Wilson Gomes > A iconoclastia preventiva do Xandão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Xerife Xandão foi a pedra no caminho do bozo: o homem certo, no local certo, na hora certa! A democracia agradece.
Ao contrário do que afirma Gomes, César Benjamin fez um longo e emotivo relato de sua passagem na prisão e numa campanha do PT, não foi não do nada não. Gomes parece ser apenas mais um desses advogados empenhados em passar pano para o Lula, como os três que aparecem na foto da matéria.
Todo mito requer na outra ponta, um iconoclasta atento. Na rota freak da democracia crescem, tanto os perigos quanto os salvadores da pátria e dos cidadão livres. Graças sejam dadas! É tbém terreno fértil para as mitologias das autoridades morais. (Claudia F.)
Se não fossem as intervenções do "Xandão", os fascistas já tinham dado o golpe de Estado e virarÃamos uma outra venezuela (o Bozo já interferiu no banco central, na PF, em tudo, para salvar os filhos picaretas, e interviria na corte suprema para se reeleger à força; isto está mais que demonstrado). Queriam que deixássemos os fascistas falarem até que tomassem o governo e já fosse tarde?
Muito estranho. Um ministro da Suprema Corte atropela os outros poderes e é visto como campeão da democracia. Persegue, multa, acusa, julga e prende quem quer. Pula dentro de campo, faz falta, faz gol com a mão, expulsa todo mundo do outro time e ainda há quem diga que é um grande jogador e grande juiz. Grande legislador, grande policial, grande procurador e grande juiz de todas as instâncias? Não tem como isso ser bom, preventivamente ou não.
Excelente texto! A iconoclastia preventiva ajuda na compreensão de diversos fatos da contemporaneidade.
Como diria o baiano do 'Tropa de Elite' esse foi um papo torto. Demorei até um pouco para entender. Está comparando alguém que censura publicações (claro que com a melhor das intenções) com um autor (Goddard) que foi vÃtima de censura. Aqueles que queriam censurar o filme (também com a melhor das intenções) são comparados aos que criticam o zelo de censor do ministro. É o nó em pingo d'água.
Hahahah, seu Wilson, meu caro, meu resumo iconoclasta é que há os juÃzos públicos, e os há também pÚbicos, com indevida cabeça. Segunda vez que me lembro, hoje, do Reinaldo Azevedo e suas perorações acerca do urgente da reação e da sua importância presente para o futuro. Sim, é necessário cuidado e vigilância, de olho no presente e na ameaça concreta, não na presumida. Agora, digamos que foi supinamente sortudo que o Temer tenha nomeado um meganha: a bbbaandidagem não esperava por essa.
Não se combate extremistas antidemocracia com punhos de renda, sob pena de, antes de chegar ao final, não sobrar mais democracia nenhuma. Há males que são necessários.
Concordo. Mas não vi nenhum ato do Ministro que não se justifique na Constituição e nas leis. E mais, não é o Ministro, e sim o STF e outras instituições do estado apoiando-o. Não está sozinho nessa empreitada pelos rumos da nossa democracia, seja contra a direita ou a esquerda radicais.
Alexandre de Moraes não acredita que a Constituição possa defender a Democracia. Só um xerife poderia. Daà porque o STF, à margem da Constituição, criou a figura do Xerife, com seus inquéritos que, não encontrando amparo na Constituição, tiveram que ser fundados no Regimento Interno. E o colunista aplaude o “Xerife do bem”…
CarÃssimo, Seu comentário já identifica seu perfil: democrata é que não és.
É correta a recente liberação das contas da deputada federal Carla Zambelli nas redes sociais. Todavia sempre vale notar que o bloqueio jamais deveria ter acontecido, pois foi uma clara agressão ao Estado de Direito. O ministro Alexandre de Moraes e seus parceiros agem como tiranos quando se fazem de iluminados capazes de determinar quais são as supostas ofensas à democracia que a perverteriam e, assim, justificariam as máculas postas por eles nela através de ataques à liberdade de expressão.
Não há a menor chance de achar que o bolsonarismo teria algum pudor. O ministro Moraes ainda os tem.
Juiz então era o Moro, professor? Desencane, abra o seu coração.
... esta ' Musa da Casa' ( colunista ) mostra sinais explÃcitos que foi psicanalizada em clÃnicas insurrecionistas, aquelas clÃnicas desagradáveis!... suas vozes internas foram abominadas pelas vozes internas dos insurrecionistas de fora dele!!!... para se certificar disto basta colocar o texto dele no ' Pinocho' da OpenAI, e depois a contra-prova no Pinocho-BING!!!...
