Mônica Bergamo > Alunos dizem que Janaina Paschoal 'não é mais bem-vinda' na USP e que sua volta causa 'perturbação' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
talvez os alunos prefiram ter aulas com mamãe damaris ...
Ou essa galera prega a democracia ou a antidemocracia, eles precisam se decidir. Não dá para eles ficarem se negando o tempo todo. Lembrando que quem paga a USP não é só a galerinha que estuda ali, mas o Estado inteiro, ou seja, quem também pensa diferente.
Relembro! A professora Esther de Figueiredo Ferraz,a primeira mulher ministra de Estado, João Figueiredo,Ditadura Militar. Professora das Arcadas! Ao término do mandato presidencial, retornou a ministrar as aulas.Tive a honra em ser sua aluna na pós-graduação. A juventude de hoje, parece desconhecer:Democracia não é um regime de pensamento único e não sabe que polÃtico nunca deve ser idolatrado. Têm qualidades e defeitos:deve ser cobrado.Seja quem for!
Se os alunos se matricularem em suas disciplinas ela dará aulas, se não se matricularem, não dará. Não é complicado.
O fato é que uma escola pública não pertence a grupos especÃficos e nem pode defender opiniões exclusivas, visto ser mantida com recursos oriundos de toda a sociedade. Alunos interessados em conhecimentos e interpretações unilaterais podem fundar uma escola destinada apenas a eles. Mas não com o dinheiro de todos nós. Isso parece claro, não?
É complicado, ela tem direito, mas com certeza sua prática não combina com quem se propõem a formar futuros advogados. Lembra a história do filósofo Heidegger que pagou no pós guerra por sua filiação ao nazismo. Grande professor, grande filósofo, mas incompatÃvel com a tarefa de formar novos quadros para a sociedade. Ela Ajudou a "fundar o inferno e quer o direito de discursar no céu" Tudo na vida tem seu custo. Apoio a movimentação legÃtima dos alunos desta referência nacional que é a USP.
Dá um frio na espinha quando alguém começa a fazer essa separação: você é democrata, aquele outro não é. O critério é sempre arbitrário.
Parece-me que não querem o contraponto e a boa discussão...
Como é difÃcil ser democrata na prática. Eu assinei a tal carta, mas, não é um gesto democrático, querer impor uma retaliação a quem assim não o fez.
É normal para a idade. Com o tempo voltam ao comportamento convencional.
Também não gosto da JanaÃna, a considero uma figura tóxica e não a vejo como "esclarecida". Mas ela é professora concursada da Universidade e tem todo o direito (e mesmo o dever) de retomar seu posto. É a lei, futuros bacharéis.
Acho pouco provável que na turma dela os vermelhos se formem. Vai ter muita reprovação.
Gente mimada! Mais amor, menos ódio.
Alunos deste tipo, não merecem a Janaina como professora nem como representante polÃtica.
Atitude tÃpica de adolescentes intolerantes. Durante sua história, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco teve como professores os mais notórios fascistas do paÃs. Como teve notáveis democratas, comunistas e anarquistas. JanaÃna Paschoal é da direita que come com garfo e faca e sabe usar o guardanapo, e tem todo o direito de voltar a lecionar na Faculdade. Chega de intolerância e juvenilismo.
Desempregada ela não fica, basta montar um escritório em BrasÃlia para defender os golpistas, quem sabe até assessorar o Bolsonaro em sua defesa no TSE.
Duro que ela é uma ótima professora! Que dilema...
Dilema nenhum. Que volte a dar aulas.
...mas uma péssima pessoa!
A faculdade lançou um manifesto pela democracia, reconhecido por todo os meios intelectuais, mas ela teve o desplante de não assinar a carta, ou seja, ela não é parte da tribo são francisco usp, tem que achar seu nicho, que não é lá, não dá para um cara ser professor do MIT (respeitando as enormes diferenças de proporção com a USP), defendendo que a terra é plana, os alunos vão bater as cabeças nas paredes. A USP tem cede la para o Mackenzie ou outra que esteja alinhada com ela.
