Elio Gaspari > A estatal do trem-bala é imortal Voltar
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Demonizar estatais é o primeiro requisito para ser um editorialista da FSP. Quero saber no mundo, que paÃs que não investiu em malha ferroviária, e transporte interestadual e o setor privado construiu ?
Que a iniciativa privada crie as linhas e explore o trem-bala, ficando com os ganhos. Esse é o caminho!
Deixa de falar bobagem! A estatal existe para nada, só para manter o cabide de emprego. Conhece algum trem-bala rodando no Brasil? Aliás, trem de passageiros, que não metrÔ, foram todos descontinuados há 50 anos....
Elio Gaspar não é exatamente conhecido por enaltecer o processo de privatização brasileiro (ao qual chama de privataria) nos anos FHC.
Imagina que beleza se ainda tivéssemos a COBRA (Computadores Brasileiros), a lei de proteção à Informatica e o sistema Telebras ? Você estaria ainda declarando as duas linhas de telefone (fixas) como ativos no seu IR e se comunicando por telegrama.
não se deve privatizar a infra estrutura, apenas a gestão, vejam o desastre que se tornou os trens urbanos em são paulo, cada vez mais com a cara do rio de janeiro. A sequencia de falhas parece anunciar uma tragédia. O trem bala entre o RJ e SP seria jogar dinheiro fora, há desafios maiores para os trilhos em ambientes urbanos e transportes modais.
Os trens urbanos de sp não se tornaram desastre, isso é um projeto de sucateamento, para depois passar à iniciativa para que tenha lucro. Privatização é roubo do patrimônio público. (Abner Nazaré Cândido)
a gestão é controlada por uma serie de indices de desempenho, a privatização dos serviços publico tem o lucro como indice de mais alta hierarquia. Há um conflito de interesse entre publico e o privado
Ingratos, o Brasil fez metrô, portos, aeroportos, estradas... Não importa se foi no exterior , isso é um detalhe. Agora vamos construir um gasoduto da Argentina para o Uruguai... E a imprensa porquê fica calada? Supostamente deve ter também seus interesses. E o nosso povo? Esta esperando a picanha....
Não votei para lula por causa da picanha. Votei pelo meio ambiente, pelas crianças da Fauna e da Flora . Votei pelo meio ambiente e até aqui tirante o navio que a Marinha poluiu o Mar, cadê a Marina, o Lula está sendo excelente presidente. Forabolsonaro terrivelmente despreparado e mau presidente.
Tudo começou com algum oportunista , nos anos cinquenta começou a sucatear as ferrovias e a Ditadura Militar que tantos males causou ao PaÃs, acabou por enterrar. Em sessenta, minha famÃlia foi de Minas, com baldeações, para o Paraná de trem. Num paÃs continental não ter o transporte ferroviário é um crime lesa-pátria. Oportunistas adoram fazer promessa: um disse que faria o Metrô de Congonhas até Cumbica...! E esse trem bala.
Gerson: quem deu todo incentivo para as indústrias automobilÃsticas...
Começou no ‘governar é abrir estradas’ se não me engano no tempo do Rodrigues Alves. De rodagem, bem entendido
Já há relator habilitando-se a defender a indicação da estatal à Academia Brasileira de Letras. Afinal seu idealizador(a) é um virtuose na literatura do irrealismo fantástico dividido entre a histeria ficcional e a paranoia surrealÃstica.
O atual governo, que chega a desmaiar quando se fala em privatização, vai alegar que o trem bala é patrimônio do povo e deixar tudo como está. No Brasil, o que é ruim dura para sempre.
Quem viaja para fora do paÃs deve saber que o transporte de passageiros é realizado basicamente por Estatais: Combois de Portugal(Portugal), Amtak(EUA), Deutsche Bahn (Alemã), SNCF que opera o TGV(França), etc.... São estatais porque o transporte de passageiros não é lucrativo, mas possui externalidades tais como: induz mais turismo doméstico e estrangeiro, ativa a economia nas pequenas cidades, amplia as opções de moradia com qualidade de vida e ampliação da produtividade.
Interessante e importante o seu comentário. Elio Gaspari ou não sabe disso ou deixou de repassar para o leitor esse detalhe importante.
Acho que você não entendeu Calvin. Aqui só tem os empregos, faltam os trens.
A privataria neoliberal, fonte de ganhos estratosféricos para "investidores" com senso de "oportunidade" tem sido o mote de quem só está interessado em destruir para "ganhar", qualquer ponderação racional como a sua é rechaçada pelos representantes da especulação, a exemplo de boa parte de colunistas e deste veÃculo da imprensa, mergulhado até o "pescoço" no modelo vigente de acumulação pela finança!
Parabéns Sr. Calvin. No seu etc gostaria de incluir: Japão (onde convivem trens ótimos e metrôs estatais e privados) e a China com mais de dez linhas de trem de suspensão e propulsão magnéticas que experimentei várias vezes. Um paÃs continental não ter trens de todo tipo cruzando de Norte a Sul e de Leste a Oeste é uma paÃs de mandantes e empresários medÃocres.
É óbvio que haja casos de corrupção ou ineficiência nessas empresas, assim como há em empresas do varejo, auditadas por Big Four, por exemplo... Mas aà vai jogar a ideia fora, de maneira rasa, só pra cumprir a meta semanal de textos para o jornal? Melhor usar o ChatGPT então... Se há ineficiências e corrupção, que o jornal faça uma matéria mais propositiva, explicando os modelos nos outros paÃses, apontando soluções...
Lá, ao contrário de cá, pelo menos os trens estatais transportam alguma coisa.
'...mas o doutor Marcelo jogou luz sobre a existência da empresa.' Esses vampiros estatais desejam antes de tudo um escurinho. A luz do sol é uma perigo.
Êêê, sêo Elio, mas cumé que um pobre rapaz esforçado como o Smallpox TarcÃzo vai ligar contra o poderoso espectro do Levy fidelix e o Trem Bala? Dá não, isso é tarefa pra Ghostbusters, não pra Bozofrênico...
Na verdade, um trem entre Rio e São Paulo, mais as cidades relevantes deste estado e o aeroporto de Viracopos, não precisa ser "bala", como o TGV ou o Shinkansen. Pode ser um trem comum, como os europeus, viajando a 200 km/h. É tão difÃcil isso?
Penso que seja bem difÃcil, mesmo. Mas viajar de trem é tudo de bom.
No Brasil é.
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