Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    A Cristina foi na veia!

    Responda
  2. SILVIA REGINA B A NEGRETTI

    Perfeito! Você me representa Cristina.

    Responda
  3. José Cardoso

    O governo como um todo tem que trabalhar para conter a inflação. Desde a pandemia, executivo e congresso chutaram o pau da barraca da gastança e deixaram o BC sozinho. O Lula só continua o processo. Temo que a coisa vá piorar.

    Responda
  4. Hilario Guimaraes

    Estabelecer meta de inflação inviável para contê-la com taxas de juros estratosféricos, é mecanismo pilotado por quem quer ganhar dinheiro sem arriscar o patrimônio no meio de produção - o mercado. O que o presidente eleito fez foi simplesmente, como bem disse a Cristina Serra, foi colocar guizo no pescoço dos felinos.

    Responda
  5. Hilario Guimaraes

    Bob Campos trabalhando duro para alegrar o mercado - grupo de abastados que não arriscam o patrimônio nos meios produtivos.

    Responda
  6. Hilario Guimaraes

    Estabelecer meta de inflação inviável para contê-la com taxas de juros estratosféricos, é mecanismo pilotado por quem quer ganhar dinheiro sem se arriscar o patrimônio - O MERCADO. O que o presidente eleito fez foi simplesmente, como bem disse a Cristina Serra, foi colocar guizo no pescoço dos gatos.

    Responda
  7. edison carpentieri

    Elite canalha. Promove a maior transferência de renda da sociedade para os rentistas bilionários. A jogada é manjada. Estabelecem uma meta de inflação inviável para colocar os juros nas nuvens. Se a meta da inflação fosse 5%, o que seria correto, a taxa selic poderia ficar em 7%. Cambada de lesa pátria. Na Europa e nos EUA os juros são negativos. E aqui, 8 % real sem inflação de demanda.

    Responda
  8. edison carpentieri

    Elite canalha. Promove a maior transferência de renda da sociedade para os rentistas bilionários. A jogada é manjada. Estabelecem uma meta de inflação inviável para colocar os juros nas nuvens. Se a meta da inflação fosse 5%, o que seria correto, a taxa selic poderia ficar em 7%. Cambada de lesa pátria. Na Europa e nos EUA os juros são negativos. E aqui, 8 % real sem inflação de demanda.

    Responda
  9. Berenice Gaspar de Gouveia

    Na mosca!! Cristina Serra, como o habitual, coloca o guizo no felino. Um tigre guloso e insaciável

    Responda
  10. Ricardo Ferreira

    Texto perfeito.

    Responda
  11. raul neto

    Finalmente acendeu-se uma outra lâmpada. Achei que só o Reinaldo Azevedo tinha percebido esse truque sujo do BC " independente ".

    Responda
  12. Amauri Soares

    Que estranho, ninguém caiu de p a u para cima da FSP. Pq será?

    Responda
    1. josé SOARES

      Porque Seu Amauri, a voz corajosa e lúcida da Cristina não é a voz do jornal em seus editoriais , bem como da Faria Lima.

  13. Igor Cornelsen

    Juros altos derrubam a demanda, atrapalham investimentos, mas não só os juros, endividamento governamental, déficit público alto, como o do último ano de Bolsonaro e o do primeiro ano do Lula, e impostos de quem produz no Brasil serem mais altos dos que produzem nos EUA e Alemanha. A Ford e a Mercedes não fecharam suas fábricas no Brasil por causa de juros, mas por causa dos impostos, melhor trazer os produtos prontos dos EUA e da Alemanha. Desenvolvimento é para quem pensa sem preconceitos.

    Responda
  14. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Cristina, você é luz nesse mundo sombrio criado pelos faria limers. Grato

    Responda
  15. Tha Virgens

    Crixxxxxtinannnn Já falei hoje a você, que te amo?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahaha, caro Tarcio, não creio que esteja só. Mas que tenha a coragem da declaração, é dos pouquíssimos! Hahaha!

  16. Gilberto Rosa

    Hipocrisia e bandidagem da grossa, Cristina resumiu muito bem. Hipocrisia, serve para os colunistas lambe botas.

    Responda
  17. eli moura

    O mercado ta oscilando e volátil, bancos caem com crises como americanas , outras que virão e prolongamento da guerra e e esta situação não foi criada há um mês. Então e bom ter os juros nas alturas pra contrabalancear as perdas nas ações com os papéis de governo. Se possível subir os juros ainda mais já mata dois coelhos, aumenta a renda e inviabiliza os projetos do governo. Isto é o que mercado quer, isto é o que o Brasil das desigualdades precisa? O boss tinha que sair do banco central.

    Responda
  18. Cleyton Melo

    Obrigado Cristina Serra!

    Responda
  19. Marcos Arrais

    Texto irretocável! Como sempre, cirúrgica na questão. BC independente num país corrupto como o Brasil é carta branca para a elite dos especuladores financeiros.

