Hélio Schwartsman > Lula não consegue abandonar o populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os atributos que estão sendo cobrados sem retorno do atual PR estão de sobra no vice presidente de tal forma que só nos resta paciência e olho vivo nos motivos que possam permitir um impeatchment mas tem que ser bem calculado para daqui a dois anos, senão o centrão toma a cena e o azar será total.
Em qualquer faculdade do mundo sabe-se e ensina-se que para inflação de demanda o aumento da taxa de juros é o remédio mais efetivo, quando a inflação é de oferta. O que está se discutindo não é a independência do Banco Central, mas como o mercado se afastou da academia. Se alguém resolve contrariar a teoria é porque o interesse é outro. Falta foco.
Corrigindo :Quando a inflação é de oferta o remédio é abaixar a taxa de juros.
Lula atravessou a rua e chamou para si a responsabilidade pelas consequências. O custo polÃtico disso só tende a aumentar se persistir o discurso de enfrentamento. Do lado do BC, o discurso técnico será mantido, pois do contrário as reputações alvos de Lula estarão jogando a toalha. Cenários à frente carregados de incertezas com efeitos negativos nas expectativas. Não havendo mudanças no atual quadro tudo tende para pior. Infelizmente!
Não adianta apresentar argumentos, o homem tá perdido. Foi eleito em outubro, estamos chegando em março e nada de apresentar algum projeto real de governo. Essa história de BC é conversa pra boi dormir e o gado com estrela na testa fazer barulho.
O Brasil não pode continuar refém de Bolsonaro, através do Banco Central. É preciso que as pessoas lúcidas não se deixem engabelar pela retórica dos que não aceitam o resultado das urnas. O governo está sendo sabotado pela artimanha armada pelos estrategistas do status quo para impedir a mudança do modelo econômico excludente, repudiado pelos eleitores. Não conseguiram ter êxito no golpe de estado, mas arquitetaram um BC "independente" para travar qualquer avanço real.
Pode haver motivos mais rasteiros. O BC está cheio de cargos bem remunerados, a começar pela sua presidência, boquinhas desejadas por babalulas, . Ou alguém acha mesmo que um novo presidente do órgão iria de cara baixar a Selic? O próprio Tombini os elevou a mais de 14%.
não há justificativa técnica para manter juros reais em 8% (selic menos inflação), até porque não temos uma inflação de demanda. cada um por cento de juros representa mais de sessenta bilhões a serem pagos, quase um bolsa-famÃlia. multiplicando-se por 13,75, tem-se a dimensão do impacto dos juros para a progressão da dÃvida. o que faz a dÃvida explodir não são as despesas sociais, mas a dinâmica devastadora dos juros.
é claro que a movimentação de lula em torno da presidência do bacen é polÃtica, não poderia ser de outra forma. só que não é por populismo barato. está relacionada à disputa do momento. lula, que elogiou o neto de roberto campos após a eleição, percebeu que há um movimento amplo e insistente para inviabilizar e desestabilizar seu governo. o bacen tem que ser técnico e isento de decisões polÃticas, mas o menino mostra que tem lado e que está a serviço dos conspiradores. assim fica difÃcil.
Você ainda acha que o chefe não é bu/rr/o ? Precisa pingar mais o colÃrio alucinógeno.
Ah, a delicadeza de uma flor... Hahahaha!
Tem total razão o articulista. E pouca razão os seus crÃticos. Numa democracia, não dá para tolerar exclusão de ninguém – aà incluÃdo o mercado, os rentistas, os que estão desempregados, os indÃgenas, etc. Governar, numa democracia, implica saber administrar as tensões entre os vários interesses. Populismo, demagogia, são armas dos que ou não sabem administrar ou enganam para se manter no poder pela mentira. Reduzir desigualdades, sim, mas para sempre, e não até a próxima campanha eleitoral.
Costumo identificar nos artigos de outra colunista aqui a presença da "voz do dono"; desta vez, porém, parece que a tarefa coube a você, Hélio...
Hahaha, não carece, é mais pela piada - até porque, não sei qual seria a mais adequada. Talvez a serpente da árvore primeva? Porque foi safanagem, o Chefe botou-a lá de caso pensado. O Grilo Falante, era bom caráter, num dá. Ah, não se apoquente, meu caro, fica o cachorro mêmo: a gente apenas troca a raça pra um mais agressivo, treinado pra ataque. E o gramofone vira um espertofone tocando podcast do Monark.
Captei sua mensagem, prezado Marcos. Não é justo associar o cãozinho adorável da RCA à subserviência com que alguns se sujeitam a reverberar a voz e interesses de patrões; Vou buscar outra imagem...
