Mônica Bergamo > Presidente do BC pode ser exonerado por descumprir metas de inflação e tem competência questionada pelo governo Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Daniel Nunes

    A Assessora de Imprensa de Lula na Folha agora vai pelas tabelas para apoiar o governo petista, fritando quem o capo frita.

    Responda
  2. Clair Calandreli

    Funcionário que não cumpri as metas não tem capacidade para executar o cargo. Rua! Não tem chororó!

    Responda
  3. Roberto Rangel

    Essa praga é pior que a saúva, está a minar a mente dos brasileiros. Depois de um b eócio, que passou 4 anos a usar o jargão "nós contra eles", agora vem o sindica lista, sim, sindica lista, porque só sabe essa prática, com o mesmo blá-blá-blá do "nós contra eles". E pior, no BN DES, chegou a dizer que baderna foi obra dos ricos (?) e que o "pobre pode cansar de ser pobre e pode resolver fazer as coisas mudarem neste país". Isso é instalar golpe, como o outro. E o S T F?

    Responda
    1. Roberto Rangel

      Comentário que deprecia e não traz nada de esclarecedor. Não o conheço, daí não caber liberdade de tratamento depreciativo. Exijo respeito. Por outro lado, pelas linhas, observo que é do tipo "nós contra eles", não suscetível a comentários que não alcancem o que pensa. Como democrata convicto, não sigo quaisquer pensamentos da lavra do atual governo e do anterior. Não sou responsável por "2018/2022", nem pelo que se avizinha. Pense no Brasil, sem desavença entre nós, brasileiros. Simples.

    2. Paulo Sarmanho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Antonio José Santana

    Se o cara foi escolhido e eleito ,para controlar a inflação e não o fez, apesar das maiores taxas de juros do mundo, porque não tem hombridade e renúncia!

    Responda
  5. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Já fez coisa ruim durante dois anos, cai fora, desocupa a moita.

    Responda
  6. Pedro Luis

    Lula fala tanto em diálogo, porque não foi conversar antes de ficar bravinho!!

    Responda
  7. Romulo Ramos da Silva Filho

    O país não tem maturidade suficiente para ter um banco central independentemente.

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Falavam a mesma coisa sobre a democracia na época da ditadura. O problema não é amadurecimento e sim seriedade e não ter corrupção explícita ou implícita, tráfico de influência, etc. Quanto a isso nem o nosso Congresso está isento.

  8. Wil Prado

    Correto, Lourenço. Quem tem mais informações, sempre argumenta melhor. Continue esclarecendo-os.

    Responda
  9. Marciano Alves

    Está muito claro que o presidente do BC é um militante, ex-participante do grupo Ministros do Bolsonaro (FCP de 11/01) e trabalha para emperrar a economia. Juros altos desviam o Capital da produção (empregos, consumo, desenvolvimento, distribuição de renda) para o rentismo (aplicações financeiras que endividam o Brasil, não geram empregos, aumentam a penúria de muitos e concentram bilhões de reais nas mãos de meio dúzia de "faria limers".

    Responda
  10. Romulo Ramos da Silva Filho

    Como esse malandreco da faria lina não pedirá demissão da presidência do BACEN (como todo bozopata, não tem decência, muito menos escrúpulos), o Lula tem que pedir a exoneração desse vagabundo. Neto de um reaça doidão. Que so serviu aos desmandos da ditadura militar.

    Responda
  11. Wil Prado

    Não tem nem o que conversar mais: se além de bolsonaristas, o cara é incompetente, como já ficou provado, não cabe no novo governo. Fora com ele!

    Responda
  12. Ivo Ferreira

    A exoneração do presidente do BC seria até engraçada. Passados alguns dias, na falta de qualquer projeto de governo, a situação iria piorar. O pessoal que tem grana iria parar com investimentos, público externo também iria desinvestir, o desemprego começaria a subir. A inflação avançaria. O Lula teria muita pauta pra seus discursos destrambelhados. A boiada com estrela na testa iria vibrar loucamente.

