Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogerio Silva Júnior

    Demonizar estatais é o primeiro requisito para ser um editorialista da FSP. Quero saber no mundo, que país que não investiu em malha ferroviária, e transporte interestadual e o setor privado construiu ?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Que a iniciativa privada crie as linhas e explore o trem-bala, ficando com os ganhos. Esse é o caminho!

    2. Paulo Araujo

      Deixa de falar bobagem! A estatal existe para nada, só para manter o cabide de emprego. Conhece algum trem-bala rodando no Brasil? Aliás, trem de passageiros, que não metrÔ, foram todos descontinuados há 50 anos....

    3. thomaz saavedra

      Elio Gaspar não é exatamente conhecido por enaltecer o processo de privatização brasileiro (ao qual chama de privataria) nos anos FHC.

    4. thomaz saavedra

      Imagina que beleza se ainda tivéssemos a COBRA (Computadores Brasileiros), a lei de proteção à Informatica e o sistema Telebras ? Você estaria ainda declarando as duas linhas de telefone (fixas) como ativos no seu IR e se comunicando por telegrama.

  2. eli moura

    não se deve privatizar a infra estrutura, apenas a gestão, vejam o desastre que se tornou os trens urbanos em são paulo, cada vez mais com a cara do rio de janeiro. A sequencia de falhas parece anunciar uma tragédia. O trem bala entre o RJ e SP seria jogar dinheiro fora, há desafios maiores para os trilhos em ambientes urbanos e transportes modais.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Os trens urbanos de sp não se tornaram desastre, isso é um projeto de sucateamento, para depois passar à iniciativa para que tenha lucro. Privatização é roubo do patrimônio público. (Abner Nazaré Cândido)

    2. eli moura

      a gestão é controlada por uma serie de indices de desempenho, a privatização dos serviços publico tem o lucro como indice de mais alta hierarquia. Há um conflito de interesse entre publico e o privado

  3. Joao Braga

    Ingratos, o Brasil fez metrô, portos, aeroportos, estradas... Não importa se foi no exterior , isso é um detalhe. Agora vamos construir um gasoduto da Argentina para o Uruguai... E a imprensa porquê fica calada? Supostamente deve ter também seus interesses. E o nosso povo? Esta esperando a picanha....

    Responda
    1. Neli de Faria

      Não votei para lula por causa da picanha. Votei pelo meio ambiente, pelas crianças da Fauna e da Flora . Votei pelo meio ambiente e até aqui tirante o navio que a Marinha poluiu o Mar, cadê a Marina, o Lula está sendo excelente presidente. Forabolsonaro terrivelmente despreparado e mau presidente.

  4. Neli de Faria

    Tudo começou com algum oportunista , nos anos cinquenta começou a sucatear as ferrovias e a Ditadura Militar que tantos males causou ao País, acabou por enterrar. Em sessenta, minha família foi de Minas, com baldeações, para o Paraná de trem. Num país continental não ter o transporte ferroviário é um crime lesa-pátria. Oportunistas adoram fazer promessa: um disse que faria o Metrô de Congonhas até Cumbica...! E esse trem bala.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Gerson: quem deu todo incentivo para as indústrias automobilísticas...

    2. Geilson Silva

      Começou no ‘governar é abrir estradas’ se não me engano no tempo do Rodrigues Alves. De rodagem, bem entendido

  5. Alberto A Neto

    Já há relator habilitando-se a defender a indicação da estatal à Academia Brasileira de Letras. Afinal seu idealizador(a) é um virtuose na literatura do irrealismo fantástico dividido entre a histeria ficcional e a paranoia surrealística.

    Responda
  6. Roberto Rangel

    O atual governo, que chega a desmaiar quando se fala em privatização, vai alegar que o trem bala é patrimônio do povo e deixar tudo como está. No Brasil, o que é ruim dura para sempre.

    Responda
  7. Calvin Soares

    Quem viaja para fora do país deve saber que o transporte de passageiros é realizado basicamente por Estatais: Combois de Portugal(Portugal), Amtak(EUA), Deutsche Bahn (Alemã), SNCF que opera o TGV(França), etc.... São estatais porque o transporte de passageiros não é lucrativo, mas possui externalidades tais como: induz mais turismo doméstico e estrangeiro, ativa a economia nas pequenas cidades, amplia as opções de moradia com qualidade de vida e ampliação da produtividade.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Interessante e importante o seu comentário. Elio Gaspari ou não sabe disso ou deixou de repassar para o leitor esse detalhe importante.

    2. José Cardoso

      Acho que você não entendeu Calvin. Aqui só tem os empregos, faltam os trens.

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A privataria neoliberal, fonte de ganhos estratosféricos para "investidores" com senso de "oportunidade" tem sido o mote de quem só está interessado em destruir para "ganhar", qualquer ponderação racional como a sua é rechaçada pelos representantes da especulação, a exemplo de boa parte de colunistas e deste veículo da imprensa, mergulhado até o "pescoço" no modelo vigente de acumulação pela finança!

    4. S RGIO DA SILVA

      Parabéns Sr. Calvin. No seu etc gostaria de incluir: Japão (onde convivem trens ótimos e metrôs estatais e privados) e a China com mais de dez linhas de trem de suspensão e propulsão magnéticas que experimentei várias vezes. Um país continental não ter trens de todo tipo cruzando de Norte a Sul e de Leste a Oeste é uma país de mandantes e empresários medíocres.

    5. Calvin Soares

      É óbvio que haja casos de corrupção ou ineficiência nessas empresas, assim como há em empresas do varejo, auditadas por Big Four, por exemplo... Mas aí vai jogar a ideia fora, de maneira rasa, só pra cumprir a meta semanal de textos para o jornal? Melhor usar o ChatGPT então... Se há ineficiências e corrupção, que o jornal faça uma matéria mais propositiva, explicando os modelos nos outros países, apontando soluções...

    6. Calvin Soares

      É óbvio que haja casos de corrupção ou ineficiência nessas empresas, assim como há em empresas do varejo, auditadas por Big Four, por exemplo... Mas aí vai jogar a ideia fora, de maneira rasa, só pra cumprir a meta semanal de textos para o jornal? Melhor usar o ChatGPT então... Se há ineficiências e corrupção, que o jornal faça uma matéria mais propositiva, explicando os modelos nos outros países, apontando soluções...

    7. Roberto Rangel

      Lá, ao contrário de cá, pelo menos os trens estatais transportam alguma coisa.

  8. José Cardoso

    '...mas o doutor Marcelo jogou luz sobre a existência da empresa.' Esses vampiros estatais desejam antes de tudo um escurinho. A luz do sol é uma perigo.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Êêê, sêo Elio, mas cumé que um pobre rapaz esforçado como o Smallpox Tarcízo vai ligar contra o poderoso espectro do Levy fidelix e o Trem Bala? Dá não, isso é tarefa pra Ghostbusters, não pra Bozofrênico...

    Responda
  10. Lorenzo Frigerio

    Na verdade, um trem entre Rio e São Paulo, mais as cidades relevantes deste estado e o aeroporto de Viracopos, não precisa ser "bala", como o TGV ou o Shinkansen. Pode ser um trem comum, como os europeus, viajando a 200 km/h. É tão difícil isso?

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Penso que seja bem difícil, mesmo. Mas viajar de trem é tudo de bom.

    2. Ernesto Dias Junior

      No Brasil é.