Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gil Almeida

    A China cresceu por volta de 10% nos últimos 50 anos. Nesse temp, o Brasil continuou servido à sua burocracia estatal. Hoje 80% do Tesouro é embolsado por funcionários públicos e aposentados. Os privilegiados são os donos majoritários da dívida pública e saboream os juros altos. Na China brotou infraestrutura e no Brasil condôminos de luxo para guardar os sanguessugas do Tesouro Nacional da metade da população miserável. E a culpa é do BC?!!!!

    Responda
  2. Pedro Cunha Jr Cunha

    É claro que o Lula ganha se tirar de cena o Campos Neto. Seria um bolsonarista a menos. Afinal o governo é de esquerda. O Bolsonaro fazia isso todo dia: afastava todos que fossem de esquerda.

    Responda
    1. Valdemar Rodrigues de Menezes

      É preciso lembrar que Lula ganhou a eleição? E que tem não só o direito (mas o dever) de implementar o programa aprovado pelos eleitores? Se fosse para continuar com o neoliberalismo, não precisaria ter concorrido à eleição. É difícil entender isso?

    2. Gil Almeida

      Quanto besteira. Se não fosse por Campos Neto o Bozo teria reduzido os juros por decreto e estaria reeleito.

  3. Alberto A Neto

    "O pior cego é aquele que quer ver", já dizia Millôr Fernandes. Lula III sabe muito bem que 2023 entregará um "pibinho" daquele tipo raquítico e fraquinho, bem como uma popularidade na economia debaixo de vaia. Lula III já abriu a caixa da ferramentaria retórica para fazer o resultado frustrante do PIB no biênio 2023/2024 - que será inferior à média da Era Miliciana -, cair no colo do BC de Campos Neto, exclusivamente. Pois é! "Malandro é malandro, mané é mané", já dizia Bezerra da Silva!

    Responda
  4. Marcos Gandelsman

    A selic está em 13,75%.

    Responda
  5. Marcos Gandelsman

    Comentário sobre selic a 13,75% tem que passar por moderação. Cessura?

    Responda
  6. marcio branco de assis

    A premissa que o colunista - e, via de regra, a grande imprensa - tenta estabelecer é de que só há um caminho "ortodoxo", leia-se correto, para a política econômica, o que não chega perto de ser verdade.

    Responda
  7. Marcos Gandelsman

    Dizer que a selic a 13,75% só interesse aos grandes rentistas é proibido?

    Responda
  8. Canário Belga

    #fazuele

    Responda
  9. Marcos Gandelsman

    Não se pode criticar o deus mercado

    Responda
  10. NACIB HETTI

    O articulista está errado. O curral eleitoral dele acha o máximo.

    Responda
  11. Marcos Gandelsman

    Tá igual a da ditadura militar

    Responda
  12. Marcos Gandelsman

    Vamos investigar a censura da Folha.

    Responda
  13. Marcos Gandelsman

    A censura da Folha continua a todo vapor

    Responda
  14. Ale Poss

    Se o mercado não está gostando desta conversa sobre autonomia do BC, é um ótimo indicador que estamos no rumo certo. Passou da hora de o rentismo passar por um processo civilizatório no Brasil. A nossa Democracia não vai sobreviver a estagnação económica patrocinada pelo antigo governo. No próximo 8 de janeiro, a turba pode se voltar contra as pessoas dos 3 Poderes e não tocar no patrimônio.

    Responda
  15. Marcos Gandelsman

    O Presidente Lula está preocupado com a selic de 13,75% e em saber de fato a quem interessa pois certamente não ao país. Quanto à privataria nem há o que discutir. É o desmonte do setor elétrico e a Eletrobrás se tornando paraíso de rentistas

    Responda
  16. ivoney melo

    Porque a atuação ineficiente do Presidente do Banco Central não pode ser criticada?! Juros reais altos combatem “inflação de demanda”, e não “inflação de custos”.

    Responda
  17. Marco Souza

    Política fiscal e econômica tem que andar juntas. Então, governo e BC tem que conversar. Autonomia do BC não quer dizer isolamento. Não adianta nada essa tática de ataques ao chefe do BC. Por que não sentam pra conversar? E Lula tem que deixar isso com Haddad e Tebet. Lula está dando bola fora com sua peculiar verborragia, mas está certo quanto ao exagero da taxa.