    Responda
  13. ROGER HOEFEL

    Honra, ética, coerência: artigos em falta no br.

    Responda
  14. Faby Dias

    pode exonerar!! o mercado vai ficar dodói mas não sou coveira.

    Responda
  15. wilson moreira

    O presidente Lula tem a oportunidade de alinhar a política econômica agora com o seu plano de governo exo errando o presidente do BC. Vai ter um desgaste agora ou quando encerrar o mandato daqui a dois anos. Melhor agora pois é início do governo, até lá a 'sensibilidade do mercado', já passou e país poderá já terá superado mas está crise econômica encomendada pelos investidores e agiotas de plantão.

    Responda
  16. Roberto Cruz Figueirêdo

    Muito melhor que mensalão, petrolhão e lavagem de dinheiro.

    Responda
  17. Roberto Cruz Figueirêdo

    Muito melhor que mensalão, petrolhão e lavagem de dinheiro.

    Responda
  18. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A Folha não tocou no assunto da presença do presidente do Bacen em grupos de WhatsApp bozonaristas, mesmo depois da tentativa de golpe, grupo esse que tinha inclusive o golpista preso Anderson Torres, entre outros ex ministros do Bozo. O que faz o presidente de uma instituição independente em um grupo de WhatsApp de golpistas bozoloides? Ele merece confiança? O mercado confia em bozoloide? Bom, confiava no Paulo Guedes! Eu não confiaria, ainda mais para comandar a política monetária.

    Responda
  19. DERLAN TROMBETTA

    Nunca tivemos mais irresponsabilidade fiscal daquela praticada pelo Bolsonaro/Guedes e o o mercado desfilava alegre. Quando temos um governo eleito para governar e não para fazer motociatas o mercado fica nervoso. O que realmente quer o Deus Mercado? Seria o sacrifício das vidas humanas?

    Responda
  20. Claudio Moreira Roberto

    É muita falsidade e hipocrisia logo no começo desse Governo ,,,, Se querem então a meta cumprida e o Lula gastando sem parar ,RCN; manda a Selic p 22% q a inflação vem para 2 % e cumpre a meta ! esquece ...o cara fica até 24 Dez/// E espero q este governo não destrua nossa moeda ...

    Responda
  21. Luis da Gouveia

    Agora o Lula é José de Alencar para criticar o juros! Este país não tem futuro com o juros que se cobra sobre o consumo e a produção! Divido o Brasil em duas classes: os que precisam pagar juros;e os que recebem juros! É o retrato da nossa desigualdade! É um abuso! Li uma reportagem no tempo da Dilma,quando o juros do cartão de crédito chegou a 250% a.a(menor patamar de lá para cá), mas o Brasil continuava o campeão da A. Latina e o segundo colocado com maior juros era o Peru, com 60%a.a.!!!!!!

    Responda
    1. Luis da Gouveia

      A grande mídia não informa a população em detalhes a falta de razoabilidade dos nossos juros comparados com outros países! O negócio é que as grandes empresas que precisariam de mercado interno forte, estão vivendo mais como rentistas, como também seus proprietários e executivos! Parece que ninguém depende mais apenas da sua produção ou do serviço que oferece. A maior parte dos lucros vem do rentismo!

  22. Egon Kutomi

    Irresponsável. Para ele, bons mesmos são os pais da nefasta "Nova Matriz Econômica".

    Responda
  23. Miro Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Olha só quem fala em destruição, um defensor do desgoverno mais destrutivo que já tivemos! O que estava dando certo no desgoverno Bozo ? Só se forem os genocidios e as destruições ambientais e das instituições.

    2. Miro Costa

      Teu problema é cognitivo, Lourenço. Os fatos não te dizem respeito. Isso também te leva a ver um mundo bicolor: ou é petista ou é bolsonarista. Falta de leitura, falta de cultura.

