Mônica Bergamo > Carta contra Janaina Paschoal gera racha entre alunos da USP Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Incoerente com o Estado de Direito e com a democracia.
Um reparo que me parece necessário. Ao contrário do que a matéria diz, a partir do seu envolvimento com Jair Bolsonaro e sua militância golpista, JanaÃna tornou-se defensora de pautas reacionárias, e não defensora de pautas conservadoras. A diferença entre uma e outra coisa é enorme.
Ela é servidora da USP vai voltar para seu posto e Ok, burocracias a mais ou burocracias a menos. Agora, pelo que se vê o clima será péssimo, sem contar que essa balela de autopiedade de imigrante e isso e aquilo não convence ninguém. O ditado popular, que até soa como clichê faz sentido "quem planta vento colhe tempestade". Vão ter que se tolerar.
JanaÃna Paschoal é doutora em direito penal, e como tal, deverá lecionar nessa área. Nada que implique em tomada de posições politicas por parte dela. Já se ela vier a fazê-lo no decurso de sua atividade docente, aà sim, caberiam manifestações de contrariedade quanto a tal, oportuna e democraticamente.
Vocês têm certeza de que as Arcadas publicaram mesmo um texto em que se lê "cabem todos seus professores"? Cadê o artigo definido plural "os" entre "todos" e o termo regido "seus professores"? Quem diria! Na lÃngua culta, nunca se omite o artigo definido plural entre "todos/todas" e o termo regido por esse pronome: todos os meninos, todas as garotas, todos os seus amigos... Já no singular, a presença ou não do artigo implica tratar-se ou não de "inteiro" ou cada. De nada pela aula grátis. :D
Bravo, Júlio. Quando fiz um comentário desse naipe sobre outra carta, um leitor perguntou ironicamente se eu teria me formado em Harvard, visando assim desqualificar meu posicionamento como de cunho elitista. Durma-se com "barulhos" desses.
Esta fascista possuÃda, tem algo na mente de democrático para explicar aos alunos? Se acham que tem, que as receba. Só tenho a dizer, que o fascismo destrói.
E o fanatismo também.
Se esta fascista possuÃda, tem algo na mente de democrático para explicar aos alunos, que as receba. Só tenho a dizer, que o fascismo destrói.
" posso não concordar com a palavra que você disse, mas lutarei até o fim para seu direito de expressar" entretanto não sou obrigado assistir as suas aulas, como ela também não é obrigada a voltar.
Ela é obrigada a voltar, porque é Servidora Pública concursada.
Opa! Se não houver opção você será, sim, obrigado a assistir às aulas dela, ou não vai cumprir a grade curricular. As universidades públicas são obrigadas a contratar os aprovados em concursos, mesmo que possam não ser do agrado dos demais mestres e alunos. É a forma civilizada que foi criada para evitar nepotismos e preferências ideológicas.
Recomendo que leiam todos os comentários. É um derrame de ignorância, raiva, apoio a ditadura do pensamento único, perseguição aos adversários etc. Hoje temos que falar "não sou Bolsonarista", é igualzinho o tempo do Bolsonaro, em que tÃnhamos que dizer "não sou comunista" aos Bolsonaristas. A democracia é liberdade e liberdade é crime para extremistas. A esquerda se perdeu de vez.
Tudo que a esquerda acusava no Bolsonaro ela sempre fez!!! A diferença, na opinião deles, é que estão do "lado certo"!
As duas notas são assustadoramente arrogantes, partidárias. Chegam a afirmar abertamente que são contra a Direita. Só faltou dizerem que o Impeachment foi golpe (menos o de Collor, claro). Qual foi o momento que as universidades deixaram de ser locais para ampliação de saberes e passou a ser células vermelhas de ignorância e intolerância? Acho que os franciscanos que concordam com as DUAS notas, deveriam realizar uma reciclagem nos fundamentos de justiça, direito e liberdade.