Se bem entendi a "preventiva" do texto remete a 8 de janeiro que não aconteceu, ainda pode acontecer, kredo a Bahia está fraquinha de Professores, ou se eu fosse professor, depois desse texto teria vergonha de declarar
Confesso que esperava mais do colunista, enquanto professor titular da UFBA (ele, claro), pensei que veria mais argumentação técnica-jurÃdica.
O Sr. Wilson Gomes escreve, escreve, escreve e não diz absolutamente nada. Nem o conceito de iconoclastia ele consegue explicar. Tudo resume-se a certas ideias subjetivas que não encontram apoio na realidade. Talvez ele queira apenas mostrar conhecimento acima dos simples mortais quando cita o "Vigiar e Punir" de Michel Foucault ou o filme de Goddard (este foi censurado a mando do então presidente Sarney, que recomendou pessoalmente ao Min. da Justiça, Fernando Lyra que o fizesse.
Ouvi um jornalista no rádio alertando que julgamentos correntes poderão ser questionados e anulados por suspeição, em função de seguidas declarações e posicionamentos dele sobre causas ainda não julgadas. Faz todo o sentido sim.
Folha - parabéns ! Vocês já eliminaram jornalistas do Conselho Editorial , já demitiram o excepcional - sob qualquer ângulo que se analise - Janio de Freitas . Pergunta honesta : vocês se orgulham desse papel vexaminoso que vai contra a história da própria Folha? ( pelo menos desde Cláudio Abramo) . Pq a mediocridade venceu a inteligência? Eu ainda me espanto . É constrangedor . É realmente constrangedor. Vexaminoso.
Pueril . Vexaminoso .
Perfeito. Inclua=se nessa iconoclastia muitos articulistas deste jornal.
Nunca ouvi falar de Wilson Gomes. Mais uma pessoa que a Nova Folha põe para escrever?
É o novo nÃvel dos comentaristas da FSP, após a demissão do Jânio de Freitas para reduzir a folha de pagamento.
Jornal precisa de jornalistas . Janio de Freitas.
... e estes jornalistas estariam onde?... a maioria deles está operando ' broadcassting' de rede social em bailando e cantando as canções de assessoria de comunicação para insurrecionistas abonados/ricos e incautos também!!!... consegue-se ouvir suas canções por todas as partes em todo lugar... Très Intrigant!!!... é uma mistura de BSM e luxo, ou seja, dor e prazer... basta ouvir as cançóess do colunista ( musa da casa)!!!...
Pq quando se escreve Janio de Freitas , os comentários precisam de moderação . “ é palavrão , estúpidos?” , parafraseando famoso editorial dos novos tempos .
... tem ' Musa da Casa ( Folha )' que gosta muito é de cliente 'urbano' mesmo que seja insurrecionista!... se o cliente tiver sotaque diferente do Ãtalo-paulistano é da 'roça'! Esta 'musa da casa' é daquelas que no colo de cliente 'urbano' fica de soslaio (flerte covarde) para os outros clientes brutos e rudes e gentis ao mesmo tempo ( 3 em 1 ) que pôem a casa em uma certa ordem, ordem dinâmica, que os eventos exigem, ' De Facto'. Gosta muito de insurrecionistas!!!...
Fraco. Surpreendentemente fraco e pueril o texto . Pelo que li antes do autor , posso dizer que me surpreendeu negativamente . Mas o problema é a Folha : dispensa JORNALISTAS , retira jornalistas do Conselho Editorial ( que hoje tem 2 ou 3, acho que 2!!!) . Não é isso que se espera de um jornal . A Folha vai morrer não por causa da internet , mas pq abandonou o jornalismo de alto nÃvel . Janio de Freitas . ImpossÃvel não lembrar . “ Contenção de gastos” . Leitor não é idiota. Não nos tratem como
Sem o Alexandre, o que seria deste Brasil?
Uma zo na
Putz! Quanto medÃocre num pequeno pedaço de papel.
O ministro por acaso do destino foi designado para julgar as ações bolsonaristas. Graças a Deus ele não se subjulgou aos fascistas. Caso fosse outro ministro provavelmente estarÃamos hoje sob o julgo dos golpistas. Devemos ter em conta que todos somos falÃveis e cometemos erros, isto não podemos negar e o futuro tudo devemos esperar mas, hoje ele agiu com correção e dignidade esperada.
O sujeito que escreveu essa coluna parece ter se extraviado da coerência e ativou o mecanismo do morde e assopra. Texto medÃocre e dispensável sob todos os aspectos.
