Luiz Felipe Pondé > Profecia de Kafka se manifesta hoje nos bancos e companhias aéreas Voltar
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Antigamente funcionava tão bem, né? Você ficava uma hora na fila de um banco para fazer uma operação simples. Se não fosse simples, as pessoas com quem você falava diziam "eu não posso fazer nada, você vai ter que voltar outro dia..." Agora, quem era cliente com grandes investimentos adorava ir em banco, tomava cafezinho com o gerente e papeava sobre banalidades. Isso não piorou com o digital e nem é tolice de millenial. Comercial de banco sempre pareceu comercial de instituição de caridade.
Perfeito!! E se formos judicializar vem sentença de mero aborrecimento. Um absurdo completo com o consumidor
Na sessão de hoje, vimos em He-man como a moral da história, que Franz Kafka, existencialista convicto, grande do escritor tcheco, foi também profeta. Enganas somente teus (poucos) admiradores Luizinho.
Bárbara, acaso és fiscal de Luizinho? Certamente fazes parte da hor da bajuladora de Luizinho, e próxima de uma outra nesse espaço, a qual, faz duas semanas, pediu reintegração de posse nos comentários dessa coluna. Vocês não são proprietárias desse e de nenhum outro espaço nesse jornal, aliás ninguém é. Por favor me erre, não pensas que deixarei de expor o que penso por posturas censoras e depreciativas como a tua (e em geral dos admiradores de Luizinho.
Pelo visto você é obcecado pelo Pondé, já que deixou um comentário tirando sarro dele num dia (OK), mas no dia seguinte deixou outro comentário tirando sarro. É desespero em ser notado? Um comentário não bastava? Queria ficar no topo dos comentários?
Brilhante a análise!
Ufa!!! Finalmente alguém como Pondé descreve, de forma lúcida e bem escrita, exatamente o que penso desse mundo digital que nos leva à loucura e ao abandono. Obrigado!!!
Você começa a ler o texto e pensa: Olha! Um crÃtica à burocracia privada que nos priva de todos os direitos, em especial bancos, telefônicas e empresas aéreas. Mas daà vem essa: "Deve-se reconhecer que no Brasil há um agravante: o paÃs é feito de golpistas, ladrões e oportunistas"... mas é claro! A culpa é, no final, do brasileiro, essa unidade abstrata que todos culpam sendo, eles mesmo, brasileiros; as empresas, coitadas, só reagem ao estado natural que o canibalismos brasileiro impõe...
O mundo inteiro é feito de golpistas, ladrões e oportunistas. Certas pessoas, cujos Ãdolos Sugam dinheiro do Brasil e depois correm morar nos EUA, é um deleite ouvir isso. Mas é um argumento raso, que só é posto para ganhar aplauso de "patriotas" cujo sonho é sair do Brasil e não voltar.
Fábio: creia-me, li de boa vontade e de boa-fé. Só entendo que a tese dele tem o mesmo rigor que o da Damares acerca da vestimenta de meninos e meninas: lugar comum. Para um filósofo, é um skandala!
Marcus, com um pouco de boa vontade dá para ler que, sim, o Brasil é feito de golpistas, ladrões e oportunistas, e que essas mesmas pessoas compõe essas empresas picaretas.
Finalmente esse senhor faz um texto útil. Realmente o atendimento ao público vem se tornando um inferno. Não há mais atendimento; somente um monte de aplicativos ruins para você se virar; se por acaso der certo, sorte sua; se não der, prepare-se para muita irritação e falta de respeito.
Se juntar “O Castelo” e “O Processo”, do Kafka, O “Último dia de um Condenado”, do Victor Hugo e o “Conto da Ilha Desconhecida”, do Saramago, será possÃvel explicar quase tudo.
Ooops! Pena que não consigo botar um bookmark na mensagem, Enir, terei que copiar e colar numa listinha. O Victor Hugo e o Saramago eu vou atrás, muito grato. Talvez até os Kafka, mais fácil comprar baratinho do que encontrar na bagunça! Depois,presenteio alguém. Valeu mais essa.
Perfeito!! Burocracia é fruto da modernidade!
