Hélio Schwartsman > Lula não consegue abandonar o populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
conceitinho de populista do colunista tá bem ultrapassado, hein?!
Concordo totalmente. O cara não faz idéia do que seja isso.
Juros altos só favorece aos investidores de dinheiro, aos bancos e ao tal mercado, que a mÃdia tanto gosta. O articulista tem todo direito de dedender sua tese, mas que ela está um tantão fora da realidade do povo brasileiro, isso está. Esses neo liberais querem o dinheiro trabalhando pra eles, margens de lucro altas, precarização do trabalho e assim vai. Essa gente se atreve a chamar de populismo, a sensibilidade à miséria alheia.
Votei nele esperando exatamente isso: enfrentamento dos interesses da Faria Lima no discurso e na prática institucional. 6 anos esperando para ouvir novamente as vozes roucas do liberalismo brasileiro chamando de populista tudo que não aprenderam nos manuais. Tava entediado com sua envergonhada satisfação com o desastre Guedes….
Ia comentar, já não preciso. Permita-me subscrever, Paulo.
E nem você os banqueiros…
Tá certo o lula, esses neo liberais parasitas que gostam de juros autos, por causa do rentismo de suas aplicações, tem que mais e que pagarem um gordo imposto sobre elas!
Coitado desse André. Pra ele, o tiozinho que guarda um trocado e aplica pra sua aposentadoria é o rentista malvadão, enquanto o bando de funcionário público mamando no orçamento é o "trabalhador vÃtima do sistema". Cara, cresce!
Felipe chama trabalhador de parasita e vaggabundo que nunca produziu nada de gerador de riqueza. Depois são os outros que são burrros.
Braga que certamente não é da elite econômica, mas como está tomada pela ideologia neoliberal do mercado financeiro, defende com unhas e dentes aqueles que o empobrece diariamente.
"altos"
Filipe...parasita rentista bolsominion detect...perdeu mané!
Parasitas são os sindicalistas, os polÃticos petistas e os servidores públicos que se servem da sociedade e dos impostos.
Entenda o que é Mercado: gestores de renda fixa da Faria Lima que vivem de desvio de recursos públicos através de taxa de juro desonesta do Banco Central garantida por lobby da Febraban no Congresso. Independência do Governo, povo brasileiro, dependência do Mercado. A taxa técnica é dois e meio porcento, se usar China e EUA como parâmetro com perspectiva de inflação e desemprego.
kkkkkk. O cara coloca EUA E China como comparação para a Pindorama... E com isso, já definiu a taxa justa! Deem um prêmio pra esse "jênio"
E você não consegue se livrar desse pensamento neoliberal. Sempre que se implementa polÃticas públicas neste paÃs, vocês do neoliberalismo rotulam de populismo. Se evitar a fome de milhões de brasileiros é populismo, eu fico com o "populismo" do Lula e você, fica com o genocida do Guedes. Afinal dinheiro público na visão de vocês serve apenas para pagar dÃvida de banco. É uma vergonha essa linha editorial da FSP
Coluna Sem Noção. Lula Janja está sendo Herói de novo, após nos livrar do fascista. O status quo do juro alto no Brasil precisa ser interrompido após nos causar mais de R$30 trilhões de perdas de PIB desde 97. Ao invés de elogiá-lo por se expor em assunto de importância estratégica para o paÃs, vem chamá-lo de populista?? Defender empresários e trabalhadores é ser populista?
Para um burguêsinho: juros é apenas conjecturas.
Lula I dizia:"As coisas vão se confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema. Se acontecer de conhecer alguém muito novo de direita é porque também está com problema. Quando a gente tem 60 anos está no equilÃbrio porque a gente não é nem um nem outro”. Lula III tingiu os cabelos de preto ou dá o dito pelo não dito, como FHC!
Parafraseando o comentarista abaixo: o BC é o STF do Lula. Análise perfeita.
Mas o que ele disse sobre a FIESP não reclamar dos juros atualmente como faziam antes ele tem razão.
Perfeito. O BC também é uma instituição. O BC está sendo para Lula o que já foram o STF, a mÃdia e Dória para Bolsonaro - alvos a serem atacados para mobilizar a base. E o "nós contra eles" está em modo aceleração. Populismo é isto - ataques à s instituições e envenenar a sociedade a dividindo, tentando capturar uma maioria. No bolsonarismo era a "gente de bem," no petismo são os pobres.
Muito bom.
Para articulistas que trabalham em meios de comunicação que trabalham com especulação no mercado financeiro, nada mais óbvio do que chamar de populista quem se preocupa com a realidade do povo brasileiro, que paga juros altÃssimos para viver. Antes populista, o que não é, do que especulador.