    3. Lourenço Faria Costa

      Mais um fala recheada de preconceitos abjetos! O 'fique em casa' salvou a vida de milhões, antes que a vacina pudesse ser (a contragosto do seu amado Mito) distribuída. Ademais, não me admira como todo bom bolsonarista, negar a catástrofe social, de saúde e econômica advindo do pior dos mundos: pandemia e governo ignóbil.

  24. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Autonomia do Banco Central é uma conquista da civilização e da democracia. Já para estes terraplanistas adoradores de Fidel e Maduro o importante é arrumar mais uma boquinha para os independentes companheiros , tipo Delúbio, tipo Vacari , Tamos ferrados.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer manter no cargo um cara que não consegue cumprir a sua missão? Não é assim na iniciativa da privada, não cumpriu as metas, rua?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem foi o presidente do Bacen nos governos do Lula?

    3. Lourenço Faria Costa

      A boquina a qual você se refere é para meia dúzia de banqueiros, especuladores e até mega empresários pi lantras do tipo das Americanas.

    4. Lourenço Faria Costa

      Por que é uma conquista para a civilização e democracia? Você já teve a curiosidade de calcular quanto paga de juros por ano? O BR paga quase cinco BI por dia! Nossa tx de juros é a maior do mundo! A tx de juros que incide sobre os ombros da população (eu e você, por ex.) é um paquiderme de toneladas que só beneficia nababos financistas dos mercados e banqueiros. Autonomia do BC para que? Autonomia de quem? BC não é um país independente dentro de outro país.

  25. João Neto

    Ainda bem que a pau mandada do PT pra falar groselha aqui na Folha não tem muita credibilidade. Essa interpretação que foi dada é totalmente equivocada. O cara cxonseguiu segurar o índice é ainda trazer pra próximo da meta. Se isso que essa senhora fala e diz não é uma fakenews, não sei mais o que é

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E we usos são os fatos inverídicos divulgados? Os índices informados estão errados? Mostra então quais são os índices corretos e suas fontes. Parece que você têm dificuldade de entender o que é uma fake news.

  26. Lourenço Faria Costa

    Imprensa tchuchica do BC! Não aprendeu com a adesão sabuja ao lavajatismo fascista.

    Responda
  27. Jose Roberto X de Oliveira

    O Campos Neto já tocou seu apito de cachorro indo votar de camisa verde e amarelo para se reconhecido como parte de um movimento até pior que o integralismo. Seu desempenho no BC já era pífio... Aliás em qual área o Governo Bolsonaro tinha algum bom desempenho? Praticamente era tudo terra arrazada para qualquer política pública para o Sus, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Anvisa, Ibama, Inpe, Inep, Inss. O que vc for ver era só retirar fuções e preparar o terreno para a tomada do Estado.

    Responda
  28. Afonso Cardoso

    Roberto Campos Neto alega que não houve nenhuma mudança na política fiscal a ponto de fazer cair a taxa de juros, como se um governo em início de gestão pudesse fazer isso a toque de caixa. Haddad deve apresentar a proposta em abril e aí veremos a reação do BC. Saberemos realmente de que lado ele está, do lado dos rentistas ou do lado do povo.

    Responda
  29. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Pode indicar aqueles amigos do superministro para as diretorias,?

    Responda
  30. Wilson Barbosa Soares

    Não há como manter um quinta-coluna na equipe. Ele não está lá para o benefício do povo brasileiro, mas para sabotar a economia e criar ambiente para o retorno do nazifacismo ao poder. Quatro anos de destruição em massa são mais do que suficientes para mostrar a quem quiser ver o perigo de deixar elementos do antigo governo em posições de decisão e execução. Sem Anistia !!

    Responda
  31. Jocimar Bruno dos Santos

    A exoneração do bolsonarista Campos Neto é um movimento que pode gerar solavancos na economia, mas a manutenção dele à frente do BC a des gra ça é garantida!

    Responda
  32. VAGNER Fernandes

    Estouro de metas de inflação não é culpa do Banco Central. Ao menos, não só dele.

