Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROSA MARIA COSTA NOGUEIRA

    OBRIGADA POR EXISTIR.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    A razão e a ciência nunca deram conta das fragilidades humanas; essa constatação é realidade, seja lá o que o colunista se refere ao que é 'real'. A literatura grega A.C. já apontava esse problema. Os indígenas daqui conviviam muito bem com tudo isso, até chegar o homem branco 'humano'.

    Responda
  3. José Roberto Martins Filho

    Ledo engano, senhor Pondé. O mundo melhorou, sim, e muito! Um único exemplo: não mais existe a escravidão (como existia no passado) e ninguém mais a admite. As mulheres e homos se libertaram e programas de TV, tipo Viva o Gordo ( lembra-se? Tem pai que é cego...) seriam punidos atualmente. Você, que é filósofo, deve saber que o processo dialético, mesmo de valores, é irreversível.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Exemplos toscos. A escravidão não ser como no passado, não significa que acabou. Os homos continuam a ser surrados e mortos. As mulheres continuam sendo exploradas na TV e outros lugares. Qualquer coisa que seja criada com boas intenções, logo terá vários usos para o mal. As superstições continuam governando as pessoas. As melhoras são ilusórias.

  4. Luiz Gomide

    Trabalho com ciência exatas e comento com meus discentes: o que esperar do processo civilizatório, se o filho de um Albert Einstein nasce sem saber somar 0+1? Temo que nossa crença na possibilidade do progresso continuado teria sentido se a evolução fosse Lamarckista. E a 2a Lei da Termodinâmica, sobre o aumento da entropia nos processos naturais, não é um dificultador natural do processo civilizatório? Muitos modelos filosóficos desconsideram Clausius, são Lamarckistas e não Darwinistas.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Hahahahah, mais um texto do Pondé que gostei. Acho que tô ficando bom em identificar, pelo título, o que será interessante. Ou continuo o mesmo burrro de sempre, mas tenho dado sorte.

    Responda
  6. Nilton Silva

    Razão e coerência não são lá qualidades muito presentes em nós humanos.

    Responda
  7. Bruno Macho

    O Japão é a prova que a humanidade está adaptada ao progresso.Um povo civilizadíssimo, elegância e simplicidade das pessoas, o alto nível de literacia, pôde-se aprender a língua quase sem pagar, várias biblioteca públicas, a beleza dos jardins,as estradas perfeitas, nível de serviços incomparável, a cultura do detalhe, pôde-se andar nas ruas em paz e tranquilo, a cultura da bicicleta, a qualidade dos trens e dos transportes, a gastronomia e tantas coisas mais. O Japão é o paraíso sobre a terra

    Responda
  8. José Cardoso

    A frase 'o real é racional' está ligada desde a antiguidade à regularidade dos movimentos dos corpos celestes. 2 séculos antes de cristo, os gregos já construíam calendários complexos com engrenagens capazes até de prever eclipses. Talvez por isso o alto tenha sido sempre o típico habitat dos deuses. Mas saindo desse campo e descendo à terra, as variáveis são tantas e tão intrincadamente acopladas, que a racionalidade cambaleia.

    Responda
  9. Luiz Antonio Castro

    Puxa, a gente sente na carne que a vida é dar murro em ponta de faca. A geração que segue imediatamente a minha faz as coisas de forma muito igual... E, olhando desde a Revolução Francesa, desde o Iluminismo pra cá, acho que o título do artigo é mesmo muito próprio. Talvez o mais apropriado seja refletir sobre viver-se "aqui e agora". E, já dá um trabalho danado...

    Responda
  10. MARCELO DAWALIBI

    O problema dessa crítica implacável à razão e à ciência é que ela desborda para o anti-racionalismo e para o anticientificismo. Do pessimismo ao niilismo é um passo. Do desprezo ao conhecimento ao culto à ignorância é outro passo. Pondé escolheu o alvo errado. O problema não é a ciência ou a razão, mas sim a crença (totalmente irracional) de que elas seriam redentoras da humanidade.

    Responda
  11. sergio marcone da silva santos

    O que está em jogo são as tantas formas que moldam nosso agir e nosso pensar. Da tomada de decisões às nossas crenças e preferências, tudo está permeado por uma quantidade enorme de variáveis sociais e cognitivas. Some-se a isso as induções produzidas pelos algoritmos e veremos que nossa racionalidade é uma quimera. Busquem o q Hugo Mercier fala de "razão" e "raciocínio"

    Responda
  12. Henrique Marinho

    Essas premissas da irracionalidade humana e a ilusão do progresso, evidenciadas pelas crises, guerras, e outros eventos retrógrados, fazem parte do avanço da flecha que é a humanidade. Pinker mostra isso no Novo Iluminismo, com dados bastante convincentes sobre a melhoria do mundo, a despeito dos tropeços no percurso. Ao fim, a subjetiva Arte (e não a racional Ciência), como diria Nietzsche, será a avalista da nossa salvação.

