Mônica Bergamo > Presidente do BC recebeu gelo, mas governo Lula analisou que disputa teria custo alto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Enir Antonio Carradore

    Imagine um estrangeiro tentando entender essa manchete! O Google tradutor não dá conta (“received ice”), só com o auxílio de um brasileiro.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Tá muito mal escrito, em português mesmo. A qualidade da Folha vem piorando junto com seu posicionamento político. Não faço ideia do porquê.

  2. Arthur Bagatini

    Irresponsabilid, ade fiscal é essa taxa de juros do BC. A atual taxa é de 8% de juros reais o que representa 4,5 bilhões de reais ao ano. Somos escravos dos grandes especuladores. Essa taxa além de abusiva é totalmente ineficaz no combate à inflação.

    Responda
    1. Arthur Bagatini

      Na verdade 450 bilhões ao ano.

  3. Arthur Bagatini

    Irresponsabilidade fiscal é essa taxa de juros do BC. A atual taxa é de 8% de juros reais o que representa 4,5 bilhões de reais ao ano. Somos escravos dos grandes especuladores. Essa taxa além de abusiva é totalmente ineficaz no combate à inflação.

    Responda
    1. Arthur Bagatini

      Na verdade 450 bilhões ao ano.

  4. Arthur Bagatini

    Irresponsabilidade fiscal é essa taxa de juros do BC. A atual taxa é de 8% de juros reais o que representa 4,5 bilhões de reais ao ano. Somos escravos dos grandes especuladores. Essa taxa além de abusiva é totalmente ineficaz no combate à inflação.

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Gelo? Só se foi pra colocar no wyskie

    Responda
  6. JOSE LINS

    O JURO É O TERMÔMETRO. A INFLAÇÃO A FEBRE. MARIO HENRIQUE SIMONSEN. Lula execut@ndo o mensageiro sob aplausos dos desinform@dos. Folha e O Globo com editorias maduros. Recomendo a leitura e reflexão.

    Responda
  7. Antônio João da da Silva

    No ranking mundial de juros reais, o Brasil tem a primeira posição. A taxa de juros reais desconta a inflação, a taxa de juros reais do Brasil é de 7,38%. Em seguida vêm México, com 5,53%, Chile, com 4,71%, e Colômbia, com 3,04%. Os Estados Unidos ocupam a 15ª posição, com juros reais negativos em 0,03%. O jornalismo brasileiro bate bumbo para a ideologia de Campos Neto, então que expliquem o por quê dessa taxa tão elevada.

    Responda
  8. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    O Recado do Lula foi Alto e Claro: O BC (Campos Neto) não é todo poderoso como pensava que era. Manda quem pode, obedece quem tem juízo

    Responda
    1. Waldir Luiz

      O Lula a exemplo do Bolsonaro, felizmente não manda no BC, pois caso contrário teríamos um Lula fazendo os mesmo erros da Dilma, embora essa seja a vontade populista dele. Os juros podem estar alto mas os 13,75% não conseguem explicar os 399% anuais cobrados no cartão de crédito. A análise não pode ser feita de uma maneira totalmente primária. O que deixa essa taxa alta é a Inflação, Inadimplência e as intervenções, ou palavras do PR.

  9. Nilton Silva

    Uma das poucas coisas boas que o governo passado deixou foi essa pequena autonomia do BC. Se o PT pudesse decidir a taxa selic como ocorreu em outras épocas, o dólar já estava batendo em 6, a bolsa estava no chão e a inflação continuaria alta. Esse povo não aprende.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Veja quanto estavam juros e inflação ao fim do fhc. Fala e não lê.

    2. Guilherme Guarnieri

      Autonomia do BC só beneficia o grande capital, mantem a taxa como e quando quer, enquanto nós pagamos uma dívida pública não auditada. É uma garantia que governo populista algum possa parar esse assalto a população.

    3. Waldir Luiz

      Na verdade o Lula no 1º mandato pegou o pais estruturado pelo FHC e ai fez um bom mandato inicial. Mas o PT foi um fracasso total com a Dilma intervindo na Economia. Ai o dólar e inflação subiram e só restou dar um aumento expressivo da taxa de juros levando a população de menor renda pagar a conta. Se fosse fácil baixar a taxa de juros na garganta, Cuba, Venezuela e Coreia do Norte seriam um exemplo de Economia.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Não sei sua idade, não sei se lembra de alguma coisa do governo Lula... mas não passe por alguém que fala daquilo de que não faz a menor ideia. Pega muito mal.

