Comentários para:

Sem plano

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Zambrana Toledo

    Suécia, Noruega, por exemplo. Atualmente a China. A Suécia foi quem criou o Bem Estar Social. O enriquecimento da Europa não se deu devido ao liberalismo, mas sim ao acúmulo de capital obtido com o colonialismo. A Espanha e Portugal tem governos socialistas.

    Responda
  2. Tha Virgens

    Folha, aceita gata garota! Vc gostava mesmo era de ver seus jornalistas acuados no cercadinho, tomando chibatadhas do ex presidente fujão! Que coisa! Deixa lula governar!

    Responda
  3. paulo werner

    O sonho liberal/tupiniquim de despolitizar a economia desnuda os interesses políticos de quem nunca formulou qualquer iniciativa de erradicação da miséria. Aceitem, o programa que venceu as eleições não reza a cartilha liberal/tupiniquim.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Aceite que quase metade da população preferiu um genocida pois não aguenta tanta ideologia ruim da esquerda. Aceite que Lula ganhou por um ponto e meio a mais. Aceite que Lula se elegeu com frente ampla e não com a esquerda. Aceite que o Congresso eleito passa longe de ser se esquerda.

  4. PAULO ROBERTO HASSE

    O sonho do L e da esquerda é unir-se com a Argentina que tem inflação de 95% ao ano , juntar peronistas com petistas é montar a maior organização parasitária da história , hermanos já estão quebrados e agora querem quebrar aqui .

    Responda
    1. Tha Virgens

      ChorA!chora!

  5. PAULO ROBERTO HASSE

    Nunca teve nenhum plano estruturado que tenha melhorado o país , o plano é manter a maioria na pobreza e dependente de Auxílios de todos os tipos do governo federal , o plano resume-se a manter o poder e conseguir votos iludindo o povo com as mesmas lorotas de 30 anos atrás . Só falta juntar-se com Argentina para acabar com o Plano Real que ele sempre foi contrário .

    Responda
  6. Lahyr Jr Vergaças

    Não entendo como uma fala pode ter um impacto significativo no câmbio ou nas ações ! Se forem concretos não deveriam abalar as estruturas ou será q são virtuais ? Meta verso ? Instabilidades como invasão da sede dos três poderes deveriam causar mais efeito .

    Responda
  7. BERNARDO MANDELERT

    O Lula tá cada vez mais parecido com o seu antecessessor. A Gleise hoffmann é a Carla Zambeli do PT. Tudo tão igual q às vezes o noticiário parece uma repetição.

    Responda
  8. eli moura

    se o lula disesse, vamos arrochar os juros para controlar a inflação, os papeis do govenro vão remunerar cinco por cento acima da inflação, vamos reduzir os investimentos sociais, desonerar o agro, reduzir o ir para dez por cento para as faixas mais altas, expulsar todos os yanomanis para a venezuela, a noticia seria finalmente lula parece enxergar os erros que fez no passado. O estagiário do editorial náo aceita o óbvio, precisamos combater a desigualdade, isto é prioridade.

    Responda
    1. Erandy Albernaz

      Nao adianta comentar. Voces nao publicam

  9. Bruno Macho

    A Folha é completamente desonesta, cobrando rumos à economia quando Lula está apenas um mês no cargo e que mal saiu de uma tentativa de golpe fracassado por parte dos militares. A taxa de juros do BC está altíssima e inviabiliza a retomada do crescimento econômico. Lula não pode demitir agora Roberto Campos que é um servidor mal caráter que perdeu todo o respeito se prostituindo em grupos de mensagens com o fugitivo. É um escândalo que Lula não possa demitir esse vira-latas do Banco Central

    Responda
  10. Bruno Macho

    A Folha é um jornal da elite brasileira arcaica e golpista. A Folha não tem nenhuma competência para escrever sobre a planejamento econômico do presidente Lula muito menos sobre qualquer outro tema social. A Folha tem uma agenda neoliberal conservadora que está a serviço dos bancos porque a Folha é de fato uma sociedade financeira. Jornalismo sério e competente não existe aqui.A folha defende um programa que beneficia apenas os ricos e os militares e o resto da população que se Fodlha-se!

