Demétrio Magnoli > Senhor Polarização Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os bolsonaristas ou anti-Lula, como o Demétrio não perdem tempo... Atacam, mas, não vingam!!
Quando o Demétrio começa a falar eu desligo a TV ou mudo de canal. A GN perde muito com um reacionário nazista como ele.
Discordou do deus Lula, mexeu com o gado vermelho, com estrela na testa. A boiada muge raivosa. Pobre Brasil, trocou a cor do gado, mas a vaca continua indo pro brejó!
Concordo. Sei que a polarização e um fenomeno mundial, mas aqui esta tomando contornos de religião. O Elio Gaspari fala da ratoeira, ou seja, em uma situação extrema, quem nao concorda comigo e traidor e, portanto, precisa morrer. Mas aqui temos uma coisa messianica, que nega a existencia da rachadinha de um e do Petrolao em outro. Quem vota e o Gado, independente da cor.
Texto irretocável ! Parabéns....
Sai uma manada do pasto, entra outra, e o gênero gado é preservado. Precisamos de um não castrado (touro na acepção tradicional) para seguir, ainda que nos leve para o atoleiro. Um dia aprenderemos como funciona, ou deveria funcionar, a polÃtica.
Caro Demétrio. Caso não saibas, não existe "independência" do BC, porque ele é parte do Poder Executivo. O que existe é apenas a nomeação para "tempo determinado" no cargo. Além do mais, a Lei determina quais são as suas atribuições, dentre as quais está a polÃtica monetária voltada para a garantia da empregabilidade. Fixar os juros mais altos do mundo leva à recessão, e isso é contrário ao que diz a lei. O Lula tem o direito de combater esta polÃtica de juros que diminui o número de empregos.
Um acadêmico negando a luta de classes, o conflito distributivo, o golpe e a sabotagem econômica da burguesia contra a presidenta Dilma (confessado mais de uma vez pelo vice dela), é de uma desfaçatez assustadora.
Concordo. Insuportável o Demétrio Magnoli. Sempre do contra.
Conteúdo apelativo e sem sentido em algumas colocações. Leio muitos artigos escritos por diversos colunistas da fsp, mas são poucos cujo conteúdo encantam, como um bom livro ou uma boa aula que a gente nem sente que o tempo não passou.
O colunista está na lista do que condena a polarização. O que pra ele é amar o Deus mercado e professar a religião neoliberal. A privatização da Eletrobras vai encarecer a conta de luz e multiplicou por 5 os salários dos diretores. Sabe o que tá faltando, explicar porque nos últimos anos, as empresas privadas e estatais brasileiras estão ameaçando o fluxo de caixa distribuindo dividendos muito acima da média mundial e sem lastro nos lucros reais.
Sr. Demétrio, "manda um abraço pra velha"!
É muito importante que o Brasil não esqueça do Lula. Não do Lula construÃdo na campanha, anunciado como uma vÃtima inocente. Mas do Lula real, que todos conhecemos muito bem. O único problema é que o bolsonarismo está focado no ódio a ponto de atacar o PT sem qualquer estratégia. Divulgam mentiras bobas, que não dá para acreditar. Um artigo como esse é uma luz a ser seguida.
Traumatizada com 8 de janeiro? Quem pega o trem das 4 e as vezes nem volta para casa tem traumas mais importantes com que se preocupar. Quem, mesmo assim, está desempregado, idem. Quem está aposentado pelo INSS também tem outras importantes querelas e, para quem está na rua, nem se fala. A indignação classe média é válida, mas pão é a democracia da maior parte da população com direito a mofar nas UPAS, bem longe das castas. Crime, sem dúvida, mas histeria é má fé com cliente certo.
Lula é Sr polarização e Bolsonaro é o pacificador!
Ah, vá!