  10. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Deve-se evitar o Campos Neto porque é amigo do Guedes. Pensa como ele: defende o mercado e põe granadas no bolso do povo. A inflação é alta há um bom tempo e as medidas do BC já provaram que contribuem mais para que continue alta. Esse papinho Folha de defesa de um incompetente já está insuportável.

    Responda
  11. Luiz dos Santos

    Mas rapaz o ano nem começou e o governo já está com medo? Para ele, e não era diferente do Bolsonaro, tudo tem que ser do jeito deles. Nasceram para ser ditadores. Arregasse as mangas e vá trabalhar.

    Responda
    1. Luiz dos Santos

      O presidente do bacen pode ser o que ele quiser. Bolsonarista, de direita etc. primeiro que não é ele sozinho que decide. Segundo que mesmo no governo do bolsonaro as taxas já estavam altas devido a gastança. Terceiro foi no mandato dele que o pix gratuito foi criado. Então não me venham com historinhas de esquerda/ direita. Tem que entender para dar opinião.

    2. Luiz dos Santos

      Faz parte do trabalho do governo mas não é gritando que se consegue as coisas. E porque ele não vai perguntar para os e o o mistas que o apoiaram o que eles pensam. Muito radicalzinho pro meu gosto. É só lembrar o que aconteceu com a primeira ministra da Inglaterra quando quis gastar mais.

    3. Alberto Melis Bianconi

      A política econômica faz parte do trabalho do presidente. Quer dizer, sempre tem aquele que terceiriza as próprias obrigações, como aquele tal de Bozo.

    4. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Lula quer crescimento e o BC não quer. O Campos Neto, amigo de Guedes, é um bolsonarista anti-povo. Esse papinho de que há vocação neste governo para a ditadura é patético e bu rro.

  12. erivelto costa

    O governo eleito, ganhou as eleições mas não vai aplicar o plano de governo porque está sob a dominação dos banqueiros. Como sempre que manda são os Bancos. E os trabalhadores sofrem com juros altos, crédito restrito, endividamento com questões básicas, como alimentação e aluguel. O Governo Bolsonaro continua presente.

    Responda
  13. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Lula pode até não concordar com o BC, mas, a maneira como trata o assunto é extremamente desastrosa. Está comprando uma briga que só irá desgastá-lo. Não seria melhor a conversa de bastidor? A eleição já acabou e é hora de governar e sair do palanque.

    Responda
  14. Alberto Melis Bianconi

    Se fosse verdade que - cito: só trabalhe em seus cenários com políticas já implementada - a inflação não teria escalado nos últimos dois anos de governo Bolsonaro. O Bacen não é inocente nesse caso e se insistir em fazer política com os juros, agora contra o governo de plantão, pode vir ter de explicar um recessão desnecessária. (Com a inflação abaixo do piso da meta? Seria cômico) Independência não licença para a irresponsabilidade.

    Responda
  15. eli moura

    esta estória de banco central independente é relativa. Na inglaterra o banco central faz o controle monetário, mas o tesouro pode mudar suas prioridades e politicas, com um endosso do parlamento. Aqui ainda se acredita nos Estados Unidos do Brasil, tudo ctrl C ctrl V, porque é fácil e dá tempo para cervejinha na quinta, matar a sexta e só voltar ao trabalho na terça. Não somos os EUA, por ora queremos deixar de ser uma republica de bananas.

    Responda
    1. eli moura

      as decisões do banco central UK podem ter que atender as necessidades ditadas pelo tesouro com a aprovação do parlamento. Os problemas politicos recentes não tem a ver com o banco central mas com uma economia que está sentindo os efeitos do Brexit. Lá como aqui, a presunção de saber das coisas, está levando o reino unido a bancarrota, eles queriam se defender de uma invasão de turcos, da alemanha decidindo por eles e outrasfakes. Estão piores que a França e Alemanha.

    2. Luiz dos Santos

      Na Inglaterra o banco central é independente e não autônomo como no Brasil. Lá é o bacen que estipula o nível de inflação a ser atingido. Estão fazendo tempestade em copo d’água. Deixe o tesouro propor o novo arcabouços fiscal para depois o bacen reavaliar. Aliás se você realmente segue economia deve ter visto o que aconteceu com a primeira ministra e seu plano de gastar mais.

  16. Carlos Eduardo Cunha

    Toda a questão se resume em controlar ou não as despesas. Dilma preferiu não controlar. Lula 1 controlou em parte, graças ao Meirelles no Banco Central que criou o Teto de Gastos para controlar o governo Temer. Agora Lula tem que decidir em acatar o BC independente ou seguir a Dilma e levar o país a outra recessão gigante. Pense Lula, e vai para o lado do bem...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Bom Waldir, você põe o teto de gastos justamente porque não vai fazer o ajuste e não quer deixar parecer que não fez nada. O teto tende a espremer a despesa porque 1 - Tem se preços que sobem mais que a inflação, outros menos, mas com o teto igual a inflação todos os órgão do governo vão querer despesas ajustadas pelo teto. Existe um pequeno crescimento real "vegetativo" das despesas, que vai pressionar o total do orçamento. Quanto a Lula, não passou dois meses, faça o favor!