Ué, mas o que estão fazendo com ela não seria uma atitude antidemocrática? Ou seja, pregam a democracia aqui e exercem a antidemocracia ali? Assim fica difÃcil..
Correta posição dos academicos.Uiversidade alem de centro de debates de ideias de centro, direita e esquerda, devem ser palcos de refratariedade a resquicios da era ditatorial que ronda nossos dias. Rechaçar a JanaÃna é ato de coragem pois ela defende abertamente as linhas bolsonaristas que são a nata do que não presta. Naõ se trata de divergir com a direita, se trata de manter o legado da democracia, conquistado com sangue suor e lagrimas .Ditadura, mesmo civil, nunca mais.
Pois é, a plantação é livre mas a colheita é obrigatória. Ela plantou vento e está colhendo a merecida tempestade. A legÃtima e honrada manifestação do corpo discente da faculdade de direito do largo são francisco, em são paulo, capital serve para ela tirar proveitosas ilações. Não adianta ela peitar. Se os alunos não entrarem na sala onde ela ministra suas aulas, não haverá aulas. Muito bom para ela parar de se achar.
A democracia pressupõe a convivência com os que pensam diferente. A democracia permite tudo, só não permite apologia ao crime, ao racismo etc. Aliás, quantas manifestações ocorreram na USP contra o então governador Alckmim, agora ele é vice presidente do Lula!
Boa. Tem aluno, e não são poucos, completamente sem noção. Defendem a democracia só formalmente, mas não admitem vivencia-la.
Os fanáticos por polÃticos são iguais! Esse pessoal não sabe que Democracia é a arte da convivência entre pensamentos desiguais. Local de pensamento único é a ditadura: de esquerda, de direita, civil, militar, religiosa ou ateia. Causa-me perplexidade,pessoas ,se acham cultas, não saberem que polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado. Impeachment? Processo polÃtico: nem para ser original o marqueteiro do pt foi. Collor também achava que era golpe.
Sei disso, Carlos Alberto. Simonal morreu em vida. Não se executava suas músicas, nas rádios e nem na televisão. Foi cancelado em vida. A professora Esther de Figueiredo Ferraz , a primeira mulher ministra de Estado, presidente João Figueiredo, Ditadura Militar. Era professora das Arcadas! Após o término do mandato presidencial, ela retornou a ministrar as aulas. E querem impedir a Professora JanaÃna retornar?As pessoas ,numa democracia, têm o direito de terem ideias antagônicas.
o grande Jaguar dissecou o ocorrido com Simonal. Numa época na qual a ditadura perseguia, torturava e matava, ele, Simonal, numa querela com seu Contador, do qual suspeitava, sem nenhum embasamento, que estivesse desviando recursos seus, o confrontou dizendo que era amigo de policiais torturadores, com o intuito de intimida-lo. Isso vazou, e ele pagou o preço por isso. Ficou uma desconfiança em relação a ele que naqueles tempos não houve como apurar se verdadeira ou não...
Repiso-me, os fanáticos, por bolsonaro ou pelo Lula , são iguais. Relembro que a Esquerda cancelou em vida o grande Wilson Simonal. Gente que não sabe que polÃtica,ou melhor, a democracia, é a arte da convivência entre ideias divergentes.
Acertaram no atacado, erraram no varejo. O impeachment de Dilma não tem nada a ver e nem condena os seus articuladores a serem de extrema-direita, senão como ficariam Miguel Reale Jr e especialmente Hélio Bicudo? E a SanFran não é só de negros e pobres, é de todos, de todas as etnias e de todas as classes sociais, como tem de ser em uma democracia; é também minha, do meu pai e do meu sogro, brancos de classe média que lá ingressamos estudando duro e que a temos e sempre teremos no coração.
Muito bom este ponto e acrescento para mera reflexão, sempre respeitando a visão alheia: se o processo de impeachment da Dilma foi um golpe e nao um processo admitido no ordenamento jurÃdico, então todos os envolvidos são golpistas. Quem presidiu a sessão do congresso que a defenestrou do cargo foi o emérito Ministro Ricardo Lewandowsky, professor deste mesmo curso e desta mesma faculdade. Por coerência, os alunos deveriam pedir que ele também fosse impedido de dar aulas.
