Elio Gaspari > Deixem o Banco Central em paz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Eu me impressiono como os articulistas da folha se viram do avesso para defender os interesses do mercado financeiro fazendo-os passar como o mais puro bom senso ... O Brasil é mesmo, Sr. Elio, passados 20 anos??
O problema é o "esse cidadão". Magoou. E Campos Neto não é bolsonarista não: só foi votar com camiseta do Bolsonaro, participa de grupo social de bolsonaristas raÃzes etc., mas não é bolsonarista. Tá bom.
Como sempre, perfeito em suas análises. Talvez Lula esteja fulo da vida, porque não pode fazer com Campos o que o Bozo fez com o Mandetta. Ao que parece, no frigir dos ovos, direita e esquerda querem apenas uma ditadurazinha pra chamar de sua.
O articulista é defensor do "tripé macroeconômico" que encara inflação como alta de demanda de consumo popular e/ou maior oferta de dinheiro na praça, algo que não acontece, porque a inflação brasileira é de custo: falta de infraestrutura adequada para escoamento de mercadorias, falência das indústrias nacionais, importação de bens industrializados e matérias primas, alta do preço dos combustÃveis e dólar alto principalmente. Um Banco Central independente do Estado, mas a serviço do mercado.
Ok. Explique, então, qual a origem de quando a inflação brasileira está baixa.
No Brasil são as esquerdas que fazem o desenvolvimento da economia capitalista não selvagem. Juros altos controlam a inflação, ok. Mas o tempo todo se encara a inflação como alta da demanda do consumo popular e aà se mata o investimento. O que é sempre reprimido é o investimento e o consumo popular. O que Lula está obviamente tentado fazer é lutar por juros mais baixos, para incentivar o investimento, destravar a economia e gerar crescimento real. Juros altos Não ajudam, descontrole também não.
acertou em cheio.
O que toda essa querela de Lula com BC trouxe de positivo? NADA. Muito pelo contrário: juros futuros dispararam, câmbio oscilou pra cima, bolsa estremeceu, expectativas de inflação e de responsabilidade fiscal sofreram outro baque. Além de que atacar o BC é um ato antidemocrático, pois sua independência é garantida pela Constituição. Quanto mais insistirem nessa demagogia de apresentar soluções fáceis para problemas complexos, mais o paÃs sofre, menos investimento à frente, menos emprego.
Os comentaristas do conentarista não querem juros altos mas querem muito o dinheiro dos rentistas para finaciar deficit.... quanta falta de discernimento
Bolsonarista que não tem nada de institucional, faz a polÃtica, não a monetária ,mas a que convém aos rentistas de plantão é ao atraso do paÃs. Para de querer achar que sabe de tudo Elio Gaspari, volta a estudar um pouco. Abs
os juros altos pressionam os investimentos, geram desemprego e a inflação cai. Verdade? Será que é a única ferramenta, ou possui mais variáveis que não estão sendo levadas em conta? Porque na realidade, os juros altos enriquecem os de sempre, castigam os de sempre e a inflação só baixa perante os números oficiais, porque no mercado da esquina está difÃcil (ou no banco da esquina, como queiram).
Deixem o BC em paz e o Brasil no atraso, gente!
Lula é um polÃtico que está fazendo polÃtica. Pressionando Campos Neto pq não quer ele no cargo até 2024. O jogo de sempre.
A sr. Gasperi em condições normais eu até engoliria esta porque me alinho muito com suas posições , mas mesmo não crendo em bruxas elas devem existir , depois da improvável e deplorável quebradeira de 8 de janeiro e com os juros reais mais altos do mundo de longe não há numerologia que suporte um Roberto Campos repetido. Eu vivi esta época, devem haver outros nomes ...
O sr. Lula parece pilhado ainda pelo 08/01, achando que tem que reagir com força e virulência a sinais contrários que esteja recebendo, ou possui informações em "off" de o BC vir a ter papel totalmente descolado de polÃticas econômicas que pretenda implantar, que possa justificar tantos e tão frequentes temperos verbais, que já chateiam.