LuÃs Felipe Pondé é um excelente observador do nosso cotidiano, no programa Linhas Cruzadas, ao lado da também excelente Thaìs Obama, sempre debate temas fundamentais em diversas áreas do conhecimento, de forma acessÃvel à maioria das pessoas, creio
Kafkiano, mesmo, é o atendimento pelo SAC. Vinte minutos cada chamada telefônica onde parece que o objetivo é não resolver.
O tudólogo, eis um dos problemas que a internet criou. Entretanto, caberia as empresas de jornalismo selecionar especialistas mais qualificados e não intelectuais de pensamento arremessável" como diria Pierre Bourdieu.
Não é preciso ser 'especialista qualificado' pra criticar a burocracia que incomoda todo mundo, colega. Situe-se nas suas crÃticas 'profundas e intelectualizadas'.
As pessoas elegem seus deuses todos os dias. O tudólogo da internet fala obviedades, mas serve ao propósito de fazer com que pessoas com carência afetiva se sintam compreendidos.
Como os processos são cada vez mais automáticos, os funcionários estão lá para resolver as exceções, quando alguma coisa dá errado. Uma vez visitei uma siderúrgica japonesa, onde a contagem das barras de aço para formar o pacote era automática. Mas de vez em quando elas se entrelaçavam levando a erro na conta. Havia um operador que ficava sentado o dia todo olhando o processo, e corrigia com os pés qualquer entrelaçamento.
Pondé, meio forçada essa referência à Kafka, não? Não seria mais pertinente Marx?
Não, a nossa realidade é Kafka puro. Você já leu O Processo?
Taà o chat gpt pra por mais lenha na fogueira.
Esses dias falei com 3 pessoas no banco. Nenhuma resolveu o problema. Mas recebi 3 mensagens para avaliar o atendimento. O tal do feedback. Mais importante é eu avaliar do que ser atendido. São poucos os funcionários que querem e podem realmente resolver problemas
Não é à toa que foi apelidada, pelo brasileiro, de Bur ro cra cia!
Perfeito.
Burocracia e um sistema criado para a administração funcionar, com fluxos lineares bem definidos e departamentalizado. Num mundo digital, na velocidade da luz, não da pra ser assim. O controle e feito em tempo real dentro dos processos. Se há desvios eh um vÃcio imposto e eh fácil identificar os responsáveis. Burocracia não protege ninguém. Seu celular pode ser vasculhado há milhares de kms.
É mais correto dizer que é para dificultar o dia a dia das pessoas.
Interessante que a maioria destes serviços são de empresas privadas, ou de caráter privado, ou mesmo público mas executados por empresas terceirizadas privadas. Aà fica a questão: o capital não ia se autoregular dinamizando e desenvolvendo formas mais produtivas (de atendimento, no caso?). Com o advento das cias telefônicas já era perceptÃvel que o conceito de maior produtividade não significava melhoria em serviços e produtos para o cliente. O canto da sereia vende mais.
Thiago Magalhães a privatização e o capital são citados como alternativas para resolver a suposta leniência e incompetência do Estado, mas acabam se saindo piores do que Eke. Essa é a crÃtica. E porque citar sempre os batidos Cuba e Coréia do Norte que certamente você nem faz idéia de como funcionam? Cite paÃses que buscam criar um Estado de bem estar social, como Portugal, por exemplo. Acho que esse tipo de comentário é mais ignorância que má fé, por isso me dou ao trabalho de responder.
Terraplanismo econômico. Vamos deixar tudo na mão do estado que resolve, né? Deu muito certo em Cuba, Coréia do Norte. A China só é o que é hoje porque percebeu que o modelo econômico que você defende é falido e abriu seu mercado pra iniciativa privada.
Relaxa, Pondé. No final tudo se resolve.
Ele tem a sinceridade do aperto de mão de um gerente de banco...
Querem mais um exemplo Kafikaquiano é o transporte coletivo de ônibus.... alguém já viu como é?
- Alô EMTU?
Sou um entre os 40 milhões que têm conta no mesmo banco, entendo que é necessária alguma organização para administrar a coisa. O Pondé, celebridade e certamente com o bolso cheio, não é uma barata comum.