Rodrigo Andrade,com todo o respeito,a sua análise da pior recessão que o paÃs passou é medÃ@cre.Uma analise mais ampla do contexto polÃtico desde 2013 é necessaria.Dilma foi impedida de corrigir erros econômicos porque havia um congresso conduzido pelos piores corr*ptos,boicotando as reformas propostas.Além disso,havia a operação-perseguicao-politica da Lava Jato, que de combate à corrupção não tinha nada,só o objetivo polÃtico de destruir um partido e acabou destruindo também a economia.
Roberto, o pior é que nós vivemos exatamente isso há menos de 10 anos com a Sra. Dilma. Baixou o juro na marra contra todas as evidências e com isso colheu só a pior recessão em 100 anos! O assustador é que isso foi ontem e 99% dos comentaristas aqui acham que basta fazer o mesmo pra colher resultado completamente diferente. É difÃcil
O Roberto devia estar dia e noite em festinhas no quartel com os generais e as toneladas de Viagra quando o BC "independente" do Bozo manteve o juro baixo e deixou a inflação passar dos dez porcento. Agora o juro alto sem necessidade serve como as pautas bomba do congresso em dois mil e quinze. Destruir o paÃs por ideologia polÃtica.
Roberto Freire, eu entendo que voce deve estar traumatizado com esse último pior governo de todos os tempos. Mas não se esqueça que o Lula, como já provou, vai ser um otimo presidente, vai priorizar a produção e não a especulação. Vai dar emprego mais digno para o povo e o paÃs voltará a crescer. Oü
Entendi...abaixe os juros então, infeliz, e se prepare para a inflação e as consequências polÃticas dela. Depois, ainda te resta chamar todo mundo de golpista.
Bom artigo. Hoje o Estadão publicou uma entrevista com o economista Alexandre Schwartsman, sugiro a leitura aos crÃticos do BC independente. Seria interessante listar os PaÃses que não adotam uma economia de mercado com certo grau de liberdade. A propósito, a chamada pec de transição autorizou 145 bil. de gastos , sendo 70 bil. para o bolsa famÃlia,16 para saúde, 6,8 salário minimo . E o restante ?
Pra comprar o Congresso, claro
Lula é um "conversa fiada", o que diz não se escreve. Nada fez pelos trabalhadores, nem um segundo menos na jornada de trabalho como lhes prometido por 30 anos, governou com os maiores juros do mundo dos quais agora reclama como se em seus governos com o Banco Central não independente, tivesse sido diferente. Obrigou os trabalhadores a subsidiar os patrões com alta tributação do consumo. Deixou 60 milhões de endividados e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Namastê!
Isso o que você escreveu, você copiou do Chat GPT?
Tudo para os jornalistas da folha é populismo. Que coisa patética.
Luiz Inácio Lula da Silva passou toda a campanha eleitoral sem dizer o que faria na economia. E vocês não se importaram com isso. Deram um cheque em branco e agora estão se queixando de quê?
Eu gostava muito do helio qd ele ficava só na filosofia. Não sei pq resolveu comentar o mundo real. Aà se perdeu!
Ele realmente traz boas indicações de livros ainda não lançados em português, mas é nas suas preferências filosóficas que ficam mais claras a tacanhez e limitação de seu liberalismo seletivo. A indefensável redução da polÃtica econômica não liberal ao populismo rasteiro só pode ser estar ancorado numa perspectiva filosófica muito frágil.
Foi uma tragédia o que a extrema-direita fez com o paÃs. Mas a nossa esquerda não amadurece: continua com os mesmos ideais ultrapassados dos anos 1960. Para eles ainda estamos na Guerra Fria. Bolsonaristas pedem golpe militar e temem o Comunismo, o Taleban pensa que estamos no tempo das Cruzadas e a esquerda tem a mesma plataforma antimercado.
Pensando bem, o articulista não consegue abandonar a lógica do chamado mercado e da editoria do jornal, em defesa do capital, com a cantilena de que vai "prejudicar o povo"
Paulo Guedes usava o mesmo artifÃcio, sempre a culpa dos privilegiados, menos ele claro. Entregou 33 milhões de miseráveis atrás de osso em açougue. Viva o capitalismo da FSP que seu editorial teve a coragem de dizer que a economia estava no caminho certo.
Que lindo. Vamos destruir o mercado, bom é no Socialismo né?
Juros altos inibem investimentos e crescimento e é usado pesadamente contra inflação. Inflação pode ser contida de outra forma, como por exemplo, importação com imposto reduzido. Lula tenta baixar os juros para que tenhamos algum crescimento e não pode esperar 2 anos para ver se consegue mudar essa polÃtica. E não tem nada de populismo nisso. Se der tudo errado ele pode botar a culpa em quem quiser que não colará. Quanta bobagem em uma única coluna. O Frias te mandou escrever isso urgentemente?
