-
ROSA MARIA
Mais mau do que o terremoto, são os membros do governo petista liderados pelo L. e suas falas mauditas. Isso é a maudade pura, perseguições infernais.
-
Gustavo Halasi
Caro Hélio, quando as premissas são verdadeiras e portanto, a conclusão também o é, temos um caso de modus ponens, e não modus tollens. Quanto a Teodiceia, nunca tinha ouvido falar. Aprendi bastante! Gostei.
-
Nilton Silva
As crianças que sofrem abuso dos tutores escolheram ser abusadas? Que livre arbítrio é esse, meus Deus do céu?
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Hélio, sobre a ilusão da ciência humana, alguns dizem que atingir o conhecimento da natureza e das coisas, só é reservado a Deus. Os mistérios...(Claudia F)
-
ROSA MARIA
Mais mal do que o terremoto, são os membros do governo petista liderados pelo L. e suas falas malditas. Isso é a maldade pura, infernal.
-
antonio teixeira
modus tollens é outra coisa, caro Hélio: se A não B, A logo não B
-
José Cardoso
Sempre há o recurso ao castigo divino. No caso de Lisboa, o terremoto ocorreu quando os guaranis estavam sendo massacrados na América do Sul por se recusarem a se mudar de suas terras em virtude do tratado de Madrid. Mas se foi isso, os portugueses não captaram a mensagem, pois prosseguiram no massacre e usaram o ouro do garimpo em Minas para ajudar na reconstrução.
-
Marcos Benassi
Mmmmmm, prezado José, a contar com a justiça divina, então é melhor que a Funai, PF e companhia trabalhem bem e rápido acerca dos Yanomamis: a Turquia pode ter sido prelúdio distante. Daqui a pouco a terra treme por aqui.
-
-
Marcos Benassi
É, meu caro, forte coisa e profundo dilema, pr'aqueles que se importam com a questão religiosa. Em relação à agência humana quando relativa a eventos sísmicos, mais um motivo pro Luloverno usar de muitíssimo cuidado na questão da parceria Argentina pra exploração do gás de xisto: o processo de fracking, além da sujeira ambiental, pode provocar severas encrencas sísmicas, isso já está documentado. Lembremo-nos da Braskem e da "sujeira" que deixou em Maceió.
-
Ernesto Pichler
A natureza (portanto Deus, segundo Spinoza) é didática. Os homens devem aprender que determinadas áreas são sujeitas a terremotos, e com isso, fazer construções mais resistentes, como no México, onde as construções têm o dobro de aço no concreto armado. Estou com Voltaire.
-
Hercilio Silva
Forçou a conclusão. Na real terremoto é uma força da natureza e vai acontecer. Países pobres não têm recursos para construções como o Japão. Filosoficamente a única possibilidade de coerência é dizer que Deus criou e deixou essas forças em movimento. O resto não fecha a conta.
-
Fernando Alves
Hélio Schwartsman discutindo religião sempre cai na mesma questão. Ele só pensa na vida material e sempre questiona a existência divina porque não existe uma ação material utilitária. Está mais para uma visão de papai Noel, que só existe se trouxer um presente. Não passa pela cabeça dele que a maior parte das religiões vêem a vida material como um estágio passageiro, então morrer num terremoto não é diferente de morrer de qualquer outra forma.
-
Fernando Alves
Derruba para quem só pensa no material. Mas quem só pensa no material nunca ia ser alvo de qualquer religião mesmo. O que leva essas pessoas a não acreditarem é que ela lá acham que Deus só presta se for um pai mimando o filho e dando presente para ele toda vez que ele der um grito. Uma teologia dessas ninguém merece. Fé é discussão para adultos, não para crianças mimadas.
-
PAULO ROBERTO SCHLICHTING
Não há saída, amigo. O mal e o sofrimento de que é causa derrubam a ideia do ser todo-poderoso. Não sou eu que digo. Claro que o amigo conhece os argumentos dos que desconstruiram a ideia de um Deus. Não persiste dúvida possível em ralação a eles. Saia da teologia.
-
Fernando Alves
Qual o problema do sofrimento humano, se ele ê passageiro? Quem se incomoda com a existência do sofrimento é quem pensa que essa existência é a única coisa que importa. É a mentalidade materialista e utilitarista da vida, incompatível com a maioria das religiões.
