Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Natanael Batista Leal

    Sugiro ao colunista estudar o assunto e explicar aos leitores qual a influência dos juros altos, estipulados pelo BC, na dívida pública do Brasil.

    Responda
  2. Ivo Ferreira

    Mais um que tenta explicar a tolice das falas do Lula. Desista. O gado com estrela na testa só quer ler elogios ao falastrão. Agora, se o Lula mudar de opinião, eles também mudam. E vão ter um monte de exposições pra justificar a postura do cerebral presidente. Gado é gado. Pode ser amarelo ou vermelho.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Discordo Ivo. Desta vez o VTF esta criticando o Presidente, dai a revolta geral da Nacao. Como alguem ousa criticar o Messias que livrara o pais da fome e da Pobreza? Estou positivamente impactado pelas criticas que os economistas e jornalistas que apoiavam um Lula 3 estao fazendo a politica economica de Dilma 3. Havia a duvida se eria o Paz e Amor ou a Revolta do Presidl@rlo. Eu acreditava na segunda hipotese, por isso nao votei nele. Infelizmente eu estava certo. O artigoe lucido e bem escrito

  3. Eduardo Giuliani

    Muita falta de conhecimento e de respeito com o Presidente. Taxa atual está impondo perda de um trilhão por ano de poupança fiscal, além de gerar 2 a 3 trilhões de perdas de PIB. Simplesmente o assunto mais importante na agenda de qualquer Presidente Decente. Mas o Mercado de gestores de renda fixa que vivem de desvios de recursos públicos via taxas do BC garantidas por lobby no Congresso não gosta muito desta atitude e deve financiar estes artigos.

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      A falta de conhecimento sobre economia básica me parece estar em você! Fazer o que né, tentar desqualificar o jornalista.

  4. Humberto Santos

    axa de juros alta só serve para conter inflação de demanda a crédito. A vista, não! A nossa inflação é de oferta. Mas não é de custos; é de lucros! Estão tirando a barriga da miséria da pandemia. E socializando os lucros entre eles: economia (produção: preços) e mercado (agiotagem: juros)

    Responda
  5. Humberto Santos

    Este Mercado é uma piada! Não tem um trabalhador, um produtor (de bens ou serviços), um investidor (mercado primário). Só agiotas. É o Cartel dos agiotas. E o Banco Central é a holding deles!

    Responda
  6. JOSE LUIS PIRES DOS SANTOS

    Qual capital está financiando um jornalista com esta visão? Temos que aprender a tomar calados?

    Responda
    1. WILHELM NORDMANN

      Ele fala do que é real. Sem o falatório do Lula já teríamos um juro mais baixo. Votei no Lula com convicção, mas de economia ele nada entende. O comentário do BC na última ata do COPOM foi certamente exagerado, mas como a falas desreguladas de Lula sobre economia vêm desde novembro, acabou sobrando para ele. Está reagindo com o figado. É dar murro em ponta de faca mesmo. Verás!

  7. Marcelo Guimarães Freitas

    Maior taxa de juros do mundo. Nos EUA e Europa a inflação é quase 3x maior que a taxa de juros . Eles estão errados e esse time que o Bozó escalou tá certo?

    Responda
    1. Marcelo Guimarães Freitas

      Com todo respeito Wilhelm; em Dezembro de 2021 a inflação estava na casa dos 10% e este mesmo BC colocou em 10,75% a Selic. Seria inteligente que se a inflação está na casa dos 5% , não pode a Selic ser mantida a quase 14% . Lula tem razão. Eu tenho centenas de diferenças com ele mas ele tem razão.

    2. WILHELM NORDMANN

      Europa e EUA são assuntos distintos do Brasil. Nada garante que conseguirão com suas escolhas. Na Europa há muitíssimos problemas com países membros super endividados, subir muito o juro os quebraria, então o juro lá ainda está baixo, correndo risco altíssimo. No Brasil precisa mesmo juro bem acima da inflação porque a cultura inflacionária de longa ainda é muito forte. Se baixar muito, a inflação certamente iria subir. O falatório de Lula sozinho responde por 2% da Selic.