"O fascismo não se adequa à s Arcadas, espaço do respeito, do diálogo e da democracia", afirmam os representantes." . Este trecho mostra claramente a inversão nefasta e equivocada que tenta desqualificar a indignação legÃtima de quem sabe o que JanaÃna Paschoal realmente representa. JanaÃna Paschoal defendeu o desmonte do Estado brasileiro, se omitiu diante do ataque sistemático à s universidades federais, se omitiu diante da destruição ambiental institucionalizada pela extrema direita. Fascismo?
Se quiser ganhar no grito e patrolada, é fascismo sim.
Esses moleques que comandam atualmente o glorioso Centro Acadêmico XI de Agosto perderam completente a noção de quem são; achar que aluno pode "vetar" a volta de docente concursado?!!!! Vão estudar ignoranthes!
O ponto controvertido não está em JanaÃna voltar ao ensino (até aà todos concordam) mas nos teores, vale dizer, no campo temático, na região da doutrina jurÃdica aos quais pode e deve se endereçar. Seu recente desfile pelas fileiras parafascistóides, suas posições e também omissões em relação ao pequeno fuehrer nacional, não há como rebobinar ou reverter. O mais coerente seria que desse boas lições de Kelsen, de Schmidt, de Gentile, juristas que 'ornam' com suas convicções recém reveladas.
Gente, foi só um golpezinho democrático que a mÃdia decretou que não foi.
Essa mulher é tóxica. Estão corretos os alunos. Fora fascistas.
Enfrente esses fascistas engomadinhos da USP professora Janaina com igual altivez com que enfrentaste o PT no impeachment da Dilma. Torcemos por você.
Sr. Eustáquio, da mais certo fazer pão de queijo para os netos, vai por mim!
A inversão no uso da palavra "fascismo" cabe na consciência pobre de quem nunca procurou conhecer o assunto de forma honesta e com real vontade de aprender as lições da história. O abismo onde a extrema direita se encontra em queda livre foi criado pela ignorância.
“Democráticos”. Sei.
Os crÃticos do fascismo se tornando fascistas! Parabenizo a turma da resistência ao ato fascista. E não sou bolsonarista.
Professor(a)s devem ser sempre respeitado(a)s. Inobstante, lamentavel atuacao politica da indigitada. E, se nao apresentar correta atuacao academica, deve ser exonerada. Vade...
Franciscanos, não meçam-se pela régua estúpida e fascista do bolsonarismo.
Aprendi em minha longa vida que Democracia é o regime de ideias divergentes.  Regime de ideia única é a Ditadura:militar,civil; ateia, religiosa;esquerda ,direita. O ditador impõe sua vontade ou a  vontade do grupo, e quem diverge é excluÃdo. Ela, Professora JanaÃna, ter apoiado bolsonaro? Direito dela! Como é direito de alguém anular voto, votar em branco,  para o lula,  em suma, votar para quem quiser. Isso é Democracia!Se tiver que apoiar só um candidato: acabou a democracia!
Servidor Público no exercÃcio , fora,da função praticou  ilÃcito  e não enalteceu a Administração  Publica(lato senso!), que responda a Processo Disciplinar. Sendo assegurado  o princÃpio constitucional da ampla defesa. Se ficar provado que atuou ilicitamente ao não enaltecer a Função, seja apenado. O que não é o caso da Professora  JanaÃna. Em nenhum momento atuou de modo a contrariar a Constituição Nacional. Viva a Democracia e a divergência de ideias.
A questão não é posicionamento polÃtico, FSP, e sim incompetência jurÃdica! Aluno nenhum quer como professor alguém nacionalmente conhecido como incompetente.
Professora JanaÃna não é professora das Arcadas à toa, né, amigo?