    Responda
  11. José Bueno

    O surgimento de estados de confusão, tumulto e incerteza, descritos pelo editor desta folha, é exatamente o que se deve esperar daqueles que não querem ouvir, entender ou aceitar que a pauta mudou, a pauta declarada do novo governo é inserir o pobre no orçamento, junto com a sustentação das melhores condiçôes para a economia funcionar. Todo apoio aos planos, às metas do novo governo, para o bem de todos e a felicidade geral da nação!

    Responda
  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Se lula vai acertar ou não , nos veremos. Já quanto a direita e seus programas liberais econômicos ( desde sempre no Brasil e sempre defendida pelo dono da folha) já conhecemos , de longa data, como construíram um monstro social, deixando na sarjeta oitenta por cento de seu povo.

    Responda
  13. José Bueno

    Estados de confusão, tumulto e incerteza, descritos pelo editor desta folha, é exatamente o que se deve esperar daqueles que não querem entender ou aceitar que a pauta mudou, a pauta declarada do novo governo é inserir o pobre no orçamento, junto com a sustentação das melhores condiçôes para a economia funcionar.

    Responda
  14. marcio tulio viana

    Impressionante o grau de certezas da Folha quando se trata de desancar o Presidente. Sabe exatamente o que é certo e o que é errado, como se tivesse a assessoria dos melhores economistas do Pais. Não escapa sequer o Minha Casa, Minha Vida. Para além de sua postura neoliberal, parece obcecada em se mostrar imparcial. Freud explica.

    Responda
  15. Adauto Lima

    Um não sabia como descer do palanque e o que fazer no seu posto ao invés de atacar o STF. O outro não tem ideia de como fundear suas promessas e então ataca o BC. Qual a diferença

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A diferença está na sua visão.

    2. haroldo guimaraes

      O primeiro tentou de todas formas subjugar os demais poderes, destruir as instituições e concentrar poder. Em resumo, Golpe. E só não conseguiu por incompetência, dado que apoio politico e da elite capitalista não faltou. O segundo, com todos os erros, compreensíveis pela complexidade do momento, pelas divergências ideológicas e pela necessidade de aliança com oportunistas pela governabilidade, tenta de todas as formas fazer exatamente o oposto. Ou seja, garantir a nossa Democracia.

    3. Estela Najberg

      A diferença é que um deles respeita o jogo democrático, o outro passou 4 anos ameaçando dar golpe. Não aceitou os resultados das urnas e insuflou a turba contra a república. Ambiente democrático é condição para resolvermos nossos problemas, inclusive esse, das derrapadas do Lula.

    4. Fernando Minto

      O que vc fazia na tarde do 8 de janeiro, hein Adauto?

  16. ROSA MARIA

    Isso tudo é mais que evidente. Lula olha o tempo todo para o próprio umbigo, para a Ceplac, para os cumpanheiros da época dos Dinossauros, nada mais. Nunca foi e nunca será um Estadista. Jamais se preocupou com o povo brasileiro e com o Brasil.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ah! Mas nada disso importa. Com vc se preocupando já está tudo certo.

  17. Miro Costa

    "Esse tem sido o padrão das declarações econômicas do mandatário, que revelam, mais do que ideias erradas, a falta de planos." Revelam mais que isso: doença física e mental grave e terminal, mania de deus, convicção de que ganhou as eleiçõs. Mas a FSP não fez o L? Não deu carta branca? Esqueceu de reler a história? Esse papo não redime, seria mais digno fazer como os "neoliberais" do Real fizeram - ficar calado.

    Responda
    1. haroldo guimaraes

      Colega, quem tem "convicção" de que ganhou as eleições é o Bozo. O Lula simplesmente ganhou !! Mesmo, com o Bozo tendo feito uso indiscriminado (e ilegal) da máquina pública em benefício próprio, mentido, enganado, comprado votos, ameaçado eleitores vulneráveis e dificultado eleitores do nordeste chegarem aos locais de votação.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nossa! Quanta inveja do Lula.

  18. Nasemar Hipólito

    O processo de autonomia do BC no Brasil já começou viciado pelo governo passado. Roberto Campos foi indicado por Bolsonaro e tem se mostrado bolsonarista! Como garantir que ele não vai jogar contra a política desenvolvimentista do novo governo? Os fatos já estão comprovando isso! Esse esquema não vai dar certo...

    Responda
  19. Ary Dantas oliveira Junior

    Tem muito eleitor do atual governo que não tem noção do estrago de ter inflação fora de controle!!