    3. Tha Virgens

      É o que o missivista e sua horda de colegas da Folha querem nos passar. Eu hein? Pra cima deles, Lula.

  8. Paulo Wach

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Paulo Wach

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Wlander Kwasniewski

    A bem da verdade não se sabe bem porque aprovaram a tal de autonomia do Banco Central. É a tal da história de que o que é bom lá fora é bom para o Brasi, vai parecer mais sério. Mas na real nunca houve falta de credibilidade no BC no Brasil, nem sob Dilma. E criaram um novo problema, se o próximo presidente do BC for heterodoxo, confusão a vista se o próximo presidente não for de esquerda.

    Responda
    1. WILHELM NORDMANN

      Autonomia do BC é coisa do mundo civilizado. Achei que tivéssemos deixado para trás a terra plana com a derrota do ex-capitão. Vejo que não foi bem assim. Lula deve começar a governar em vez de se meter em política monetária de que nada entende. O falatório dele sozinho responde por 2% da Selic.

  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Delírio de grandeza tem um articulistas que nunca ocupou um cargo de porte como lula ocupa pela terceira vez, e se acha fazendo planejamento econômico para o país. Mas com um discurso vazio, claro, pela falta absoluta de experiência . Sua retórica ressoa a do gado , só que emoldurada em um palavreado mais refinado.

    Responda
  12. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Passada a eleição, onde tentou usar Lula como a Geni para enxotar Bolsonaro, desfazendo o erro cometido por ele próprio, o grupo Folha assume que passa a ser mais banqueiro que jornalista, e coloca o jornal a serviço do capital finaceiro. Triste fim de um jornal que teve relevância na redemocratização. Agora é só mais do mesmo: Veja, Jovem Pan, Record, etc...

    Responda
  13. Cassio Vicinal

    O que eu ganho reclamando dos juros reais mais altos do mundo? Talvez nada, talvez tudo. Nunca vi isso, o debate sobre decisões dos bancos centrais, taxas de juros, inflação, é normal no mundo todo. Trump nomeou e reclamou muito. Leia o artigo traduzido do Paul Krugman sobre as previsões apocalípticas não concretizados dos mercados, juros altos, estagflação, etc, publicado ontem à noite. O pessoal do mercado vai querer interditar o choro também?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O articulistas cumpre ordens do frias. Lá eh assim, senão ...rua

  14. Daverson Furlan

    O método dele é não ter método. Na verdade, todos detestam admitir, o povo desse partido de fato não sabe o que fazer. Não tem a menor ideia, então gritam contra o que está aí. No primeiro e segundo mandatos dele, na verdade o que deu certo fora plantado por seu antecessor. Ele sabia disso, mas para não dar créditos bradava sobre a tal herança maldita. Virou modus operandi (pensa que deu certo) e agora repete. Achou que eleito (não foi), está tudo automaticamente resolvido. Tadinho… VTF: faz L

    Responda
  15. Manuel da Silva Lima

    Um artigo que reflete uma postura ideológica preconceituosa. Quem não se lembra das críticas aos juros elevados. Por que agora o Lula está errado em criticar os juros elevados?? Lula isolado? Desde quando um Presidente não pode fazer crítica ao BC? O Brasil é de todos, não apenas de banqueiros e seus prepostos que não conhecem a realidade da periferia socioeconômica brasileira.

    Responda
  16. Lisandro Signori

    A campanha da Folha literalmente "puxando o saco" do Banco Central está dando demais na vista ! Tá ficando feio pra um jornal que se diz independente. Coloquem o Eduardo Moreira para dar sua opinião também, seria menos monótono !

    Responda
  17. armando moura

    um ataque massivo dos colunistas da folha contra lula, os argumentos são baseados em meias verdades ou narrativas construidas, tudo para ser alinhar com o editor chefe, que tem seus amigos e interesses. Se tivessem brilho proprio, como ocorria com Janio, a estória teria sido outra, pois não tem que agradar ninguém. Lula foi eleito pela maioria e a maioria ganha menos que dois salarios minimos, querem que o BC se exploda junto com os colunistas da folha.

