Opinião > Contra a inflação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. André Silva de Oliveira

    Belíssimo editorial. Parabéns à FSP!!!

    Responda
  2. Valdir Teixeira da Silva

    O presidente ao questionar a taxa Selic é rotulado de populista, irresponsável e outras coisas mais. Chegamos ao ponto que ninguém pode debater ou questionar juro. Há algo de errado nisso tudo. Daqui a pouco quem falar que os juros no Brasil são extorsivos, será jogado numa fogueira e torturado. Ninguém pode afrontar o Deus financeiro.

    Responda
  3. Rodrigo Ribeiro

    A maioria das pessoas que não querem inflação não tem a menor ideia do que significa o aumento abusivo de juros no Brasil. A pergunta que todos devem se fazer é: por que o mercado financeiro não é contra o aumento dos juros, enquanto alguns empresários do setor produtivo são? Porque eles ganham muito dinheiro com isto. O que o aumento da selic pode combater no caso de uma inflação baseada em desabastecimento e custos? Nada.

    Responda
  4. Ettore Fellini

    A Folha de SP faz parte do sindicato do Rentismo .As altas taxas de juros é que são danosas á população. O presidente não tem tanto poder de mexer com os mercados como a Folha pensa Se tivesse tanto poder com as palavras seria fácil... Se não fosse risível.

    Responda
  5. Otto Nelson Nobre de Brito

    Os veículos da grande mídia ou são propriedade do mercado ou são seus devedores. Os articulistas da imprensa são palestrantes nos eventos dos grandes anunciantes do mercado. Ex Presidentes da República, Ex Bancen, Ex Ministros e etc. também são palestrantes desses eventos. Ingenuidade é pensar que a FSP e seus articulistas fugiram (ou agora fogem) a regra. Ah, e o Lula? também ganhou dinheiro neste ofício. Favor, não dar a ideia ao homem que hoje mora em Miami.

    Responda
  6. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    O BC autônomo decorre da necessidade dos investidores em manter-se fora do alcance da intervenção do Estado. Onde eu disse investidores, entenda-se rentistas.

    Responda
  7. Otto Nelson Nobre de Brito

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Johel Souza Filho

    A opinião da FSP me diz que ainda existe uma esperança. OESP também. Só a imprensa livre nos salvará.

    Responda
  9. Gilmar Maghenzani

    folha sendo a folha elitista e de direita declarada, todos esses atos irres ponsá veis que vcs mencionam não foram culpa do Lula parece que já estava governando em 2019 que é isto?, vamos ter compostura por favor

    Responda
  10. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se o Lula ressucistar o Ludwig Mises e nomeá-lo presidente do BC, a Folha romperá com o Mises e defenderá alguém que consiga ser mais extrema direita.

    Responda
  11. Orasil coelho pina

    Em tempo, eu votei no Nhô Ruim, o Lula!

    Responda
  12. Orasil coelho pina

    A triste realidade da última eleição presidencial, disputavam o Nhô Ruim e Nhô Pió! Só Deus para nos socorrer!

    Responda
  13. eli moura

    o de baixo de onde voce tirou esta idéia de que as democracias tem banco central independente? Na inglaterra o tesouro pode mudar as decisões do banco central bastanto de uma aprovação do parlamento, na união europeia as decisões do banco central dependem de uma aprovação do parlamento europeu. Para de ficar repetindo falsasinformações de rede, acabou o tempo do gadocurral.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É mas o zap está aí ainda kkkk

    2. eli moura

      bastando

  14. Miguel Marcelino

    Sem nenhuma excessão, as democracias do mundo tem o Banco Central independente do Poder Executivo. Mas atualmente no Brasil, o governo está fazendo de tudo para tomar posse do BC. Será que conseguiram a fórmula mágica da economia?

