Opinião > Ouro ilegal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mario Garcia

    O garimpo ilegal é deboche a legislação vigente. Ambiental e Mineraria. A fiscalização do Estado é inexistente nessas áreas. Contudo, se legalmente um empreendedor quiser obter título de lavra, terá que enfrentar um verdadeiro inferno burocrático e superar a má vontade dos órgãos licenciadores. A lei, no Brasil, só se aplica (e quase sempre pune) a quem respeita a lei. O Estado precisa respeitar e fazer cumprir a Lei. O Ministério Público, caro e inoperante, precisa existir.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Não há "garimpo legal". Não há. O garimpo é território exclusivo da criminalidade organizada, amplamente hegemonizada e liderada pelo narcotráfico. O mesmo ocorre na Colômbia. Chega de eufemismos! Logo, senão desde agora, alguns "governos estaduais" já quase podem ser denominados de "Narco-Estado".

    Responda
  3. Roberto Sant Anna Filho

    Inacreditável e inaceitável que não se use a tecnologia disponível para cálculo da lavra de minas legais e identificação das produções milagrosas. Certamente o ouro extraído ilegalmente precisa ser esquentado numa lavra legal. Ou será que temos que acreditar que toneladas de ouro saem do país sem ser percebido?

    Responda
  4. Ana Claudia de Souza Araujo

    A FS poderia ser mais contundente ao responsabilizar o governo de Jair Bolsonaro sem eufemismo. Dizer que houve retrocessos nesse governo é banalizar a tragédia que é o garimpo ilegal nas terras Yanomamis, além do desastre ambiental, que o Brasil e o mundo estão a presenciar.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Concordo. A falta de políticas de fiscalização, saúde, garantia das demarcações, punição aos donos de garimpos ilegais, etc foi uma politica deliberada desse inominável e que tinha como objeto o extermínio destes povos!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.