PerfeitÃssimo. Torcer e rezar para não precisar de "Atendimento", que se tornou uma plena mentira dotada de uma chocante desfaçatez com seus onipresentes "ChatBots" - robôs programados - intencional ou incompetentemente - ineficientes.
Outro segmento kafkiano são as concessionárias de veÃculos. Os vendedores fazem de tudo para vender o modelo e versão mais cara, mesmo que você não precise de um muito caro e cheio de traquitanas que mal vai usar ou aprender a usar.
O vendedor de veÃculos novos, empurra vários acessórios, que no futuro nada acrescentam no seu valor de revenda inclusive na própria concessionária que você comprou quando você deseja trocar o veÃculo. E ainda oferecem um preço bem abaixo do valor da Fipe.
Nas revisões periódicas, eles empurram serviços desnecessários e inventam troca de peças que ainda estão em boas condições. Isto, se realmente trocaram as peças e realizaram o serviço programado e o extra oferecido para arrecadar mais dinheiro.
Uai, hoje foi divertido. Como diria a professora Kudi, "pô tô positivo"!
Não existe Burocracia maior que a do próprio Estado. Esta sim é insuperável em destruir dignidade. Remarcam suma consulta de uma pessoa muito doente no SUS porque "o médico não veio" pra meses depois, Se precisar recorrer uma Multa , que lute e possivelmente não conseguirá, e se tiver uma mercadoria importante retida na Alfândega ou extraviada pelos Correios e por aà vai. Órgãos de Governo fazem estas empresas e bancos serem até o menor dos problemas
As empresas particulares citadas são terrÃveis no atendimento e enrolação. As públicas já são conhecidas.
Mas é engraçado que a maioria das Instituições citadas no texto do Pondé são empresas privadas ou terceirizadas (cias. aéreas, empresas de telefonia, big techs, etc.) Já tentou um Dr. Consulta da vida, pra melhorar o seu trauma com o Estado?
A cobrança de 2 planos diferentes num mesmo número de telefone, imbróglio que produziu 44 protocolos; um mixer top de linha de uma grande marca que depois dos 12 meses de garantia parou de funcionar e a assistência técnica me diz que o motor está dentro de uma peça prensada impossÃvel de se abrir; uma lavadora com 1 mês de uso para de funcionar e o SAC me diz que não há peça de reposição. Quer mais?
Ô Pondé, você é novato por aqui? Sempre foi assim…
Tem gente que não sabe, amigo. As novas gerações, os millennials, como ele ressaltou... Muita gente não tá no seu nÃvel.
Somos todos Gregor Samsa na multidão. Na multidão somos todos Gregor Samba.
Pondê/é faz a leitura correta das coisas, joga a real sem medo..
O que matéria diz, é uma coisa que piora quando o cliente é da base da pirâmide. Aliás, quem fazem parte da base da pirâmide, não são humanos, são rato de laboratório.
Aprendam a lidar com bancos e eles nunca mais lhe perturbarão. Use o mÃnimo necessário dos bancos. Ah! Quase ia me esquecendo: compre ações dos bancos também, inclusive do amarelo estatal. Talve você entenda porque o Lula está falando besteira e aprender que nem todos que criticam o Lula por falar besteiras, tem saudades do Bolsonaro. PS:Talvez você entenda, porque se for petista, não tem capacidade para entender coisa alguma.
Bons conselhos, contidos nas duas primeiras frases. Vou ignorar a última, porque entra em assunto tóxico. Cliente bom para bancos é aquele que se aprisiona, toma empréstimos, contrata serviços. Este será o ser kafkiano, atormentado, a barata. A liberdade consiste numa relação ditada pelo mÃnimo vital. E comprar ações dos bancos grandes, que pagam dividendos, é uma maneira de gostar deles. Até quebrarem. É raro, mas acontecerá até com o Sol, Antares etc
Volte a pintar meio fio no quartel. Pelo nenos arranja o que fazer.
Parafraseando Pondé: "Você é tão inteligentinho!"
Acho que o Sr deveria voltar para a frente do Tiro de Guerra com a sua marmita e a bÃblia debaixo do braço.
