Solange Srour > Autonomia de jure, mas e de facto? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Benassi

    Sei não, dona Solange: "jure" é linguagem neutra?

    Responda
  2. José Cardoso

    Esperemos que o congresso não deixe o partido da boquinha aparelhar o BC.

    Responda
  3. jose batista

    Esse governo acaba ou ele acaba com o Brasil!

    Responda
  4. Fernando Alves

    Autonomia nos dois sentidos. O BC também não deve se meter na política. Mas até outubro, o ministro da fazenda era elogiado por ter subido os juros antes que os outros países e controlado a inflação. Não mudou nada na economia de lá pra cá, mas agora o presidente do BC ameaça manter os juros altos por causa do discurso do presidente? A inflação estava controlada ou era mentira pra tentar reeleger o governo? Quem começou a sabotar a autonomia foi o Campos Neto, então ele que saia.

    Responda
  5. Lucinio Nones

    Porque vocês nunca cobraram isso do Guedes???? Esse pessoal da Folha merecia mais 8 anos de Bolsonaro. O Bolsonaro Governou 4 anos dizendo que não entendia nada de economia e o Guedes nunca apresentou um plano econômico e vocês não reclamaram...

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Porque o grupo politico que estava mo governo era de extrema direita, neo liberais, tendo como politica economica justamente a privatização de empresas publicas e repasse dinheiro para os poderosos de sempre. Entendeu, não conseguimos sequer manter a denuncia sobre o fato do guedes ter dolar em paraiso fiscal

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Porque o grupo politico que estava mo governo era de extrema direita, neo liberais, tendo como politica economica justamente o repasse de empresas publicas e dinheiro para os poderosos

  6. Claudio Lourenço Rocha

    Verdade é que o centrão rifou o povao entregando o bacen para os banqueiros. Na verdade o presidente eleito com mais da metade dos cento e trinta milhoes eleitores, detem uma media de 800 bi para gerenciar o Pais, enquanto que o presidente do banco central agora nas maos dos banqueiros e agiotas detem mais de dois meio trilhoes, para agradar os poderosos e agiotas, somado a entrega de enpresas que servem a população, relegaram ao presidente papel rainha da inglaterra

    Responda
  7. Rodrigo Andrade

    Os petistas jamais enfrentarão as causas dos juros altos no Brasil porque isso implica em fazer escolhas difíceis. Em contrariar forças poderosas como os sindicatos do funcionalismo público ou as associações do empresariado. Dinheiro para quem precisa, o Brasil tem de sobra! O problema é a insistência do Estado em continuar distribuindo pra quem já não precisa mais faz tempo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não adianta contra-argumentar com grupos religiosos Rodrigo. Dá dó, mas não vale a saliva.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Rodrigo, você não tem o domínio da honestidade. Vamos aos fatos, a economia não estava ruim, o problema foi que um país de padrão escravagista não aceitou a doméstica na Disney e o filho do porteiro na universidade. Aécio Neves e Arminio Fraga decidiram criar o caos e tomar o poder. Conseguiram e de forma legal, pois seguiram o caminho da política. De lá para cá, a aventura liberal consumiu os iates e jatos pronta entrega, mas colocaram 125 milhões em insegurança alimentar e 33 milhões

    3. Dionisio DeBarros

      Como nao resolveu? Lula pegou uma selic a 26% vinda de FHC. Entregou a Dilma a 11%. Dilma reduziu a selic ainda mais chegando a 7%. Contudo, teve que ceder devido ao terrorismo a que foi submetida por cunha/aecio, lavajato e cassandras do mercado (sandembergs, miriam leitoes, empiricus, e outros servicais do sistema financeiro). Envenenaram tanto a cabeca da Dilma que ela permitiu que se aumentasse a selic. Chegou a ponto de colocar um cavalo de troia no ministerio da economia (joquim levy)

    4. Rodrigo Andrade

      Agora pro Dionisio, onde no meu comentário diz que a direita sabe como sair desse imbróglio? Só que não se esqueça que antes dos 6 anos da "direita" vieram 13 do PT onde, de acordo com as próprias palavras do Lula, os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro. 13 anos é muito, né? Porque nada foi feito?

    5. Rodrigo Andrade

      Vamos lá, pro Marcelo primeiro, desonestidade tem limite. Fala como se a Dilma tivesse feito um governo maravilhoso, tudo estivesse indo bem e só descambado depois do "golpe". Qualquer um que se dê o trabalho de analisar o desempenho da economia sabe que a Dilma chegou na eleição com a economia de mal a pior, fruto da "nova matriz econômica", interferindo pesadamente na Petrobras e no Banco Central pra baixar combustível e juros na marra. E apesar disso tudo, só ganhou raspando do Aécio.