Perfeito.Ele sempre foi assim: nós contra Eles. Quando precisa pede apoio. Tancredo e Maluf: expulsou quem voto para Tancredo. Prefeitura de São Paulo: preferiu dar a vitória a Jânio a apoiar FHC. Convidou a sair quem foi ser Ministra do Itamar.Votou contra o Plano Real; contra os planos da Previdência de FHC e do Temer; quando lula fez, convidou quem votou contra a sair, origem do psol. Pensa apenas em si mesmo. Em 2018 invés de apoiar Alckmin...!O Brasil? Mero detalhe!
Bem lembrado, Peter! Galdino: votei, pela primeira vez na vida, para Ele . Fiz pelas crianças da Fauna e da Flora e por aquilo que Ele não tem: amor ao Brasil.
Concordo com a opinião. SaÃmos do ruim para o ruim.
E não assinou a constituição.
O Senhor Polarização continua onde sempre esteve: alienação histórica que prevalece em função de suas metas polÃticas. Sustentação de fatores determinantes de suposta solução para todos os problemas brasileiros. Criação de inimigos públicos para direcionar o ódio que vem de dentro de uma sociedade já dividida. Manutenção de conflitos orientados para produzir mudanças que interessam ao seu governo. Possibilidades remotas de pacificação. Outra vez o mais do mesmo. (Claudia F.)
Excelente texto, queremos um Brasil melhor e sem polarização.
Essa dicotomia é muito boa pro PT. Dilma usou em sua campanha destruindo Marina Silva, dizendo que era amiga dos banqueiros. Discurso populista. Ótimo texto articulista.
Que texto deprimente.
Concordo. Principalmente por ser tão verdadeiro.
Deprimente demais. Tendencioso, idem.
Meu beque da folha está trabalhando hoje eh eh eh eh eh eh
Foi por conta dos números, meu caro; botasse "O" (letra o maiúscula) em vez de Zero, ia que nem quiabo: O8/O1 - repare que o zero fica mais gorducho, mas é perfeitamente compreensÃvel.
Perguntar a quem interessa os 13,75% do BC não é o mesmo que se tornar seu inimigo. Outra, pobre nenhum gostou para ir a BrasÃlia no dia 08/01, os ricos pagaram. Demétrio estaria dem ente, perdeu a capacidade de julgar/comentar?
Golpe foi lula ter ungido a Técnica invés de alguém experiente do Partido como Marta, Tarso,Vianna, Benedita da Silva, OlÃvio Dutra. Mas, é mais fácil criticar ozotro. E o marqueteiro do pt nem para ser original foi.
O pessoal fala que é golpe para não criticar quem ungiu a técnica invés de uma pessoal experiente, como a ex prefeita Marta, e ou os ex-governadores Tarso, OlÃvio,. Vianna, Benedita da Silva. O processo foi perfeito. Nem para ser original o marqueteiro do pt foi.Collor também disse ser golpe,basta pesquisar em 9 de novembro de 1992 a manchete da Folha.
É sempre o mesmo que disse que 8 de Janeiro não foi terrorismo, que a situação dos Yanomami não é genocÃdio e que atribui a Lula a leniência nos atos golpistas. Francamente, deveria estar na Jovem Pan. Mas na verdade, até que combina com a nova versão extrema direita da Folha. Folha fazendo de tudo para que eu cancele a minha assinatura.
cancele
Esse senhor é péssimo ao escrever e pior ainda ao falar na Globonews, é o homem do : éééémmm, hummm, não se vocês já notaram o quanto ele é despreparado. O que vocês acham?
Questão de opinião. Eu o acho culto e afiado.
Comentário irretocavel
Boa demetrio. O redbanho muge desesperado
Redbanho foi boa. Todavia, muge em português, com bons argumentos. Se reparar e quiser debater, à vontade.
Mais um texto prá lá de datado, próprio de um analista que já rodou faz tempo.
