Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Sartori Barbosa

    No âmago da maldade humana, os garimpeiros poderiam ter escolhido vários outros pontos promissores de garimpo, que fossem distantes das comunidades indígenas. Mas daí não teriam a mão de obra semi escrava, nem as mulheres para abusarem, nem infra estrutura precária para inicialmente se estabelecer.

    Responda
  2. eli moura

    É suposta que a região tenha uma das maiores reservas de Coltan do mundo. Os garimpeiros entram para tirar o ouro, criam a terra arrasada e ai entram os demais para explorar o coltan. Yanomamis, que vão entregar drogas nas periferias das cidades, como todo pobre, pardo e preto tem que fazer para sobreviver, se conseguir fugir das balas e violencia das polícias e milícias. Triste Brasil.

    Responda
    1. sandra regina vidal

      E então o governo cria mais auxílio Brasil para horror da classe média brasileira!

  3. Evandro Loes

    Essa questão indígena precisa ser melhor debatida. Também acredito que o índio quer evolução e conforto, como qualquer ser humano normal quer. Tem que respeitar e manter a tradição, mas isso não significa ficar no passado. Quanto as riquezas naturais, precisar ser analisado os prós e contras, com regras claras e eventual exploração civilizada. Não se pode radicalizar, pois isso só leva a prejuízos a todos, principalmente aos índios, como ficou provado.

    Responda
    1. MILTON COSTA

      Sr. Evandro, com todo respeito, releia cada palavra que escreveu e tente enxergar o sangue indígena que as reveste; evolução? Conforto? Do que você está falando? Pior: fale mais do seu maravilhoso presente (já que os Yanomami vivem no passado) que eu quero conhecer também.

    2. sandra regina vidal

      Pra eles evolução e conforto é ter paz, terra para plantar, e água limpa criar os peixes, se banhar e as crianças brincarem! Vc não acha não q alguém possa almejar isto?!

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Explique seu conceito de "ser humano normal". A propósito, seu sobrenome, por acaso é Loes Bolsonaro? Parece...

    4. Sebastião Staut

      E vc sabe o que querem os índios Evandro? Tem procuração deles? Debater o que, se tudo está na Constituição e nas leis?

  4. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

    O mundo inteiro legalizou a utilização das áreas indígenas. No Brasil, uma minoria de ambientalistas de butiquim, querem que os índios vivam iguais animais na mata. Sem conforto, saúde e educação. O índios querem viver iguais aos não índios. E não querem tutelados por ninguém.

    Responda
    1. MILTON COSTA

      Raciocínio sui generis: áreas indígenas não fazem parte do tal mundo inteiro, certo? Também, pelo jeito, ainda não percebeu que os indígenas vivem, sim, iguais aos animais, na mata (e me parece que tá tudo bem, tanto para os animais quanto para os indígenas; é só ninguém --- o tal mundo inteiro -- tirar a mata deles). Conforto, saúde e educação de quem, cara pálida? E depois de recomendar toda essa tutela, diz que não devem ser tutelados. Que briga, hein, Tico? Que dureza, hein, Teco?

    2. Carlos Bruno Desenzi

      Vamos catequiza-los também? Para que não continuem pagãos e seu destino seja o inferno? Faça o favor...

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Repetição das baboseiras do mito(mano). Analisar é absoluta perda de tempo.

    4. Diego Cunha

      Ah sim...pra eles não viverem iguais a animais o certo é expô-los à contaminação, à violência e à morte pelo garimpo ilegal e criminoso. Sim, sim...vai levar muita educação, saúde conforto desse jeito surrupiando as terras deles sem oferecer nenhum planejamento e partilha de lucros que conduzam a um desenvolvimento sustentável. Claro, claro...certisissmo você, vergonha devo ter eu dos muitos que falam das vantagens da "civilização" quando apenas defendem a barbárie.

    5. alex carvalho

      Cara, a água que vc bebe ou produz vem dos regimes das chuvas provocadas pela floresta. Que adianta o ouro sem água?

    6. Eduardo H Oliveira

      Garimpeiros e madeireiros ilegais são criminosos perigosos. São a milícia das florestas. Facilitam tráfico de drogas, de armas, invasão de terras, destruição da natureza, extração das riquezas minerais, são o que de pior existe na natureza supostamente humana. Eles devem estar no habitat deles ou seja nas prisões. Junto com todos os satanaristas que apoiam a destruição da natureza.

    7. Eduardo H Oliveira

      Pelo seu raciocínio então o senhor deveria morar nas selvas pois demonstra ser pouco civilizado. O senhor acha que o índio deseja, almeja, sonha em viver na cidade ? Se o senhor fosse um orangotango ou um simples pássaro o senhor desejaria viver na cidade ? Todo o território brasileiro pertence originariamente aos indígenas que assim como nos EUA devem ser recompensados por quem os roubou ou seja, deixando-os em paz.