    Responda
  18. ANTONIO PAULO MAZON MARCHETTO

    A taxa de juros do BC por um Bolsonarista raíz certamente faz parte do esquema pós perda da eleição. Acampamento em frente aos quartéis, fechamento de estradas, queima de carros e onibus, bomba em aeroporto, quebra-quebra na diplomação, e o 8 de janeiro. O que me espanta é que poucos falam desse plano louco do último ministro de Bolsonaro.

    Responda
  19. Roberto Torsani Lisboa

    Antigamente existia uma chamada casa das moeda. Se não existiu, deveria ter uma casa cambial. A outra seria simplesmente um banco nacional.

    Responda
  20. Carlos Silvestre

    Sr Vinícius, aproveite o espaço que lhe fornecem e escancara a falar mal da privatização da Eletrobrás ( isso pode?)ou vai ficar no "porca", é muito pouco, e r o ... b o!

    Responda
  21. valdonir estivalet teixeira

    Leia a coluna análise de André Lara Resende de ontem. É o resumo do que pensamos, os pequenos e médio empresários e o investidor da produção. Não resolve vir aqui defender as teses e os interesses de e um Leman ou de um Sucupira.

    Responda
  22. Miro Costa

    Um artigo repleto de "avacalhação", referindo-se aos governos... do PT. Mas fez o L alegremente. Primeiro, é responsável pela volta da "avacalhação". Depois, tá reclamando de quê? Ou ficou sabendo da "avacalhação" só agora?

    Responda
    1. José Davi

      Tu é um liso que adora lamber rico.

  23. Jose L F Trindade

    A relação do leitor e eleitor do Lula, com esse jornal, mudou. Não aceitamos mais sandices. Pra quem se aventurou com a Vaza, com o bozocista, temos que filtar. O que está por trás? Quando falam Mercado, Americanas, Bolsas... que interesses defendem.

    Responda
  24. Joao Emiliano F de Aquino

    O articulista e a Folha não reconhecem o resultado das urnas? Parece que o Lula ganhou.

    Responda
    1. Joao Emiliano F de Aquino

      Explicar ironia é péssimo, mas faz parte dos novos tempos. Para deixar claro: a política econômica Bolsonaro-Guedes (neoliberal selvagem) foi objeto de discussão na Campanha eleitoral. Nela, Lula defendeu claramente a mudança da política econômica, a baixa dos juros e a relevância do Estado na economia. E foi esse programa que ganhou a eleição. Isso não deveria ser objeto de um 3o turno.

    2. Fernando José Nicoli

      O Miro é mesmo.o ruim de mira, heim?

    3. Miro Costa

      Parece, só parece. Ganhar é diferente de receber. Lula recebeu a presidência. Mas já que é assim, pelo menos poderia parar com a campanha e começar a governar.

    4. Marisa Coan

      Não entendi patavina do seu comentário. O fato de ele ter ganho não significa que vá mandar e desmandar no país. Existem regras, existe um congresso e existe um monte de gente, basta vs lembrar das ruas, que não acredita no homi.

  25. José Bueno

    Quem disse que o FED dos EUA tem como meta apenas o controle da inflação? É só acompanhar suas decisões para ver que o ataque ao desemprego, uma preocupação social, vai junto com o ataque à inflação, sempre. Ou seja, a importância dada à limitação da preocupação do BC nosso ao controle da inflação é conversa fiada. Se não mudarmos esta política econômica, nunca haverá desenvolvimento econômico e social que beneficie a grande maioria de brasileiros.

    Responda
    1. José Bueno

      O Miro precisa contar essa para o atual presidente do BC, para os economistas que não foram além do já enevelhecido manual de economia, dos redatores desta e outras folhas.

    2. José Bueno

      Ah, Miro, o que conta é o que sempre aconteceu!

