Mônica Bergamo > Presidente do BC pode ser exonerado por descumprir metas de inflação e tem competência questionada pelo governo Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Marcelo Fogaça

    Isso precisa ser discutido com todos os setores econômicos ou produtivos do Brasil. Não dá para ficar essa decisão na mão de caras que o curto-prazismo é imperativo. Estamos falando de acabar com este arcabouço de mudar a taxa básica de uma forma atroz a todo momento. Não dá para investir ( falo aqui de indústria ou coisa do tipo) a longo prazo. E nem falamos ainda da reforma tributária e da renda...

    Responda
  2. Marcelo Fogaça

    Se o governo precisou de uma autorização do congresso para fechar o orçamento fictício do "farialimer" Paulo Guedes, para não parar o governo já no segundo mês em algumas autarquias, assim contribuindo com a sensação do mercado para uma piora da dívida pública, como explicar a sanha de manter a selic neste patamar ( juros real de 8%) sendo que 1 ponto percentual da selic eleva a dívida nominal na casa de 60 bilhões?

    Responda
  3. Márcio Santana

    Último bastião do empresariado golpista e da agiotagem fascista, o jagunço instalado no Banco Centra do Brasil cumpre a tarefa que lhe delegou o miliciano fugitivo: provocar o caos que não foi conseguido com o "golpe tabajara". O fechamento do self service de capim-pangola desnorteou a manada do manicômio.

    Responda
  4. JOSE RAMOS VIEIRA

    O Estado democrático de direito tem como princípio básico a autonomia dos três poderes . O protagonismo do judiciário no Brasil é uma mácula na democracia , ou seja : temos no Brasil atualmente um REGIME DE EXCEÇÂO . Não excluo a possibilidade do senador Randolfe entrar com uma representação no STF alegando que a autonomia do BC é inconstitucional . Ora se o STF acolher , estará atestando o regime de exceção , considerando que trata-se de LEI oriunda do Poder Legislativo .

    Responda
  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    o presidente o BC é bolsonarista de carteirinha, faz parte do grupo de zap do genocida, do anderson torres e demais golpistas envolvidos nas tentativas de golpe, com certeza vai jogar contra, mas o governo através dos ministérios da fazenda, planejamento e desenvolvimento tem capacidade e a obrigação de ajustar medidas que forcem os juros retroceder, daí não haverá desculpa esfarrapada, a régua dos gastos e tributos vão por o fulano no esquadro.

    Responda
  6. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    A censura prévia comendo solta por aqui. Não se pode nem dizer o óbvio, contido no texto :- o presidente do banco central faiou por dois anos seguidos e existe lei sanando isso. Se citar o número dela, vai para o cantinho escuro até seu inocente e respeitoso comentário ir parar lá no fundo, soterrado por dezenas de outros.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Também tenho textos que não aparece. Dizer que é parte do processo democrático é negar a liberdade de expressão. A bandeira “denunciar” deveria ser a única censura da FSP

  7. Benedito Claudio Pacifico

    Lula faz um péssimo comentário e a imprensa faz conjecturas piores ainda , vida que segue.

    Responda
  8. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Oh, a Folha em desespero com a ameaça de demissão desse pu lha, campos neto (e vai com minúsculas mesmo). Esse sujeito é um fracasso. Para a Folha um sucesso. Afinal, com ele o Brasil anda de lado, mas não ameaça o mercado ("merda do"? faz-me rir).

    Responda
  9. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Nada como um dia após o outro. O presidente do banco central autônomo não fez a "lição de casa" (como gostam de dizer os neoliberais)!!! E o ente ectoplasmático mercado está pronto para defender uma politica ineficiente de controle da inflação?!!!! Chocado.

    Responda
  10. Renato Lima

    Justo, tem que tirar todos os conspiradores mesmo. Para salvar o Brasil precisamos desbolsonazificar a administração.

    Responda
  11. Lourenço Faria Costa

    Nossa, quanta gente por aqui com peninha dos mega especuladores, dos banqueiros, dos operadores do mercado financeiro. Enquanto isso, quem se ferra com essa taxa de juros de agiota são os pobres mortais, ou seja, a maioria absoluta da população - incluindo aqueles indignados com o PR que, em última instância, está defendendo nossos interesses.