[Óia, nem tinha reparado: a phôia meteu meu comentário no Fal-de-arara! Deve ser porque a BA, a burrrice artificial scrip'tomática, identificou o humor subversivo... Como tá avançada, a phôia!]
E venho eu, mais uma vez, meu caro, defender o pobre do cãozinho da RCA Victor - era dela mêmo, né? Tadinho, simpático, atento ao reconfortante som do humano que o alimenta, do ladinho do gramofone... Ô, Zé Bernardo, mardade botar o camaradinha nessa sinuca de bico: pra denunciar a lambeção de saco, pô-lo no meio dessa encrenca? Hahahahaha!
Lula durante toda sua vida defendeu o pobre e nada está fazendo diferente. Defender pobre num paÃs de gananciosos é um madeiro pesado. Lula tem toda razão na sua batalha, e deve continuar. Você Hélio, deveria também olhar para o roedores de ossos, mas talvez nunca tenha passado necessidade. Fica mais fácil e bonitinho defender os abutres do mercado, no seu entender defender pobre é populismo e defender rico é progresso.
O dito mercado ê histérico e chantagista. Lula alguma vez rompeu contratos e ameaçou rescindir o mandato do presidente do BC, garantido por lei? Nunca. O presidente do BC ameaçou renunciar? Não. E mesmo se ameaçasse, seria somente prática da retórica especulativa. A economia está refém do mercado financeiro, que não gera empregos nem distribui riqueza, salvo desigualmente, e isso precisa ser combatido.
Lula tem razão em defender os pobres, miseráveis. Que paÃs prospera com altas taxas de juros do Banco Central? Que paÃs avança em distribuição de renda se premia banqueiros e investidores com especulação financeira preguiçosa? Quem ganha com juros altos? Mais de 70 milhões de inadimplentes, com CPF negativado, são beneficiados com juros altos? Já escreveu textos melhores, defender juros extorsivos que desestimulam a atividade produtiva em prol dos tubarões e urubus financeiros é deprimente
Meu caro, a gente tem que levar em conta que certos jeitos de perceber o mundo se incrustam mais que outros: não vejo gente falando "xiii, esse mercado é muito histérico: o que o Lula vai fazer, de fato, relativamente ao Fields Jr.? Nádegas." Se fizer, será daqui a dois anos, não? Uai, deixa correr, compadres, tão tensos por que? Na hora em que as providências - que você descreve claramente - forem tomadas, combate-se, ora. O Júnior, faz o que bem entender até lá. É muito ruÃdo *do mercado* .
Sim, Marc os. Esta seria a atitude racio nal, mas a reação do mer cado não o é. É imediata.
Diga-se que há esse tipo de paradoxo em tudo que é nÃvel: eu também creio que seria melhor mais "recato" do Presidente; todavia, venho cá boquejar, o que é o oposto desse racional.
Sr. Schwartsman, O que a vossa pessoa entende por 'populismo'? Implementar um programa de desenvolvimento sustentável com inclusão dos excluÃdos e redução da desigualdade social é populismo? Ou você é daqueles jornalistas 'chapa branca' que atende os comandos da 'mão invisÃvel' para manter a legitimidade procedimental de que tudo é natural?
Não consigo desvincular os comentaristas da área econômica dos interesses dos rentistas, inclusive este. Plano econômico o Bolsonaro não apresentou nunca, e nem nenhum outro, fazer polÃtica populista foi só o seu bordão, e ninguém sugeriu que ele falasse a boca. Desde o Brasil Colônia é o jogo dos ricos contra os pobres, antes escravos. Continuam a temer o dia que a “favela vai descer o morro”, como o Haiti, mas resistem até o fim a entregar os anéis. Ignorar tudo isso é hipocrisia.
Olhe os fatos e não fale bobagem !
Faz o “ L”
Gostei do Nelson Barbosa, no governo da Dilma. Seria um ótimo candidato para, no Banco Central, fazer o que é necessário fazer. Não dá para esperar até dois mil e vinte quatro. A luta foi ganha contra polÃticos da extrema, que representam os interesses da elite que comanda a economia. Acho que é assim tb em paÃses menos democráticos. Planeta afora, os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres mais pobres. O mundo está precisando de achar um jeito para mudar isso.
Mais uma nova matriz econômica?
Boa análise. Acho que a lei que criou a autonomia do BC é inconstitucional, pois criou o Quarto Poder da República. O BC é comandado pelos experts dos bancos.
No caso, meu caro, nem sei se é "dos bancos" exatamente. Mas descende de nobre linhagem da ortodoxia econômica da época ditatorial. E, sim, indubitável, tem lado.
As elites não abandonam o rentismo e a banca e voraz, o Sr. Presidente está certo, não há hoje justificativa para essa taxa de juros que só atrapalha o crescimento econômico e exacerba desigualdades. Aliás, nunca devemos esquecer a quem serve o Sr. Campos Neto.