    3. Miro Costa

      Vou te dar uma dica: leia a Lei Complementar n. 179/2021. Google. Lá estão as atribuições do BC, que estão longe de ser apenas inflação. É bom se informar para comentar com alguma base.

  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula já ganhou, mané. Campos Neto já começou a ser pressionado. A Folha em sua cruzada de certezas não quer dar o braço a torcer: o cara é amigo do Guedes, aliado do mercado e bolsonarista. Ele tem de cair. Simples assim.

    Responda
  27. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula já ganhou, mané. Campos Neto já começou a ser pressionado. A Folha em sua cruzada de certezas não quer dar o braço a torcer: o cara é amigo do Guedes, aliado do mercado e bolsonarista. Ele tem de cair. Simples assim.

    Responda
  28. Joy Barros

    Seria muito esclarecedor se fosse apresentada uma explicação racional para o fato de o Brasil ter a maior taxa de juros reais do mundo. O que nosso país tem de tão pior que todos os outros, incluindo os muito menos desenvolvidos? Por favor, explique isto para ser possível compreender por qual motivo é um pecado tão grande falar de redução da taxa de juros aqui.

    Responda
    1. José Davi

      Como falou o Pérez, uns ganham e outros perdem e nesse jogo! que vem perdendo há anos é o brasileiro que paga triplicado para morar, se locomover, estudar, ter saúde. Cortaram tudo o que podiam no social, na renda e hoje te oferecem crédito caro e jogam que não consegue pagar no fogo da inadimplência. O cerne do capitalismo é e sempre será a luta de classe.

    2. osmar pavani peres

      Os banqueiros. São os grandes detentores dos titulos da divida pública lastreadas pela taxa Selic, se ela desce eles "perdem", sendo alta porque investir no setor produtivo?

    3. Joel Pedt Silvestre

      O pecado da redução do juros, meu caro, é que os Bancos e grandes investidores vão ganhar menos com especulação e o Brasil , ao pagar menos pela rolagem da dívida, vai ter sobra de dinheiro para investir. Estamos diante de uma guerra entre o mercado e os que não vão ao mercado.

  29. osmar pavani peres

    Banco central independente é uma coisa agora presidente do banco central que faz campanha prá candidatao derrotado é outra coisa. E independente do mercado e dos banqueiros ele não é. O Lula é presidente do Brasil não dos banqueiros e do mercado. Leiam Reinaldo Azevedo hoje êle pode ser o que voce quiser, menos Lulista.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Não sei não, quanto ao Reinaldo.

  30. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Análise + do que certeira. A falação lulista só serve para criar desconfianças e espanto. Parece que Lula não tem noção dos custos reais de suas declarações dissonantes, essa mistura estéril de jactância e confusão. O que ele ganha eu não sei, mas quem perde é o nosso país. (Claudia F.)

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Sobre declarações dissonantes o Lula não chega nem aos pés do genocida.

  31. ENOQUE SAMPAIO

    Tem que desbolsonarizar toda a estrutura do governo… isso inclui o BC. Bob Fields Grandkid, ask to leave.

    Responda
  32. Antonio Mauricio F Oliveira

    O que Lula vai ganhar? Resposta fácil: vai ganhar a confiança de quem o elegeu para defender os interesses da imensa maioria da população penalizada pelos juros absurdos e extorsivos que só interessem às castas senhoriais acostumadas a governos que acabam o rabo exclusivamente para os seus interesses. Lula incomoda estas elites que a FSP defende tão bem!

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Todos os MEIs, pequenos/médios empresários sabem muito bem o que significa 1 ou 2 % a menos nos juros do capital de giro bancário . Pergunte a eles Vinicius Torres. Criticar o Lula é fácil, mas ajudar o povo em detrimento dos poderosos …

    2. Antonio Mauricio F Oliveira

      Quis dizer abanam o rabo.

  33. José Davi

    Torres Freire um dos arautos do mercado financeiro acreditar ser uma heresia questionar os juros no Brasil. Como não existe justificativas para tal abuso o que resta é o ressentimento e a ideologia.