    Responda
  13. Thiago dos Santos Molina

    Pondé e seu mau humor aplicado à filosofia é ótimo e até é bom!

    Responda
  14. adenor Dias

    Até eu que nada sei, Já descobri que a humanidade não é racional. Quem busca o sucesso sem pesar os prós e contra, não raciocina. A falácia de que o céu é o limite, nós levará pro inferno.

    Responda
  15. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Em meus 46 anos de experiência no trato com pessoas diversas, principalmente em grandes empresas, devo concordar que a irracionalidade é o que determina o comportamento humano. Assim, o que parece ser racional, e às vezes lógico, na superfície qdo analisado é realmente um amontoado de vontades, desejos, vaidades, caprichos pautados por regras que os dão legitimidade. O ser humano não é racional na maioria de seus atos, somente quando lhe convém.

    Responda
  16. EDUARDO DE NAVARRO

    É justamente por isso que Ernst Cassirer recusa a definição de "animal racional" ao homem e o define como sendo o "animal simbólico".

    Responda
  17. CARLOS SERGIO MARZOLA

    A razão não passa de mais uma das forças que governa o homem (Friedrich Nietzsche), elas as [forças) se alternam condicionadas às experiências de cada um - internas (formação da psique humana) e externas (realidade cambiante e meio ambiente), são elementos indissociáveis no tocante de como o reage a determinado acontecimento inesperado ou planeja e executa, com ajuda da razão, cruéis e destrutivos contra ele mesmo o contra seu semelhante e o mundo externo.

    Responda
  18. CARLOS SERGIO MARZOLA

    A razão não passa de mais uma das forças que governa o homem (Friedrich Nietzsche), elas as [forças) se alternam condicionadas às experiências de cada um - internas (formação da psique humana) e externas (realidade cambiante e meio ambiente), são elementos indissociáveis no tocante de como o reage a determinado acontecimento inesperado ou planeja e executa, com ajuda da razão, cruéis e destrutivos contra ele mesmo o contra seu semelhante e o mundo externo.

    Responda
  19. paulo werner

    Num texto só, o "filósofo" condenou a imaginação e a razão......um visionário! Resta saber o que usaremos pra não violentarmos as "boas regras da natureza humana" e viver em sociedade? Quem te leva a sério hj ficou um tanto curioso ev levemente desconfiado de sua competência técnica. Volte com os textos ressentidos (inteligentinhos) q fica melhor pra vc. Alguns já perceberam q vc escreve os mesmos 3 textos há anos! Sacuda a poeira ae

    Responda
  20. paulo werner

    O que estaremos fazendo errado diante do nosso "filósofo"? Hj condenou a imaginação política e a ela atribuiu os horrores dos últimos séculos. Vivamos sem imaginação, pessoal! sob pena de infringirmos a natureza humana, de acordo com nosso "filósofo"! Segundo Pondé, os direitos fundamentais, o fim da escravidão por dívida, República, democracia, igualdade e liberdade foram formuladas por homens livres de imaginação politica. Um gênio q o mundo precisa conhecer!

    Responda
  21. paulo werner

    Imaginem Pondé no mundo antigo, vociferando contra as tentativas de formulações institucionais, leis e regramentos: "não podemos mudar o mundo! Pondé no XIX: "abolicionistas acham q podem mudar o mundo". Hj ele omitiu q o que de melhor foi produzido no séc XX dava centralidade ao desejo e os afetos. Por óbvio, há sofisticação ao avaliar a experiência humana, incluindo os últimos séculos. Mas Pondé não entende q tudo o q homem faz é mudar o mundo, q a humanidade do homem é transformativa.

    Responda
  22. Luiz Candido Borges

    Este é o Pondé em estado puro: um pretenso niilismo que torce para o ser humano se manter o pior possível para sempre para que sua má impressão da humanidade se confirme. Talvez este seja o estado terminal do reacionarismo. Pelo menos neste artigo ele não fez uso do "inteligentinho". Concordo com o comentário do Celso Acácio: a materialidade em que se assentam as relações sociais explica fenômenos como "vitórias em eleições pouco deverem a históricos de boa gestão". O Bozismo é um exemplo.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Obrigado pela referência, amigo Luiz, também por corrigir minha falha na digitação!