Bolsonarista à frente do BC. Vai tentar dificultar pro Lula, mas vai perder a briga. Gente que combatia juros altos, agora os defende, é? Hummm sei não.
Uai, sêo Elio, o Bob Fields, Mini, não é bozofrênico? Salvo alucinação coletiva e amplamente distribuÃda pelo território nacional, ele usou simbolos bozolóides e prestou declarações verbais de fé na Igreja do Santo Bozo. Sei não da "institucionalidade"...
Gaspari, em geral, gosto de seus artigos e concordo com eles. Desta vez não. Campos Neto é um homem que precisa garantir a lógica liberal e os interesses dos rentistas. Há condições, sim, para diminuir os juros. Mas o sujeito aposta na recessão para controlar a inflação e é isso que vai prejudicar o povo. A Folha não presta, sempre esteve do lado da ideia de um paÃs que anda de lado. Lula quer crescimento e está trabalhando muito para isso. Ele está trabalhando, sim, e você sabe disso.
Gaspari, seus comentários costumam ser mais cuidadosos. Nenhum órgão de governo, independentes ou não, podem ser deixados ao bel prazer sem controle e fiscalização. A direção do BC está na direção errada sufocando o paÃs, por uma visão preconceituosa do "mercado", que não aceita o governo e contamina o boletim Focus. Se for seguir apenas o boletim não vai baixar a taxa de juros nunca. Até porque os bancos não querem juros baixos. Quanto maior o spread maior o lucro.
Sou do tempo em que a Folha combatia os juros excessivos no governo FHC. Depois da capitalização do Pagseguro na bolsa americana é só defesa do financeirismo miliciano brasileiro. Vão lamber um macaco, senhores. A começar por esse senhor que poderia aposentar-se pra que o Brasil melhore
Fabio, prezado, acho que lamber macaco pode até ser coisa medicinal - afinal, lambe-se sapo, não? Nada contra. Mas não creio que a aposentadoria do Elio Gaspari se traduza diretamente em melhora ao paÃs. Não podemos aposentar o Jjjeegues, por exemplo? Senão, é já que ele aparece de novo na Faria Lima...
Comparar a situação Bolsonaro X Mandetta com a de Lula X Campos Neto é um absurdo, pra dizer pouco. Pandemia é assunto de ordem da ciência. Será que Gaspari acha que economia também é? É o que parece.
também achei muito forçado. Pois enquanto um Lula, procura juros mais baixos para destravar os investimentos, o dois ( O inominável) atacou Mandetta justamente porque este seguia a ciência e incentivava a proteção as pessoas
Tenho nota a presença crescente de comentaristas "profissionais" que, em relação aos do governo anterior, apenas trocaram o sinal. Indo ao cerne da questão, paga juro alto quem deve e não pode pagar; deve muito quem gasta além do que recebe. Não minha visão, "dinheiro" deve ser interpretado como "energia" na 1a Lei da Termodinâmica: não existe o moto continuo de 1a espécie que cria energia do nada; ou dinheiro via proselitismo vulgar.
A esses eventos a que 'não deveria ter comparecido', foi de camisa amarelo golpismo, talvez por ser daltônico.
Hahahaha, nem sei se amarelo vira cinza ao daltônico, mas a blague foi boa. 'Tadinho do Fields Mini, é sÃndrome congênita...! Hahahaha!
Patrulha vulgar é essa que fazes Gaspari. Atual governo tem 40 dias, e os cronistas bocas de Cassandra o tratam como cavaleiro do apocalipse. Melhor voltar sobre a caserna pois nisso tua experiência é vasta.
Não, meu caro. O governo é quem age como cavaleiro do apocalipse.
Curioso esse apoio unânime dos jornais e colunistas. Não importa o projeto polÃtico vencedor, se as taxas de juros são as maiores do mundo, nem que o presidente do B C seja alinhado ao projeto anterior. O que importa é os rentistas poderem definir se o governo vai dar certo ou não. Independente? Fato é que o presidente do banco central é do mercado e para lá voltará depois de cumprido seu mandato. E seu bolsonarismo explÃcito não é um pecadilho menor. Tivesse brio, pediria para sair.