O que seria usar o mÃnimo necessário?
PS: Afirmar que alguém é ignorante, simplesmente por conta de sua escolha polÃtica, é algo bem raso e muito intolerante. Talvez vc entenda, mas acho que não!
Texto fantástico !!!
Apenas mais dispositivo do neoliberalismo que a direita armou e que combina bem com o totalitarismo vigente em alguns paÃses.
Mais do mesmo. Como sempre. Hoje não teve inteligentinhos, mas o marketing bateu ponto. Luizinho, o adulador dos conservadores e reaças. Pobre Gregor Samsa, tão mal apresentado por Luizinho.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
No fim você paga para se ver livre, muitas vezes não sabe nem porquê - Kafka. E um conselho: não procure um advogado.
Não sei o que se passa com certas pessoas, mas se derretem em elogios a um artigo que escreve o que todo mundo já sabe, sem sequer uma conclusão que feche o assunto. Talvez confirme a proposição que boa parte das pessoas não estão interessadas em ler algo diferente ou novo, mas tão somente o que satisfaça o próprio viés de confirmação e assim achar que compartilha imediatamente da (pretensa) erudição ou sabedoria do autor.
Essa anedota do exército se aplica perfeitamente a você.
Você não gosta de nada, Fernandinho? Age como uma metralhadora giratória, insatisfeito com tudo e com todos? Ninguém presta, só você? Tá todo mundo errado e você certo. Isto me lembra uma historinha: uma mãe foi ver o seu filho, recruta do Exército, desfilar na parada de sete de setembro. Quando o batalhão do qual seu filho fazia parte passou, ela, muito orgulhosa, afirmou: todo mundo com o passo errado e só meu filho marchando certo.
Sua respeita com quem repudia a invasão de prédios públicos é falta de empatia. A adoração por polÃtico explica isso, e também porque acha o colunista tão brilhante. E também porque citou Freud, já que é bem sabido que Freud teve sua importância ao ser pioneiro em estudos, mas sua teoria hoje é reconhecidamente errônea e pseudociência.
Não misture as coisas, Fernando. Você está misturando alhos com bugalhos. Nada a ver com a questão de invasão de prédios públicos. Forçação de barra grosseira... Não tente racionalizar ou justificar sua despeita com o colunista por meio desse viés. Freud explica...
Uma coisa é sentir empatia pela situação. Outra coisa é chamar de brilhante quem apenas diz o que todos já sabem. Sentimentalismo não pode ser desculpa para tudo. Vide pessoas invadindo prédios públicos e quebrando tudo por compartilharem o mesmo sentimento de alguém que eles acham brilhante.
Esse "derretimento" é o que se chama de empatia, que confere a noção de pertencimento. Sentimos que pertencemos a uma mesma espécie, ou grupo de pessoas, que partilhamos as mesmas dificuldades e problemas. A questão tangencia a formação de grupos de ajuda mútua. Sentimento que os autistas não têm.
E o melhor do pior é qdo ,depois de muita espera, de dar nome completo, digitado cpf, RG, nome da mãe, de informar qtos dentes tem na boca, nome do vizinho, número da certidão de nascimento, tÃtulo de eleitor finalmente consegue falar com um ser humano e não se tem registro de absolutamente nada do q foi digitado antes. É vencer pelo cansaço.
Caro Pondé, obrigado pelo seu artigo, foi esclarecedor. É exatamente isso!
Negativo, Pondé! Não existe nada melhor que a inteligência artificial dos bancos e aéreas. Tratar com um funcionário destes seguimento é um saco.
Fato!
Pondé e seus dilemazinhos de classe média que achou que era elite. Problemas com bancos e empresas aéreas. Fácil mesmo é a burocracia de conseguir uma cirurgia de câncer no SUS. Isso o pobre tira de letra, né, Pondé?
Belo resumo. Humor e verdade.
Nunca antes, me vi tão representada por um artigo como estou me sentindo agora. Tá bom! Obrigada! Mas pergunto: dentre todas as burocracias existentes, há alguma que possamos usar, a nosso favor? Porque se não houver, me sinto mais otaria do que esses agentes da burocracia pensam que sou.
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