    Responda
  12. Gustavo Brasil

    O PT foi contra todos os avanços institucionais e modernizantes do Brasil desde a redemocratização: Constituição, Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal, abertura comercial, privatizações, Reforma Previdenciária, Reforma Trabalhista, Marco do Saneamento, Lei da LIberdade Econômica, agências reguladoras etc. É o partido do contra preso em ideologias retrógradas que não deram certo em país algum.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      Alias,não entregou, mas deixou o pais, bandonou literalmente.

    2. roni francisco dal bosco

      Ok entao explica ai porque o governo bolsonaro, entregou o pais com cento e vinte milhoes de brasileiros passando fome, o desastre do garimpo em terras indigenas,inflaçao alta com conseeuencias nefastas a maioria dos brasileiros.

  13. Otto Nelson Nobre de Brito

    Não bastante ser a maior taxa de juros no mundo a praticada pelo atual presidente do BC, outros fatos o denuncia como suspeito; faz parte do grupo de wastzap de ministros do Bolsonaro até hoje, foi votar nos dois turnos de camisa amarela e liga para Banqueiros combinando as taxas de juros. Lula está assustado e com razão, ele vai boicotar a realização de suas promessas de campanha. A imprensa é parte do BC Independente, está o acuando a todo instante, não lhe dão tréguas.

    Responda
    1. Clovis da Silva Leitão

      Só para resgatar os fatos, no inicio do primeiro mandato do Lula a Selic estava em astronômicos 18,tra lá lá % e depois de quatro anos estava em 12,tra, lá lá, %. O que está acontecendo? Surto de amnésia. Em tempo, votei no Lula para banir o insano.

  14. marco martins

    Quem conhece Lula, já sacou o que ele tá fazendo... Sabia das dificuldades do País e do mundo em uma pós pandemia, mesmo assim vendeu a ilusão de que iria resolver todos nossos problemas. O que ele tá começando fazer é arrumar um culpado. Lembram em 2002 ? Tudo era culpa do FHC!!!

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      E a lei cento e setenta e nove barra vinte e um? Deixa de ser aplicada e a pessoa responsável por estouro da meta de inflação por dois anos continua na cadeira?

  15. José Speridião Jr

    O grande desafio é avaliar se o Bacen ficou realmente independente ou se ideologicamente atende ao mercado rentista. Na mecânica vigente manter taxas Selic altas podem por ato reflexo matar a doença da inflação só que mata também o paciente. Por outro lado conceder ao governo o poder de dizer quanto de juros quer pagar pelos seus empréstimos que ele mesmo toma dá no mesmo que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro.

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Resumo da ópera: Responsabilidades outras deveriam ficar com o Bacen independente tais como nível de emprego, PIB, etc, não só restrito à inflação que é calculada de forma a neu ver equivocada e não reflete a realidade da economia. Liberar a chave do cofre para governos populistas com mandato de 4 anos parece suicídio.

  16. Valdemar Rodrigues de Menezes

    O Presidente da República é que foi eleito para conduzir os rumos do País, cujas diretrizes foram apontadas durante a campanha eleitoral e aprovadas pela maioria dos eleitores. O Banco Central não pode ser um obstáculo ao cumprimento desse objetivo, ainda mais quando dirigido politicamente por um adversário do atual governante, e sintonizado com o programa e metas das forças derrotadas nas urnas. É a subversão da democracia.

    Responda
  17. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Inflação alta , desemprego e até agora não se perspectiva de mudanças na política econômica que é a mesma do Guedes, só papo furado e discursos vazios pra jogar pra torcida, o BC é governado pelo Neto de um sujeito do tempo da ditadura , é o governo do Lula PT rei da demagogia e blá blá e blá

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Até agora quer dizer 37 dias, né cara-pálida. O que você faz de bom na sua vida nessa exiguidade de tempo? Lula ainda nem se livrou daquele povo que chamou ET pelo celular, cara. E os cantadores de Hino pra pneu também ainda estão soltos. O Bacen está à deriva com incompetentes no leme. Tem que trocar, sim.

  18. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Inflação alta , desemprego e até agora não se perspectiva de mudanças na política econômica que é a mesma do Guedes, só papo furado e discursos vazios pra jogar pra torcida, o BC é governado pelo Neto de um sujeito do tempo da ditadura , é o governo do Lula PT rei da demagogia e blá blá e blá

    Responda
  19. Rose Cintra

    E aquela maquiagem de US$ bilhão/mês também está sendo considerada?