O PR pode e deve se posicionar sobre questão dos juros praticados,afinal na ponta da linha quem paga é o povo enquanto a elite financeira se beneficia
Então tá: o paÃs com mais de 30 milhões de famintos e um sujeito que não tem um único voto decide a polÃtica de juros. Por que a taxa de juros real do Brasil é disparada a maior do Mundo, o dobro do segundo colocado, que é o México? O mundo inteiro está errado e só o gênio do Campos Neto está certo? Como não temos inflação de demanda, os juros são apenas transferência brutal de renda do setor produtivo para especuladores. Chega desse conversa fiada de economista que só defende os rentistas.
O governo tem que governar para o seu povo , e não ficar preocupado com o que o mercado acha , ou deixa de achar o Brasil tem que gerar emprego e renda , pra gerar tributos e o PaÃs não ficar na mão do mercado ter uma economia robusta e livre de qualquer ameaça internacional de quebradeira na bolsa de valores .
Só o parlamentarismo pode nos livrar do caos polÃtico-econômico-institucional que se avizinha. Até porque nosso Presidencialismo está insepulto, a vitória esmagadora de Arthur Lira para a Presidência da Câmara o mostrou como tal . Por outro lado, o Parlamentarismo é o Sistema democrático por excelência, no qual o povo não só admite mas também demite os seus governantes. No nosso que vigora em toda a América - Latina- não por acaso- só admite. Namastê!
Os jornalecos e seus prepostos, nao conseguem abandonar o paleguismo pró Mercado de especulação.
Obviamente o Sr fala em nome do mercado
Para a seita do mercado, quem não se ajoelha à banca é populista! O presidente vai governar e não seguir a inércia predatória do mercado financeiro!
Governo tem menos de 40 dias e os entendidos colocando fog0 no parquinho. Não me lembro de tamanha exigência com Paulo Jegues e sua trupe, não vi e nem li ninguém clamando pelos 33 MM de famintos nem mesmo pela crise humanitária que atingiu os indÃgenas.
Presado senhor Hélio, menos louvor a essas sumidades do Mercado Financeiro
Um mês do novo governo lutando para manter a democracia e o Hélio já com saudades do populismo fascista do governo anterior. É dose !
Acabei de ler um livro O Crime da Galeria de Cristal que aconteceu em São Paulo, em tempo sou nascido no Rio de Janeiro, porque já em 1908 a imprensa só noticia tragédia? O cara nem começou o governo, já estão aterrorizando o governo dele, em tempo de novo nem votei no Lula e nem votei em Bolsonaro, meu voto foi nulo
O PT não aprende nunca. Agora estão copiando o modelo econômico da Dilma e Mantega, que todos sabem foi um sucesso. Subdesenvolvimento não se improvisa; exige governos incompetentes um depois do outro.
Perdeu mané ! Não amola !
Já pagamos o maior juro real do MUNDO! Uma vez "independente" , o que é um absurdo, o BC define os juros que o Estado (nós) paga aos privados..fácil não é? Se não contrapor, arguir, exigir competência, está independência é o parque de diversão dos rentistas, banqueiros, assaltantes do trabalho..
Populismo, demagogia inflamada, autoindulgência, ideias grandiosas, glória nas alturas. Mélange lulista, incompatÃvel com a realidade. (Claudia F.)
Não procurei ser hostil ao teu comentário Josã. Nem te achei bolsonarista. .Apenas exprimi minha opinião. Nem sabia que eras psiquiatra. De qualquer modo, obrigado pelo diagnóstico de me achar bipolar. Vou mudar pra outra cerveja...
Darci é adepto da escola onde todo divergente é hostil ou bolsonarista. Melhor fazer um ajuste na mentalidade bipolar. (Claudia)
Com esses conceitos precisoss, não seria mais adequado referir como uma falange bolsonarista no lugar de uma mélange lulista ?
Ai meu Deus, toda vez que o Lula crÃtica o sistema financeiro, o Frias telefona ao Hélio e manda ele escrever um artigo criticando o Lula. É simples : o patrão manda e o empregado obedece. O Hélio, por favor, ano hesite em fazer as tarefas diligentemente porque senão você vai ter o mesmo destino do Jânio de Freitas!
Melhor entregar.o governo para a Faria Lima e os pobres q se danem.se a censura da FSP me deixar criticar a amada Faria Lima.
Sem dúvidas, atitude lamentável. Populismo é a grande causa do nosso atraso.
É lugar comum dos liberais acusares lÃderes populares da América Latina de populismo; contudo nunca definem populismo. Seria bom uma leitura de Laclau, nesse sentido. E "mercado" é apenas um termo para esconder os banqueiros, os rentista e fundos de investimentos nacional e estrangeiro. Um governo não deve se sujeitar a esses grupos.Noutros aspecto, porque ele deveria esperar o final do mandato para propor ao parlamento a mudança. Ele pode propor a mudança agora.
Lula aprendeu com Bolsonaro. É tudo farinha do mesmo saco, mesmo.
Como dizer tolices não paga preço, o seu Lorenzo embarcou nessa...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula não consegue abandonar o populismo Voltar
Comente este texto