Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Luizona Castagnao

    Haja coração para aguentar tanta gordureba! Assim não tem saude publica que aguente!

    Responda
  2. B M

    Como disse o Umberto Eco: "as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis"

    Responda
  3. Carlos Roberto Rios da Silva

    Na Bahia, precisamente em Feira de Santana inventaram o acarajé com fode de leite. Muito ridículo. Prontamente a associação da baianas do acarajé reajiram," isso não é acarajé"

    Responda
    1. Carlos Roberto Rios da Silva

      Digo doce de leite

  4. Daverson Furlan

    Do YouTube já tirei receitas de comidas que aprecio e não sabia fazer. Sou antiquado, então não sei dizer se YouTube é rede social, mas vá lá. Mas que a rabada ao molho de tomate e polenta ficou decente, ficou. Sem pirotecnia, sem exageros.

    Responda
  5. Fernando Alves

    Emporcalham a gastronomia e tudo mais, porque a internet tem basicamente tudo, do melhor ao pior, mas quando passa os dedos na tela, a usuário médio para na imagem do sujeito lavando o macarrão na privada, mas não no que esteja lavando na pia. Funciona como essas matérias da Folha cujo título não tem nada a ver com o conteúdo, sempre sobre o mesmo assunto. O que importa é caçar clique, não importa o meio. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

    Responda
  6. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Os véio, que não têm redes sociais, vêm aqui reclamar de coisas que só aparecem nas redes sociais rsrsrs

    Responda
  7. Nilton Silva

    Esse tipo de bobagem só afeta quem tem rede social. No fim eles se merecem.

    Responda
  8. Ricardo Botto

    Só podia ser coisa de inglês. Há uma lenda(?) que fala que eles saíram para o mundo não para conquistar mas achar comida descente, pois a deles era horrorosa. Pelo jeito não aprenderam nada.

    Responda
  9. Marcelo Fernandes

    Se alguém estava procurando motivos pra se converter ao veganismo, esse texto é definitivo.

    Responda
  10. Renato Bezzan

    Os programas americanos da tv por assinatura de culinária (?) são em geral tao pantagruélicos quando a "receita" da lasanha de hamburguer. Corro pra cozinha e saboreio meu arroz-feijão-bife-abobrinha-salada.

    Responda
  11. Erica Luciana de Souza Silva

    TB estou fora dessa. As únicas redes sociais das quais faço parte é o whatsapp e este espaço de comentários do jornal. Além do mais faço controle alimentar para tentar garantir um envelhecimento com mais qualidade de vida. Boa sorte para os q frequentam o limbo das inúmeras redes/vitrines sociais.

    Responda
    1. Tha Virgens

      Parabéns! Quero conseguir chegar aaa esse nível!

  12. Marcos Benassi

    Ah, Marcão, dessas eu me safei: tô véio, e já faz muito tempo que não consumo nenhuma droga mais pesada do que a cocaína, é uma regra de ouro (ops!). Esse negócio de tiktok e reels, sem nem tico, quanto mais teco, Instagram, e sei-lá-mais-o-que, dou conta não. Desse mal não padeço nem padecerei, minha pança e papilas não se comovem. Jesus da Goiabeira, boa sorte na peleja.

    Responda
  13. Rosa M S F Fumagali

    Assustador. Deus nos defenderá!

    Responda
  14. Rosa M S F Fumagali

    Deus nos defenderá!

    Responda
  15. Diego Rodrigues

    Ah cara, acho que de todos os males das redes o efeito na gastronomia não é grave não. Não acho que essas bizarrices viralizam porque estão gostando e replicando a ideia, é porque é bizarro mesmo, é para rir. Nessa seara não tenho dúvida que a internet trouxe a culinaria do mundo para o prato de qualquer curioso. O que era só para pessoas viajadas hoje é apresentado e ensinado passo a passo. Tantas e tantas receitas experimentei graças a yt, tantas técnicas e caracteristicas de ingredientes...

    Responda
  16. george abib

    Tudo por likes!!!

    Responda
  17. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "A falta de noção das redes sociais extrapola para o mundo real e emporcalha a gastronomia." Não. Não emporcalha só a gastronomia, emporcalha, avacalha, esculhamba, desinforma, exclui, lacra, cancela. É um verdadeiro UFC sistêmico da sociedade. Um açougue, matadouro do pensamento crítico ou de qualquer jeito de pensar. E a boiada segue os influenciadores direto para o abate. E eles curtem de montão! Manda vê aí a guilhotina, afinal para que serve a cabeça se tem quem pense pra você?

    Responda
  18. Marina Gutierrez

    Não só a gastronomia.

    Responda
  19. Roberto Gomes

    Peço honestas desculpas por ser antiquado, grosseiro e arrogante. Mas as redes sociais revelaram tudo o que há de pior no ser humano. Parece ser pior do que ser um serial killer ser alguém que se comporta como tal e permanece livre, agredindo outrem gratuitamente, destruindo reputações, cultura e destruindo tudo de bom o que a humanidade levou tantos anos para construir. Tratar com escrotidão a cultura de alimentos em um mundo com tanta fome é tão perverso quanto queimar livros.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, meu caro, pode até ser tudo isso que encontrou em si. Mas foi preciso, sensível e direto. A mistura tá boa. Hahahahah!