    2. Waldir Luiz

      Alberto, mas o aperto aos governos futuros que você cita só acontece porque o Bolsonaro não quis enxugar a máquina publica a exemplo do Lula que quer aumentar as mamatas da turma. O Teto de Gastos tinha como premissa as reformas da Previdência, Tributaria, etc. Mas ai já viu, né...

    3. Alberto Melis Bianconi

      Meirelles não tinha mandato, e permaneceu no Bacen os oito anos de Lula. Lembro que recebeu pressões tão fortes que Lula teve de se manifestar dizendo que aquela não era a política do Meirelles, mas dele, Lula. O teto de gastos foi uma medida demagógica que deu folga fiscal ao governo Temer, mas implicaria um aperto crescente para os governos seguintes...

    4. eli moura

      toda a questão se resume em atender as expectativas de quem elegeu o Lula, que são os que rendas inferiores a dois salários minimos. Vivemos num pais desigual e resolver isto se tornou uma prioridade mostrada nas eleições. Senão concorda vá para portugal varrer ruas.

  17. Gláucio Pinheiro da Costa

    A independência do Banco Central é um pilar em muitos países democráticos. O governo cuida da política fiscal e o Banco Central da política monetária. Essa sistemática é seguida pois assim a inflação será monitorada por uma entidade que trabalha sobre pressupostos econômicos e não políticos. As atitudes do Banco Central geralmente são acompanhadas de perto pelo mercado, pois assim, muitos técnicos, avaliam se ele está realmente cumprindo, ou tentando cumprir, as metas estabelecidas.

    Responda
  18. Gilberto Rosa

    Como justificar que o presidente do Banco Central, que deveria favorecer os interesses do Brasil, tem dinheiro em paraízo fiscal? De onde vem este dinheiro? Nos Eua dava cana. Como pode se permitir que ele se aproveite de suas próprias decisões no BC, manobrando dinheiro em paraízo, de forma escondida?

    Responda
  19. RUI BARBOSA

    Lula deve , via MP, criar o Ministério do Retrovisor, nomear Flávio Dino como titular e montar, cm urgência, uma agenda positiva para o país. Esse mi-mi-mi da reestatizar a Eletrobrás; queda de braço com o BC e outras futricas lev am, exatamente, a lugar nenhum. A hora é de trabalhar; depois trabalhar e descansar trabalhando. Só assim acabaremos com o bolsonarismo e seus ideais nefastos.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Correto Rui. O Lula precisa trabalhar pelo pais. Quando começa a falar muito é porque não consegue fazer o pessoal trabalhar e ai fica procurando agulha em palheiro para justificar a incompetência, vide o Bolsonaro.

    2. Gilberto Rosa

      Estes são os exemplos atuais do problema histórico do Brasil, roubo do estado por uma minoria, de forma descarada e com apoio da grande imprensa, que tambem participa do jogo. Sem resolver isto o Brasil continuará eternamente sangrando.

  20. Joaquim Silveira

    A possibilidade de ele ser mais um infiltrado bolsonarista querendo sabotar o governo é enorme. Então a rua é o melhor caminho para ele, nem que seja a força!

    Responda
  21. Severo Pacelli

    É simples: banco central deveria ser do Brasil e não dos banqueiros privados. Essa herança bolsomita precisa ser extirpada.

    Responda
  22. Rafael Pimenta

    Essa autonomia do BC é a autonomia do mercado sobre esse, o BC tem q voltar a ter a autonomia do governo sobre ele. Tem q acabar logo c esta pati faria de pseudo autonomia, chega de sanguessugas financistas nas costas do trabalhador brasileiro.

    Responda
  23. eli moura

    o banco central deveria ter um página de dashboard com os indices mostrando, on line, os efeitos dos juros sobre a inflação. É preciso saber se isto está levando a algum lugar ou só beneficiando quem aplica em papéis do governo. Atas estilo mãe dinah ou astrologia não servem. Não bastasse esta falta de transparencia, o menino do banco central participava de redes golpistas. Então tem que sair já e o congresso aprovar um brasileiro, somos duzentos milhoes, sem o DNA azul vencido.

