Poder > STF testa protagonismo inédito em ação contra golpismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Realmente o STF só deve agir se provocado, mas o ministro Toffoli já agiu de ofÃcio de forma inconstitucional pois as ofensas feita contra membros do tribunal não ocorreram nas dependências do mesmo.
Realmente STF só DEVE agir se provocado, mas o ministro TOFFOLI já agiu de ofÃcio de forma inconstitucional pois as ofensas feita contra membros do tribunal não ocorreram nas dependências do mesmo.
Apesar do código dr Processo Penal está ultrapassado, acho que constitucionalmente falando, uma lei emanada do Congresso Nacional, só por ele pode ser modificada. O Poder Legislativo é o maior poder da república porque faz as leis que ele próprio, diga-se de passagem, também tem que obedecer
Acabei de ver na c. Capital duas empresas perderam ações contra seus funcionários por praticar assédio ou coação eleitoral contra os funcionários. Olha o fascismo do qual ainda estamos sob amea-ça.
Os donos eram apoiadores do Bolsonaro. Acho que queriam liberdade pra explorar os outros e não pagar impostos.
Sou um sujeito apenas alfabetizado, por isso não tenho autoridade para versar sobre o que vou falar. Senão vejamos: o caso da mudança de um artigo do Código de Processo Penal sobre por exemplo, prisão cautelar ou em flagrante de pessoa de nÃvel universitário: O STF pode fazer isso de moto próprio? não é necessária a intervenção do Congresso Nacional para um assunto de suma importância? só estou perguntando.
Pode pq acima de uma lei ordinária está a CF. No art. 5 tem uma norma de que todos somos iguais perante a lei então esse privilégio odioso não foi recpcionado pela cf e não foi de moto próprio. O STF age por provocação. E acho que o senhor é bem alfabetizado
Só falta a justiça chegar naquele que durante quatro anos conspirou contra o Brasil e sua democracia.
Análise ampla e complementar (ambos os lados). Parabéns Uirá!
A democracia precisa reagir ao fascismo que vem crescendo no mundo todo. Não se pode permitir que os inimigos da democracia se utilizem dela para destruÃ-la.
Complexo! Mesmo caso de MoroÂ….
Seria como justiça com as próprias mãosÂ… E terá o mesmo fim que o Moro? Vai virar politÃco. Quem viver verá!
Todas as questões "discutiveis" buscaram preservar a democracia, o que as torna basicamente indiscutiveis, face aos principios da Constituição. Se houve decisões "inéditas", o momento polÃtico também era assim. Seria útil se o autor do texto imaginasse o que seria de nós se as decisões, de um modo geral, não tivessem sido as que foram.
A preocupação ou análise do "comentarista", indica sua preferência ou predileção polÃtica/partidária. Com todo o respeito, acompanho as decisões do Min. Alexandre de Morais e, embora tenha sido crÃtico de sua escolha pelo "golpista" Temer, parecem coerentes duas decisões e nunca li nenhuma, que não tenha sido provocada pela PGR. Deferir os pleitos de ARAS e seus aliados, não parece, com todo respeito, a melhor ou mais acertada decisão!
Alexandre de Morais foi excelente ,protegeu a nossa debilitada democracia -viva Xandão -parabéns Alexandre de Morais
Alexandre de Morais foi excelente ,ele inovou Moraes conseguiu conter muitos dos ataques à democracia, apesar de o Brasil não ter estrutura regulatória para lidar com a disseminação da desinformação e em meio a um vácuo institucional, já que a Procuradoria-Geral da República (PGR), sob comando de Augusto Aras, manteve-se inerte na maior parte do tempo.
Cuidado! The beast está solta!
Mas com a competência somente do PGR ARAS para debelar o atentado autocrático do Presidente anterior, sobrou para o Judiciário extrapolar sob pena de permitir o absurdo maior. A regra tem que ser mudada. O Conselho do MPF tem que ter a possibilidade de ultrapassar a competência do PGR, sob pena do que aconteceu. Uma blindagem espúria que confrontou o STF com uma nova realidade maligna.
Graças ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes, as eleições foram respeitadas e as teses de Bolsonaro e de seus apaniguados foram barradas. Se não fosse o protagonismo de Alexandre de Moraes e do STF, terÃamos um golpe de estado na surdina sem reação contundente. E tudo seria engolido pelo povo beatificado diante de um golpe branco.
Sim, com certeza , concordo com vc -parabéns Alexandre de Morais
Sorte nossa o Xandão ser ministro do STF se fosse o tofolli já tinha sido comido vivo pelo boldonarismo golpista
Sim, com certeza ,tudo leva a crer ,Tófolli é muito fraco ,e de pouco conhecimento
Se não fosse o STF, o TSE e o protagonismo de Alexandre de Moraes, as teses de Bolsonaro e dos militares de seu entorno teriam prevalecido. Alexandre é o Ãcone maior da manutenção do estado de direito e manutenção da democracia, que já estava sendo corroÃda desde janeiro de 2019. A história do Brasil contemporâneo deve a Alexandre boas páginas de seu protagonismo para conter o retrocesso histórico e a demolição da república mesmo à custa de possÃveis excessos da parte do STF.