Essa taxa é a nominal. A taxa efetiva é muito maior.
O presidente age politicamente. Expõe publicamente os agentes ideológicos do mercado. Mostra claramente que o mercado tem ideologia. Mostra que tem um plano pra crescimento do paÃs, e não para o enriquecimento de alguns. Discordo de chamar isso de populismo.
O povo brasileiro mais humilde elegeu o Lula presidente do Brasil pela terceira vez para defende-lo e não os banqueiros e empresários rentistas. Viva o Populismo! Viva o Povo Brasileiro!
Esse presidente do BC deveria ser demitido. É o único empregado que não bate meta e fica no cargo. Pagamos o juro real mais alto do mundo e a inflação não fica nem próxima da meta. Essa polÃtica monetária está beneficiando quem? Enquanto as empresas quebram, o poder de compra vai para o beleleu, o lucro dos bancos bate todos os recordes, os maiores do sistema financeiro internacional.
“Numa democracia mais adulta, em vez de fabricar culpados, governantes deveriam explicar quais são os problemas e tomar medidas para consertá-los. É decerto mais difÃcil, mas é o que funciona”. Ahahahaha, vamos explicar o problema, senhor colunista? Temos o direito de saber que interesses o senhor defende. Certo
Mas isso ; Governante ele nunca foi E sim lider de quadrilha Fal o L e guenta juros a 20 ja ja
O Brasil não é paÃs para amadores. O Presidente da República não pode condenar os juros quando estão altos, mas banqueiros podem se passar por empresários para defender juros, senão o Brasil vira a Venezuela. Tem algo de podre nesse reino.
Hélio, posso discordar de algumas de suas ideias, mas sempre achei vc um articulista aberto até ao que lhe é contrário. Assim, gostaria de lhe sugerir escrever sobre algumas crÃticas que a Alemanha faz ao projeto do extremo libertalismo: lá os alemães votaram para que a água passe para as mãos do Estado. Isto não é populismo, mas é algo que traz benefÃcio para população e não só para 1%. Pode escrever sobre isso? Isto não é o q a Faria Lima , mas não seria bom para nossa população tb?
Não adianta argumentar. Se não falar bem do Lula , o novo gado muge raivoso. Gado com estrela na testa...
Perdeu mané. Não amola.
Perdeu Mané. O rebanho está se juntado na Papuda e Colmeia ou anda de tornozeleira.
Curioso... lembro quando José Alencar, sendo vice do Lula, criticou a polÃtica de juros altos em 2003/2004. Lula o mandou calar.
Foi é? Já existiam as tias do zap naquela época?
Hélio, você não consegue abandonar o revanchismo ressentido.
Aos poucos os colunistas da Folha estão caindo na real. O Sr. Lula representa aquilo que tem de pior na América Latina, o polÃtico populista. Ele continua em campanha, e provavelmente continuará, até quando a ladainha vai colar é uma incógnita. A ideia é colocar a culpa num possÃvel fracasso na economia, no BC, no Bolsonaro, nos ricos, nos EUA....lógico que o único não culpado será a incompetência do seu governo.
Como é fácil olhar para trás e ver os benefÃcios trazidos por todos os governos sustentados pela bela ideologia liberal. Pleno emprego, industria pujante, pleno atendimento na saúde e na educacao! Como é bom ser rico e feliz nessa pindorama ideal!!!
A ladainha vai colar até o Lula tetra . Até lá o choro é livre e a Papuda à disposição.
A folha não consegue abandonar o banqueirismo.
Ahah Vcs sao muito stupids
Apenas um idiota ousaria atribuir os juros à Faria Lima. O Brasil já viveu esse velho filme nos anos 80. Dilma reduziu os juros na canetada e foi um desastre. Lula não gosta de puxa saco. Logo, precisa libertar o orçamento que foi sequestrado pela burocracia estatal e aposentados. Basta reduzir em 20% os privilégios que a inflação e juros despencam.
Senhor Hélio, com todo respeito, poderia definir o que é populismo? Não acha que essa de chamar Lula de populista, porque contesta a alta da taxa de juros, não encontra justificativa em nenhum estudo sobre o tema, e que por esse caminho que o senhor trilha qualquer medida ou fala pode ser enquadrada como populista?
Populistas são Lula, Bolsonaro, Trump, Maluf ... sempre nos braços do povo. Nunca fazendo nada de útil pra esse mesmo povo
"Populismo" tornou-se, no Brasil, a palavra que designa toda polÃtica divergente dos interesses e da visão de mundo da Faria Lima.