    Responda
  20. João Perles

    O novo governo precisa ter foco. Investir na saúde, na educação, na infraestrutura e dar andamento célere à reforma tributária. Votei em Lula por todas as obviedades possíveis, mas tem coisas com as quais não concordo. Por exemplo, sou contra investimentos brasileiros em exploração de gás de xisto da Argentina. O novo discurso relacionado ao IRRF também contraria as melhores ponderações sobre o tema: o ideal é começar com isenções a partir de R$ 3.500,00 e evoluir para R$ 5.000,00 até 2025.

    Responda
  21. MARCIO OLIVEIRA

    Cada governo tem a agenda populista que escolhe pra chamar de sua: Bolsonaro atentava contra o STF e demais instituições democraticas, Lula atenta contra o BC e Mercado e o nercado em geral.

    Responda
  22. claudio andrade alves

    Nada novo nos editoriais da Folha (um jornal a serviço do mercado). Os jornalistas estão com pressa, julgam um início de trabalho ( 35 dias) como se já tivesse passado uma década. O Jornal poderia fazer igual aos parlamentares de direita que colaram nos paletós o "Fora Lula" e , pelo que se depreende, pedirem a volta do verdugo fugitivo.

    Responda
  23. JONES DARI GOETTERT

    Que delicia! O "plano" Folha é sensacional!

    Responda
  24. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Isso na opinião da FSP, e da Faria Loma, não é? Porque para outros cidadãos e economistas com visão social, não houve confusão. Foi muito claro. Não tem motivo para manter o juros alto! A manutenção dos juros nas alturas vai prejudicar a política econômica proposta pelo governo Federal, que aposta no aquecimento do poder de compra do cidadão. Ou seja, o BC jogando contra. Se o senhor editor da FSP não entendeu, é porque não é um bom entendedor.

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Hahaha, phôia, bem que um coleguinha leitor, reaça, mencionou com prazer o editorial de hoje, agora entendo. Comento apenas que a escolha por só botar na rabeira do texto o reconhecimento da legitimidade do Luloverno em administrar o país reduz, digamos assim, a legitimidade da crítica: vira mais terrorismo verbal...

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Bom dia, Marcos. A legit imidade é indiscutível. Discutível é a competência em assuntos econômicos. Incomp etência absolutamente legítima.rs

  26. Peter Janos Wechsler

    Lula não tem uma ideia própria. Segue o que lhe sugerem os saudosistas "cubanos". Não há país desenvolvido sem BC independente.

    Responda
  27. jose borges

    No Brasil muitos eleitores pensam que presidente é um soberano de monarquia absolutista . E os presidentes , principalmente o ora foragido na Flórida, se imagina assim ( excessão a FHC) Já parte da elite gosta de passar a ideia de que o previdente do Bacen é ou deve ser esse soberano de monarquia absolutista. Dito isso, lembro que o excepcional Pérsio Arida disse , há 7 dias, ter espaço para a queda dos juros . Prefiro Pérsio a Campos Neto. O erro está no Bacen.

    Responda
    1. Ramiro Loutz

      Exceção.

  28. Ramiro Loutz

    A falta de autocrítica do PT é marcante e orientadora das besteiras que fazem, sobretudo na economia. Editorial perfeito.

    Responda
  29. Felipe Araújo Braga

    O Brasil é desigual, é injusto e é cruel. Lula, porém, ganhou com um ponto e meio a mais que Bolsonaro e deveria estar falando para todos e não apenas para os seus. Se nós queremos programas sociais turbinados, empregos que paguem bem, geração de renda e trabalho, etc., precisamos de uma economia livre, produtiva e vibrante. O Brasil é também um dos países mais travados do mundo economicamente e não é seguindo o modelo da Argentina que vamos prosperar: todos vimos o desastre da gestão Dilma.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Luiz, seus comentários são estúpidos.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Parece os editoriais da folha.

  30. Cristiano Jesus

    Se entendi bem, Lula deseja interferir pontualmente no BC porque desconfia que quem está a frente do mesmo age deliberadamente para sabotar o governo. Penso que o governo de qualquer país deve se preocupar apenas com o bem estar do maior número de pessoas e ser um elo do sistema global econômico. O mercado brasileiro não gosta disso porque aumenta a concorrência, inclusive editorialistas que poderiam ser bem substituídos pelo ChatGPT, mas é assim que países minúsculos são potências.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahah, que paciência e educação, Cristiano, louvo e agradeço. Vou até parar de ler os comentários por aqui, as minhas duas já tão muito desgastadas.