Num desafio ao meu estômago de titânio, me dispus a ler esse nojento artigo, mas quase atirei o celular pela janela quando esse aà vem com "Lula dá de 10 em Bolsonaro (em) polarização". A gente nunca viu tanta violência polÃtica como recentemente. O resto não é baboseira, mas apenas uma estratégia de quem sobrevive vendendo anti-petismo desde sempre.
Há 20 anos o.mote era “eles contra nós “, substituÃdo nos últimos quatro pelo “nós contra eles” e assim vai o Brasil dos outros, que nao são nem nós nem eles, vÃtimas do narcisismo dos dois.
A eletrobras foi privatizada com artimanhas jurÃdicas as pressas e abaixo dos valores de mercado, assim como todas as privatizações do perÃodo FHC. Não sou totalmente contra privatizações, mas a eletrobras cheira ancrime e corrupção. Lula está certo.
Depois do esculacho de 8 de janeiro, quando um motim popular fez barba cabelo e bigode nos palácios de BrasÃlia, o lula está vendo bolsonaristas até debaixo da cama. É natural que demore algum tempo para recobrar a serenidade.
3. Golpismo. Não fosse a concepção, organização e financiamento não haveria massa de manobra de pobre para tentar golpe invadindo predio dos poderes. Além disso, a maioria dos eleitores de bozó não é golpista. Apenas a massa de manobra fanatizada, essa horda de zumbis. Demétrio cconfunde eleitores com zumbis golpistas e ignora os autores intelectuais e financiadores. Lula está certo.
Ôôô, paciência e boa argumentação. Parabebizo pela elegância e pelo respeito ao colunista. Acho que não tenho tanto em nenhuma das duas dimensões.
2. BC não é independentende fato em lugar nenhum do planeta. O BC do Brasil não foi no governo bozó, nem na economia nem na polÃtica. O BC tem que ter compromisso entre inflação e crescimeno. Basta definir uma faixa de inflação um pouco maior e a taxa pode cair. O debate tem que ser feito e Lula está certo.
Quem define as metas anuais de inflação é o Conselho Monetário Nacional - CMN, onde aliás o governo têm maioria, portanto, mais uma bravata para a incontável coleção do Lula.
1. Pedalada fiscal não é crime de responsabilidade. O que houve foi oportunismo e conspiração golpista de aécio e o temer que prometeram proteção a cunha. Uma vez aberto o processo e tendo apoio popular jamais o stf interromperia. Pelo contrário.
Li xo.Li xo.li xo, a direita inconformada com a eleição de Lula. Até quando vão continuar a estimular atos golpistas. Relembrando Dilma foi golpe sim, pois ela não cometeu nenhum crime. Tanto é verdade que não perdeu seus direitos polÃticos.
Golpe foi o fatiamento da constituição que não existe legalmente. Lewandowski e Calheiros inventaram.
Excelente artigo, Demétrio!
É sempre nos comentários das colunas do Magnoli que você percebe como o Leitor TÃpico da Folha tem um nÃvel cognitivo bem mediano/medÃocre. E ainda bate e pezinho rsrsrs.
Não extrapole suas virtudes para os demais, camarada!kkkk
Prezado e CultÃssimo Roberto. Qual o senhor acha que é vosso nÃvel cognitivo?
O buurro da história geralmente é aquele que acha que todo mundo é buurro só ele é inteligente. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.
Olha o Lucas aÃ, comprovando o meu ponto rsrsrs
Só de te ver aqui eu já sei disso rsrs bob generalidades burguesas haha
Este jornal está descendo a ladeira. Desde primeiro de janeiro, todo dia é uma nova patifaria. Como (por enquanto) ainda é feio admitir com todas as letras que há certa saudade do governo fascistoide, a elite já começa a colocar seus porta-vozes para trabalhar e a FSP, ao que parece, está bem-resolvida com a função de ser o veÃculo difusor da mensagem. A elite econômica deste paÃs está sempre se superando.