    Responda
  20. José Roberto Martins Filho

    Ótimo, Cristina, como sempre. Parabéns! Mas, afinal, ele é neto do famoso Boby Fields, tem pedigree. A grande meta de uma evolução planetária será nos livrar desta ditadura do mercado. Uma ditadura chantagista. Vivem chantageando, coisa de chantagista do mangue, de camisa listrada e anelão no dedo, coisa de gigolô vivendo às custas de nós, da sociedade, do cidadão comum. Isso precisa ser superado!

    Responda
  21. Marcos Barbosa

    Tá cheio de bolsominion nesse bc ,esses ratos que destruíram o Brasil ,agora quer acabar com o governo lula. Mas o povo não deixará esses gambás destruírem o país a Bel prazer deles

    Responda
  22. raimundo campos

    Perfeito Cristina, parabéns pela lucidez.

    Responda
  23. Rodrigo Cabral

    Passando pano. Daí explode a inflação e quem sofre é o mais pobre. Eleição acabou e a independência do banco central foi uma conquista, sim.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Nos anos em que o Campos Neto foi presidente do BC, a inflação explodiu, o gasto público explodiu, o governo gerou dividas bilionárias para maquiar a inflação baixando preços controlados na marra. Em dois mil e quinze isso levava milhões às ruas e ao impeachment. Em dois mil e vinte e dois, gera elogios e prêmios. Rico quando fala em nome de pobre na verdade quer que o pobre morra de fome. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

  24. Celia Regina Resende

    Como é bom ler Cristina Serra! Eu não me lembro de inflação anual de 3%… no Brasil é inexequível, num país que possui empresário do calibre do pessoal das Americanas e daquele Abílio que é contra a reforma fiscal Robin Hood. Sim, Roberto Campos é bolsonarista e ponto.

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Dedada no'zóio muito bem dada. Parece que pegou até uns pedaços do encéfalo, de fundo que foi. Banzai!

    Responda
  26. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns Cristina. Texto maravilhoso. Lula foi eleito pela maioria da classe pobre com esperança de melhor a situação caótica deixada pelo governo Bolsonaro, impossível com essa taxa de juros estratosfera.

    Responda
  27. José Bernardo

    Cristina Serra representa uma combinação preciosa e rara: a simplicidade complexa e lúcida que permite ver as coisas como são, unida à coragem de apontar o que é visto com as palavras certas e necessárias, sem eufemismos. Sua presença aqui e no ICL Notícias é um alento!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, Icl notícias? Grato da dica, vou conhecer.

    2. Gilberto Rosa

      Gosto muito do Icl notícias com ela, Eduardo Moreira, kfouri, Jamil Chade...

  28. Peter Janos Wechsler

    Cristina escreve bem, mas sofre de amnésia. Qual era a taxa no governo anterior de Lula que Meirelles ainda aumentou? Argumentação ideológica seletiva.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Tem gente que é especialista em desonestidade intelectual. Ano passado estavam dando prêmios para o presidente do BC por ter controlado a inflação, mas agora ele se nega a discutir taxa de juros porque diz que a inflação está descontrolada. A única coisa que mudou é que pra extrema direita, compra de votos é gasto público do bem, recompor orçamento social básico é do mal. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

    2. Peter Janos Wechsler

      Gilberto. Não é sofisma. Mostra apenas que é o meio que o BC tem à disposição quando é necessário. Cabe ao BC decidir se é ou não. Omitir que no passado se fez o que se reprova agora é desonestidade intelectual.

    3. Gilberto Rosa

      Os tempos mudam, são contextos diferentes, foi logo depois dos 45% do Armínio Fraga fo FH. Nada justifica o maior juros do mundo, utilizar o passado é sofisma.

  29. Maria Clara Araújo de Almeida

    Disse tudo e disse bem! Jornalismo é isso. O resto conivência com o crime.

    Responda
  30. Alberto Soares Soares

    Cada vez mais encantado com a clareza e contundência dos textos da Crlstina Serra. Parabéns !!!

    Responda
  31. Alexandre Correa

    Tão bom ler uma matéria tao bem escrita, contundente e que desmistifica a retórica de quem defende bandido! Parabéns a colunista pela coragem e pelo talento.

    Responda
  32. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    O bobinho neto se aconselhando com o banqueiro André Esteves sobre taxa de juro? E, ainda continua como mandachuva da política de juros/selic. Além de ser demitido devia estar em cana.

    Responda
  33. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    O bobinho neto se aconselhando com o banqueiro André Esteves sobre taxa de juro? E, ainda continua como mandachuva da política de juros/selic. Além de ser demitido devia estar em cana.

    Responda
  34. HELIO A LOUREIRO

    Talvez o mercado seja extremista; mas a colunista, não tenho dúvida!