Flávio respeito seu ponto de vista. Também eu tenho a Sanfran em meu coração de estudante. Mas indago : como os jovens poderão ter aulas de democracia com a Sra JanaÃna? É contraditório . É disso que se trata. Ela é e foi golpista. Quanto ao Miguel Reale Jr , atribuo sua atuação à ligação peremptória com o PSDB de Fernando Henrique. No caso de Hélio Bicudo , que Deus o tenha.
Faço minhas todas as palavras deste manifesto! JanaÃna mostrou-se em vários momentos, ter um certo desequilÃbrio com discursos e choros como se estivesse em transe. Realmente surfou na onda bolsonarista atrás de votos mostrando assim ser oportunista e durante a pandemia, minimizou as aberrações de Bolsonaro. Não merece dar aulas nem nas escolas primárias da periferia. Melhor pedir um cargo num partido da extrema direita pois lá, ela se sentirá mais a vontade.
As pessoas tem uma memória de peixe, só pode... Quando o Haddad perdeu no primeiro turno a PMSP, eu lembro muito bem que ele simplesmente teve que voltar a dar aula... Ela, é pq perdeu a "boquinha". O cara perdeu eleição pra prefeito, governador, presidente e ainda sim, está ministro. Vamos ver quantas ciclofaixas o prefeito da esquerda dos jardins vai fazer lá do Planalto ligando nada a nada como fez em Sampa, mas até lá, a mulher é professora concursada. É só misoginia desse DCE...
Boa. Centro estudantil da vergonha.
Os fanáticos são iguais. Relembro que a Esquerda cancelou em vida o grande Wilson Simonal. Agora quer cancelar quem foi contra?
Só que ela é uma golpista!! Antidemocrática !! Ele não.
A Universidade pública brasileira tem uma péssima relação custo X número de alunos. Por outro lado infelizmente não chegamos sequer a constar entre as 100 melhores do mundo. O viés polÃtico ideológico parece ser evidente. Nada disso parece preocupar o centro acadêmico.
Custo por aluno é muito baixo em relação a Espanha, EUA, etc.
No dia em que um filho teu estiver procurando emprego com e sem um diploma da Usp vc vai entender melhor.
No dia que um filho teu estiver procurando emprego com e sem um diploma da USP vc vai entender a diferença.
Que maravilha viver em um paÃs onde a diversidade é cultuada e efetivamente observada. Nota-se a imensa diferença entre duas realidades após janeiro. Tão bom constatar que sabemos conviver com a diferença. Nada como um povo realmente democrata. Sarará.
Numa verdadeira democracia, não podemos aceitar aqueles que tentam destruÃ-la. Simples.
Conviver com a diferença não significa aceitar alguém que pisoteou em valores cultuados na Faculdade de Direito da USP. Local que foi embrião da volta da Democracia no perÃodo da ditadura militar. Os que aderiram ao perÃodo mais obscuro de nosso Brasil, nestes 4 anos, merecem permanecer juntos, na escuridão da ignomÃnia.
Ser contra a democracia é crime no Brasil.
Finalmente um comentario lucido em um deleitoso tom de ironia.
LUIS NASCENTES(novamente). Como nao raivosos? nao ve os comentarios abaixo? vc compreende a definicao dessa palavra?
Luiz de alguma coisa, que eu esqueci. No quadro mundial, podemos ver que a interferencia nas eleicoes sao claras. Elas sao reais, e na verdade sempre existiram no nosso mundo moderno. E nos dias de hoje, rumo dessa interferencia, deu poder a extrema esquerda. Eu to calmo, eu vejo as coisas como elas sao, e nao ha problema na esquerda vencendo, o problema maior esta criminalizacao da direita. Nao se trata apenas de um poder que vencer nas urnas, se trata agora de 1 poder q quer erradicar o outro
Luis Nascentes, voce concordando com a interefência ja esta bom pra mim. As outras divergências sao conceituais. Quanto aos outros comentaristas... rsrs.
