizer que estas pessoas possuem prerrogativas (vantagens) próprias de um ente estatal, além de submeterem a sujeições decorrentes do regime jurídico administrativo.

    Responda
  24. Edison Luciano

    Por independência do BC, entenda-se dependência do modelo Bozo/Guedes. Saiu o Messias e Lula ganhou o Judas!

    Responda
  25. Dalton Matzenbacher Chicon

    Se o gasto público, em seu todo, estiver limitado à arrecadação, a Selic baixa a zero.

    Responda
  26. Bruno Macho

    O Banco Central não é independente. O Roberto Campos é mais um desses vira-latas do Fujitivo. A foto, que mostra ele no grupo do WhatsApp com as outras personalidades nefastas e de direita, prova tudo. Se o Roberto Campos tiver vergonha na cara, ele já deveria ter pedido demissão. Roberto Campos é um leprado com quem ninguém quer ter contato. O mandato dele deveria acabar quando o fugitivo perdeu as eleições. É uma aberrarão que esse indivíduo de direita permaneça no cargo. Fora! agora!

    Responda
  27. LENIVALDO DE ALVES

    Independências do BC, da Petrobras, estatais não funciona principalmente quando o presidente destes órgãos estão alinhados com interesses de banqueiros e acionistas que tinham jogo de interesse com o governo anterior com ideias antagônicas ao atual.

    Responda
  28. Rodrigo Lopes Rocha

    É chantagem o nome que se dá - do mercado, assecla do fascismo e do golpismo como jamais deixará de ser. Não é à toa que se diz: não há conversa com esses, combate-se.

    Responda
  29. Markus Ferranty Ferranty

    A FSP se engrandece com robos , corretores de semântica e ortografia. Que coluna inspirada de economistas , aprendizes e curiosos , considerando os aventureiros que arriscam o comentario..

    Responda
  30. Rosy ferrera Ferrera

    Nada a vê,,, vou embaralhar aqui.....lula convidou xux aca para embaixadora da vacinação! Porque não uma mulher do povo mesmo! Que tenha 3, 4 filhos! Sempre o mesmo do mesmo! Pu xa sa ko

    Responda
  31. Markus Ferranty Ferranty

    A FSP se engrandece com robos , corretores de semântica e ortografia. Que coluna inspirada de economistas , aprendizes e curiosos , considerando os aventureiros que arriscam o comentario..

    Responda
  32. Markus Ferranty Ferranty

    A FSP se engrandece com robos , corretores de semântica e ortografia. Que coluna inspirada de economistas , aprendizes e curiosos , considerando os aventureiros que arriscam o comentario..

    Responda
  33. Luiz Paulo Barreto

    O COPOM não é de uma pessoa, é um comitê, a economia aparesenta os sinais e o COPOM toma medidas necessárias. O cenário atual não é responsabilidade do atual governo, mas não é correto passar cheque sem fundo à espera das mudanças para melhor. Nem ideologia nem amadorismo na condução da economia.

    Responda
  34. CHRISTINA TIGRE

    Tem que exonerar esse bolsonarista agiota do BC

    Responda
  35. Ladislau Leite de Oliveira

    Roberto Campos tem que ser independente e não fazer um jogo contra o país em obediência ao seu suas preferências políticas partidárias.

    Responda
    1. Sérgio Roberto Molfi de Lima

      Cê nem consegue disfarçar, atsoboslob ed adrem !

  36. Valdeci Gomes

    Está claro que o BC tá na mão de um agiota, a inflação caindo e ele subindo os juros, não nega ser bolsonarista.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      O Lula precisa achar um bode expiatório para colocar a culpa da incompetência dele, assim como fez o Bolsonaro, no que do respeito a gastança exacerbada e lambendo os pés do Lira dando mais dinheiro aos nobres deputados. Já que ninguém fala em cortar gastos e mordomias o país paga com juros exorbitantes pela falta de gestão. Aprendeu com a Dilma e fez estágio com o Bolsonaro. Assim ninguém consegue o milagre de um país estável.

    2. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      Luls tem razão, não faz sentido manter a Selic tão alta!!!?

    3. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      Luls tem razão, não faz sentido manter a Selic tão alta!!!?

  37. Alberto Rubens Botti

    Continua o mesmo,nao aprendeu nada!O destino do pais é ter presidentes ignorantes;pelo enos este ultimo não e golpista...espero!

    Responda
  38. Valdeci Gomes

    BC fazendo agiotagem barata

    Responda
    1. Jose Milton Silva

      juros altos interessam aos bancos. o maior pagador de juros do país é o governo. a taxa nas alturas é um atentado contra o país: incentiva a recessão e eterniza um déficit público impagável.