-
PAULO ROBERTO SCHLICHTING
Onde entra o sofrimento humano nessa sua versão?
-
-
Ricardo Pereira Ignacio
Culpa do Bolsonaro !!! Óóó já To virando um típico leitor da folha !!!!
-
Marcos Benassi
Evidentemente. O que implica que o negócio é extraditar o Bozo *pra Turquia*, livrando-nos do escosto. Amém.
-
-
Valdir Teixeira da Silva
Não seria uma imprudência humana fazer tantos prédios, em áreas de terremoto, sem a estrutura adequada para aguentar o abalo? Posso estar falar uma besteira, mas quando vi todos aqueles prédios caídos, foi o que me veio a cabeça.
-
JANIO DAS NEVES CAMARA
Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. William Shakespeare
-
Marco Antonio Monteiro Wanderley
De fato esta questão do mal é algo que questiona a ideia de Deus, mas por outro lado, meu questionamento é: se a questão do mal é argumento para a negação da existência de Deus, então a exuberância de beleza, bondade, e também a existência do bem, são "provas" da existência de Deus. Sei que é uma questão sensível, mas o mal ou mesmo o bem, por si mesmos, não são argumentos definitivos sobre a existência de Deus, mesmo de um Deus-Bom! Há que se refletir e argumentar para além disso.
-
Vito Algirdas Sukys
Hansson dois anos atrás disse que a demarcação entre ciência e não ciência é parte de uma tarefa maior em determinar quais crenças são epistemologicamente garantidas ou justificadas. Laudan disse que os filósofos não foram capazes de dar as condições necessárias e suficientes para a ciência. Lee McIntyre dá as suficientes: a atitude científica.
-
Vito Algirdas Sukys
Porém o critério de Popper foi criticado por Hansson por excluir a ciência legítima e por dar a algumas pseudociências o status de serem científicas. A astrologia foi de fato testada e refutada e a psicanálise, outra dos alvos de Popper não vem de afirmações que é não testável mas que foi testada e falhou nos testes.
-
Vito Algirdas Sukys
De acordo com Hume nós não podemos ter certeza de enunciados que estão abertos a refutação posterior pela evidência empírica. Popper então sugeriu que podíamos aprender de forma negativa pelo "modus tollens", se A então B. Temos não B, portanto não A. A evidência não B poderia ser usada para refutar a teoria e não para verificar a teoria como os positivistas lógicos queriam. Um simples contra exemplo nos faria rever a hipótese "todos os cisnes são brancos ".
-
Vito Algirdas Sukys
É uma longa história. Aristóteles diferencia opinião de conhecimento. Galileu e Newton usaram métodos empíricos. Comte deu a ideia que a ciência era especial pelo seu método. Os positivistas lógicos quiseram demarcar a diferença com o critério de verificação, achando que qualquer enunciado empírico poderia ser provado como verdadeiro pela inferência dedutiva. O projeto do positivismo lógico foi abandonado.
-
MARIA STELA C MORATO
Os homens inventaram Deus; portanto não é grande coisa.
-
RICARDO BATISTA
Independentemente, pobre povo sírio : guerra cívil sem fim, terremoto, pandemia, Estado Islâmico, crise dos refugiados. E aquela foto menino Aylan...
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Onipotente onisciente e onipresente. Benevolente nunca vi escrito.
-
Fernando Alves
Esse Deus que é tido como misericordioso e de imensa bondade o é para a salvação dos homens, não para o desfrute hedonista na existência presente. Se a pessoa não consegue compreender isso, não tem como querer argumentar.
-
Jorge Guimarães
Como assim? Deus é tido como misericordioso, justo e de imensa bondade. Não significam o mesmo que benevolente? É inútil discutir religião à luz da razão. É 7x1 e não tem milagre que vire o jogo.
-
-
Luis Carlos Correia dos Santos
Deus já era. O mundo é governado pelo mal.
-
márcia corrêa
Verdade. Cada vez mais me convenço disso. Desde que temos registros da presença do homem sobre a Terra não vivemos sem guerrear. Construímos maravilhas e evoluímos tecnologicamente, mas a crueldade permanece a mesma. Criaram-se e evoluíram também as Leis porém, atos de violência perversa tão selvagens quanto de milênios atrás aparecem todos os dias nos noticiários de qualquer parte do planeta.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.