    6. Marcelo Magalhães

      O golpe na Dilma levou a implementação de um teto dos gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas e ao confisco da previdência do pobre. Isso gerou a insegurança alimentar de 125 milhões de brasileiros e 33 milhões com fome. Fora a desconstrução total das instado país. A esquerda retorna ao governo na tentativa de interromper esse assalto aos vulneráveis, na tentativa de combater as desigualdades. Vamos debater os trambiques sequenciais das grandes empresas? Começo pela Americanas.

    7. Dionisio DeBarros

      Ja que a direita sabe exatamente como lidar com o problema de juros altos no Brasil, por que nao o fizeram durante os 6 anos de governos temer-bosonaro?

  8. Marcelo Magalhães

    Um banco central ocupado por um camisa amarela, participante do zap dos ministros do Bolsonaro e que mantém fortuna em paraísos fiscais não é autônomo. É submisso aos conflitos de interesses ideológicos, políticos e financeiros do senhor banqueiro. Senhora banqueira, não venha desqualificar os leitores, com um discurso que só esconde e não debate os vieses do financista não habilitado para ocupar o cargo.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Alexandre Pereira, não só o meu, mas também o seu dinheiro são direcionados de forma gratuita aos rentistas acumuladores gananciosos. Lembrando que os 13% de juros drenam algo em torno de 700 bilhões de reais ao ano paras os capitalistas, que são alguns milhares, ou poucos milhões. E tenho certeza que você se revoltou com os 175 bilhões da PEC da fome, que vai favorecer mais de 60 milhões de pessoas.

    2. Alexandre Pereira

      Ok, sugiro farta distribuição de dinheiro grátis. Começando com o seu, afinal, creio que escambo estaria mais alinhado com seus pontos de vista. Em tempo, economia não é uma religião e, se fosse, camarada, estarias a ler o livro errado.

    3. Marcelo Magalhães

      Rodrigo, isso é central. Que autonomia é essa cercada de tantas manifestações ideológicas? Autonomia pressupõe isenção de todos os lados.

    4. Rodrigo Andrade

      Vocês estão impressionados demais com a simples participação ou permanência de uma pessoa num grupo de zap, cruzes.

  9. José Davi

    A turma do capital está ensandecida só porque o Lula falou que o ideológico BC independente, das reais necessidades do povo brasileiro e submisso aos desejos escusos do mercado financeiro, não está a cumprir seu papel de garantir a inflação controlada, investimento estruturantes para o país e emprego e renda.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pagou o dízimo? O estado vai precisar. Detalhe, é mais de 10%.

    2. Rodrigo Andrade

      Edson, deixa pra lá. Eles não falam lé com cré

    3. EDSON DE FENDI

      Investimentos estruturantes ?

  10. Joaquim Branco

    Cabe a pergunta: para baixar a inflação, cuja causa principal é alimentação, juros reais de 7,5% ou 3 ou 4 pontos percentuais menores farão alguma diferença? Penso que não. Exceto se a motivação for gerar desemprego e reduzir a renda dos mais pobres para que eles comam menos ou deixem de comer.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Faltou à aula de economia, hein camarada? Pra começar, a expectativa de IPCA pra esse ano está em 5,78%, com a Selic em 13,75%, dá um juro real de 7,97%, já em linha com o que você julga ideal e não 3-4 pp menores que hoje. Segundo, o juro americano tende a chegar em 5,5% no meio do ano. Você sugere que tenhamos juros iguais aos deles? Com a baderna institucional, com um presidente que só fala em gastar mais e não desce do palanque? Difícil, né?

    2. Dionisio DeBarros

      Eles nao se importam com os mais pobres. Querem mesmo eh manter juros altos para desviar nossos suados impostos para remunear seus fundos de renda fixa em 14%AA, sem que um unico prego seja produzido a mais nesse pais.

  11. Dionisio DeBarros

    Tem razão, Solange. Campos Neto tem que renunciar ou ser renunciado. So assim essa polêmica será encerrada.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Se o BC é independente, o melhor que o Lula pode fazer é ficar caladinho até o fim de 2024 e aí escolher o fantoche que preferir. Não foi assim que ele se referiu a quem preferiu o outro candidato, depois da derrota? Que ficassem caladinhos?

  12. Claudio Moreira Roberto

    Lula e sua gang olham 50- anos atras ! E só querem destruir Botar um contra os outros ! Um horror

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sois médium José? Ou projeta sua situação nos demais? Que falta de argumento.

    2. José Davi

      Moreira, tu és um liso que acha bonito lamber milionário enquanto não dá conta de pagar o financiamento da casa e do carro. Saia desse compromisso com o capital e admita que tu és pobre.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.