Vinícius Torres Freire > Desde que surgiu o auxílio de R$ 600, comida ficou 40% mais cara Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Benassi

    É, Vêtêfê, trabalho excelente de Grão-Resumidor, mas tem uma coisinha: não creio necessário explorar as possibilidades de conteúdo d'alma, do tipo "já arrumam excusa prévia". O motivo é indiferente pra que se critique a boca grande (poderia diminuir) e o partidarismo do Bob Fields, Mini (por óbvio, não deveria ser tema de debate: "Independência" o baralho). De resto, só afirmo que o Bernardo Guimarães e o André Rocaglia tão fazendo ótemo trio convosco: Os Grão-Explicadores.

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Verdade. E ainda bem que eu mesmo faço a minha comida. Como tá caro comer em restaurante! Mas parece que o pior ficou pra trás.

    2. Marcos Benassi

      Mano TorresFreire, tem algum pobrema comigo, cara: sempre acho seus textos bons, que você tem Superior capacidade de síntese, ouvidos bons, crítica ampla. E, como princípio filosófico-prático, não bato em carteiro que traz má notícia - nem necessariamente lambo aquele que traz a boa. Orra, véi', tem cada tabefe abaixo que só vendo. Terei eu ficado DumBão? Perdido minha veia azeda, crítica e zombeteira? Óia, na autocrítica dominical, debruçar-me-ei (que nem Temer) sobre a coisa. Depois aviso.

  2. Márcio Santana

    O que a justiça social dá com uma mão, a ganância empresarial retira com a outra!

    Responda
  3. Márcio Santana

    O que a sociedade dá com uma mão, a ganância empresarial tira com a outra.

    Responda
  4. renato bianco junior

    Deixa prá lá , com tanto fanatismo e ignorância, e ninguém pensando no Brasil do futuro, estamos mesmo fadados a ser eternamente uma colônia e a velha república das Bananas !!!!! Só resta mesmo uma saída : Aeroporto !!!!!

    Responda
  5. Dionisio DeBarros

    Precos subiram muito tambem nos paises que deram zero de auxilio depois da pandemia. Daqui a pouco o colunista vai sugerir (como todos os financista fazem) que se corte o auxilio, deixe o pobre se virar para sobreviver, para assim debelar a inflacao. Esse artigo eh uma afronta a estatistica ao insinuar correlacao da ajuda a necessitados com aumento de precos. Eh o mesmo que dizer que nao para de chover em Manaus, desde que Lula tomou posse. Pudera, Amazonia esta na estacao das chuvas.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Além do mais, políticas de transferência de renda, que por sinal não é política de esquerda e sim liberal, não têm relação com a inflação, portanto, o chamado da matéria é no mínimo tendencioso. A FSP sabe melhor que ninguém que a inflação no Brasil foi puxada, sobretudo, pelas políticas de preços da Petrobrás (PPI), inclusive, nos preços do Diesel, que Lula doravante está tentando corrigir, haja vista, nosso modal de transporte terrestre é de pelo menos de 3/4 de todos os modais.

  6. Laudgilson Fernandes

    O problema da Folha que ela pertence a um grupo financeiro ( bem típico dos especuladores) logo querer que a mesma tenha uma pauta para não dizer sincera, pelo menos não maipuladora de opiniões, é chover no molhado. Leia a Folha mas tenha sempre uma pulga atrás da orelha, pois por aqui, tem muito pau mandado, capachos da Faria Lima. Afinal, quem produz não interessa uma selic nas alturas, mas para quem vive de roleta é o ideal.

    Responda
  7. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Raciocínio à moda V. T. Freire: Lula erra, pau no Lula. Lula acerta, pau no Lula. Bolsonaro erra, pau no Lula. Problemas externos, pau no Lula. Banqueiros infelizes, pau no Lula. Choveu muito, pau no Lula. Choveu pouco, pau no Lula. Pau no Lula, patrão feliz.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Precisamente, xará.

  8. José Cardoso

    Para conceder o auxílio de 600 reais durante a pandemia, amparando os que ficaram sem fonte de renda, os que permaneceram com renda deveriam ter sido taxados proporcionalmente, o que não aconteceu, (e talvez fosse mesmo politicamente inviável). Resultado: a demanda agregada por produtos básicos, principalmente alimentos, aumentou levando à alta dos preços. A redução resultante do poder de compra dos assalariados e aposentados corresponde ao imposto emergencial, que não foi cobrado.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Os fracassados sempre querem que os outros paguem a conta. Impressionante!

  9. Danilo Lessa Bernardineli

    Desonestidade intelectual impressionante. De onde vem a fonte de que ficou 40% mais caro? Qual é a justificativa de se associar causalmente com o auxílio? Um clickbait para depois ficar com esse discurso sobre UzMercadú. Se a folha continuar monopolizando a sua frente da página com esse tipo de colunista, deixo de assinar, simples assim. A credibilidade do jornal está sendo corroída

    Responda
  10. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Fácil. Retira os 600,00. Se a inflação não cair, a gente deixa o colunista sem comer.