    Responda
  15. Roberto Freire

    O BC é o STF do Lula. Quando vamos nos livrar do populismo barato?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Inclusive vcs dois pq não se pode falar bem deste editorial

    2. ROSA MARIA

      Investindo pesado em professores para dar aulas particulares aos petistas e simpatizantes, ensinando matérias dos economistas Thomas Sowell, f.a. hayek, Roberto Campos Neto, Instituto Mises, entre outros.

  16. ISMAEL BASTOS

    Segundo esse editorial, a racionalidade consiste em manter juros altos prevendo uma meta de inflação responsável numa economia que pode chegar à recessão, desemprego alto, milhões de pessoas com insegurança alimentar, tudo em nome de um BC independente e isolado do país que age por contra própria, sob o argumento de que precisa manter a meta de inflação através de previsões abstratas que só os editores dos jornalões entendem. É isso mesmo?

    Responda
    1. ISMAEL BASTOS

      Tudo para não melindrar e aborrecer o mercado, que deve ser uma criatura pra lá de temperamental. Eu diria que ele é bipolar. Ele parece que nunca se incomodou com as loucuras do Bolsonaro, mas fica nervoso quando se fala em favorecer os mais pobres. E a mídia sempre tentando acalmá-lo com esses editoriais.

    2. Gilmar Maghenzani

      Perfeito Ismael vc entendeu por entrelinhas o que é esse editorial apenas para prevalecer os farias

  17. ISMAEL BASTOS

    Segundo esse editorial, a racionalidade consiste em manter juros altos prevendo uma meta de inflação responsável numa economia que pode chegar à recessão, desemprego alto, milhões de pessoas com insegurança alimentar, tudo em nome de um BC independente e isolado do país que age por contra própria, sob o argumento de que precisa manter a meta de inflação através de previsões abstratas que só os editores dos jornalões entendem. É isso mesmo?

    Responda
  18. ROSA MARIA

    Sugiro assistirem a escolinha do professor Raimundo, aprende-se mais do que na escolinha do L. e seu palavrório fanfarrante.

    Responda
  19. Ricardo Ferreira

    Continuo achando um equívoco. Então na prática nós temos a condução da política monetária por um ator não eleito, e muitas vezes, em descompasso com a equipe econômica do governo. Nest seara, então deve-se ter eleições para presidente do BC.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Roberto Freire é aquele político que conheço? pq se é ele mesmo fiquei decepcionado

    2. Roberto Freire

      Incrível a semelhança entre os populistas e seus asseclas. Dos ministros do STF falava-se a mesma coisa. Quantos votos teve o Facchin? Bolsonaristas e petistas sectarios deveriam se envergonhar da falta de juízo próprio.

    3. Ary Dantas oliveira Junior

      ......e para o s.t.f. também!!

  20. eli moura

    o banco central deveria ter um página de dashboard com os indices mostrando, on line, os efeitos dos juros sobre a inflação. É preciso saber se isto está levando a algum lugar ou só beneficiando quem aplica em papéis do governo. Atas estilo mãe dinah ou astrologia não servem. Não bastasse esta falta de transparencia, o menino do banco central participava de redes golpistas. Então tem que sair já e o congresso aprovar um brasileiro, sem o DNA azul, sem as teclas ctrl C ctrl V Fed.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Roberto miopia é a sua pq no governo dele o BC foi muito bem com o Meireles lembra?

    2. Roberto Freire

      Os dados com as relações entre juros e inflação estão diariamente disponíveis a todos. Basta ver o movimento da inflação futura após as declarações do Lula. Mas a política parece controlar toda a atenção sua e de seu político de estimação. Economia não interessa a vocês . O resultado dessa miopia nós já conhecemos.