A senhora assistiu a alguma aula dela? Foi sua aluna? Nunca assisti, por isso me abstenho de posicionar. A verdade é uma só: muita gente desconhece o que é Democracia. Democracia é a divergência de ideias. Regime de ideia única é a Ditadura: Cuba, Chile de Pinochet, Nicarágua de Somosa, Nicarágua de Ortega, Venezuela de Maduro, Brasil de Vargas, Brasil da Ditadura Militar. Coreia do Norte.
A escolha de professores e alunos de uma universidade pública é feita por meio de concurso e a sua exclusão deve seguir um ritual extremamente complexo, onde não pode faltar o direito à mais ampla defesa. Logo não será feita pela singela vontade de algumas poucas pessoas, mesmo porque lutou-se muito para que o paÃs não se tornasse uma ditadura.
LuÃs Otávio, nos meios onde o espÃrito democrático é incipiente a coisa funciona exatamente assim: um grupo qualquer faz a moção de repúdio, ninguém contesta, e no dia seguinte é aprovada a suspensão, a exclusão ou a expulsão. Nesse caso a pressão desse grupo pode fazer com que a professora não consiga mais transferir conhecimentos, o que seria um absurdo. Quer dizer, a Marilene Chaui pode, mas a JanaÃna Paschoal não pode?
A singela vontade só se expressou. O XI de Agosto não pode se expressar? Que eu saiba só manifestou seu repúdio , não propôs nenhuma ação efetiva de exclusão. Representação discente real e universal na Sanfran é o Centro Acadêmico. Essa outra representação discente de que ora se fala tem diferente natureza de formação ea coorrespondente opinião de minoria. Cada macaco com sua legÃtima opÃnião. Segue o barco da luta polÃtica sem escândalo.
Detesto a JanaÃna Paschoal mas direitos são direitos.. Ela é concursada e se não há na lei o que a faça perder o posto, ela tem o direito de voltar. Alunos, tomem um antiacido pra aturar a fera e bola pra frente.
Poderia ter dado essa dica de antiacido à Janaina, quando ela decidiu que iria tirar a Dilma, uma presidente eleita. Eleita pela democracia! Mas não esqueço aquela cena estapafúrdia da senhora Janaina incorporando uma fera raivosa para colocar o paÃs contra Dilma. Incompetência e atentado contra a democracia deveriam ser razões para ser expulsa do cargo. Impeachement nela!
E tomem cuidado com as aulas contra a democracia. Denunciem. Conselho de veterana.
Essa não fez um documento pedindo o impeachment? Contra ela não pode ter um documento similar? Só que, em desfavor dela motivos há.
A Professora JanaÃna Pascoal assinou o pedido de Impeachment? Direito dela, como foi Direito  dos Ãcones Hélio Bicudo e Miguel Reali Júnior que assinaram o pedido de Impeachment da ex-presidente Dilma. E Marcelo Laveniére e  Barbosa Lima Sobrinho assinaram o do Collor. Isso é Democracia.
O impeachment é uma prerrogativa social que consta na Constituição, e seu pedido foi avaliado e aprovado pelo STF, posto em votação no Congresso e aprovado por maioria de votos. Qual o problema?
O patrulhamento dessa esquerda raivosa é intolerável. Democracia e liberdade de de pensamentos existe para eles desde que pense como eles. Deveriam se preocupar com a decadência da universidade no paÃs. Apesar de um orçamento maior que a maioria dos municÃpios brasileiros e um custo por aluno exorbitante não consegue ficar entre as 100 melhores do mundo. Isso não parece preocupar o Centro Acadêmico mais interessado em perseguir uma professora honesta, que pensa diferente deles. Afee...
As universidades top mundial têm um orçamento muito maior que a USP. Seu comentário foi um show de ignorância.
João Braga, eu vivo discutindo com a esquerda aqui, mas seu comentário está intolerável: eu sei que o Brasil investe pouco em educação básica e que poucos têm acesso a universidade pública. Mas o custo por aluno na USP não é exorbitante! Você pega os 5 bilhões que a USP recebe por mês e divide por alunos... Absurdo! A USP não é uma escola de graduação, ela é uma universidade de pesquisa. A USP tem hospitais, museus, pesquisa e tudo isso saà caro.