    Responda
  33. VAGNER Fernandes

    Estouro de metas de inflação não é culpa do Banco Central. Ao menos, não só dele.

    Responda
  34. Andrey Lucas

    O famoso golpe.

    Responda
  35. Ricardo Souza

    Coitado do Roberto Campos, esse cara está num dos piores empregos do mundo. O cara estuda economia em Berkeley, uma das melhores universidades do mundo, vai trabalhar em instituições financeiras globais de prestígio, para depois ter que aguentar um semi-analfabeto, frequentador de sistemas carcerários, dando pitaco em pontos aos quais não tem a menor ideia de como funcionam. Que situação meu caro Roberto, que situação !

    Responda
    1. Sulinha Fernandes

      O presidente atual do Brasil é o LULA. Vc que não pode dar nenhum pitaco de bozo.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Os presidentes do Itaú, do Santander, da Vale e até das Americanas ganham mais de dois milhões por mês. O que esse cara, estudante de Berkeley, neto do Robert Fields está fazendo no BC? Se tivesse um pingo de vergonha na cara nem aceitado o cargo teria, pois ganha menos de dez por cento do que faturam os verdadeiros Ceos. E está provando ser muito ruim de serviço.

    3. Afonso Cardoso

      E com toda essa formação, deixou estourar duas vezes a inflação. Deve ter faltado a muitas aulas em Berkeley, não? Estudar em instituições de renome não garante competência a ninguém.

    4. Paulo Francischini

      Por que vc acha que está existindo essa pressão? A resposta meu caro é que o Molusc0 quer colocar mais dos 40 ladrões.

  36. Luciano Trevisan

    Ponto positivo para o Lula. Está provado por A + B a incompetência dele pelos resultados de 20/21. Além de ser da turma íntima do ex-presidente, o que torna a confiança impossível.

    Responda
    1. Clovis da Silva Leitão

      Com dizia um professor meu: está provado por A+B que A+B não prova nada. kkkk

  37. Sulinha Fernandes

    O Lula está coerente com que pregou em campanha eleitoral. Esse pres do BC de ser exonerado por descumprir metas e estar ligado ao que há de pior.

    Responda
    1. Sulinha Fernandes

      Senhor Clovis Leitão, dentre as atribuições nota-se : fomentar o bem- estar econômico da sociedade. Será que BC está fomentando esse bem estar com tal tx de juros?

    2. Clovis da Silva Leitão

      Se o doente está com febre, vamos quebrar o termômetro, né? É de causar dó ver o pessoal falar do Banco Central sem conhecer o mínimo das obrigações legais da autarquia. Logo vão falar para o Bacen usar reservas para comprar títulos públicos.

  38. Clovis da Silva Leitão

    Olha o chatGPT: A taxa Selic no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu entre 2003 e 2006, começou em uma média de 18,25% ao ano e foi gradualmente reduzida durante o período.....Ao final de seu primeiro mandato, em 2006, a taxa Selic estava em torno de 12,25% ao ano, marcando uma queda significativa em comparação ao início do mandato. Se estiver certo, o primeiro mandato terminou um pouco abaixo da taxa atual, mas ainda em dois dígitos. Viva a AI.

    Responda
  39. Ronald Wagner Colombini Martins

    Dou razão à LULA, tem que demitir esse Roberto Campos Neto por descumprimento das altas inflação, agora poderá, é do governo Bolsonaro é as suas ideias ultrapassadas de acordo com o seu parente Roberto Campos que era ministro da ditadura militar. Tem que demitir por justa causa, ele pensa como ministro Guedes, o que fizera a fome ao brasileiro durante o governo Bolsonaro.

    Responda
  40. Ronald Wagner Colombini Martins

    Dou razão à LULA, tem que demitir esse Roberto Campos Neto por descumprimento das altas inflação, agora poderá, é do governo Bolsonaro é as suas ideias ultrapassadas de acordo com o seu parente Roberto Campos que era ministro da ditadura militar. Tem que demitir por justa causa, ele pensa como ministro Guedes, o que fizera a fome ao brasileiro durante o governo Bolsonaro.