Acho duvidoso falar em iconoclastia, preventiva, ou não, sobre quem é adorador, no caso, de Bolsonaro. Iconoclastia não se encontra nunca com adoração. O mesmo se aplica ao exemplo citado dos católicos em manifestação, bem os católicos, grandes adoradores.
Eu discordo totalmente da postura e ações de Alexandre de Moraes, ou, Super-Moraes pra alguns. Pô, tem dia que ele não manda prender ninguém.
... este comentário lembra muito o ' flerte covarde' que faz lembrar aquele que corre enquanto xinga o alvo!!!... faz lembra aquelas crianças que do colo do pai ou da mãe ou da titia ou do titio ou do vovô fica fazendo careta para os transeuntes da rua...
Sinto cheiro de ironia na última frase, prezado Fabio, mas conviria, se for isso mesmo, mais ênfase - a Vvvaaca grega é traiçoeira, à s vezes precisa ser mais explÃcita...
Discordava do Moro também ??
Ministro Alexabdre de Moraes tem agido com correção por isso tem recebido amplo apoio dos brasileiros e assim que tem que ser. Graças a ele continuamos com a nossa democracia e os revoltados que se virem.
Eu acredito que o STF, STE e principalmente Alexandre de Moraes tenha agido estritamente quando provocados ou em face de uma urgente ação preventiva, todos que foram atingidos por medidas judiciárias fizeram ou contribuÃram para isto , vide Roberto José, Daniel Silveira , Carlos zambelli , Anderson Torres, PL com Valdemar da Costa Neto, etc , não vislumbro nenhum ação autoritária das cortes mas ações golpistas antidemocráticas e criminosas dos envolvidos.
O tÃtulo e subtÃtulo, salvo melhor juÃzo, induzem a uma coisa que o texto não diz.
Professor titular da UFBA. Como conseguiu essa proeza professor Wilson. Ah é comentarista da fsp . Tá explicado. Mas como fez a prova de tÃtulo. ?
vÃrgulas, pontos de interrogação e outros termos do vernáculo, batendo todos chorosos aqui ma porta de minha casa, perguntando a mim por que catzo é que rubens os deixou no vazio, enquanto ia construindo suas frases no comentário. mas que maldade.
No que tange à mentalidade, não vejo muita diferença entre a atual sociedade e aquilo que pensam na 'roça'; basta ver a nova degradação da região Norte, principalmente a Amazônia, depois que milicianos chegaram ao poder. Apesar do avanço tecnológico, não houve avanço mental nos centros urbanos e principalmente no meio rural. A truculência, avareza e morticÃnios diversos por motivos latifundiários e extrativistas primários, ainda são o motor que move a marcha-ré dessa terra de sinhôs e sinhás.
Alexandre de Moraes é um iconoclasta, sim. Não segue a velha cartilha de deixar como está pra ver como é que fica. Tá, sim, abrindo caminho para outros juÃzes e ministros deixarem de ser covardes e agir segundo a Constituição. Marcou uma linha divisória entre o que se pode e o que não se pode fazer segundo a Lei. Que tenhamos outros muitos iconoclastas no nosso Judiciário. Viva Alexandre de Moraes, seu Wilson Gomes.
Mais uma vez, teremos de aguardar a distância do tempo e da Historia para poder avaliar a importância de Alexandre de Morais na defesa da sempre incipiente democracia brasileira. Estupidez enfrentar descalço, inimigo de chuteira e que não respeita as regras do jogo. Xandão sabe jogar o jogo... Ponto.
Wilson, Wilson. Chamar juiz do STF de Advogado da roça !!! Por favor , vai estudar
Glauber Sergio de Oliveira, será que alguém vai se arrepender por apoiar Alexandre de Moaraes, que salvou a democracia no Brasil? Se não fosse ele, estarÃamos hoje sendo governados por Branca Leone e seu exército de Id.......
... na Bahia, um do grupos mais crueis de donos de escravos de todos os donos de escravos do planeta sempre foi o grupo de mestiços donos de escravos. Eles chamam a todos humanos de regiões rurais, especialmente, aqueles menos rudes e brutos, os mais gentis de roceiros. Agridir para seguir em frente!!!... Todo o planalto Central conhece bem esta gente que exige ficarmos de joelhos para eles senão nos queima na fogueira: ... nos chamam de roceiros...
Eu ainda acho que os defensores desse magistrados terão muito que se arrepender num futuro não muito distante. Quem viver verá.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > A iconoclastia preventiva do Xandão Voltar
Comente este texto