    Responda
  20. Lourenço Faria Costa

    Pagamos a maior taxa real de juros do mundo. Quando se propõe discutir isso no âmbito da política, o mundo (financeiro especulativo) desaba! Como se o BC fosse um relicário! Jornalistas e o senso comum ficam em polvorosa, mas fazem parte dos pobres mortais que sofrem com essa taxa de juros abusiva de agiota.

    Responda
  21. José Speridião Jr

    Os comentários do Exmo. Sr. Presidente demonstram que sua assessoria deveria tê-lo informado que já existe no STF ação questionando a forma como foi feita a lei da independência do Bacen. Parece ter havido uma gravíssima questão de ordem que a tornaria inaplicável. Não entro aqui nos detalhes.

    Responda
  22. eli moura

    não importa o boss tinha que comanda o banco central ou se o copom é uma confraria de padeiros, se quer ser independente tem que ser transparente e auditável. Para isto os modelos usados devem ser expostos, as analises do fatoramento da inflação e de que forma a variação de juros impacta nestes fatores. Indices em dashboard de uma pagina no site atualizado diariamente. Acompanhamento on line da economia, coisa que qualquer analista de mercado o faz. Com isto até os paderios fazem projeção.

    Responda
    1. eli moura

      padeiros

  23. Lourenço Faria Costa

    Para que serve mesmo a autonomia do BC? Ah sim, aí está!

    Responda
  24. José Speridião Jr

    Taxas Selic altas só produzem efeito quando títulos do governo são vendidos no mercado. Se forem diminuidas as emissões também não haverão aplicadores que deverão aplicar em produção. Assim se conclui que o desejado pelo governo é emitir títulos às pencas pagando menores taxas....De forma semelhante agiu a ditadura que mandava imprimir papel moeda sem lastro .

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Pois é Antonio Carlos, a economia dos EUA não é indexada como aqui e goza de prestígio internacional, como todas sabem. Veja que mesmo com toda a crise dos sub prime em 2008 o mundo todo foi comprar títulos americanos. Vivem comparando o sub capitalismo primitivo brasileiro com os EUA mas são mundos diferentes não só por serem mais ricos e sim porque não tem certas invenções como temos: indexação. Então se emitirem até em papel higiênico vai ter quem compre.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Como fazem, por exemplo, os Estados Unidos da América, né?

  25. Luciano Prado

    É simplesmente delinquente essa política que mantém taxas de juros em 13,75% aa - juros reais em 7,35% aa. O Brasil "rentista" age na contramão do mundo civilizado. E ainda há na imprensa (os que se movem por conta dos lindos olhos de Campos Neto) gente ameaçando Lula pelas denúncias que faz. Sociólogo Jessé Souza explica essa excrescência como corrupção institucionalizada e histórica pela "Elite do Atraso". Banco Cental independente para satisfazer quem? Rentistas?

    Responda
  26. Eduardo Giuliani

    Deveria ser desonerado tecnicamente por descumprir responsabilidade fiduciária, fiscal, econômica e social. Contudo o lobby que o pôs no poder colocou a cláusula inepta e ilícita de não atingir metas de inflação. É piada. Esta lei de independência do BC é ideológica, não baseada em método científico. Deixou o presidente do BC mais poderoso do que o Presidente Eleito da República. Como se um burocrata pudesse ser mais honesto.

    Responda
  27. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    É possível concordar com alguns pontos das críticas de Lula. Mas... Alguém próximo deveria ter explicado a Lula as possíveis consequências de adotar o atual discurso de enfrentamento em relação à condução da politica monetária pelo BC. Aparentemente isso não ocorreu, ou se ocorreu ele não deu ouvidos. A persistir esse quadro as coisas só podem piorar.

    Responda
  28. José Speridião Jr

    Se fosse possível deveria ser demitido o avô deste presidente do Bacen pois foi o criador junto com GB do câncer da indexação da economia que premia a ineficiência. Além do mais aumentar as taxas Selic desloca o capital da área produtiva para as aplicações no tesouro. Mas o desejado pelo governo parece ter a chave do cofre para fazer e desfazer do tesouro como bem entender e a julgar pelo seu comportamento seria péssimo para o país.

    Responda
  29. andre pedrosa

    É totalmente errado o que a mídia e o mercado faz com o lula..onde já se viu deixar o juros nas alturas e dizer que esse é o único remédio... vejamos, o juros alto inibe as empresas de investirem..elas preferem deixar seu dinheiro aplicado no mercado financeiro ganham sem fazer nada...capitalismo parasita... enquanto isso, as industrias vão fechando.....