    Responda
  41. eli moura

    este cara perdeu totalmente a confiança, zap do carluxo, não dá. Tira esta boss ta e chama o Meirelles. Pressiona para ele sair e ponto final, o baile continua.

    Responda
  42. JAILSON DE BEZERRA

    O que fica disso tudo é que Lula, na verdade, não disse nenhuma inverdade. Nós, brasileiros, estamos cansados de ver nossas vidas sendo geridas e, por que não dizer, atrapalhadas por esse conglomerado de rentistas que não veem um palmo diante de si, senão seus próprios lucros. O problema é que nós, pobres mortais, não podemos mexer nos brios desses carcamanos.

    Responda
  43. Vera Maria da Costa Dias

    Realmente não creio que o governo vá tentar mexer na independência ou mandato no BC. Mas, como estamos de volta a uma democracia (a gente estranha um pouco todo mundo criticando o governo sem ser insultado nem ameaçado) acho que o presidente tem direito de expressar o que sente. Vai sacolejar a moeda? Ela desce e volta a subir de um dia pra outro e segue o baile.

    Responda
  44. Camila Lopes

    Aproveita que está no inicio da caminhada e já manda embora logo, elimina já pra não se arrepender depois.

    Responda
  45. Eduardo Giuliani

    O custo de não tirá-lo é 1 trilhão de reais por ano de perda de poupança fiscal (juro e arrecadação) fora uns 2 a 3 trilhões de perdas de PIB.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Abaixo um comentário de gestor de renda fixa que vive de desvio de recursos públicos através da taxa de juro do banco central, que ficou independente do Presidente através de lobby da Febraban no Congresso. Independente de político eleito pelo povo, mas dependente do mercado ilícito.

    2. Clovis da Silva Leitão

      Uau, temos aqui um premio Nobel de Economia ou um medalha Fields de Matemática.

  46. AILTON SOUZA

    Que nada Bolsonaro estourou o teto de gastos por dois anos consecutivos pra se reeleger a inflação atingiu 2 dígitos e não vi uma fala do presidente do Banco Central contra isso. Então menos né!

    Responda
  47. Julio Louzada

    Como diria o mercado meritocrático: Certamente deve existir profissional mais capacitado para manter a inflação sob controle sem matar por asfixia a indústria nacional e enriquecer rentista! Esse que sai não fez o suficiente!

    Responda
  48. DAVID ZUGMAN

    Monica ,a porta voz , fazendo barulho para todos sermos felizes como nos tempos de Dilma. O demagogo so quer um BC para chamar de seu.

    Responda
  49. eli moura

    não importa um boss tinha que comanda o banco central ou se o copom é uma confraria de padeiros, se quer ser independente tem que ser transparente e auditável. Para isto os modelos usados devem ser expostos, as analises do fatoramento da inflação e de que forma a variação de juros impacta nestes fatores. Indices em dashboard de uma pagina no site atualizado diariamente. Há dois anos atrás a inflaçao quase que triplicou, mas o boss tinha nao subiu a selic assim. Suspeito no minimo.

    Responda
  50. Clovis da Silva Leitão

    Votei no Lula e espero não me arrepender ou , ao menos, demorar algum tempo para me arrepender. Parece que ele ainda está no palanque e baixou o espírito do Bolsonaro nele, ao dar tiros no próprio pé. Alguém pode resgatar a curva de taxa Selic vigente no episódio Lula-1? Acho que deve ter algo na água que causa amnésia. Em tempo: quem define a meta de inflação é o CMN e não o presidente do Banco Central que só dispõe da política monetária como instrumento de gestão. Bora parar com a demagogia?

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Votou mesmo? e quem vc votou em 2018 ? Não mente que é feio.

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.