    Responda
  34. Rubens Goulart

    Avacalhar é produzir um artigo desses... O neoliberalismo é a desgraça dos pobres não é possível esquecer isso

    Responda
  35. Eduardo Galvao

    O desgoverno Bolsonaro entre muitas coisas ruim teve o pendão de tirar o limite das pessioas com as palavras. Um jornalista cheio de ego, que deve se achar um bruxo, um deus, um nostradamos ou sei lá o quê. Ele se refere as últimas críticas de Lula ao Banco Central de avacalhação. Qual o significado de avacalhação para o jornalista? Nunca se sabe da honestidade do sujeito escrevinhador.

    Responda
  36. Claudio Moreira Roberto

    Já dá p pedir impeachment dessa coisa?

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Impeachment já era, agora é pedir extradição de Miami.

    2. Joel Pedt Silvestre

      Agora não dá mais, ele fugiu para a Disney. Otar io.

  37. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Vinicius poderia colaborar explicando por que o Brasil é um raro país em que a taxa básica de juros é mais do que o dobro da inflação, por que a taxa de juros de curto prazo é tão alta estimulando o crescimento de uma dívida de curto prazo, por exemplo. Ademais ignora propositalmente parece que o discurso do Lula é para as massas, não apenas para o mercado “esclarecido”. Ignora ainda que o presidente independente do BC é bozoloide participante de grupos de WhatsApp de golpistas.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sacanagem sua. Tá querendo que o Vinicio perca o emprego e as perembas do tal de "mercado"?

  38. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Excelente artigo!

    Responda
  39. LUIS FERNANDES

    Qdo se poe um anarfabeto no poder q mal deve saber as 4 operacoes fundamentais de matematica e da palpite em economia, so traz problema ao pais.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O prezado já conseguiu sair d

    2. Joel Pedt Silvestre

      Amigo, capricha da próxima vez. Pontuação nula.

    3. LUIS FERNANDES

      Nao sou nem lulista nem bolsonarista. Sou realista sim q esses dois nomes sao pessimos na politica do pais

    4. LUIS FERNANDES

      Nao ha preconceito. Uma pessoa sem educacao basica nunca poderia governar um pais. Ocupar o cargo mais importante de um pais sem conhecimento de como funcionam as coisas e rumo a desastre. E piora se o sujeito e arrogante

    5. José Davi

      O preconceito é uma coisa triste. Se Bolsonaro não pode frequentar uma boa escola tem culpa ele?

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Votou em quem, mané, na grande inteligência e cultura do Bozo?

  40. Maria Almeida

    A conversa séria que o ilustre colunista aponta se daria em que condições? Seria na área da lógica? Tem como mudar a rvonomia fracassada do Paulo Guedes sem mudar nada, nem o discurso? Falo do ponto devista leigo, como brasileira, e-leitora comum.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Maria, não vou discutir as taxas de juros que por certo muito altas, fora do normal, são um entrave para todo aquele que quer produzir. Mas, não entendi a política fracassada do Guedes. Nosso país foi um dos poucos a ter crescimento após a pandemia, que não sei se vc sabe, detonou a economia mundial. O Br, também foi o país que conseguiu controlar melhor a inflação, desde é claro que vc não acredite nas mentiras de Luizinácio sobre a inflação argentina

  41. Nelson Vidal Gomes

    Lula é inacreditável! Literalmente! Isso explica tudo! Basta que se diga que foi o primeiro Presidente da República a entregar o Banco Central a um banqueiro da iniciativa privada, endividando 60 milhões de compatriotas. Não por acaso, seu partido passou a ser reconhecido como o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ra ra ra! Fake news, o retorno dos Que não foram. Mais mentira deslavada do bostoloide. Perdeu, mané! O atual é o que? Prefere o partido dos pastores dourados, das rachadinhas, das milícias, dos cartões corporativos, da Codesvasf e que tais, dia golpes é do genocídio?

  42. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Comentario tacanho. Mas que desperdicio.