Se quiser entender um pouquinho sobre o assunto (e não ficar repetindo como papagaio bordões rentistas), Elio, leia Lara Resende hoje no Valor. Fica a dica
Infelizmente, não-assinantes batem com a cara na porta...
O sêo Elio, sei lá se lerá. Eu, agradeço a dica e vou tentar.
A comparação com a fritura do Mandeta na pandemia é ato falho? Algo do tipo os juros altos nos bolsos dos rentistas me é tão importante quanto a vida do povo brasileiro, a ponto de eu não ter vergonha de fazer essa comparação? Gaspari, nos deixe em paz, aproveitando seu pedido. São sete anos de ultraliberalismo imposto pela mÃdia a partir de Levy, passando pelo golpe e aprofundando no bolsonarismo. Deixe que alguém pense no povo ao menos por algum momento da nossa história.
Acontece que o Meirelles é um escolado banqueiro internacional e sabe dialogar com o mercado e com a polÃtica. Durante os oito anos do Lula ninguém pediu a saÃda do presidente do BC. De uma coisa o Lula sabe: no mister a orientação vêm da Faria Lima.
O banco central cometeu um erro nas contas no valor de 60 milhões para gerar notÃcia positiva para Bolsonaro em ano eleitoral. O presidente do BC independente estava rindo no grupo de zap de ministros do Bolsonaro no dia 8/1. A autonomia do Banco central é uma ilusão. Só quem vê isso é a grande mÃdia.
Com todo respeito, discordo. Não há essa de desconectar BC da polÃtica. Não existe uma medida econômica que não seja polÃtica. Duas perguntas: por que manter essa taxa Selic tão alta? A ata do Banco Central é uma piada de mal gosto. É baseada em premissas falsas. 2° - A quem serve a taxa Selic alta? Aos agiotas. Ora ter autonomia do governo e está submetido aos bancos? Aos especuladores? É isso deixar o BC em paz? Isso é um crime contra o Brasil.
Porque a atuação ineficiente do Presidente do Banco Central não pode ser criticada?! Juros reais altos combatem “inflação de demanda”, e não “inflação de custos”.
Bob Fields Grandchild.
Bela dupla: um agente dos banqueiros, Bob Neto, outro o porta-voz deles, Sr. Geisel Gáspari.
Eu concordo com o Elio, o Lula está cada vez mais assemelhando-se ao Mito, o que já não era bom está ficando pior ainda.
Falam tanto, mas os verdadeiros problemas não são, inicialmente, os juros altos. O verdadeiro problema é o enorme desequilÃbrio fiscal, com o governo, os três poderes, gastando desenfreadamente. Aumento brutal da dÃvida pública e daÃ, aumentos dos juros a serem pagos no mercado financeiro. Sem dinheiro para investimentos, sem uma verdadeira reforma administrativa e continuação da previdenciária, abrangendo os militares e poder legislativo, não haverá cofre que aguente. Calma, Lula!
Ótimo o Presidente Lula trazer essa discussão para a sociedade refletir como é danoso para o povo brasileiro essa taxa de juros absurda.
A coluna diz o que precisa ser dito. Até que o Campos Neto foi a eventos onde não deveria ter ido. E, novo governo, não deveria ter ficado em um grupo de ministros do Bozo. Sobre os juros, há um imperdÃvel artigo do Andre Lara Rezende no Valor de ontem. Pena que a Folha não o tenha ouvido também. E publicado. A independência do Bacen foi fundamental para Lula obter apoios nesta eleição. Não joguem fora o bebê com a via do banho. Dilma manipulou a taxa com um bacen obediente. Lembram? .
