-
Galdino Formiga
Sobrevida de cinco anos com câncer é excelente, principalmente para os idosos.
-
João A Silva
Acredito que as crenças religiosas representam um mecanismo de defesa criado pelo ser humano para se proteger do medo da morte e do sofrimento. É difícil aceitar que vamos simplesmente acabar. Segundo Freud, o processo de vida sempre oscilará entre o prazer e o desprazer. Qual irá prevalecer depende das contingências a que estamos submetidos, as quais, em sua grande maioria, independem da nossa vontade consciente. Então, só nos resta relaxar, ir no fluxo, sempre tentando dar o melhor de nós.
-
EDUARDO ALVES AURORE
Todos morreremos quando e como não sabemos, mas morreremos. Muitos deixarão saudades e muitos outros deixarão muita gente feliz. Mas o que preocupa é a forma como irá acontecer, se será com ou sem sofrimento, um câncer com metástase sofre o moribundo e todos seus queridos a suas queridas. Sou cético morreu acabou. Como já citaram aqui MiLLôr Fernandes " Além de ir para o inferno só só tenho medo de uma coisa: juros". O resto é pó.
-
RAYMUNDO DE LIMA
Infelizmente há comentaristas que ainda confundem pessimismo, niilismo, ceticismo, realismo. Hélio contribui para realizarmos uma reflexão realista sobre o sentido da vida.
-
Roberto Carlos Pereira
Uma coisa é certa, viver e ser feliz deve ser um propósito de vida, caso contrário não teria sentido nossa existência. Um dos ensinamentos que pratico por viver algo parecido é de acordar a cada dia, agradecer e viver esse dia como se fosse o último, fazendo o melhor possível. Você já agradeceu pela sua vida hoje?
-
José Cardoso
Descobrir que o tempo indefinido de vida foi subitamente abreviado, e se tornou bem mais definido, deve ser um baque tremendo. Recentemente li a frase do Mario Quintana: não faça de sua vida um rascunho. Podes não ter tempo de passá-la a limpo.
-
Marcos Benassi
Ahhhhh, o Mário quintana era Soda!
-
-
xikito ferreira
"Por que adiá-lo ?" Ora, quem tem fé não se sente dono absoluto de sua vida, mas a considera um dom, de que somos concessionários.
-
Berardo Gomes
O articulista está definitivamente pessimista nesta manhã. Texto dificil de atravessar. A ser verdade a primeira frase, Helio sequer estaria aqui para nos brindar com esta pérola.
-
VITOR LUIS AIDAR SANTOS
Sob olhar cinematográfico e mais superficial, vale uma olhadela em "The Professor" com Johnny Depp.
-
Emerson Luis de Moraes
A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais. (Epicuro).
-
Galdino Formiga
Ótimo
-
-
Marcos Valério Rocha
(cont.) 20pois, se o coração nos engana, Deus é maior que nosso coração; Ele é conhecedor de tudo.1Jo,3,20. Isso vai ser pesado, no cristianismo, a análise do coração é maior que a letra da lei.
-
Marcos Valério Rocha
Essa, de novo, uma situação limite. A pessoa diante de uma doença terminal e mesmo o suicídio comum, ou o aborto em casos de estupro, a pessoa no limite de sua resistência racional. Aí, no cristianismo, o julgamento de Deus vai ser de acordo com a consciência da pessoa, nessas situações não se pode imputar o pecado pela letra da lei. Duas passagens ilustram o caso "Marcos 10:5 Esclareceu-lhes Jesus: Moisés vos deixou escrita essa lei por causa da dureza dos vossos corações!. (cont.).
-
André Jalles Monteiro
Acho que você deveria ler David Servan Schreiber. Os dois últimos livros.
-
Marcos Benassi
Bem, meu caro, numa cultura em que a competição continuada é tida como um valor positivo, faz-se guerras a torto e a direito e a religião é um dos grandes motivos pra fazê-lo, confesso que me é um pouco árduo compreender porque tanta celeuma em relação a terminar com a própria vida. Justo ela, que é pessoal e de mais ninguém? Lembro-me de um francês que, uns dois anos atrás, morreu na rua, na frente de todos, por pura indiferença. Fiquei tenso, vou até acender um cigarrinho - antes que proíbam.
-
joão moreira
Por mais agnóstico que eu seja (e de fato sou), me parece estranho que a camada mais externa dessa cebola não tenha algum tipo de controle central.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O estranho é você achar isso estranho.
-
-
Virgínia Oliveira
Não acredito em vida após a morte. Isso, por incrivel que pareça, me dá tranquilidade. Pensar que não haverá nada após eu morrer, como se fosse um sono profundo do qual não vou acordar, é reconfortante. Não há nada a temer, a não ser a possibilidade de sofrimento antes da morte. Após morte é o descanso. Virarei pó. Estarei em paz pois não existirei mais.
-
Galdino Formiga
Concordo plenamente. Parabéns!
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Como diria um blogueiro de direita que eu lia. Se as pessoas que amo terão direito à sequência, as que eu detesto também. Logo prefiro a hipótese da desintegração para organizar minha vida.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Perfeito! O grande pesadelo é acreditar que haverá uma vida pós morte pois mesmo os que nela acreditam não tem nenhuma certeza sobre o que os aguardaria, inclusive porque tudo o que tem a respeito do seu Deus não passa de palavras proferidas por um humano que tampouco tem experiência alguma do suposto divino, ou seja, qual a natureza do seu Deus.
-
-
gustavo alves de oliveira
Somos, enquanto respiramos, meros cadáveres em potencial (plagiado de F. Pessoa). Por outro ângulo: tudo vira cocô (Rita Lee, também plágio).
-
Beatriz Cerveira
Perfeito!
-
MILTON DOLL
De fato. Nos primeiros séculos do cristianismo o "suicídio" , ou martírio, era desejado pelos fiéis mais fervorosos. Em algum momento ( seriam demasiados mártires ? ) a hierarquia da igreja teve que proscrever o suicídio. Em algumas seitas cristãs europeias, até o sec. XII, o suicídio era praticado pelos iniciados "puros" como forma de abandonar as tentações da carne. Pudera, desapareceram.
-
RICARDO BATISTA
Lembrei da famosa frase do Millôr Fernandes : "O cadáver é que é o produto final. Nós somos apenas a matéria prima". E parabéns à mana pela charge.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, sábio era o Millôr, ao constatar o evidente. Cara, sempre esqueço de elogiar, volta e meia as ilustrações são excelentes!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.