TÃtulo tendencioso: o bolsonaro e seus asseclas são inimigos da república democrática e o sr. juiz moraes é um corajoso que tomou a responsabilidade, dada a omissão quase que generalizada das instituiçMes da república
Obrigado Alexandre de Moraes, ver Bolsonaristas reclamando da comida e das péssimas condições dos presÃdios foi muito engraçado .
FSP tá com saudade dos tempos em que o Serra ( o mais corrupto do Brasil nos últimos 60 anos) ligava pra o Presidente do STF e chama-o de "meu Presidente."
FSP está saudosista do Guedes e das motociatas enganam tolos.
Não se intui que pudesse ter sido diferente. Certamente não seria possÃvel o STF "estar esperando acontecer". A história mundial tem fartos exemplos disso. Bom trabalho ao STF, que continuem sendo fortes. Espero que o Brasil volte a ser um paÃs do futuro, que possamos ter um crescimento sustentável, com um povo com direitos à educação e saúde. Será difÃcil, todo o esforço é pouco. Não tecerei comentários a respeito da FSP, o que andamos lendo, muitas vezes é decepcionante, um desserviço à nação.
FSP fará de tudo pra o Brasil continuar sendo reserva de guerra dos EUA mesmo vendo o Povo do Brasil morsendo de fome e de intrigas.
Como a FSP é um puxadinho da gogó do Depto de Estados dos EUA, ela queria uma revolução colorida aqui, visto o Golpe contra Dilma e a prisão do Grande Estadista Lula, mesmo destruindo a segurança social do Povo, o Brasil ainda está resistindo as artimanhas dos EUA.
FSP prefere a quebradeira à normalidade e pacificação.
Vivas ao STF e ao TSE caso contrário o Brasil no que teria se transformado o Brasil ?
FSP se comovendo com os terroristas de estimação.
Resumindo, Moraes vai almoçar os bolsonaristas, pra não ser jantado mais tarde
O golpismo não respeita a lei, ele, bolsonaro fez isso durante 4 anos falou das quatro linhas da constituição, mintiu se apegando a letra da lei, interpretou a sua maneira e mintiu. Qual foi a idéia do, legislador para evitar o golpismo? devemos observar o espÃrito da lei. se começamos por achar que o STF está ultrapassando a lei. estamos abrindo as portas aos golpistas, e ai voltamos a ditádura.
Exagerar no argumento enfraquece a causa, assim está agindo o ministro!
Viva a ditadura da Lei. Mas tem que ser entendido que quem faz a lei é a luta. E quem faz a luta é a necessidade social. Esta deve ser, então, a base para qualquer ação, judiciária ou não.
Um teste sobre a censura do UOL. A palavra "fascismo" está entre as proibidas, mesmo que seja para denunciá-lo?
Todos estavam acostumados com a falta de pronta e rápida resposta do STF e os golpistas apostaram nisto.Perderam, manés!!! Parabenizo e agradeço a ação de Moraes e seus pares por darem uma resposta tão inovadora e dentro da Constituição. Resultado de quem estuda e conhece a Carta Magna!!!!!! A Nação agradece e deveria reverenciar nossa Corte Maior!!!!!!
O único atropelo que se vê, é o da mÃdia pifia e de seus joenalistas de pelego.
Não conheço e nem quero conhecer o autor. Oque ele queria ?? Com o presidente da Câmara dos deputados comprado por R$ 20 bilhões ao ano , o PGR cooptado ambos deixando o presidente da república livre para cometer crimes em série tendo certeza da impunidade mostrando clara e diariamente o fervor para aplicar um golpe de estado , só restou o STF para defender as leis e a democracia. O Brasil deve e muito ao ministro Alexandre de Moraes , extrapole ou não os limites. Qdo. a solução é única....
Já não é de hoje que nossa sociedade mostra desapreço pela democracia, pelo menos os que tem a presunção de representá-la. Foi assim no protesto pela "democracia" pró-PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) da USP e na tentativa do grupo Prerrogativas de cassar milhares de votos de Deputados Federais recém eleitos contrários a seu "pensamento", ou melhor, seus interesses. Ou seja, não se quer democracia e sim a ditadura dos "nossos".Que Deus nos ilumine a todos Namastê!
Namastê, seria de estranhar se sua opinião fosse diferente. E, por mais que vc repita, seu slogan peb não pegou não. Tente outro mesmo que ja tenha sido usado, Anauê, por exemplo. Até vai rimar com namatê. (A moderadoria está aberta para vc denunciar o comentário)
Lembrem-se da antiga Roma, em tempos de crise existe a necessidade de um lÃder que ponha ordem na nação, depois se reestabelece a república.