    Responda
  30. FLAVIO CALICHMAN

    E o que acontece se o próximo presidente do BC, indicado por Lula, também descumprir a meta de inflação? Aliás, será que os presidentes do BC dos 14 anos de governos petistas cumpriram As metas? Será que os gênios que cogitam da exoneração pensaram no precedente que seria criado? Melhor seria se fizessem sua parte para auxiliar na redução dos juros, criando ambiente político e jurídico para tanto, parando com falas provocativas que geram dúvidas sobre a seriedade da politica econômica.

    Responda
  31. Mario Kurtz Filho

    Desgovernado...

    Responda
  32. Claudionei Nascimento

    Este presidente do BC é neto de um ex ministro da ditadura,pessoas que sempre trabalharam com juros altos,sempre arranhando o povo ,incompetentes da casa Grande,o Brasil só volta ter estabilidade com FHC no real e crescimento com Lula,quando a política de juros abaixa dando valor ao crédito e investimento no setor produtivo.

    Responda
  33. Rafael Pimenta

    Essa autonomia do BC é a autonomia do mercado sobre esse, o BC tem q voltar a ter a autonomia do governo sobre ele. Votamos para presidente da república, e o BC é uma instituição estatal, não privada. Tem q acabar logo c esta pati faria de pseudo autonomia, chega de sanguessugas financistas nas costas do trabalhador brasileiro.

    Responda
  34. Fernando Alves

    O BC falhou em cumprir a meta dois anos seguidos, e seu presidente vivia em beijos, abraços e com sorrisinhos para o presidente e o ministro que impediam o cumprimento da meta. Agora que eles saíram, o novo governo nem começou, é só latido grosso. Grande independência essa.

    Responda
  35. andre pedrosa

    O cara é um bolsonarista radical..só isso já basta pra ser exonerado...tá lá pra atrapalhar o governo do lula...na certa deve falar todo dia com o genocida...mais uma vez o lula se dobra pra mídia que ajudou a prendê-lo e TB ao mercado rentista...meu, "chuta o pau da barraca" lula!!!!

    Responda
  36. marcelo malva

    O mercado (rentista) querem ganhar dinheiro sem fazer nada o máximo de tempo que puderem. Sustentar uma taxa de juros com muita gente desempregada, subemprego, vivendo de bico, famílias endividadas é de doer o cérebro. O presidente do BC Bolsonaro Campos Neto se esquece que empresas sofrem muito com crédito caro. Eu concordo com o Lula, precisa tensionar com o BC e dar nome aos bois. O BC errou com a taxa com o corte excessivo dos juros em 2020 e exagerou na subida dos juros.

    Responda
  37. José Eduardo Oliveira De Vincenzo

    O correto, o sensato, o decente, seria um bolsonarista de carteirinha renunciar à função, pois é desajeitada a continuidade dele em um governo oposto aos pensamentos dele, não fazendo sentido. Mas querer decência desse tipo de gente é algo um tanto fantasioso, provavelmente ele se considera um herói da resistência bolsonarista e sequer passa pela cabeça dele a decência da renúncia.

    Responda
  38. Osmário Mendonça

    Ao invés de ficar criticando, troca logo toda a equipe e coloca ordem na casa, como fez com os milicos da Palácio do Planalto.

    Responda
  39. Fernando Dolci

    O que se pode esperar de um elemento, termo bem usado por Lula, que é presidente de uma seita econômica de viés nazista? Afinal o tal de "Instituto Misses" não passa disso; são representantes de uma "teoria econômica" que nenhuma nação aplica.

    Responda
  40. erivelto costa

    Pra que manter uma taxa de juros nesse nível, quando boa parte dos trabalhadores estão endividados e com salários baixos? Se for para conter a inflação, então que se facilite as importações de bens de consumo! Os trabalhadores não pode ficar a mercê de uma minoria de bilionários que ganha no Brasil para gastar no exterior.

    Responda
  41. Enos Mendes

    A maior cretinice4 que irá ser feita, mas como é relacionado a um animal de quatro patas e orelhas compridas que zurra, isso não será novidade alguma! Agora é só fazer o tal do L...

    Responda
  42. carlos pereira

    A mídia diz: quando lula fala sobre juros o mercado reage e a situação piora. Em suma estão dizendo: não ousem desafiar o rentismo! Pode-se falar sobre tudo, menos sobre a mamata du bacen de roberto campos, futuro diretor de banco privado. A atual taxa custa ao Estado cerca de 500 bilhões ano, num país em que a infraestrutura cai aos pedaços, falta dinheiro para bolsas de estudo e farmácia popular. O véu ideológico caiu. Todos enxergam o grande assalto ao futuro do Brasil e o papel da folha.