Empresários criticam Lula. Que empresários? São aplicadores financeiros, esses caras não produzem nada e não dão emprego pra ninguém. Chega de aumentar juros para conter inflamação. Inflação se combate com estoques reguladores e investimento em produção de combustÃvel.
O Brasil não é uma Noruega, é composto por pobres e miseráveis e é para para as suas demandas que qualquer presidente tem que governar. Rico não precisa do governo mas deveria ajudar, com a ajuda dos jornalistas, acabar com a pobreza e assim nos poupariam do uso desse termo tão chato, o populismo.
Quando não tem argumentos, a direita usa a palavra "populismo". Tô achando que isso deve ser um troço bom.
Impressionante,como falar de taxa de juros,falar de banco central,querer que as coisas se transformem é sempre tido como populismo. Realmente,o Brasil tem uma elite, que quer viver de especulação, de preferência com o dinheiro dos pobres.
As coisas tem que se transformar sim, com trabalho duro e seriedade. Ambas não são exatamente a especialidade do PT, então usam desse atalho que, já sabemos bem, não leva a lugar nenhum
Se indignar com a obsena taxa de juros,a maior do mundo, é populismo ?
Para quem deve ter muito dinheiro como Sr. Helio, deve ser. Nunca passou fome na vida!
Lula, o maior nome da polÃtica brasileira de todos os tempos, é um polÃtico popular. Chamar Lula de populista é apenas uma forma da Folha manifestar seu preconceito contra as camadas mais pobres da população.
Caro Hélio. Perdeu a razão e começou a falar herda. Entenda melhor o que é populismo.
O fruto não cai longe da árvore. Lembra-se quem é o pai desse Schartsman?
O presidente do BC não é um técnico de carreira do BC, é uma cadelinha do Bozo nomeada pelo dono dela. Mas por qualquer motivo, a FDsP transformou o presidente do BC em um deus que não pode ser criticado. Aà chega um dos reis da desonestidade intelectual do jornal e falam que o Lula deveria esperar o final do mandato pra propor alguma mudança, que foi exatamente o que o próprio Lula disse que faria. Mas o gostoso é mentir para agradar os banqueiros que pagam pela campanha pela recessão
É mentira falar que Lula anda falando pelos cotovelos? Olha só...
Lula para parte do empresariado e, consequentemente, por parte da grande imprensa, é a Geny da cidade ameaçada pelo Capitão do Zepellin. Serviu para eliminar este, agora deixou de ser a "bendita " para ser atingida pelas b.... atiradas pelos moradores "do bem,".
O teu patrão banqueiro já te mandou o texto, ou você vem treinando no manual de redação pro Farialimers para manter a insegurança alimentar de de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões? E assim garantir o seu emprego? Só mandaram o Jânio de Freitas embora para que a galera ficasse com medo e aderisse ao modelo neoclássico. Esse texto é uma vergonha!
Prezado Rodrigo, eu não estou em debate, não sou uma pessoa pública. Assim, eu te convido a debater o último livro do André Lara Resende, Camisa de força ideológica, a crise da macroeconomia. Que tal? Mas vamos nos concentrar nas ideias, nos conceitos. Topas?
Coitado de você Marcelo, não entendeu até hoje que a inflação é a maior chaga do pobre? Lula tenta como sempre arrumar um atalhozinho, porque trabalho duro e seriedade não são a especialidade dele, como bem sabemos
Padilha, se você não entendeu o que o Lula está fazendo, me desculpe, mas você deveria ter votado no bozoloide. Perdão, mas o Lula quer apenas que o paÃs cresça e que ele possa alimentar os pobres e oferecer uma condição melhor a eles. Não é possÃvel juros tão altos e metas de inflação inatingÃveis para congelar a economia. O Lula foi eleito e tem satisfação a dar ao seu eleitorado. Pode e deve falar o que quiser. Puxa saco de banqueiro tem que procurar serviço.
Vergonha é esse seu comentário, fica parecendo que a esquerda é igual aos bozoloides. O cara deu a opinião dele, que é sim válida, como qualquer opinião que apresente argumentos minimamente consistente. Você pode não gostar dela, discordar, óbvio, mas apresente argumentos e não xingamentos. Ficar repetindo mantras também não ajuda. Votei sim no Lula como sempre voto no PT e na esquerda mas confesso que também não estou entendendo a jogada do Lula.
É verdade que o Brasil é o paÃs com o maior juros real do mundo?
Caro Hélio, bem-vindo ao capitalismo e a luta de classes. Os tal mercado financeiro e os seus operadores querem juros altos para lucrarem o máximo, nos da classe trabalhadora queremos sobreviver em mundo que se um presidente pede justiça social o mundo desaba enquanto outro presidente matava Ãndios de fome na aconteceria.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula não consegue abandonar o populismo Voltar
Comente este texto