Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAYMUNDO DE LIMA

    Amigos velhos morreram de Covid-19, pois acreditaram no charlatanismo Bozolóide ou de médicos kit-curaCovid. Outro convide c sequelas. Onde moro,maioria votou no Coiso. Lembro-me da assessora do ministro Guedes, ela disse: deixar os velhos morrerem de Covid-19, para aliviar a Previdência(confira maio/2020). Ao ver velho vestido de amarelo ou carro com adesivinho, eu tenho pena, medo ou prudência. Lamento.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito triste

  2. Marcos Benassi

    Dona Mirian, mas essa sua amiga é o máximo, que velhota adorável! Dedo no'zóio, tô com ela e não abro - obviamente, também com Vossa Sapientíssima Mercê. Hoje, aqui na folha, tá uma arena do combate à eixcrotidão: você, à genérica; o Ruy, castrando Bozolóide. Aliás, como comentei por lá, dedada no terceiro'zóio - não o do Lobsang Rampa, mas no Zóio de Odara. Oceis, com essa filosofia anti-eixcroto, viraram Lobsang Tapa: tapão em gente xarope. Hahahahah!

    Responda
    1. filipe moura lima

      Some não, Marcão. Sou seu leitor assíduo.

    2. Mirian Goldenberg

      Você andava muito sumido, que bom que voltou para combater os odiadores de plantão

  3. marco martins

    Miriam, a Sra Suzana é escrota , não por ser velha, mas por que ela é escrota mesmo, e pessoas mais velhas também podem ser escrotas. Uma vez em uma entrevista, ao ser perguntada o pqe só namorava jovens, ela respondeu.... velhos? Tô fora!!!! Isso é ser o quê??? Empoderada ?

    Responda
  4. filipe moura lima

    Mirian, todos os que amamos seus textos nos sentimos vingados. Sua amiga é formidável. Você também!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mais-que-formidáveis, que nem os futuros e pretéritos gramaticais, hein , Filipe? São Fórmicas, com ácido de formiga, queimando doído quando picam. Marabuntas em correição, a morder e arrancar pedaço! Hahahahah!

    2. Mirian Goldenberg

      E você também me ajudou muito, não é mesmo? Que sorte a minha

  5. Paulo Azevedo

    Eu não me conformo com as pessoas que votaram no pestífero em 2022, eles não podem alegar que foram iludidos, enganados, etc. Minha irmã morreu de COVID 5 dias após consegui tomar a vacina, se a vacinação não tivesse sido embargada, ela estaria viva. São muitas coisas ruins que o Destruidor fez. Eu nunca vou perdoar quem votou nele em 2022.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E tem muita gente, de todas as idades, que ainda defende e se identifica com os vermes

  6. maristela ramos

    Só fica velho quem não morreu Uns atingem a idade avançada e se tornam sábios. Outros, só velhos mesmo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, 'tadinhos dos últimos: são parte dos engambelados pelo blá dos estrupícios da alt-right (na verdade, fãq-right...) É duro não ter raiva de quem foi lá quebrar obra de arte e arquitetônica...

    2. Mirian Goldenberg

      Verdade

  7. Marina Gutierrez

    Miriam, excelente coluna, mas diga-se de passagem, tem muito idoso escroto, eu ja ouvi pessoas de 65 anos se referir a idosos assim "aquele véio, aquela véia enrugada" etc. E quando eu tinha uns 35 anos, cai em uma praça publica e um grupo de senhoras idosas riram de mim. Achei muito triste, especialmente partindo de pessoas idosas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, ô tristeza: dia desses, percebi que meu pescoço já tá denunciando. Hoje, fazendo barba em casa de minha mãe, num banheiro ensolarado, céus!, percebi mais um monte de marcas ao redor dos olhos. Fumante, bebedor, né? Nada que a ciência não preveja pra depois dos 5O. Pelo menos, esse tipo de eixcroto, não! Bocudo, vá lá, não pouco, mas tem cura: quando morrer, passa. Hahahahah!

    2. Marina Gutierrez

      Leia-se: se referirem , um grupo riu de mim.

    3. Mirian Goldenberg

      Verdade, Marina, mas não é em função da idade. É do caráter.