  23. Marcos Valério Rocha

    Ledo engano e petição de princípio falar em obsessão do mundo pelo racional. Desde o final da década de 60 do século passado o mundo tem obsessão pelo irracional. Tem obsessão pela razão instrumental, utilizada para manipular o real, vide a política e as fake com irracionalidade verificada nos recentes levantes da direita e seus vikings e heróis da Marvel, que coisa mais irracional.

    Responda
  24. Bruno Sebastião Neto

    O Pondé estar colocando o Homo sapiens em declínio total e irrecuperável ,será mesmo ? No meu ponto de vista ele estar certo, o humano é tecnicamente perfeito, mais é imperfeito em sua funcionalidade ,deus também erra.

    Responda
  25. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Libera o comentário, jornal retrógrado e antipático!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Censura ideológica no pós guerra fria coloca a folha ao lado do bolsonarismo!

  26. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O irracionalismo pondeliano já deu frutos, o fascismo e sua versão mais bem acabada, o nazismo, como a história se repete a pós modernidade recupera parte do lixo que precisa ser incinerado, a racionalidade do real é recuperada por Marx de forma brilhante e revolucionária, descolando do idealismo de Hegel mostrou a materialidade em que se asentam as relações sociais, sem ignorar sua complexidade e articulação com o mundo simbólico!

    Responda
  27. Vito Algirdas Sukys

    Portanto é possível ter uma ciência da ética racional.

    Responda
  28. Vito Algirdas Sukys

    Essa ciência da ética não precisa resolver todos nossos problemas morais mas apontar a direção do progresso. Popper já disse que não há "método científico". Os cientistas estão constantemente corrigindo observações por considerações teóricas e estas organizam nossas percepções em um sistema racional e este é um processo contínuo de autocorreção não precisa de Deus para validar a ética.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Direção do progresso? Processo contínuo de autocorreção? Bolsonaro cometeu erros e crimes dias sim, outro também, ao longo de 4 anos, tornando-se, por óbvio, o pior presidente da História do Brasil. E não precisamos mencionar seu histórico parlamentar, uma coleção de absurdos e crimes, além dos notórios vigaristas e malfeitores ao seu redor. Ainda assim, quase 60 milhões de eleitores saíram de casa para tentar reeleger um notório sociopata. Que sistema racional do inferno é esse, amigo?

  29. Vito Algirdas Sukys

    A lei é um produto humano como também a moralidade. A ética legalista de Kant falha. Os positivistas falham em separar a lei de todos os ideais. Hegel falha em tentar identificar o ideal com alguma forma do real. Essas são aporias do ideal racional. O homem é uma criatura imperfeita mas isso não impede uma ciência da ética

    Responda
  30. Caiodê Cardoso

    Para quem não foi arrebatado pela deusa Razão e sofre um profundo desconforto para com o contemporaneo, Pondé traz alento para nossos corações

    Responda
  31. Benedicto Ismael Dutra

    O homem de carne e osso é o espírito dotado do corpo para atuar na matéria e evoluir, é o ser humano, cujo corpo tem o conjunto cerebral intuitivo intelectivo, mas que sufocou o espírito por julgar-se inteligente e esperto. Ao final engessou o espírito e não capacitou o intelecto para raciocinar com clareza e pensar com lucidez, como poderemos denominar esse homem? Em vez de evoluir está involuindo, decaindo a nível inferior ao dos animais que sem intelecto se orientam fielmente pelo instinto.

    Responda
  32. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O BR eh prova concreta dessa falta de capacidade.

    Responda
  33. Adailton Alves Barbosa

    - Pois é, veja só, muitos intelectuais, não acreditavam que Putin, invadiria um país chamado Ucrânia, é nisso já se vão quase um ano, dessa guerra irracional.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Guerra irracional? Resumindo: os EUA não podem passar sem um estado de guerra permanente; finda a URSS, a Europa se adaptou para um mundo pós-guerra fria, mas os EUA, via OTAN, lhe deu continuidade, se expandindo por todo o Leste Europeu, inclusive ex-repúblicas soviéticas, o que A OTAN tinha se comprometido a não fazer, até só restar a Ucrânia; apesar de todos os avisos e pressões, a entrada na OTAN era questão de pouco tempo, daí a invasão, que deveria durar semanas. Não justifica, mas explica

    2. Galdino Formiga

      Qual é a relação?