    Responda
    1. Mário M Dias

      Não acha que é uma maneira de fomentar o debate? Repare que não se fala de outro assunto. Já passou da hora de os economistas (sérios) esclarecerem a importância da política monetária para o crescimento econômico. Não dá pra fazer política fiscal sem política monetária. Se bem conduzidas, o efeito sobre a renda é amplificado, sem causar pressão sobre o juros. Mas os economistas de plantão preferem esconder o sol com a peneira -- essa é a tristeza !

  18. NACIB HETTI

    Depois de fhc todos os presidentes demonstraram carência de inteligência política. Alguns patológicos, como o Bozo.

    Responda
  19. Marco Souza

    Não há justificativa para os juros continuarem nesse patamar. Isso não estimula investimentos, só rentismo. Poderiam ter baixado um pouco diante dos planos já apresentados pelo governo. Lula erra ao criticar a autonomia do BC, até porque o chefe do BC não decide sozinho. O Copom é um colegiado. E a autonomia dos BCs é o melhor para as economias no mundo todo. É só ver como estão quem acabou com isso: Argentina e Turquia por exemplo. Caos!

    Responda
  20. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Nunca fui Bolsonarista, não votei no atual devido ao histórico de corrupção - por isso sou favorável às privatizações. Esperava dele mais responsabilidade, menos casuísmo, mais ação. Durante 04 anos suportamos o pior presidente que este País já teve e sua horda de fanáticos. Espero que isso não aconteça agora, pois ele pode ajudar a melhorar este País. E que seus seguidores ajam com mais equilíbrio!

    Responda
  21. ALOISIO T MIRANDA

    Caro mestre colunista. O jogo é político. Não esqueçamos, como se ouve, que o presidente do BC era ainda este ano, membro do WhatsApp do governo anterior.

    Responda
  22. Luis Nascentes

    Basicamente estamos tendo o governo bozzo 2, se abalizáramos somente as falas do presidente.

    Responda
  23. Fernando Alves

    No ano passado a gente ouviu como o Jeggues era genial por ter subido a taxa de juros antes que os outros países e controlado a inflação. Foi o ministro que subiu a taxa de juros, não o BC? Se o Brasil controlou a inflação, por que precisou do golpe do preço dos combustíveis e ainda assim a inflação ficou acima da meta? Se a inflação baixou, por que o BC prometeu juro alto até o fim desse ano? Se o BC é técnico, por que atribui o juro alto às "falas do Lula"? O Lula só escancarou o problema.

    Responda
  24. eli moura

    neste um mes e meio, Lula enfrentou as seguintes crises, a destruiçao das sedes em brasília, intervenção em Brasilia o genocídio do povo yanomami, a troca do comando do exército, a reintegração do Celac, a desintegração do mercosul, retomada do fundo amazonia e a disputa do senado. Agora este BC com atas de mae dinah sem mostrar um dasboard com os efeitos sobre a inflação dos juros altos, com este menino de rede golpistas, não é fácil não, será que o velho aguenta?

    Responda
  25. José Cardoso

    Às vezes parece que foi o Ciro que ganhou as eleições. O Lula não falava nada contra juros ou BC na campanha, enquanto o Ciro dizia que iria 'convidar' o presidente do órgão a deixar o cargo quando assumisse. Mas o essencial é o equilíbrio fiscal, e no mínimo o pacote do Haddad tem que passar no Congresso. Com grandes gastanças é preciso grandes receitas. Ninguém quer uma inflação crescente.

    Responda
    1. José Cardoso

      Marcelo, como os economistas adoram uma metáfora pensei numa: o choque de custos é como um buraco na estrada. A mola da suspensão é como a dispersão do choque de custos, que vai afetando outros preços na economia. O amortecedor é a política monetária restritiva que limita essa dispersão.

    2. Rodrigo Andrade

      Tem que explicar pro Marcelo aí de baixo que uma Selic alta atrai dólares, combate a sua supervalorização e por consequência, reduz a inflação. Qualquer um que lê 1 livro de economia aprende isso nas primeiras páginas mas isso deve ser difícil demais pra esse povo.

    3. Marcelo Magalhães

      Quando foi que houve inflação de demanda nestes últimos anos? Zero. A inflação vem pela sobrevalorização do dólar, o apreço das commodities do agronegócio e o rombo dos combustíveis. A taxa selic só serve para transferir dinheiro aos rentistas acumuladores gananciosos.

  26. Jair Pereira

    Primeiro foram o golpistas,( e não discordo que foi o pior momento do Brasil) depois os Yanomamis , agora o Banco Central, qual será a próxima narrativa de argumentações que virão visando prorrogar e administrar a falta de propostas objetivas?