Excelente artigo. Quanto as declarações sobre golpe na Dilma (aspas) o Estadão solicitou um posicionamento da AGU sobre o Fake, obviamente não recebeu nenhuma resposta. Pois, se a polêmica MP estivesse em vigor ele poderia ser punido. Como diria mestre José Simão: este é o PaÃs da piada pronta.
O Lula sabe fazer polÃtica, mas sabe também que não terá vida fácil nesses quatro anos. Daà jogar pra plateia e tentar tirar o dele da reta, funciona como um seguro contra possÃveis bolas fora. Mas deixemos o homem governar.
Eita chatice, eu não tenho saco pra debater mais uma vez . Todavia, não sou bobo: deixo o artigo marcado e retornarei daqui a uns meses. Vamos aquilatar as razões do articulista à luz do correr dos fatos, isso é imprescindÃvel. Minha aposta é que o endométrio se dissolverá, como de hábito na natureza - mas, a conferir.
... o articulista não resistirá mais uma vez a entropia natural à luz do correr dos fatos!!!...
Como marca/salva o artigo?
O Demétrio vai levar cacetada injustamente. Nesse paÃs polarizado é difÃcil ter um posicionamento de centro, desagrada os fanáticos dos dois extremos. Parabéns pelo artigo, muito oportuno.
A discussão polÃtica a mobilização das bases, questionamentos fazem parte do jogo democrático e da polÃtica. O que não pode é estimular o ódio e atentar contra a ordem democracia. O que o.colunista faz é um falso paralelismo entre Lula e Bolsonaro
Artigo simplório que tem uma visão muito estreita e seletiva do que o presidente Lula tenta de empreender. Ser sociólogo hoje significa ser uma pessoa tão ignorante como os bolsonaristas.
Ooops... falha minha. É sim.
"Tenta de" é ótimo. Demétrio é geógrafo.
Magnoli. Lula é um articulista e sabe melhor do que ninguém traçar estratégias. Aprendeu muito nos mais de quarenta anos de polÃtica (sindical, partidária, e governamental), sabe o que está fazendo, e enxerga muito longe. Vamos esperar o tempo e os resultados para depois criticar. Mesmo que se confirme suas (e outras) crÃticas a situação do paÃs é infinitamente melhor do que se bolsonaro tivesse ganho as eleições.
Mangnoli, você gostou do encontro de ontem de Lula com o presidente dos EUA? Esse Barbudinho é F. Pode se retocer de inveja.
A fala de Manholi (escrito assim pra mostrar que o bebê é manhoso) só prova que Lula está certo. O estafeta dos Marinho está até hoje com dor de cotovelo pela vitória do presidente. De quebra, tenta reafirmar velhas e ultrapassadas teses neoliberais, enquanto defende os ricaços.
Fazia um esforço para ler o texto como crÃtica válida de alguém de direita, mas quando li que "Lula dá de dez em bolsonaro em polarização" percebi que era má fé mesmo. E quem gostou poderia ao menos admitir que chamar globo e Folha de SP de comunistas é de um baixo nÃvel insuportável, mas longe de ser o pior que o presidente mais polarizador que já tivemos fez.
Você crê, portanto, que o bozo é mais habilidoso que o lula ? Claro que o lula dá de dez no bozo, sob qualquer aspecto, e notadamente quanto à capacidade de mentir de modo a parecer verdadeiro. Sim, lula é melhor.
Irretocável. Dá-lhe, Magnoli!
Sr Demétrio, sua análise é tendenciosa. Parece até inocente pois apela para uma possibilidade de que todos nós tenhamos uma amnésia coletiva sobre o descalabro que ocorreu e ocorre no paÃs como herança destes 4 últimos anos. Fora a afronta que o sistema econômico impõe aos pobres no Brasil. Não há como passar pano sobre isso. Não é polarização apenas, é repulsão total a este grupo de fas_cistas que conseguimos retirar...
Engoliste a pÃlula. Parabéns.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Senhor Polarização Voltar
Comente este texto