  8. Sergio Akira

    Os únicos fatos inexoráveis da vida são o envelhecimento e a morte.Heidegger dizia que o dia da nossa morte é simplesmente o dia em que acabamos de morrer. Mas é da natureza humana temer o que é inevitável ou desconhecido. Acredito que os mais jovens (nem todos)negam a velhice caçoando,tripudiando hostilizando os idosos,numa asneira baseada em "eu sou muito melhor que você ,sou sadio, vigoroso ,forte e você é frágil, gagá,um estorvo.:"Mas o tempo sempre mostra aos pretensioso a dura verdade .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bom, prezado, mostra aos pretensiosos e também a todos os outros, infelizmã. Aliás, você leu ou assistiu Akira, do Katsuhiro Otomo? É um moleque precocemente envelhecido, por conta de... Bem, não vou dar spoiler. Mas é muito bom, falando em "natureza humana".

    2. Mirian Goldenberg

      Verdade Sergio

  9. Paulo Azevedo

    Temos, comprovadamente, 58.206.354 de pessoas escrotas no Brasil. Isso é um dado irrefutável Mirian, o número exato e denunciador da anomia que vivemos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Será Paulo?

  10. Leandro Piva

    Não tem idade pra ser escroto. Existem jovens escrotos, muitos... mas tem um monte de velho escroto tb...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Leandro: concordo, acabei de fazer um comentário a respeito mas foi para a moderação.

    2. Mirian Goldenberg

      Não é uma questão de idade, é de caráter

  11. mauricio silva

    O bebê que nasce hoje é o velho de amanhã, isso se ele tiver sorte e se cuidar pra ter uma boa saúde! A vida só nos dá duas opções:morrer ou envelhecer! Podemos fazer por onde envelhecer com qualidade de vida! Escroto sempre foi e será escroto, independente da idade! Que os governos compram sua função pra oferecer dignidade e qualidade de vida para todas as gerações, com as demandas que cada uma delas impõe! Então, se não quer envelhecer e melhor pular de um prédio!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tomando o cuidado de não acertar ninguém lá embaixo, né? É sempre uma opção.

    2. Mirian Goldenberg

      Como disse a minha querida amiga, não é questão de idade, é de caráter

  12. Amarildo Caetano

    Como disse Douglas Mc Arthur : Você é tão velho quanto o o seu desânimo . Há muitos jovens velhos e muitos velhos jovens .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  13. Paolo Valerio Caporuscio

    Escrotos tb é a moda desleixada e aparências de decadência humana ,a moda diversidade.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      Os idosos merecem respeito.

  14. Maron Hannah Chequer

    Os velhos já foram jovens, mas é possível que muitos jovens que hoje discriminam os velhos nem envelheçam. Morrerão antes, jovens e recalcados.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito triste o preconceito, o ódio e a discriminação em todas as idades

  15. Tadeu Roberto Corbi

    Um dia, uma amiga minha de 94 anos pediu que eu subisse em uma árvore para retirar uma orquídea. Aleguei que já estava "velho" (tinha 63 anos à época) para aquilo e ouvi: Filho, quando sua idade for desculpa para fazer ou deixar de algo, peça ao Pai para te levar; vc pode não fazer por causa de um problema de coluna, de joelho, de labirintite por exemplo mas nunca por ser "velho". Retirei a orquídea para ela e nunca mais usei a idade como desculpa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tadeu, meu caro, essa sua amiga iria adorar o Seu Vicente, o Jardineiro que cuida de nós e de nossas pranta. Cara, o velhote é um amor, tem um dedo verde incrível, um sorriso magnífico, um bom humor incoercível, vigor, flexibilidade, força. 82anos. Evangélico devoto, casado com católica, não fala mal de nada ou ninguém, cordato até o caroço. Tenho mó inveja do seu Vicente, falá pocê.

    2. Mirian Goldenberg

      Adorei Tadeu

  16. SUELI Iossi

    "Toda unanimidade é burra" , penso que o mesmo pensamento poderia ser aplicado às generalizações, Dra Mirian ao falar sobre a velhice esquece de mencionar um Fato que não pode ser ignorado, que fascistas , rascistas e preconceituosos tb envelhecem e que nem todas as pessoas mais jovens desprezam os mais velhos! Menos menos Dra.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O título da coluna é os fascistas também envelhecem

    2. Mirian Goldenberg

      Escrevi exatamente o que você acabou de dizer em uma coluna da semana retrasada

    3. Edson santelmo

      As palavras dela não exclui os seus argumentos.