    Responda
  11. Andre Di Franco

    Folha de São Paulo, por favor faça uma análise seria sobre o trabalho deste jornalista e revise se ele realmente pertence a política editorial de um jornal democrático e preocupado com a verdade. A quantidade de Fake news, estratégias retóricas perversas e compromisso com um neo liberalismo fascista desse jornalista me fazem pensar que estou lendo a revista oeste. Isso não é pluralidade de opiniões, senão pura ignorância ou maldade.

    Responda
  12. Mario Lima

    Você sabe quando um texto da folha é ruim quando ele some da página. Que peça sensacionalista e mal feita... O cara não se deu ao trabalho de olhar um contexto internacional de guerra e impacto em preços de combustíveis e insumos agrícolas. Apenas mais um conservador fiscal na cruzada contra o aumento do consumo

    Responda
  13. Fernando Alves

    O VSF ficou uns três meses escrevendo que o Jeggues deixou o país maravilhoso e que Lula ia estragar tudo. Só agora descobriu que a inflação real é altíssima. Daqui há uns seis meses vai descobrir que a inflação de vinte e dois foi manipulada eleitoralmente com uma gigantesca pedalada no preço dos combustíveis? Até lá, vai defender diariamente que o BC independente e técnico mantenha juros altos por causa da fala do Lula. Até uma criança de quatro anos entende mais de economia. Namastê.

    Responda
  14. Ivan Zacharauskas

    Vinícius, realmente o título de hoje ficou horrível. Dá nitidamente a impressão de que a inflação nos alimentos ocorreu por causa do auxílio... Você realizou alguma análise estatística de correlação ou foi apenas para causar?

    Responda
  15. Jane Medeiros

    A idioticece é tentar jogar no colo do Lula que assumiu o governo há um mês a culpa pela inflação e outros problemas na economia! Ele, de fato, herdou uma situação econômica caótica! Aumentos estratosféricos para miliares no governo passado, campanha do ex visando a reeleição caríssima e gastos com as emendas parlamentares com base no orçamento secreto terminaram por gerar problemas gravíssimos. Quem provocou está situação foi o ex e agora o PR do BC está dando força!

    Responda
  16. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Esse articulistas é um sujeito de.má-fé. Ele quer sempre culpar o Lula e não pensa outras vias argumentativas. Resultado: tudo que escreve é falácia gros seira. Se o bolsa família de 600,00 significa aumento dos preços, o certo seria fazer o quê, cara-pálida?

    Responda
    1. Fernando Alves

      O certo seria dar o dinheiro para os barões, como já fazem com quase quinhentos bi ao ano. Se fosse essa a pec aprovada em dezembro, o mercado estaria mandando o VSF falar que o Lula é um gênio e eleger o Haddad ministro do ano. A única coisa que agrada o mercado é dinheiro do trabalhador indo para o bolso dos ricos. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

  17. Rodrigo Andrade

    O povo elegeu Lula por dois motivos: lembranças da bonança de 2 mil e pouco e ojeriza a Bolsonaro. A diferença é que Lula não tem o boom de commodities pra compensar o atraso do pensamento petista. E Lula 3 é uma versão muito piorada de Lula 1, como fica claro a cada dia que passa. Já tá na cara que não existe um plano crivel, seja com juros de 14% ou 7%. Então a narrativa já começou a ser construída.

    Responda
    1. José Bueno

      De narrativa ideologicamente construída o Rodrigo e esta folha conhecem bem. Com a prática. Perderam, Manés...

    2. José Bueno

      De narrativa ideologicamente construída o Rodrigo e esta folha conhecem bem. Com a prática. Perderam, Manés...

    3. silvia ramos

      Aeroportos de pistas abertas para os desalentados ideológicos. Tchau!

  18. Marcelo Magalhães

    Ô cara pálida! Depois do golpe, os neoliberais só esgotaram os iates e os jatinhos, mas a população está com fome. Deixa de ser enganador! Balelas!

    Responda
    1. Fernando Alves

      No Irã prenderam um casal que estava dançando na rua e eles vão pegar até vinte anos de cadeia. Tudo dentro dos trâmites legais. Então para o bolsonaristazinho aí, é uma decisão correta é que não pode ser criticada.

    2. Marcelo Magalhães

      Rodrigo, você tem razão. Foi um golpe legal. Ou quase, pois muito dinheiro foi distribuído entre os congressistas. Eu não sou petista, apesar de respeitar muito o partido e principalmente o presidente Lula. Mas não houve desrespeito às instituições por parte do PT. A Dilma abaixou a cabeça e se retirou com educação. Nada comparável com o bozoloide.

    3. Rodrigo Andrade

      Golpe validado por todas as instituições que o PT tanto falou em proteger durante a campanha? Ah, esqueci, quando é contra o PT as instituições podem ser avacalhadas sem dó.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.