    Responda
  24. mario de jesus sumioni

    Quem o PR pensa que é, ao invés de governar faz futricas sem noção nenhuma da realidade do País. Quer quanto pior melhor para reformar sua atuação no passado.

    Responda
  25. eli moura

    o de baixo, chega de mentiras, busque dados e fatos ou volte cinco casas (anos) no jogo.

    Responda
  26. Maria jose dos santos

    Alguém do governo tem que explicar para nosso querido presidente que o gato do Banco Central apenas obdeceu ao Conselho que é composto por varios diretores Explicapara ele como e a organizacao desse conselho.fala também para gastar suas energias com os indigenas ..

    Responda
  27. Jorge Rodrigues

    Os governantes, em especial os do PT, gastam desregradamente, violam o teto de gastos, desprezam as boas práticas de gestão da economia, fomentam o estado hipertrofiado e extremamente ineficiente, não fazem reformas, não modernizam o estado e muitas vezes, e mais uma vez, em especial os do PT, praticam atos de corrupção. Com isso tudo não há como manter a inflação sob controle e os indicadores econômicos se deterioram. O Banco Central não tem como fazer milagre para reverter esse caos.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Pelas suas descrições o último governo era do PT . Estou correto ??

  28. eli moura

    o sujeito se mostrou suspeito a participar de rede com filho de bolsonaro e outros suspostos golpistas. Ele deixa dúvida sobre todas as decisões tomadas. O correto seria simplesmente ele pedir para sair. A nomeação de um novo presidente do banco central teria que passar pelo congresso, então seria alguém que seria avaliado pelos representantes do mercado, empresários políticos, governo e teria o respeito da nação. Não dá para respeitar quem está ou esteve em rede de golpistas. Saia já.

    Responda
  29. vivian iaki

    Mas, se o banco é independente, que não ouse se comportar como governo. R A para uol

    Responda
  30. Valdeci Gomes

    Com as falas de Lula, pela primeira vez o povão sabe para que serve o BC.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Claro, na sua cabeça povo é gado, povo depende de um líder iluminado para saber de algo, o povo precisa de benesses do Estado, nunca vai poder ser dono do próprio destino e depender apenas de si mesmo e saber para quê servem as coisas .

    2. Nelson Vidal Gomes

      O dia que o "povão" tiver cultura o suficiente para saber isso, deixa deixa de eleger políticos enganadores como Bolsonaro e Lula. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  31. Nelson Vidal Gomes

    Lula tende a se tornar um Presidente da República sem protagonismo.Cercado de "estrelas" para sua proteção política corre o risco de ser tragado por elas como num "buraco negro", cujo nome é Arthur Lira que, com sua vitória esmagadora para a Presidência da Câmara, caminha celére para se tornar um primeiro ministro de fato. Namastê!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      kkkkkkkk Lula será sempre a maior estrela de seu governo. Lira estava no comando do pseudo-governo que saiu... Bolsominions tem essa capacidade surpreendente de ver tudo ao contrário.

    2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  32. Nelson Vidal Gomes

    Lula- é inacreditável literalmente- foi o primeiro Presidente da República a entregar o Banco Central a um Banqueiro da iniciativa privada, que endividou 60 milhões de brasileiros com os maiores juros do mundo. Não por acaso, seu partido passou a ser reconhecido como o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O problema não consiste no que você acabouu de dizer que consistia? Curioso esse argumento!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Melis. O problema não consiste em ser ou não ser da inciativa privada, mas o fato ilustra que Lula ataca o que ele mesmo fez quando o Banco Central não era independente. Namastê!

    3. Alberto Melis Bianconi

      É a certeza da impunidade, no caso, a certeza de que não vão desmentir suas bobagens. FHC já havia posto no Bacen Armínio Fraga que era profissional do mercado, trabalhara como George Soros (famoso por quebrar, com especulação, o Banco (Central) da Inglaterra.) e também praticou juros maiores que Lula, até porque precisou, no inicio do Real. A propósito, nada contra Armínio ou Soros, a vida é bem mais complicada do que imaginam os mínions.

    4. José Filho

      Concordo. Lula é um demagogo que continua em campanha e querendo se passar por salvador da pátria. Lula e Bolsonaro se equivalem. Ambos têm discursos fantasiosos para agradar e fidelizar seus seguidores amestrados.

  33. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Mais simples: não tomar dinheiro nenhum no mercado por uns seis meses, aí o custo do dinheiro iria a 4% ao ano. Esse é o exercício do poder.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Cortando e contigenciando gastos. É algo que o governo e o Congresso precisam aprender a fazer como todo o pai de família faz, como todo o dono de empresa precisa fazer.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Emitindo dinheiro para pagar as contas?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.