    3. eli moura

      DNA azul vencido

  21. Miguel Marcelino

    "Todas democracias sérias do mundo, sem nenhuma exceção, tem o banco central independente do Poder Executivo. Será que fazem isso por algum capricho - ou porque acham que a estabilidade da moeda é um elemento essencial para a existência de uma sociedade democrática?"(JR GUZZO -6/3/23)

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc conhece todas né?, sei

  22. EMANOEL TAVARES COSTA

    Independente para não cumprir a meta? Há dois anos a meta é descumprida apesar dos juros altos, que premiam os rentistas e sufocam a produção e o consumo.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Não sei se lembra, mas tivemos uma pandemia. A Dilma descumpriu a meta sem pandemia nenhuma. Apenas com esse desenvolvimentismo barato que ressurge agora.

  23. romulo amaral

    Excelente o texto. Mostra compromisso com a sociedade brasileira e com o desenvolvimento de nossas instituições de controle, como o Bacen.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      apesar do seu ódio Roberto prefiro um País sem inflação e melhor distribuição de renda pq é mais humano

    2. Roberto Freire

      Que se exploda a inflação. Esse o mote Lulista.

    3. romulo amaral

      “A população que se exploda”, diz a colega acima em tom de ironia. Não percebe ela que a autonomia de nossas instituições de controle, como o Bacen, e o controle da inflação visa justamente ao combate do aumento desenfreado de preços, que somente prejudica os mais pobres. A reposição do salários nunca consegue cobrir a inflação real. Os ricos, por sua vez, têm mecanismos pra tirar o dinheiro do país e se proteger. O combate à inflação se dá em beneficio do povo, especialmente o mais pobre.

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      A população que se exploda!

  24. Gil Carlos Dias

    A imprensa, com já era esperado, está determinada a sangrar o governo Lula. Mesmo atacada o tempo todo pelo ex-mandatario, a imprensa prefere mil vezes Bolsonaro. Estará sempre ao lado do rentismo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Como sempre foi Gil e José quem perdeu foi vc mané

    2. jose silva

      nao amola..perde maneh!

  25. Hercilio Silva

    Independente e sem responsabilidade com o nível de emprego como o FED? Virou o Independente da maioria da sociedade e escravo do rentismo.

    Responda
  26. Marcelo Magalhães

    A folha não lê os comentários sobre os seus editoriais. Se lesse, já teria enfiado a viola no saco, pego o seu boné e fechado essa panfletagem que só é lida com respeito na Faria Lima. O presidente do Brasil está presidindo, expondo suas ideias a apontando os que estão jogando contra e dificultando o governo de realizar a sua promessa, que é acabar com a fome. Fome essa cuja folha tem sua parcela de culpa por apoiar o golpe na Dilma. Hoje o Brasil é campeão na compra de grandes iates.

    Responda
    1. Miguel Marcelino

      Lê sim, e só pública o que é de seu interesse, e afirma que "as regras estão sujeitas a moderação prévia.." embora afirme que não é responsável pelo que o leitor diz. Pura censura e antidemocrática.

  27. MATILVANI MOREIRA

    "... flertar com o fracasso econômico, que sempre transborda para a impopularidade do governante." Penso que esse dia logo chegará. Faremos um grande L, né FoLha!?

    Responda
  28. jose luiz ribas

    Lula e mesmo um populista. Tenta defender minimamente os pobres da sanha dos financistas, dos Skaff da vida e da imprensa empresarial golpista e por isso e diuturnamente atacado. Por isso tudo, anda bem o presidente.

    Responda
  29. Lorenzo Frigerio

    O que o sapo quer é gastar o que não tem, fazer média com os pobres, garrotear a classe média com impostos e oferecer subsídios aos ricos do naipe dos irmãos Batista. É só isso que à esquerda entende de economia.

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Complicado, Frigerio. Não existe receita de bolo e nem soluções fáceis. Quem gastou o que não tinha e jogou dinheiro para ganhar eleição foi o anterior presidente. O estrago está feito e tem que tomar cuidado para que o remédio não mate o paciente.

    2. Lorenzo Frigerio

      E no processo leva à desvalorização da moeda, para que o agro e as mineradoras lavem a égua com suas commodities.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.