    Responda
    1. Fernando Alves

      Para a extrema direita, ruim é dar saúde e educação básica para pobre (está na constituição), bom é entuchar subsídios em empresários bilionários para eles ganharem ainda mais (não está na constituição). A extrema direita quer exatamente o oposto que a sociedade brasileira definiu como parâmetro de civilização.

    2. Maria Clara Araújo de Almeida

      Diretor do Banco Central aconselhando-se com banqueiro sobre juros. Cristina Serra denuncia. Loureiro acha que isso é extremismo. Não me faça rir!

  35. HELIO A LOUREIRO

    "não deram um pio sobre a farra fiscal de Bolsonaro." Mentira. Leia Demétrio de hoje.

    Responda
    1. Maria Clara Araújo de Almeida

      Quem tem tempo pra ler manholes da vida? Eu não tenho. Preciso me coçar um pouco e bocejar. É mais negócio.

  36. CARLOS BECKER

    Sem dúvida, os nojentos da faria lima não estão nem aí pra 'pequenices' como democracia, proteção ao meio ambiente, saúde e educação para os mais pobres, cultura, diplomacia etc etc etc... são fãs do Grande Miliciano e deixam claro que o importante é ganhar dinheiro, a qualquer custo.

    Responda
  37. Fabiano felix do Nascimento

    Parabéns pelo texto

    Responda
  38. Manoel Cardoso

    Perfeito Cristina Serra. Como dizia o meu querido pai: Falta de vergonha na cara, hipocrisia, safadeza, putaria, aliás, no dicionário dele essas palavras eram sinônimos.

    Responda
  39. geraldo magela sobrinho

    Esse mesmo mercado é aquele de sempre, que não deu um pio na farra de compra de votos do bolsoguerra.

    Responda
  40. geraldo magela sobrinho

    A Cristina Serra vai direto ao assunto, sem pena nem piedade.

    Responda
  41. Victor Giaretta Rubira

    Tá certa a indignação

    Responda
  42. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Disse tudo! Parabéns!

    Responda
  43. Luiz Marques

    Cristina Serra fala o que deve ser dito. É uma das jornalistas mais lúcidas e com um dos textos mais afiados do país. Parabéns mais uma vez!

    Responda
  44. Gino Passos

    Defensores do BC independente se esquecem da extrema polarização na nossa política e que esse Bob Neto é um remanescente do lado golpista adversário. Se fosse alguém do centro democrático faria diferente. Além disso, também atua a favor dos interesses de uma máfia de especuladores e de outros interesses nefastos, que lucram com o arrocho dos salários sob pressão do índice de desemprego/sub-emprego.

    Responda
  45. Pedro Faral Carvalho

    Faltou usar o supertrunfo lulista, Cristina, de que Banco Central autônomo e demais instrumentos da LC 179 violam a democracia.

    Responda
  46. Daniel Salomon Guimarães

    "Quem está feliz com a taxa de juros a não ser aqueles que têm dinheiro sobrando para investir no tal mercado?". Então malditos sejam os fundos de pensão. Se a nossa taxa básica de juros incomoda tanto a colunista, respeitosamente peço que ela comente a dos nossos caros irmãos argentinos, que facilmente passa de 50%. Provavelmente porque lá impera o dito "extremismo liberal" e não um descalabro fiscal.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sério? O juros da Argentina justifica o brasileiro? Se fundo de pensão investe é porque é bom pro Brasil? O Flamengo ter perdido também deve ser um bom motivo para os abusivos juros.

  47. Claudenor Barbosa

    Cristina*

    Responda
  48. Elcio Simielli

    Entendi que, se a inflação baixar, os juros também baixarão. Logo, o foco deve ser reduzir os preços dos produtos controlados como gás, combustíveis, energia elétrica, impostos, etc…

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Mas me disseram que a função do BC é garantir a meta de inflação. Se esta for de demanda ou oferta, hoje ela está acima da meta. O BC está segurando a barra que que a Fazenda faça a sua parte

    2. Rafael Lopes

      No nosso caso, inflação é decorrente, em sua maior parte, de choques de oferta, guerra, câmbio, combustíveis. E não de pressões sobre a demanda. Juros tendem a agir mais sobre a demanda. Não há razão pra manter esses juros. Só alimentar a faria lima com rendimentos gordos. Precisamos ler mais andre Lara Resende. Mas a folha não entrevista ele, e sim os economistas de livro texto de sempre. Pq será?

  49. Claudenor Barbosa

    Finalmente alguém com coragem para falar verdades sobre este bolsonaristas presidente do BC q como todos os outros torcem para q o país da errado com o Lula. Parabéns Cristiane pela matéria.

    Responda
  50. Paulo Camargo

    Fiquei assustado, se crítico o Lula sou colocado com bolsonarista golpista. Menos Cristina tem vida inteligente fora do mundo bolsonarista mas que não segue o lulismo chegamente. Ñ tem nada impedindo o Lula de fazer cumprir suas metas de governo dentro dos limites estabelecidos pelo Estado de Direito.

    Responda