Opinião > Atividade em risco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Sartori Barbosa

    Se o editorial da Folha está estressadinho então Lula está exatamente no caminho certo.

    Responda
  2. José Bueno

    O presidente Lula fez ontem uma importante visita ao presidente dos EUA, com evidente sucesso. Não surprende ninguém mais de boa fé que esta folha tenha tentado encobrir este êxito diplomático do novo governo, primeiro com manchetes bastante duvidosas e desfocadas dos objetivos principais da visita. E agora, horas depois deste importante evento para os brasileiros, não deixar nada neste acesso online aos leitores. Fatos irrelevantes, para a folha; muito relevantes para os brasileiros.

    Responda
  3. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    Não foi surpreendente desempenho da economia em 2022, como previsto, foi devido a dinherama eleitoreira e ilegal promovida pelo governo, com a liberação de saques emergenciais do FGTS e do adiantamento de benefícios de aposentados no primeiro semestre do ano passado , o Congresso Nacional aprovou um pacote de gastos sociais válidos até o fim desse ano, como o Auxílio Brasil e benefícios como vale gás e auxílio para caminhoneiros.

    Responda
  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Como sempre, a grande imprensa defende o tal "mercado" em detrimento das necessidades do povo mais simples. Como Lula defende estes últimos em detrimento do "mercado", é atacado.

    Responda
  5. João carlos Gonçalves de souza

    Como leitor da Folha entendo a cobrança sobre o governo pra seguir um boa agenda econômica . Mas falta uma cobrança ao dito Banco Central independente . Nas reuniões que fazem ,são ouvidos agentes de mercado , que em tese deveriam ser fiscalizados . Modelos são discutidos e nada esclarecido . O BC tem que ter independência de governo e principalmente do mercado , o presidente do BC não pode mandar recados pela imprensa para o governo e ouvir agentes de mercado em reuniões fechadas .

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    O que dá muita tranquilidade, diante de um artigo que mais se assemelha a panfletagem lobista do mercado, com raras exceção de bolsominions históricos, a grande maioria dos comentários são unânimes em reconhecer o mundo paralelo, que durante anos garantiu a estrutura das desigualdades gravíssimas, que promoveram mais recentemente a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões. Fica ao encargo do ombudsman dar alguma posição quanto a essa situação insustentável da FSP?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Fui censurado. Repetindo. Nenhum país cresceu com capital privado, principalmente externo. O investimento privado vem depois que o governo já compareceu. Mas se você estiver se referindo a compra de títulos públicos, isso não interessa, por que para pagar isso o governo meteu o teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas e o confisco da previdência do pobre. Daí a fome e a miséria. Quanto ao câmbio, 370 bilhões de dólares colocam o real no valor que quiserem.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Dalton, mundo paralelo é aquele que mente que o progresso vem através de investimento privado. Todos os países se desenvolveram com recursos públicos e uma vez bem investidos, são acompanhados pela ânsia de lucro dos acumuladores gananciosos privados. Mas quem começa é o estado. Quanto a paridade cambial, 350 bilhões de reservas internacionais, colocam o dólar no valor que quiserem, só que isso não interessa ao agronegócio, ou aos exportadores de madeira, ouro e outros minerais.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      O mundo paralelo é aquele em que se imagina que os capitais irão se expor ao risco sob baixa remuneração, a mesma ofertada onde inexiste risco, e aquele no qual a paridade cambial obedeça a discurso e argumentação de palanque.

  7. Luiz Carlos Ferreira

    Será que os diretores do grupo UOL são rentistas?

    Responda
    1. josé SOARES

      Não tenhas dúvidas: são.

  8. Luís Cruz

    A folha nos faz pensar se vale a pena continuar a ser assinante.

    Responda
  9. Joaquim Branco

    Como um jornal que se diz independente pode defender juros reais de 7,5 porcento? Além disso, sobre o comando desse bolsonarista, o BC permitiu que a inflação quase atingisse 10 porcento. Também, o BC errou nas transações externas em mais de 10 BI de dólares. Mesmo assim, seu presidente é elogiado e o Lula criticado. Quando começarem as falências, atribuirão a responsabilidade ao presidente da República e não ao BC.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Você tem toda razão . Um agiota nunca crítica outro agiota .