    Responda
  43. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Comentario tacanho. Mas que desperdicio.

    Responda
  44. Otto Nelson Nobre de Brito

    Voltemos a crise da Ligth. São sócios majoritários; o Sucupira, que é sócio de Lemann na Eletrobras e o Ronaldo Coelho que já foi juiz de futebol e tesoureiro de campanha do PSDB e nunca teve sua ascensão no mercado explicada ou questionada pela imprensa. Seria o laranja da Privataria Tucana? Pagaria rachadinhas aos velhos figurões do PSDB? No Livro de Palmério Dória há fartos documentos que apontam a suspeita, e a Imprensa tem a obrigação de exigir de Lula a revisão da venda da Eletrobras.

    Responda
  45. armando moura

    além do fed, onde, no chamado paises do primeiro mundo, o banco central é totalmente independente? Na inglaterra, por exemplo, o tesouro pode modificar as decisões do banco central, bastanto de uma aprovalçao do parlamento. Além da alta da mãe dinah, não se ve uma analise quantitativa de que forma os juros estão atuando nos fatores da inflação. Não bastasse o muleque o BC foi flagrado trocando msgs com Ciro, aquele que indicou o diretor da petrobras que devolveu cem milhas. Independencia?

    Responda
    1. ENOQUE SAMPAIO

      Vinicius, leia ao menos este comentário e reescreva seu artículo… Bolsonaro foi muito mais deletério do que imaginamos: foi apeado democraticamente do poder, mas ainda dita a política econômica através desse títere… e na sua visão, Lula tem de aceitar isso?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Luis, sobre o fed o Armando já falou, cita outro.

    3. LUIS FERNANDES

      O Fed e independente do executivo na primeira economia do planeta

    4. armando moura

      o banco central europeu tem que fazer consultas ao parlamento europeu, então passa também por uma aprovação.

  46. andre lunardelli

    Artigo perfeito! O BC é o STF de Lula - para fanatizar sua base e, assim dividir o país exatamente como Bolsonaro fazia. E, de quebra, usa como justificativa por a picanha não chegar. Enquanto isto, dane-se a economia...

    Responda
  47. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Vinícius e suas velhas análises me rda! A Folha adora. E os leitores já vão ficando de saco cheio deste jornal. A maioria lê o título e já nem querem ler mais a matéria. Os textos cotidianos e entediantes de Vinícius já estimulam isso há muito tempo.

    Responda
    1. Mário M Dias

      Entediantes e desonestos !!

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Corrigindo a concordância: "Vinícius e suas velhas análises me rda! A Folha adora. E os leitores já vão ficando de saco cheio deste jornal. A maioria lê o título e já nem quer ler mais a matéria. Os textos cotidianos e entediantes de Vinícius estimulam isso há muito tempo.

  48. Fabio Torres

    Se a imprensa fizesse uma discussão técnica do comportamento do BC ajudaria. Mas o colunista cada dia tá com o pé numa canoa. Aí voltam os fascistas e o colunista vai ter que ficar caladinho. Mas td bem pq o mercado financeiro gosta de fascista ( e de juros). Se a imprensa promovesse um debate, ajudaria muito, senhor.

    Responda
  49. Marcos Gandelsman

    Não se pode criticar a taxa selic de 13,75%. A censura corta.

    Responda
  50. Mário M Dias

    Meu Deus, o que esse cara tá falando? Quando Lula assumiu em 2002 a dív. líq/pib estava em 60%. Em oito anos, baixou pra 40%. Como assim não houve plano pra reduzir a dívida, cara pálida? Independência do bacen: qualquer economista sabe que a política monetária é um instrumento poderosíssimo de política econômica. Por que um governo deveria abrir mão deste instrumento? Ou pior, deixá-lo nas mãos de um bolsonarista? A população elegeu Lula pra governar o país, e não o campos neto, ora bolas.

    Responda
    1. ENOQUE SAMPAIO

      Bolsonaro não pode (e não vai) continuar mandando na política monetária. Fora, Bob Fields Grandkid!