  39. Gilberto Camilo

    Esse presidente do BC (que tem nome que nos remete a um passado tenebroso, so emendando um 'neto') pensa como o Abilio Dinis que essa semana levou um 'susto' com as medidas iniciais da area economica dizendo: acho que o Lula vai tirar dos ricos pra dar pros pobres, ou seja, quebrar a maravilha que foi o sistema economico do Bolsonaro.

    Responda
  40. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lula, o Honesto, tem que pedir imediatamente conselhos macroeconômicos a Dilma, a gêniA.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Que ser ridículo é o pobre de direita, não é mesmo? Defende quem o chicoteia!

  41. Armindo Kolbe

    BANCO CENTRAL INDEPENDENTE. se está reclamando da independência do BC isso quer dizer que ele pretende interferir nos juros a despeito de dizer o contrário.

    Responda
  42. Rosy ferrera Ferrera

    Nada a vê, mas porque Lula convidou a [[[xuxona para embaixadora da vacinação???? Porque não uma mulher do povo mesmo? Que tem 5, 6 filhos?Sempre a mesma história!! Famosos agarrados no sa co

    Responda
  43. jose luiz gaiad de camargo

    Desce do palanque enquanto é tempo! Depois não adianta chorar, reclamar!

    Responda
  44. Hilton Oliveira

    O Presidente eleito do Brasil não pode dar sua opinião sobre juros, inflação e política monetária? Quantos votos teve o Presidente do Banco Central! Quem ele representa? Sua opinião é infalível? Inquestionável!

    Responda
  45. Dalton Matzenbacher Chicon

    Se o gasto público, em seu todo, estiver limitado à arrecadação, a Selic baixa a zero.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Marcelinha, vc é bem burrinha, né? O Dalton está defendendo a sua visão, que é a do pobre de direita. Aprenda a ler antes de comentar.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Mais uma opinião de um Lulaplanista. Um gênio, no quilate de Dilma.

  46. José Roberto Ferreira

    Banco Central independente do governo e mancomunado com o sistema financeiro. Afinal, quem ganha com juros altos?

    Responda
  47. Gil Almeida

    Lula jamais deveria repetir Trump e brigar com o BC. Os juros é a febre de um processo inflamatório. O maior inimigo dos pobres é a inflação. O maior gerador de dívida pública é a burocracia estatal e aposentados que consumem 80% dos impostos. Para conter a inflação só com juros altos. Para derrubar os juros Lula tem que reduzir em pelo menos 1/3 essa sangria dos cofres públicos.

    Responda
  48. LUIZ MENDES

    Só existe a manutenção da taxa de juros para frear a inflação, com séculos de estudo só isso que a economia consegue oferecer?? A inflação é de demanda?? Quanto em títulos públicos os fraudadores das americanas possui?

    Responda
    1. Alexandre Swioklo

      Controle do gasto público é mais eficiente no combate a inflação.

    2. Elcio Simielli

      Falta concorrência. O Brasil é um país de oligopólios.

  49. RAYMOND KAPPAZ

    Lula po4 favor trabalhe.Voce e meu funcionário evtambem de todo piovo brasileiro. Faça o que é fundamental para o país. Deixe para quem entende de economia fazer o certo.Nao se meta.em cousas que não éntensmde.Deixa para quem conhece o assunto tô.

    Responda
  50. Helber Gonçalves

    BC é pitbull com governo Lula mas tchutchuca com o desatre econômico do bolsonarismo. Alguém tem dúvida?

    Responda
    1. LEANDRO DUCA

      Esse Gil que comentou não entende nada de Estado e nem de estado. Esse tipo de cabeça pequena é que é nociva ao Brasil. Sempre tenta nivelar para baixo, tudo o que diz respeito ao trabalhador. Sabe que a iniciativa privada promove o arrocho salarial e ao invés de combater essa vertente, utilizando o salário do funcionário público como exemplo, resolve replicar! Anencéfalo.

    2. Gil Almeida

      Os juros não tem nada a ver com o tipo de governo. Roberto Campos aumentou e muito os juros no governo do Bozo. Para reduzir os juros basta reduzir o tamanho do Estado em 1/3. As carreiras e os supersalários e mega aposentadorias imorais devem acabar. Os funcionários públicos não podem ganhar mais do que os da iniciativa privada. Metade da população vive na miséria para manter uma casta de milionários sanguessugas que investe os supersalários nos altos juros da dívida pública que eles geram.

Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.