  10. osvaldo heller da silva

    É nojenta a defesa que a Folha faz da Faria Lima

    Responda
  11. Luciano Siqueira Mina

    " surpreendente desempenho da economia em 2022" essa Folha realmente faz malabarismos pra justificar a sua apaixonada defesa da falecida " ponte para o futuro" de triste herança para o povo, o sonho deste jornal na verdade seria manter Paulo Guedes sem Bolsonaro....como se fosse possível um existir sem o outro ...

    Responda
  12. eli moura

    Os bancos e bolsa estão acumulando perdas com crise americanas e outras a serem reveladas, isto nunca acontece com só um papel e esta crise não foi criada ha um mês. Juros altos da Selic compensam perdas com papéis de governo. André Esteves e outros banqueiros estão orientando o BC? A polícia federal não deveria investigar? Estas atas com axiomas de combate à inflação pode ser uma cortina de fumaça para saquear dinheiro público?

    Responda
    1. eli moura

      Compensam perdas usando os papeis de governo

  13. Rafael Alves Albuquerque

    Vocês ameaçam a retomada futura ao defender astericidio econômico. Campos Neto (leia-se mercado financeiro) e Folha defendem meta de inflação inalcançável para justificar juros elevadíssima. Isso, sim, compromete a retoma econômica. O resto é balela.

    Responda
  14. Alexandre Arantes

    Quando se envelhece há uma tendência a ser mais conservador, mas isso é diferente de ser reacionário. A FSP parece aquela figura aguerrida da Libelu que hoje se considera "pessoas de bem". Quanta estultice em um Editorial. Vergonha da Folha.

    Responda
  15. eli moura

    O mercado ta oscilando, ações do Bradesco e outros bancos despencam com crises como americana e outras que estão por vir, a guerra se prolonga piorando a entrada de dinheiro externo. Então manter os juros altos assegura uma compensação com os papéis de governo nas mesas das corretoras. Este é o objetivo, nenhuma preocupação com inflação. O BC tem que apresentar os modelos decisórios e não axiomas em atas. O mercado tem que tirar o joelho do pescoço da nacao.

    Responda
    1. eli moura

      Este estagiario do editorial é fraquinho fraquinho em argumentos pra vender ideias contra o bem comum pra beneficiar poucos. Ideias sem conectividade, deve ser filho de ex diretores, o cara é ruim demais de serviço.

  16. Carlos Sogly

    Editorial da Folha insiste na impressão ao público de uma miragem de crescimento econômico ocorrido as custas da fome e desespero social, nas mãos do empresariado enfastiado, ao invés de tocar realmente na realidade do Brasil que é o lodaçal social e de desigualdade que vivemos. Teremos sim a crise, que é a verdade, e deverá ser compartilhada por todos, até que juntos possamos todos sair. E a população, se livrar dessa escravidão moderna.

    Responda
  17. alonso barros

    Que cansaço Folha .

    Responda
  18. Noel Carvalho

    Lula está correto. No caminho dos que deram mandato a ele e ao seu entorno. A folha pode lançar um partido em 2026 propondo articulistas como ministros. É a política, idiota.

    Responda
  19. Cláudio Rodrigues

    A velhilíngua dos defensores dos rentistas tem esse discurso guardado no armário. Independente de ser governo Lula, ele está lá para ser usado para manter os ganhos desse embuste que se tornou um axioma. 8% de juros reais é uma aberração e é assim que deve ser tratado. Demora, mas uma hora cai a ficha e, assim como a "competência" de certos super-empresários é desmascarada, essa teoria de "ciência" vai ser chamada pelo seu nome correto: rentismo.

    Responda
  20. Peter Janos Wechsler

    A verdade, nada mais do que isso.

    Responda
  21. Ayer Campos

    A que ponto chegou este portal... imagino a raiva que devem sentir os q

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.