Os Bolsonaristas cometerem crimes. Simples assim.
TÃpico. Discurso cÃnico que usa do vitimismo e iracunda inflexão para criticar aquilo que faz e cultua. A malfadada falácia criando seus roedores desde que a maçã foi mordida.
Fala a verdade o brother: vc tava em BrasÃlia no dia das invasões? Diz aÃ. Tá com medinho agora?
Autor das frases "vamo (sic) fuzilar a petralhada aqui do Acre" e "não é uma batalha da esquerda contra a direita, mas uma luta do bem contra o mal" é? a) Lula b) Bozonaro Quem quer erradicar quem?
Sua mensagem chegou. Concorda na interferência mas discordo na sua análise: essa interferência tem dado poder imenso a extrema direita. Não vejo extrema esquerda em nenhum lugar fora de Cuba, Venezuela e Coreia do Norte, onde só servem aos ditadores e não a seu povo. Também não vejo criminalização na direita, apenas nos seus atos extremos, como os perpetrados pelo defenestrado e por seus golpistas amestrados. Discordo da sua frase final: esquerda e direita não são poderes, nem serão erradicadas.
Os petistas sao raivosos. Mas estao hoje no grupo das pessoas mais poderosas do mundo. O lado fascista que controla as midias e as universidades, ao menos no Brasil. A democracia morreu quando o Lula foi eleito. O maior ataque a democracia no Brasil. Essa professora mereceia ser reitora.
Destruir os prédios dos três Poderes. Atentar contra a Constituição Brasileira. Pedir golpe militar em frente a quartéis. Tudo isso é contrário a Democracia. Mas como explicar isso para os ignaros bolsonaristas.
Olha, eu nao sei nao, acho que o Rafael tem razao. O Lula sendo eleito foi atentado a democracia. Por ser produto de interferencia.
Rafael, o maior ataque a democracia foi no oito de janeiro, tudo praticado pelos cães raivosos da extrema direita bolsonarista. O resto é chororó de derrotado.
“MenAs”, vai! Nem raivosos, nem poderosos, nem controla, nem morreu, nem reitora. Acalme-se e veja as coisas nos tamanhos que elas são.
Essa é mais uma que representa o esgoto da extrema direita bolsonarista. Nunca disse um pio a respeito das matança de Ãndios e das milhares de brasileiros que morreram de covid, tendo como responsável o criminoso Bolsonaro.
Esgoto é o atual PR, lembra do seu passado, ou perdeu a memória? Lavagem cerebral por certo!
Voce acredita na narrativa inventada pela midia. Mas teria que ser assim, teria que funcionar, porques eles gastam bilhoes todo ano em pesquisas e compra de dados pessoais, pra poder fazer funcionar uma perfeita maquina de manipulacao. Eu tiro o chapeu pro poderio do conglomerado midiatico dos dias de hoje, quem podera vence-los?
Se o Brasil fosse um pais de livre pensamento, nao existiriam problemas como esse. Isso chega a ser assustador, uma universidade nao universalizada, totalmnte dominada por uma ideologia controladora e ditatorial. Coitado do meu pais Brasil, o futuro esta manchado.
Não tome a parte pelo todo. É um diretório acadêmico, não uma pesquisa ou votação que necessariamente represente a maioria.
Pelo teor de alguns comentários raivosos, creio que ainda não chegaram nas aulas sobre Iluminismo. Espero que melhorem depois disso, afinal, é novo, tem só quatrocentos anos. Imaginem o choque que terão quando discutirem a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Melhor deixar as ambulâncias preparadas! Credo! Mas talvez cheguem à brilhante conclusão que alguns devem ser mais universais do que outros, quem sabe? Cuidado com o Adolf no espelho, ele pode ser você!
Estudantes ignorantes sem esclarecimentos mÃnimos de quanto a esquerda é deletéria, querem barrar uma deputada e professora brilhante que não comunga com esses pensamentos nefastos do petistas.
Canseira hein! Entre Janaina e petistas, eu não defenderia nenhum. Vai por mim.