Quem viveu em época de hiperinflação sabe: a inflação prejudica os pobres muito mais do que os juros a um por cento e pouco ao mês. Os salários não subiam de acordo com a inflação, e nem repunha a inflação . Resultado: os pobres eram os mais prejudicados. Os ricos , bem-nascidos, polÃticos, sabiam aplicar o dinheiro. Bendito Itamar Franco que colocou o Plano Real. E o lula tem que parar de imitar o capitão cloroquina numa guerra inexistente.
Balbúrdia é essa ideia de que ninguém pode reclamar dos juros. Nunca vi isso. O tal do senhor mercado, que agora tem nome, cargo e independência, deve mesmo ter esse tipo de blindagem destemperada? Claro que não.
Ora, Senhor Elio, a mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta. Há um mês, esse jornal, mostrou foto de um celular de Senador da república aberto no zap. O que mostrava a tela? O nome do cidadão! Independência?
quem precisa ficar em paz é o pai de famÃlia desesperado para tirar o lodo de dentro de casa e achar algo para os filhos comerem. Estes juros altos tem que ser explicados, qual a sua eficiencia sobre os fatores da inflação diariamente com um dasboard diário. Alem desta ata estilo mãe dinah, tem o fato de que o menino do banco central particpava de rede golpistas. Caramba tem que sair de imediato, o congresso vai ter que aprovar um nomeado, esperamos que nao seja outro com DNA vencido
quem precisa ficar em paz é o pai de famÃlia desesperado para tirar o lodo de dentro de casa e achar algo para os filhos comerem. Estes juros altos tem que ser explicados, qual a sua eficiencia sobre os efeitos sobre os fatores da inflação diariamente. Alem desta ata estilo mãe dinah, tem o fato de que o menino do banco central particpava de rede golpistas. Caramba tem que trocar de imediato, o congresso vai ter que aprovar, esperamos que nao seja outro DNA vencido.
Acho que ele sempre achou os juros altos, mas não tinha coragem de peitar a ortodoxia. Depois que o Jair mostrou que é bom negócio eleitoralmente implantar suas crenças, por mais absurdas que sejam, doa a quem doer, ele decidiu seguir no mesmo caminho.
Não posso falar da hipocrisia neoliberal da Folha e de diversos de seus colunistas, como Elio. Sou censurada 3 em 4 vezes.
Aà eu também. Depois publica. Quando coloca números, palavra maiúscula, algumas palavras, não sei quais, manda para moderação.
E por último, uma lembrança. A taxa de juros de fhc chegou a cinquenta e quatro por cento.
Hipocrisia neoliberal sem qq pejo, né, Sr.Elio? O que significa independência do BC se Campos Neto participava do grupo de WhatsApp dos ministros de Bozo e consultava banqueiros sobre qual taxa de juros seria adequada?
Contador de histórias finge não entender que BC no mundo inteiro é autônomo só no nome. Conversa e coopera com o governo nos vestiários para garantir um compromisso entre inflação e desemprego. Aqui o BC é a mão da elite financeira e no caso desse cidadão aliado de candidato a ditador. Só sua posição polÃtica deveria ser suficiente para exonera-lo.
Perfeito!
Primeiro q a inflação nao é de compras ou demanda . Segundo q o RC II teve uma inconsistência de bilhões no câmbio. Faz uma trapalhada atrás da outra. E seu gaspari passando pano.
Autonomia institucional de banco central pressupõe que o governo não influi em aspectos econômicos da decisão do BC e o BC não influi em nenhum aspecto polÃtico. O BC do Campos Neto responsabilizou as falas do Lula por prever uma taxa de juros alta ao longo do ano, que é a mesma ladainha dita por agentes polÃticos em "colunas de opinião" da Folha. Quem começou a história? A Folha acha que seus leitores são ignorantes.
Qual Elio Gaspari escreveu esse texto? Certamente não foi o Gaspari que escreveu sobre a Ditadura. Parece o mestre sala do bloco FSP somos a nova oposição.
O PR tem o dever de reclamar dos juros que beneficiam rentistas e sufocam a economia.”Cidadão” não é xingamento.O ilustre colunista está no lugar de defensor do mercado e não da população sofrida
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Deixem o Banco Central em paz Voltar
Comente este texto