Samuel Pessoa > Inflação, expectativa de inflação e câmbio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Ribeiro

    Porque a taxa de juros real do Brasil é a maior do mundo? Quem ela beneficia? Quem são esses economistas? Para quem eles trabalham? Qual a reputação destes para fazerem tais projeções? Qual a credibilidade desta deidade o Bacen? A inflação dos últimos dois anos foi muita mais alta do que a estabelecida pelo mesmo. Essa analise, como outras diárias deste jornal incutem o terror para impor uma visão econômica que não pode ser contestada.

    Responda
  2. marco celio

    É curioso saber que a taxa de câmbio é controlada pela língua de Lula e é diretamente proporcional: quando fala muito a taxa sobe; quando fala pouco, cai. Fico imaginando se Lula fechar a boca, o que acontecerá com a taxa de câmbio. Será que empata no 1:1? Sei não, mas eu acho que depósitos compulsorios remunerados com a tx.selic tem tudo a ver com esse guisado indigesto.

    Responda
  3. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    Os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Monica de Bolle, Luciano Coutinho, Nelson Marconi, Leda Paulani, Antonio Corrêa de Lacerda, Clélio Campolina, Paulo Nogueira Batista Jr. e Lena Lavinas são alguns dos nomes que participam de um movimento no qual defendem, por meio de um manifesto divulgado neste sábado (11), a “razoabilidade” da taxa básica de juros, a Selic.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Outro Plano Bresser assaltante?

  4. Aroldo Zella

    Pleno emprego, considerando o emprego informal....??!!

    Responda
  5. Fernando Alves

    A inflação está alta? Acho válido. A inflação sem maquiagem de preços de combustíveis feita no ano passado era alta? Muito. Campos Neto, presidente do BC nessas épocas de inflação alta, foi celebrado por uns como o melhor presidente de BC do mundo. Escreveram várias colunas comemorando que ele venceu a inflação antes de EUA, Europa. Como o candidato dele perdeu, cinco e meio virou inflação altíssima. Mas dizem que ele é técnico e apolítico. Beijos e abraços a crentes e ateus. Namastê.

    Responda
  6. Aroldo Zella

    Acho, considerando todas as complexidades econometricas e variáveis que influenciam a fixação do valor do dólar, a mais importante é o berro do Lula.

    Responda
  7. paulo werner

    Agora fiquei mais tranquilo!Não sabia que pessoas que vendem dinheiro, que vivem de fazer dinheiro, q batem recordes todo ano nesse negócio de fazer dinheiro, a quem os juros altos fariam ganhar muito mais dinheiro, que criam estratégias para fazer ainda mais dinheiro não divulgam seus relatórios (usados pelo BC) pensando em dinheiro!! que alívio! Só não entendi como a fala de Lula atrapalha mais a economia que aquilo que saia da boca de Bolsonaro. O problema está na fala ou na métrica?

    Responda
  8. jose carlos toledo junior

    Ora. Pura e simples especulação! Se fosse assim, bozó teria elevado a inflação para 100% dado a enorme e interminável turbulência política e erros grosseiros em todas as areas. A meta de inflação está mto baixa e apertadada. Precisamos conviver com pouca inflação para podermos crescer. Inflação de 5 a.8% ajuda na arrecadação e ajuda o estado a pagar a dívida. A Inglaterra reduziu sua dívida de 240% do pib usando inflação por 3 décadas, sem austericidio. É muita ideologia. Tá duro.

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    André Lara Resende classifica esses economistas de jornal que sempre falam a favor do que beneficia o mercado de economistas mainstream. São muito estudiosos e preparados pois sempre apresentam argumentos para justificar que uma política que promove as desigualdades e a fome é a política certa. Se até o momento o que ela fez foi esgotar os jatinhos e iates pronta entrega, ou levar a fome de 33 milhões de brasileiros, não imposta, pois é essa política que assegura os investimentos privados.

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    É uma informação importante, as pessoas hoje estão comendo serviços e como isso não alimenta, 125 milhões estão em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. A segunda questão é que o pleno emprego também concorre para a fome, haja visto que nada mudou. Em terceiro é a curiosidade de como o povo brasileiro é pior que o camisa amarela, bolsonarista Campos, pois acham que a inflação será pior do que o que reza para pneus acha. Por último, cálculos do real vale do dólar, acertou o paredão BBB.

    Responda
  11. José Cardoso

    A minha dúvida é sobre a magnitude do efeito da Selic sobre a inflação futura. Acredito que os atuais 13.75% ajudaram a reduzir a inflação a 5.8%. Mas 10% levariam a muito mais que isso, ou apenas a 6%? E 17% a muito menos ou apenas a 5.6%? Se é para não cumprir a meta de inflação, que depende de várias variáveis, talvez seja melhor não cumpri-la sem aumentar tanto a dívida pública.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      André Lara Resende apresentou estudos que mostraram que uma elevação da taxa selic a partir de 6% sobre a inflação teria efeito paradoxal e elevaria a inflação ao invés de contê-la. A obrigação de um BC competente seria criar dinâmica de oscilação da taxa de tal forma que essas questões, sobre a não linearidade, como o seu questionamento, ou efeito paradoxal, como chamou atenção André podem existir e devam fazer parte da estratégia do banco. Mas parece que o interesse é repletar os ricos.

  12. jose luiz ribas

    Brasil tá no topo dos juros reais e na rabeta dentre os 256 países em produtividade, segundo a métrica de alguns. Brasil é o país com a maior taxa de juro real do mundo. Veja o ranking Estudo inclui 156 países e considera a taxa de juros descontada da inflação esperada para os próximos 12 meses

    Responda
  13. Nilton Silva

    Esse nosso Deus mercado é muito chinfrim. Estremecer pelo simples fato de o presidente legalmente eleito dizer algumas bobagens pra sua claque? Pra mim tá parecendo especulação pura e simples.

    Responda
  14. Benedicto Ismael Dutra

    A moeda não deveria estar sujeita às consequências do falatório populista enganador. Ainda falta algo na teoria monetária para que o dinheiro sem lastro tenha estabilidade. Como solucionar o desequilíbrio que se formou na economia mundial para que a humanidade consiga progredir em paz?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mas está. E tal circunstância tem de ser observada.

  15. jose luiz ribas

    A automia do Bacen continua sendo apenas em relação ao executivo, enquanto continua vinculado ao mercado q tem mtos defensores escrevendo falácias pra tentar convencer os incautos. Há mtos países com inflação superior ao Brasil e com juros mto mais baixos. O andar de cima não pretende largar o mignon fácil. Lula, continue batendo nos inimigos do povo

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esses outros países têm lastro em produtividade. O Brasil não tem.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.