Tecer comentários sem ultrapassar os limites da liberdade do pensamento seria ir contra tudo que a Excelentissima pregou nos últimos anos, colocando-se como uma defensora da direita , mas esclarecida . Pq sim, ela teve a sensibilidade de perceber que o barco estava afundando.
Olha a cara de pau... Bioética!
Bem, se ficar desempregada ela pode tentar a carreira de cantora cover do Bruce Dickinson do Iron Maiden. Procurem no YouTube. É hilário.
Que tal ensinar sobre Terra plana ou a Eficiência do tratamento precoce ou sobre cloroquina ou sobre ódio... ?
JanaÃna, você envergonha o magistério e o direito. E a democracia; e os brasileiros. Aposente-se! Faça um bem a tão nobres carreiras/profissões e a população de SP e vá ser assessora de deputado f. É mais honesto, ainda que indigno.
Dar aulas na USP não é prêmio de consolação para uma bolsonarista golpista esquizofrênica derrotada na eleição..Certamente os alunos não aceitarão uma professora desta laia e não haverá clima para ela exercer essa nobre função.
Não, não é prêmio de consolação, é o retorno de uma licença enquanto exercia um cargo público. É direito e obrigação dela retornar. Não foi golpe nem cabe a alunos aceitar ou não. Quanto ao esquizofrênica, tendo a concordar, desde os discursos para o impeachment de Dilma ela não pareceis bem da bola.
Na chamada da reportagem parece que teve um abaixo-assinado ou algo nesse sentido dos alunos para requerer afastamento da JanaÃna Paschoal do quadro docente da faculdade. Porém, é um texto do centro acadêmico, que é um grupo de alunos que não representam, necessariamente, a maioria dos alunos. E, ainda, os jovens alunos nada mais fazem o que é comum nos jovens: acharem que são democráticos e libertários, mas que, como nós, mais maduros sabemos, é exatamente o oposto. rsrsrs
A universidade não é para matuto.
Acho a Janaina não tem capacidade de sentir vergonha, se tivesse sumia.
Deve ser difÃcil assistir as aulas com uma professora ligada a extrema direita e uma das responsáveis pelo atraso bozo.
Incrivel que o bolsonarismo consiga transformar uma pessoa até razoavel num zumbi fundamentalista.
"...a população de São Paulo a negou um mandato no Senado." --- Não tem de saber escrever para ser advogado?
Eles são estudantes. Talvez aprendam até o final do curso.
A Universidade de Sao Paulo pertence e é custeada pelo Estado a partir do ICMS pago por contribuintes de todas as ideologias e partidos (ou nenhum deles). Ela não pertence aos alunos que cursam neste ou em qualquer outro momento especifico. Aliás me lembrou do perÃodo que estudei la quando o DCE (Diretorio Central dos Estudantes) demandava eleições diretas para reitor mas as recusava para o proprio DCE - de modo a mater cativa de certas legendas a representatividade estudantil.
Excelente ponto! A universidade necessita ser pluralista, tolerando essa JanaÃna e esse DCE. Com ambos, ela só se enriquece. Imagine uma aula de JanaÃna sobre bioética! Quantos questionamentos e divergências enriquecedoras. Passar numa escola da USP não é pertencer a um grupinho pasteurizado de WhatsApp.
É uma situação difÃcil. Suas ações realmente feriram a democracia. Por outro lado suas ideias não configuram crime e ela é concursada e apta a dar aula. Tomara que cheguem um a acordo. A democracia precisa de opiniões divergentes desde que não ocorra extremos.
A questão é de ordem moral, pois por questão ético -moral a Sra. JanaÃna representante do atraso como que vai formar novos defensores do estado de direito se sua conduta é totalmente ou inversamente oposta? Pobres alunos, salvam-se.
Sua ética e sua moral. Há divergências quanto a isso. Desde quando advogados são defensores do estado de direito? Os vejo mais como sócios do crime.
Carta super bem redigida. Sem escape para a Linda Blair da advocacia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Alunos dizem que Janaina Paschoal 'não é mais bem-vinda' na USP e que sua volta causa 'perturbação' Voltar
Comente este texto