    Responda
  27. eli moura

    o banco central deveria ter um página de dashboard com os indices mostrando, on line, os efeitos dos juros sobre a inflação. É preciso saber se isto está levando a algum lugar ou só beneficiando quem aplica em papéis do governo. Atas estilo mãe dinah ou astrologia não servem. Não bastasse esta falta de transparencia, o menino do banco central participava de redes golpistas. Então tem que sair já e o congresso aprovar um brasileiro, somos duzentos milhoes, sem o DNA azul vencido.

    Responda
    1. eli moura

      neste um mes e meio, Lula enfrentou as seguintes crises, a destruiçao das sedes em brasília, o genocídio do povo yanomami, a troca do comando do exército, a reintegração do Celac, a desintegração do mercosul, retomada do fundo amazonia e a disputa do senado. Não é fácil não, será que aguenta este ritmo?

  28. Igor Cornelsen

    Algum economista bem formado deve ter convencido o presidente que com o déficit público do Brasil a economia não consegue crescer e que os investimentos vão minguar. O Lula, um político muito esperto, já arranjou um bode expiatório para o seu fracasso, o Banco Central do Brasil.

    Responda
  29. jose luiz ribas

    Já foram 40 dias em 4 anos. O q o velhinho já trabalhou e continua a fazê-lo da inveja a MTA gente. Lula III tá melhor q os anteriores. Retornando a Eletrobras, será herói. E vai conseguir tirar das maos dos grandes empreendedores corruptos L S T. Cadê os tubulões da folha, globo, Estadinho etc?

    Responda
    1. Paulo fedrizzi

      Odebrecht curtiu isso.

    2. Paulo fedrizzi

      Odebrecht curtiu isso.

  30. Carlos Mello

    Como diria minha vó Lula esta caducando. Não precisa nada disso mas parece que esqueceu que a eleição acabou, tomou posse só está esquecendo de começar a governo, a despeito da terra arrasada recebida.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mas atuar em palanque é a única coisa que ele sabe fazer. Vão inibir a vocação do sujeito ? Daí não dá. Isso não é democracia. Com o bozo não diziam nada.

  31. Adriano Gomes

    Não gosto deste estilo de ataques ao léu do Lula, mas o outro lado também o faz e faz pior. O "mercado", ao invés de atacar o presidente com palavras, coloca nele a culpa por manter os juros mais altos do mundo, mesmo sabendo que essa é uma medida inútil contra a inflacão, para lucrar em cima do povo. Por que o "mercado" não procura o presidente propor medidas e metas para retomada de crescimento e para reduzir os juros?

    Responda
  32. Rodrigo Ribeiro

    Do mercado, ele ganha nada. Do povo, respeito!

    Responda
  33. jose luiz ribas

    Lula age acertadamente. Tem q extirpar esses bolsonaristas do governo. Ainda mais esses financistas das portas giratórias.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A equipe dele está trabalhando, mas nem apresentou as medidas e já estão julgando um fracasso. O Jeggues entregou um orçamento inexequível para esse ano e ninguém do "mercado" deu um pio. E caiu matando em cima do novo governo tão logo ele externou o óbvio. É lamentável a síndrome de Estocolmo do cara que não entende nada de economia, mas defende apaixonadamente aqueles que enchem os bolsos com dinheiro público e querem que os outros não tenham direito a nada.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. E tem que trabalhar. Acima de tudo trabalhar, e não ficar atribuindo expectativa de insucesso aos outros. Isso é o que o bozo fazia.

  34. Marcelo Carneiro da Rocha

    Toma vergonha vendido maiores juros do mundo porque ? Estamos em guerra ?A FSP precisa apostar na decência para ter credibilidade.

    Responda
  35. Marcelo Magalhães

    Tem um economista chamado André Lara Resende, que escreveu sobre o assunto no Valor Econômico. Não leia, pois o senhor vai ficar muito envergonhado. Nada do que o senhor diz encontra eco na realidade. Só faz sentido dentro da estratégia enganadora de ameaçar com algo impossível de acontecer, mas que mantém a plebe ignara assustada e submissa. A folha já era!

    Responda
    1. Andre Rypl

      Exatamente isso. Parabéns pelo comentário

  36. Gilberto Rosa

    Maior juros real do mundo!!! Colunista lambe botas de banqueiros e rentistas. Por sinal, donos da Folha tem banco.

    Responda