Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    São Juca, hoje foi dia, hein? Vossa mercê, Santa Milly Lacombe, todo mundo co'pé-no-peito; parece nome de golpe de caratê. Acho que tão muito certos.

    Responda
  2. Marcelo Ribeiro

    Existe uma realidade conjuntural sócio-econômica, cultural e política que permeia o nosso país, o futebol como esporte mais popular está inserido nela. Quando essa realidade é confrontada, jogo Al Hilal e Flamengo, Juca nos mostra o quanto parte dessa nação acredita em uma realidade retrógrada e anacrônica. Parabéns, Juca.

    Responda
  3. Fernando Alves

    A imprensa esportiva brasileira só tem engenheiro de obra pronta. Vide a seleção na copa. Todos colocavam como grande favorita, com o novo "quarteto mágico", técnico que não existia mais vencedor. Aí quando perdeu nos pênaltis, todo mundo apareceu dizendo que sabia que ia perder, que o técnico era ruim, jogadores sem raça, vendidos. Já a Argentina era maravilhosa, etc, porque ganhou. Se ela tivesse perdido nos pênaltis nas quartas, aí seria seleção confusa, Messi mascarado, etc.

    Responda
  4. Val Valente

    Não nos abandone, Kfouri. Escrever é vital...

    Responda
  5. Agemir Bavaresco

    Concordo com o diagnóstico do quadro do paciente. Juca Kfouri acerta em sua análise ao relacionar o campo político com o esportivo. Parabéns.

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    Walter kfhoury? Voltou?

    Responda
  7. raul neto

    Mas ainda temos o Palmeiras. É o que restou.

    Responda
  8. CARLOS TARDIVO

    Parabéns pelo artigo, com raras excessões, o futebol brasileiro movimenta bilhões porém é administrado amadoristicamente por gente mal intencionada, o calendário é um caos, a seleção virou balcão de negócios, o paneleiro só convocava quem jogasse no exterior não importando se num timeco ou se estivesse na reserva. Deu no que deu duas vezes !No Fla a diretoria transformou um clube popular em um time antipático e arrogante.Resta agora o importante campeonato carioca.....

    Responda
  9. luiz alfredo Rezende

    Juquinha!!! Que feio!! Meias verdades. Que história é essa de metade do eleitorado escolheu o Sr. Lula, ou seja, na sua matemática 2 mais 2 o resultado é 5. Juquinha, 32 milhões de eleitores não votaram, se abstiveram de votar, nem Lula nem Bolsonaro, sem falar na turma que votou em branco ou anulou. Os socialistas e suas meias verdades.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, poi Zé: de quem escolheu, mais da metade chutou o Bozo.. Quem não escolheu, bem... Não escolheu, deixou pra outro escolher. É isso.

  10. Ivo Ferreira

    Creio que o futebol brasileiro bateu, ou tá perto de bater, no fundo do poço. Como vários disseram, a imprensa tem culpa na história. Idolatrando palermas e pernas de pau, visando vender mais. Como estão surgindo os clubes com donos, dirigentes que não precisam roubar deles próprios, em pouco tempo vai haver um equilíbrio de forças. O Flamengo, o Corinthians e outros times de massa vão ganhar companhia. Por exemplo, o Bahia será uma das potências nacionais. Há esperança pro futuro.

    Responda
  11. Eduardo Rocha

    O futebol brasileiro morreu. Vivemos de passado. O flamengo não jogaria a série D da Inglaterra. Não temos mais jogadores? Até temos. Mas são todos vendidos, em todos os sentidos...

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Nossas 'realidades paralelas' mantém o status quo. E são várias. É assim que a maioria se sustenta e outros ficam bilionários. Sofremos todos os tipos de Golpes possíveis e imagináveis. Golpe do miliciano, Golpe das Americanas, Golpe dos religiosos, Golpe dos universitários, Golpe dos Boleiros, Golpe dos ex-boleiros, Golpe dos juros, Golpe do pix, Golpe das rachadinhas, Golpe das privatizações, Golpe das concessões, Golpe do desmatamento, Golpe das adulterações, Golpe dos garimpeiros. Quer mais?

    Responda
  13. PAULO R MACHADO

    Juca, é isso aí. A imprensa também participa ativamente desse cenário de soberba e menosprezo aos considerados fracos. Vide a certeza sobre a final, e o desprezo absoluto aos times do Nordeste. Juiz nunca rouba Vitória ou Fortaleza, ou... Somente rouba o Coríntians, Flamengo, enfim "o sul maravilha". A imprensa esporiva com raras exceções (você, Tostão, Casagrande e poucos) só olham para o proprio umbigo. E la nave va...

    Responda
  14. antonio jordao

    O futebol brasileiro inexiste há mais de 50 anos.

    Responda
  15. Roberto Rangel

    Esqueceu-se, caro Juca, de incluir a "Flapress" no rol dos negacionistas, pois é ela que no afã de ganhar telespectadores e leitores, acaba convencendo aqueles torcedores pouco críticos, que o futebol brasileiro é o melhor do mundo; que o Flamengo, ou Corinthians, ou Atlético Mineiro, ou etc, é um time imbatível que deveria ganhar sem maiores disputas no campo, qualquer troféu em jogo. E quando não ganha a culpa é do juiz.

    Responda
  16. Eládio Gomes

    Falou o articulista que dizia que seria uma vantagem para o Flamengo as contusões dos jogadores do Real Madrid. Sua soberba e arrogância o impedem de admitir que, a exemplo de quase a totalidade de seus colegas de imprensa, já colocava o time da gávea na final. A imprensa por aqui ainda vive a fantasia do "país do futebol"...

    Responda
  17. Wirben Márcio Lages Ferreira

    Parece-me caro Juca, que a imprensa tem sua responsabilidade, pois assiste jogos que nunca pude assistir; encontra craques onde existem apenas medíocres; culpa juízes onde a culpa é dos atletas; não se implica em casos de estupro cometidos por atletas de primeira linha(?); enaltece técnicos que não merecem tal definição. Enfim, numa pátria onde existe um mundo paralelo, por que não existiriano futebol, não é mesmo?

    Responda
  18. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Juca K. mais um artigo excepcional, nossos jestores amadores e técnicos iletrados tirando os portugueses,somado aos nossos craques instáveis psicologicamente ,nos manterão no limbos por mais umas décadas.

    Responda
    1. Antonio Carlos Alves Prado

      Gestores.

    2. Antonio Carlos Alves Prado

      Gestores.

  19. Carlos Telles

    Juca o Suarez faz sucesso no Grêmio, mas não faria em lugar nenhum da Europa, isso é um forte indicador do nível do nosso futebol. Os sopradores do trf do RS, que apitaram contra o L, são todos ree açass e julgaram em prazo record, para mostrar que São praças de toga.

    Responda