Opinião > Racionalidade versus polarização: um tema educacional urgente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Onde prevalece a generalização e o maniqueÃsmo em detrimento do bom senso e do equilÃbrio, despenca-se no abismo da polarização e radicalismo, de todos os lados.
"Racionalidade versus polarização: um tema educacional urgente". Os movimentos identitários são de extrema importância para a consolidação de uma sociedade mais consciente e plural. Mas os movimentos "hiperidentitários" maniqueÃstas, muito presente nos meios acadêmicos, têm alimentado extremismos irresponsáveis e totalmente desconectados da realidade social. Paradoxalmente, no discurso anti-preconceitos (meio mise en scène), acabam alimentando outros preconceitos, ou polarizações irracionais.
O identitarismo tem raiz no irracionalismo e no corporativismo, não sem razão é tributário do pensamento de Nietzsche, inspirador de outro identitarismo, o que defendia a superioridade da "raça" alemã e seu direito ao "espaço vital", embora de sinal trocado, a base filosófica é a mesma, prenhe de subjetivismo, busca inserção sistêmica e contorna a exploração de classe!
"Mesmo cientes de q uma formação racional acadêmica, isoladamente, não é garantia de sufocarmos intuições primitivas e perversas, a ausência da razão é território próspero para radicalismos..." Sim, basta pesquisar para verificarmos q entre os 58 milhões q votaram no Frankeinstein verde-amarelo (genocida de ao menos 400 mil), existem médicos (pasme), advogados, professores, doutores de toda sorte, pós-graduados, pós-doutores. Ou seja, só educação não é suficiente para formar cidadão consciente.
No final, mais um fanático da razão com pitadas de Popper.
E o senhor, em que crê? A razão também pode escorregar e quem a tem como bússula sabe disso desde Freud.
É uma opinião (gr.: doxa) ou uma argumentação sua? O que é ser fanático? Por favor, queremos saber o sentido de 'pitadas' sobre de Karl R. Popper??
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Racionalidade versus polarização: um tema educacional urgente Voltar
Comente este texto