  31. Eduardo Elói

    A coluna parece cópia distribuída pelo mercado. Ninguém pode confrontar essa gente. O mercado não gosta do Lula, porque expõe essa gente à realidade. BC independente, no Brasil, mais parece raposa tomando conta do galinheiro. Essa gente não foi eleita pelo povo, mas toma decisões que afetam diretamente a todo mundo. O político, pior que ele seja, foi eleito pelo povo e pode ser trocado a cada quatro anos.

    Responda
  32. Giovani Ferreira Vargas

    Kkk Façam o L!

    Responda
  33. Jane Medeiros

    Há os que não querem entender o discurso de Lula porque incomoda, fere interesses de meia dúzia que quer comandar os destinos do país! Só que o povo votou em Lula e deu-lhe carta branca com base em competência comprovada em dois mandatos. Este jornal começa a se repetir. "Samba de uma nota só" só fica bem em Jobim.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Carta Branca? Ninguém tem Carta Branca para nada querida, Lula foi eleito com um ponto e meio percentual a frente de Bolsonaro. O mínimo, que deveria fazer, é uma gestão responsável governando ao centro.

  34. Jane Medeiros

    Virou samba de uma nota só depois que Bolsonaro foi defenestrado do poder. Parece que para isto Lula serviu! Limpar a área de que quem definitivamente não gostava da imprensa. Feito isto, todo dia é a mesma lenga-lenga. Lula jem bem iniciou seu governo e já é classificado como desastre! Tudo porque não de dobra! Que faltabfaz aquele jornalista maior de domingo que foi mandado embora!

    Responda
  35. Joao Braga

    Na verdade Lula é um desastre sob todos aspectos. O país vai pagar um alto preço pel incompetência e ideologia que é a vanguarda do atraso.

    Responda
    1. claudio andrade alves

      Você lê mão também?

  36. Alberto A Neto

    Vale lembrar que Luís Inácio começou a espelhar FHC, que costuma ser lembrado pela frase "esqueçam o que escrevi". Pode-se dizer que Lula III promete ser lembrado pela frase: "esqueçam o que disse". Lula I dizia em 2006:"Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema". Luís Inácio III tem o que ninguém na vida jamais teve após sair de um xilindró: A TERCEIRA CHANCE. A maioria não tem sequer a primeira. Raríssimos uma segunda. Alô, Lula! O vento já levou os palanques!

    Responda
  37. Rubens gonçalves

    O Título da matéria deveria ser : o que a folha não pensa. E nenhuma notinha sobre as rachadinhas da primeira dama com os funcionários do Planalto segundo o jornal metrópole? E a posse de picanha estocada no delivery confiscada por ela ?

    Responda
  38. Marco A Moreira

    Excelente editorial .

    Responda
  39. Neli de Faria

    Deu certo porque o FHC deixou a Economia em ordem.

    Responda
  40. Paulo Camargo

    O Lulla não sabe o que fazer com economia do país agora, mas tem o exemplo de seu primeiro governo que deu certo qdo entregou o comando do BC ao banqueiro Henrique Meireles que manteve taxas de juros altíssimos para conter a inflação. Inflação é o flagelo dos pobres que Lulla diz querer ajudar,somente com bolsas auxílio ñ é suficiente, mata a fome por alguns dias do mês mas não traz melhorias para a qualidade de vida dos beneficiários.

    Responda
  41. Paulo Camargo

    O Lulla não sabe o que fazer com economia do país agora, mas tem o exemplo de seu primeiro governo que deu certo qdo entregou o comando do BC ao banqueiro Henrique Meireles que manteve taxas de juros altíssimos para conter a inflação. Inflação é o flagelo dos pobres que Lulla diz querer ajudar,somente com bolsas auxílio ñ é suficiente, mata a fome por alguns dias do mês mas não traz melhorias para a qualidade de vida dos beneficiários.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Deu certo porque o FHC deixou a Economia em ordem.