Este jornal conta com leitores que despertam admiração pelos seus conhecimentos e cultura. Muitas vezes recuo em minhas opiniões em respeito a esses cidadãos. Ontem , muitos deles deram uma aula sobre a extinção da civilização romana pelos bárbaros com pronunciamentos que seriam aplaudidos em cátedras universitárias, e do confronto de ideias teve-se uma nÃtida ideia da barbarie que habita a alma não só de bolsonaristas como de seus opositores .
A Fo-lha parece a personagem Duas-Caras, do Batman. Diente dos ataques de 08 de janeiro, o Supremo deveria mandar flores para os golpistas?
Não, só deveria agir dentro da lei
Mais necessário seria fazer uma reportagens sobre a inação de membros do MP. Em especial sobre aquele que cinicamente diz amar a constituição e a sua vice, Lindora.l Araújo. Na minha opinião, não há dúvidas que essa é a instituição que, a quase uma década, se tornou o principal problema da democracia brasileira.
Personalizar a defesa da democracia em Moraes e insinuar abuso na aplicação da lei contra golpistas são as formas torpes que Folha escolhe para manter vivo o sentimento golpista. Que lástima, esse jornal, que já foi importante, reduzido à esse vil papel!
A matéria é plural, ouve vários especialistas para apurar a conduta de Alexandre de Moraes, mas erra ao querer remédios juridicos comuns em tempos incomuns. FOLHA, o que estamos vivendo é um ataque à democracia, uma tentativa de golpe violento, um tempo de exceção. Parem de pedir o respeito ao processo legal como se estivéssemos numa primavera de paz e amor. Sem a energia do STF estarÃamos numa ditadura, simples assim.
Não fosse as investidas de Alexandre de Moraes e o Imprestável talvez tivesse conseguido seus intentos, e terÃamos cenários horripilantes: indÃgenas dizimados, mulheres vendo a violência doméstica aumentar ainda mais, militarização do ensino, armas à vontade nas mãos de traficantes (roubadas do "cidadão de bem"), destruição das florestas, isolamento, imbecilização completa, a oficialização de uma S.A. tupiniquim, ditadura, e reinando aos arrotos sobre a destruição, um antropoide cr1m1no$o.
Felizmente temos um STF defendendo a democracia contra o fascismo. Espero que continue assim, e com mais força.
Apoio o STF, tem sido o guardião de nossa constituição e da democracia , com o legislativo dominado e as forças armadas politizadas o único obstáculo a carreira golpista de bolsonaro foi o STF, então quando houver uma normalidade democrática que os outros poderes exerçam suas funções, até lá parabéns ao STF e especial ao ministro Alexandre de Moraes., Bravos
Se não houvesse arruaça, não se perderia tempo para encontra-los. Alexandre de Morais está fazendo um bom trabalho sim. E aos desordeiros, fiquem em casa quietos, vocês verão que ninguém irá atras de vocês.
José, está aà bem claro e lÃmpido. Acho que o sr. é uma das pessoas que não quer ver. Para que não sabe o que é Sistema Acusatório, segue explanação. "A função do juiz no sistema acusatório, é de espectador das provas a serem produzidas pelos atores processuais, defesa e acusação, bem como, de garantidor das regras processuais."
Onde ficou o processo acusatório?
Alguém tinha que agir numa avalanche sem precedentes de ações golpistas contra a Democracia. Nenhuma das forças de segurança da Nação agiu em tempo de impedir as depredações. Onde estava a PGR? Será que MST, entidades indÃgenas ou sindicalistas teriam permissão para acampar em frente de quartéis generais em todo o paÃs? Querem soltar a boiada, soltem. O comportamento de Jair Bolsonaro sempre foi de insubordinação à s leis. Alguém tinha que agir.
Gostei muito de sua comparação. Eu estava em visita a um cliente, há alguns anos, em Curitiba quando professores protestando pacificamente pelas más condições de trabalho e salários baixos foram brutalmente espancados pelo aparato de segurança do estado. Logo, quando trabalhadores, entidades da sociedade tentam se manifestar, o aparato de segurança do estado, os bloqueia, mas a extrema direita pode tudo ?
Por que a imprensa não externou tal preocupação de protagonismo do judiciário na lava-jato? Com Sérgio Moro e cia? Poderia ser assim a manchete: Lava jato testa protagonismo inédito em processo de politização do judiciário com Sérgio Moro. Que tal?!
Os tempos são outros. A leitura de "Como as democracias morrem" mostra que a ordem jurÃdica vem se tornando insuficiente para as novas situações que se apresentam. Embora se diga que o Direito possa ser antecipação do futuro, de fato a realidade o supera e, muitas vezes, impõe-se a adoção de medidas muita vezes mais assentadas em princÃpios do que no direito positivo. E o direito natural serve a isso: dar a cada o que é seu, não prejudicar a ninguém e viver honestamente:
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > STF testa protagonismo inédito em ação contra golpismo Voltar
Comente este texto