  17. Marcelo Ribeiro

    Algum sábio já disse: o importante é continuar fazendo aniversário, porque o dia em que não mais aniversariarmos, f....deu! Adoro sua coluna, com 64 anos ao lê-la me sinto um garotão, com muita estrada pela frente. Bj do fã confesso!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz Marcelo. Sempre juntos

  18. Paulo Edson Mazzei

    Ser velho ou estar velho? Quem usa a palavra "escroto" para um idoso, não deve ter tido pais, apareceu por ai como um fungo! Ou, me perdoem, Miriam e os leitores, deve ter saído por um orifício errado... como se diz aqui pelo interior! Tenho 80 anos e ainda trabalho em casa para complementar a mísera aposentadoria. Vejam o meu trabalho nos eBooks que publico na Amazon!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, tadinhos dos fungos! Bem, admito, até tem uns bem eixcrotos - todo mundo escreveu sem distorcer a palavra, porque será que a sençura recramou agora? Mas e os cogumelinhos delícia, os shitake, shimeji, Paris... Mmmm... E o bolor dos gorgonzola, roquefort, camembert. E tem os amanita e colegas, alteradores de percepção, gentes finíssimas. Acho que foram paridos pelo fiofó mêmo, Paulo. Hahahahah!

    2. Mirian Goldenberg

      Não só este xingamento, usam outros piores ainda, infelizmente

  19. Nilton Silva

    Belo desabafo, professora. Continue assim.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Sempre juntos, Nilton

  20. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Bichos escrotos, saiam dos esgotos...e dá-lhe velhofobia!

    Responda
  21. Gaya Becker

    Querida Mirian. Endosso suas palavras e digo mais. Quando jovens somos obrigados a enfrentar os tombos da vida em busca da experiência e sabedoria que nos falta. Depois de adultos e mais velhos aprendemos a separar o joio do trigo. Em todas as fases da vida teremos desafios e perseguições. Só mudam os motivos. A vantagem de ser velho é ter o discernimento de saber caminhar na corda bamba sem perder a elegância e a alegria de estar vivo. Deixa que digam, que pensem, que falem...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei, querida Gaya. Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver…

  22. edilson borges

    todos sabemos que gente ruim tb envelhece, então tem velho de todo gênero humano, tem os legais, os escrots e tem até os bozolóides, que é sem dúvida um plus a muito mais na escrotce. as defesas incondicionais de humanos, só mesmo nos direitos fundamentais. sobre caráter ou fundamentos para amigabilidade, não dá.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Como disse minha amiga, não é questão de idade, é de caráter

    2. DANIELA Krause

      é, não é porque as pessoas ficam velhas que elas ficam boazinhas. Deviam ficar mais sábias, teoricamente, mas nem sempre. Chamar de velha e feia, é um tipo de xingamento que diz mais sobre quem chama do que quem é chamado. Tem que ser jovem, tem que ser bonita? Isso está na cabeça da maioria das pessoas, quando a gente desapega dessas questões é muito bom. Agora, escrot* é um xingamento horroroso, que só se aplica a gente que faz mal para os outros, que não se importa com a coletividade.

  23. Jaime Souza

    Diz a pessoa que não se envergonha de jorrar chorume homofóbico na FSP: alcunhas que matam, destroem, separam. Quem faz isso aos 90 sem se envergonhar é porque viveu contribuindo para que gays não envelheçam, mas morram abandonados e assassinados - sem contar os suicídios. Desde criança tive amigos idosos. Adorava esta coluna, mas você perdeu totalmente o meu respeito ao reforçar a naturalização (até quando, fascistas? só param depois que morrem?) de agressões como viad.o e b.icha. Hipócrita!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, Jaime, é muita e deslocada severidade .

  24. Daniel Valadares Macedo

    Falar sobre a velhice, seus processos naturais, as necessárias ações de visibilização desse período da existência, das pessoas. Tanta coisa importante a ser falada. O país envelhece, pode se tornar maduro, pode se tornar melhor. Falar sobre a velhice é registrar o desejo que há nos velhos, que dialoga com dificuldades naturais. Não vale a pena se preocupar com os escrotos. Força, Miriam!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Tem que ter coragem, Daniel

  25. Ruy Pistelli

    Só tem uma forma de não ficarmos velho, que é morrermos antes. Então respeito, educação e empatia deveria fazer parte de nós.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  26. Adriano Ferreira

    Escroto é escroto, independente da idade. Conheço escrotos jovens, de meia idade e velhos. Eu também, de vez em quando, sou escroto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, autocrítica é bão. Talvez seja menos do que imagina, se bobear: espelho distorce pra mais e pra menos, né? Há miopia e hipermetropia... Variáveis não faltam, prezado.

    2. Mirian Goldenberg

      Verdade