Maria Antônia difelipo, minha resposta a VS está sendo analisado pela FSP para posterior liberação ou não.
Maria Antônia Difelipo, tÃpica esquerdista agressiva, e intolerante. Em 2021 nosso paÃs que tem 2.7 % da população do planeta foi responsável por apenas 1.28 % da produção cientÃfica mundial, ultrapassado pela Turquia. Não vamos nem falar da qualidade de grande parte dessas publicações. Se vc tem orgulho desses resultados , sem problemas, direito seu.
Õ João parece que vc não entendeu. Ela é contra a democracia, nem sequer a carta da São Francisco ela assinou. Vc estudou na USP? Seu Presidente passou 4 anos sem trabalhar e os nossos impostos pagaram e pagam esse va-ga-bu-ndo genocida. Disso vc não reclama? Para terminar vc é mentiroso, porque no campo do Direito a USP figura em no 51º em todo mundo. Cara vai estudar, vai se informar não venha aqui na FSP publicar notÃcia desonesta.
Não há espaço pata golpistas na universidade.
Há uma anedota que diz que, para aviões modernos, o co-piloto é um doberman [ou rotiwayler (é assim que se escreve?)]: se o piloto ousar tocar em algum controle, o cão atacará. Recomendo o uso desta idéia: uma cachorra sentada ao lado da professora. Qualquer palavra provocadora...nhac!
O que ela vai ensinar se se posicionou contra o estado de direitos democráticos que é a razão de existência daquela escola? Está e a questão, ela quer voltar para destruir os valores que a são Francisco defende? Um paradoxo, o lugar dela não é ali, um concurso não dá o direito de destruir os valores pelos quais a escola lutou.
Parabéns Armando, seu comentário é perfeito. Eu tive um colega de turma que morreu torturado pela ditadura militar. Seu corpo foi jogado na Rua Riachuelo, atrás da Faculdade, e afinal alegaram que ele tinha sido atropelado. Agora vem essa senhora pregar golpismo. As aulas dela devem ser gravadas, para que no primeiro deslize seja afastada.
Só o fato dela ficar sabendo da repulsa que ela provoca nos estudantes já basta....tem o direito de voltar mas ciente de que não é bem-vinda...
A cara da JanaÃna vai precisar de um estoque bem grande de Óleo de Peroba pra enfrentar o alunato nas suas aulas. A moçada vai cair matando, me parece.
JanaÃna de volta à s salas de aulas. Desnecessário explicar minha repulsa por essa senhora. Mas acho que ela não somente tem o direito de voltar à s salas de aulas, tem o dever. Tem o dever de enfrentar, cara a cara, estudantes preparados para recebê-la. Estudante não é um ser passivo, ao contrário, deve ser ativo. Cobrem dela, e de todos os demais professores, conteúdos, respeito, compostura, ética, honestidade. Se ela for incapaz de prover isso, expulsem ela da sala de aulas.
O posicionamento contrário ao retorno da docente à cátedra da São Francisco, representa, por si só, um ato antidemocrático, e autoritário. Que o bom debate de idéias prevaleça, e que não se tente calar o opositor.
Não é possÃvel ter tolerância à intolerância. Karl Popper já dizia isso e era liberal.
Ela não é opositora. É uma golpista!
Detesto Bolsonaro. Sou contra as posições de JanaÃna, mas neste caso, ela tem razão. Nada de misturar alhos com bugalhos.
Perfeito meu amigo! Mas como é difÃcil para alguns entender uma coisa tão óbvia!!!
Como ela vai ensinar algo sendo contra o estado democrático de direito. Deveria ter pensado antes de se recusar assinar a carta a favor da democracia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Carta contra Janaina Paschoal gera racha entre alunos da USP Voltar
Comente este texto