Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Josana Salles Abucarma

    Infelizmente a ficha não caiu e a maioria dos seres humanos não tá nem aí para o aquecimento global.

    Responda
  2. Jaime Souza

    Os bilionários vão para Marte. Alguém realmente acha que querem "salvar" o mesmo planeta que destruíram e destroem no jogo de ganhar mais dinheiro? Porque vira um jogo né: já que não há com o que gastar, a emoção vem de ganhar mais.

    Responda
  3. Fernando Alves

    A irracionalidade também leva a aceleração do aquecimento global, como por exemplo a condenação sumária da energia nuclear. Bastava investir uma fração do que se gasta em pesquisas com energias alternativas para melhorar os processos existentes de limpeza e reuso dos resíduos das usinas.

    Responda
  4. José Cardoso

    Pelo menos temos nossa geração de energia elétrica predominantemente de fontes que não geram efeito estufa. Muitas vezes os ecologistas atiram no próprio pé, em sua oposição às grandes hidrelétricas na Amazônia por exemplo. Mas ninguém supera os verdes alemães em irracionalidade. Acabaram com suas usinas nucleares (que não produzem gases do efeito estufa), para queimar gás russo. E nem o gás agora está garantido com as mudanças geopolíticas. Começaram a queimar carvão.

    Responda
  5. Carla C Oliveira

    a mudança climática é como o fumo, mata devagar. Por isso, muitos fingem não ver o que está acontecendo.

    Responda
  6. Henrique Marinho

    Tema importante, mas se deve ressaltar que os modelos climáticos ainda apresentam incertezas consideráveis, desconsiderando, por exemplo, o feedback positivo do desmatamento e outros processos relativos ao uso do solo e topografia terrestre. De toda forma, o princípio da precaução deve ser seguido, no caso de as predições estiverem certas. Este caminho é improvável, pelo menos num futuro próximo.

    Responda
    1. Celia Moura

      Quer pagar para ver?

  7. Marcos Benassi

    Reinaldo, caríssimo, acho que um outro ponto pode ser destacado, que é em relação ao blá diversionista "ah, isso sempre aconteceu no mundo, apenas ocorre que agora, estamos presenciando e medindo, mas não tem nada de antropoceno coisa nenhuma". Arrã, tá. Soló que, ainda assim, não estamos tomando medidas de mitigação: se podemos evitar que piore - ainda que fosse natural - por que nada fazer? Toca agir, pô, vamos reduzir o tamanho do desastre.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiii, teremos que reescrever a sensacional "Rio 4O Graus" do Fausto Fawcett e da Fernanda Abreu? Fernandoca, topa regravar, mana? "Rio 6O graus, cidade pilha de carvão, acabou o matagal"? Xiiii...