    Responda
  43. Antônio Alves

    O BC é o bode expiatório do atual governo, tal como o sistema eleitoral no governo anterior.

    Responda
    1. Marcelo Fogaça

      Nao amigo, isso é fato não numa alucinação...

    2. Paulo Sarmanho

      Querendo agora dá uma de isentão ?. Pelo discurso é fácil deduzir muito bem o que fizestes no verões de outubro de 2018 e 2022?

  44. Paulo Batista

    Não cumpriu a meta, troca o indivíduo. O governo não pode esperar..e nós pagando estes juros através do Estado... Troca rápido!

    Responda
  45. Fernando Teixeira

    Estimulou o rentismo, salvou os rentistas. Como um gestor desse pode ser mantido numa das ferramentas mais estratégicas da economia de um país?

    Responda
  46. Markus Ferranty Ferranty

    Se isso acontecer , será o maior tiro no pé ! Aguardem !,

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Tio no pé de quem?Esse sujeito ascendeu a função de Presidente do BC em razão do que mesmo? Além de neto do Roberto Campos quais as credenciais dele mesmo? Ele apoiava o descalabro do ex-presidente ou não? Seria uma espécie cupincha do desqualificado que foi derrotado em 2022?

    2. carlos pereira

      Está investido em renda fixa...

  47. Fernando Santos

    Antes o culpado da economia era a covid, depois a guerra na Ucrânia, depois o Bolsonaro e o Guedes, em seguida era o teto de gastos e agora a bola da vez é o presidente do Banco Central. Alguém me explica a lógica do BC não poder ser independente mas a ANVISA era muito bem aplaudida na época da covid, e com razão. E pelo mesmo motivo o BC ser independente é bom para o país. O problema mesmo é que quem está no poder sempre precisa achar um bode para sua própria incompetência administrativa!

    Responda
  48. César A C Sanchez

    Lulão quer achar um bode espiatório para a própria incompetência.

    Responda
    1. Celia Moura

      Acredito que você tenha querido dizer "bode expiatório", que significa alguém que leva sozinho a culpa de um infortúnio. Sugiro dedicar alguns minutos por dia ao estudo da língua pátria.

  49. Gilberto Rosa

    De onde vem o dinheiro em paraíso fiscal do Campos Neto? Do mesmo rentismo que ele pratica, os atos dele interferem no valor do dolar dele, nos Eua dava cana no cidadão que veio dos bancos, para os bancos. Não tem nada de independente. Investiguem o passado. Por sinal, donos da Folha tem banco.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      João Carlos, interfere para cima ou para baixo, no mercado se pode ganhar com a alta, mas também com a baixa, ele pode movimentar os dolares para outros ativos dependendo de suas decisões no banco central.

    2. João Carlos

      A manutenção de uma taxa de juros alta tem efeito contrário no câmbio, logo os "dólares do Campos Neto" valeriam menos. O que governa a necessidade de segurar os juros altos por mais tempo são as expectativas de inflação futura. Essas expectativas estão altas devidos à falta de ancoragem do governo Lula. Inclusive, a única âncora que nos resta é a monetária. Se tirarmos essa, vamos para o brejo de novo.

  50. JAIME CARDOSO NETO

    Governo LULA foi eleito. Passou da hora de governar sem olhar o retrovisor, pra frente, sem revanchismo. Campos Neto tem conhecimento, e formação para o cargo. Naturalmente é um homem do mercado e seu pensamento é mais Liberal do que o sonhado pelo atual governo, mas respeitar as regras do jogo é um dos motivos que trocamos de presidente.!!!

    Responda
    1. Rubens Nakasima

      O Lula está certo em criticar. Sem uma política monetária razoável o país não cresce. E, se o país não crescer, quem vai ser cobrado pelo mercado e pela mídia será o governo, não o Campos Neto. Ou seja, o Lula está olhando pra frente.

    2. Gilberto Rosa

      As regras do jogo são roubar o Brasil com juros de uma dívida inexistente, vem de muito antes do Lula nascer. Olha os vídeos do Eduardo Moreira no youtube. Os donos da Folha tem banco, cuidado.

    3. José Filho

      Lula ainda está fazendo campanha eleitoral e jogando para a torcida.

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.