  42. Guilherme Zambrana Toledo

    O que é coerente para o neoliberalismo não o é para um governo de Bem-estar social e vice-versa. Logicamente, um neoliberal vai achar absurdo o programa do governo atual. A questão é, o neoliberalismo é um bom programa para as grandes potências, mas seria o melhor para um país em desenvolvimento e tão desigual como o Brasil?

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Felipe, a Suécia e a Noruega tiveram seu crescimento devido ao governo de Bem-estar social, por exemplo. A China não é um exemplo de liberalismo. O desenvolvimento europeu não se deu ao liberalismo, mas sim ao acúmulo de capital na era do colonialismo, vide o que a Bélgica fez com o Congo Belga. Ainda somos um país de commodities, a nossa pauta de exportação ainda é baseada em produtos primários, como na época da colonização. Não confunda democracia com liberalismo.

    2. Felipe Araújo Braga

      Existe unicamente o Liberalismo Econômico. E o que você não se atenta é: o Liberalismo voltou com força nos anos 1980 pois os regimes heterodoxos intervencionistas trouxeram endividamento e recessão, lembra da década perdida? Então. Você diz que o Liberalismo não é adequado ao Brasil, ora, todos os países que cresceram economicamente são liberais. Me diga um país socialista ou travado que teve crescimento econômico.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Felipe, o movimento atual é chamado neoliberal pois o liberalismo original levou o mundo à grande depressão após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. Por décadas o liberalismo desapareceu do mapa político, até ressurgir nos governos de Tatcher e Reagan, quando foi rebatizado de neoliberalismo.

    4. Felipe Araújo Braga

      Não existe "Neoliberalismo", existe o Liberalismo, ponto. Depois, tá todos os países desenvolvidos o são, porque antes, adotaram o Liberalismo Econômico. Não adianta querer que o Brasil seja uma Suécia e Croácia e adotar o modelo da Bolívia e Argentina.

  43. JOSE A MARTINI

    Não tem projeto, alias nunca teve, teve certo sucesso nos anos iniciais do primeiro mandato graças ao exponencial aumento das comodites, se acha o máximo e que basta estar no poder e tudo se resolve, muito próximo do jeito bolsonaro de governar.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Você deve ter votado ou no Lula agora ou no bolsonaro . Tua consciência está lhe cobrando?

  44. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula é de esquerda (que bom, foi por isso que votei nele), mas a Folha quer que ele seja um liberal. Não será. A folha só o apoiou porque não emplacou ninguém da terceira via (embora tenha inventado esse termo risí vel). Não se.emendam mesmo. Neo liberali smo não!

    Responda
  45. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Se o brasil tivesse defensores de uma causa social com a mesma gana dos defensores das causas do mercado, estaríamos bem melhor, não acham? Leram a coluna do Sardenberg no Globo de sábado? É um escárnio.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A causa social é a causa do mercado. Você defende um exército de pobres dependendo eternamente do Estado? Ou pessoas que possam ser independentes? Um mercado produtivo que gere emprego é o melhor paga o povo.

  46. Reinaldo Rosa

    Lula se posiciona como presidente, que é, não obstante, um cargo político-partidário. Portanto, deve sim apontar a doença política detectada no BC que pode comprometer o seu governo. O tratamento imediato é apontar o rumo institucional do BC: que deve garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem- estar econômico da sociedade brasileira. Um dirigente que objetiva recessão é, antes de tudo, patológico.

    Responda
  47. Luiz Gomide

    Ah, que falta faz o boom, esporádico, no preço das commodities. Vai viver de lero-lero.

    Responda
  48. Luiz Antônio I

    Lula, a eleição terminou, está falando desnecessariamente.

    Responda
  49. Carlos Antonio

    Taxa SELIC a quase 14% obviamente não beneficia quem vive de aluguel, não tem casa própria e paga financiamento. Taxas altas e juros somente beneficiam mercado. Esta performance do BC tem a pegada de Paulo Guedes e Bolsonaro. O povo, ora o povo é o povo...

    Responda
  50. Pedro Gonçalves

    Claramente o presidente do BC está boicotando o país na tentativa de prejudicar o governo. E não faz sentido falar em independência quando Campos Neto é ligado a Bolsonaro, a quem continua servindo. Lula está correto: a independência do BC tem que ser revista.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      olha aí a velha teoria da conspiração que os bolsonaristas tão bem aprenderam dos petistas. O que difere petistas e bolsominions e só o jeito de mugir.