Marcus Melo > 'Casar com viúva': populismo e agências autônomas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Humberto Isidoro

    Caro Andre, vc sempre cita a Venezuela nos como contra exemplo. Vc acha que se o Brasilsofresse as mesmas sanções impostas à Venezuela ele estaria em boa posição? Que liberalismo é esse que impoe sanções aos paises mas não aceita que se critique a "independencia" do Banco Central. Na verdade nem é indendencia como deixou clao o andre Lara Resende, é autonomia e deve trabalhar junto ao executivo e não só ouvindo mercado financeiro.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Coluna sensacional. Clara, objetiva certeira. E, certamente, ainda haverá quem diga que não a entendeu. Líderes populistas - e Lula é claramente um deles - se sentem numa camisa de força diante das instituições de controle. Todos precisam de controles institucionais, bem como prestar contas, incluindo Lula, é claro. Parabéns ao prof. Marcus e à FSP.

    Responda
  3. Joaquim Rosa

    Casar com viúva? Me inclua fora disso. Já me basta ter que comprar carro velho por não ter dinheiro para um novo.

    Responda
  4. Joaquim Rosa

    Casar

    Responda
  5. Antonio Calmon

    O Brasil é assim, as agências reguladoras ficam independentes do governo e se associam aos grupos que deveriam regular. Veja o Banco Central, ficou independente do governo e é aliado de quem deveria regular, os Bancos. Cadê a independência? A agência Nacional de Saúde já tentou desrespeitar até o judiciário no afã de dar um reajuste escandaloso para suas reguladas, as empresas de plano de saúde.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      André Silva, os caras do Bc erraram conta simples de soma e subtração. Declaram no dia 26 de janeiro que tinham errado o saldo da entrada e saida de dólares do país. Foi de + 9 bilhoes pra -3 bilhoes, um erro de 12 bilhoes de dólares. Foi pra favorecer o desgoverno passado? Se não foi , qual a competencia que essa gente tem pra fixar taxas de juros futuros se não conseguem acertar o passado? eu hein. Se Campos Neto tivesse um dedinho de ética teria pedido demissão, pego no grupo de zap dos bozos

    2. Humberto Isidoro

      Caro Andre, vc sempre cita a Venezuela nos como contra exemplo. Vc acha que se o Brasilsofresse as mesmas sanções impostas à Venezuela ele estaria em boa posição? Que liberalismo é esse que impoe sanções aos paises mas não aceita que se critique a "independencia" do Banco Central. Na verdade nem é indendencia como deixou clao o andre Lara Resende, é autonomia e deve trabalhar junto ao executivo e não só ouvindo mercado financeiro.

    3. André Silva de Oliveira

      Retirar a independência das instituições de controle para favorecer um governante populista é o caminho certo para o incremento robusto da corrupção estatal e o fim da transparência. A Venezuela bolivariana serve de exemplo (mas não só ela).

    4. raimundo campos

      Perfeito. O modelo não deu certo no Brasil. Devem ser extintas.

  6. José Cardoso

    A mãe de todas as agências reguladoras é o poder judiciário. Seus membros não são eleitos e são quem em última instância resolvem os litígios entre partes. Mas como é muito engessado e caro, é bom que o consumidor tenha canais mais acessíveis de reclamação.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Meu caro quasi-xará, vou ver se acesso seu artigo, quem sabe está aberto? Dou de barato que você está certo em relação aos atritos institucionais pretéritos, sem problemas. Ocorre que a institucionalidade da agência é corrompida quando o agente-chefe se esbalda junto com aqueles que devia controlar de modo "autônomo": uai, se o Fields Míni dá prosa a banqueiro, bota camisa de Bozolóide e convescoteia com Sinistros em ZAP de Gorpista, pode? E o Chefe-Mor não pode atritar, é "populista"? Sei não.

    Responda
  8. Humberto Isidoro

    As agencias reguladoras se tornaram agencias das empresas que deveriam regular, foram capturadas. Esse "esforço" liberal de blindagem e "independencia" foi o que chamamos o cachorro amarrado com a linguiça. Tente alguem falr com o banco, com a cia de telefone. So consegue falar com alguem depois incansaveis loopings do nada ao nada. O flagrante do Presidente do BC no grupo de ministros de Bolsonaro deveria ser causa imediata para que deixasse o tal "BC independente" mas falta ética e vergonha.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      A democracia liberal foi o único modelo que deu certo. O mesmo não se pode dizer dos modelos iliberais como a Venezuela chavista, a Nicarágua de Ortega, etc. O PT prefere qual?

    2. Humberto Isidoro

      continuando ,, falta ética , vergonha na cara e sobra kanalhisse. O sujeito só saiu do grupo porque foi flagrado, senão la estaria até hoje (isso se não estiver e a gente não sabe) trocando figurinhas e debo chando do 8 de janeiro. O tal Campos Neto tem pedigree, vem de longe, sempre estão por cima. faz apresentaçoes e debates com banqueiros, mas nunca procurou trabalhadores para saber sua impressão. E soma-se a isso o apoio dos generais tipo Mourão, Braga Neto, Vilas boas. O povo sempre seferra

  9. paulo werner

    Entendi! Lula e Bolsonaro se equivalem, entao! Entendi, são forças que mobilizam o populismo irracional; no centro, a doce racionalidade liberal, com a árdua e heroica tarefa de equilibrar as coisas. Infantilidade constrangedora, Sr!! Anvisa aprovou um pacote de agrotóxicos proibidos no mundo todo! e Anatel é um vergonha há anos! todo brasileiro sabe q aquilo virou quintal das operadoras! Papinho de falsas equivalências entre Lula e o Miliciano é revelador.

    Responda
    1. paulo werner

      Exato. Uma Anvisa q cede a pressões assassinas do governo e libera centenas de venenos proibidos no resto do mundo, assim como uma Anatel q permite o desrespeito inacreditável das Operadoras com o pobre do brasileiro, são fracas, tem sim q sofrer duras críticas e não condizem com um país sério.

    2. André Silva de Oliveira

      Werner, aponte, por favor, um país que tenha avançado com instituições e agências de controle fracas e/ou sem a devida independência. Venezuela, Nicarágua, Cuba, Síria, China? Cite pelo menos um. Sem controles institucionais, a transparência fenece e a corrupção estatal explode.

  10. Helio Cardoso

    Cabidaço.

    Responda
  11. fauzi salmem

    Esse quadro do atual prejuízo somente mudaria, se a milícia fosse combatida. A ANEEL vai ter de permitir o injuste repasse dos "gatos" para os consumidores regulares. A ANATEL está dizendo que bloqueará os aparelhos piratas, que há anos estão à venda nos camelódromos e até em algumas lojas incentivando a captação pirata do sinal. Nesse caso, a Ag está do lado das empresas, e o resultado será um aumento colossal de vendas de planos de TV etc...

    Responda
  12. fauzi salmem

    As Agências são dirigidas por diretores das empresas. O presidente delas é nomeado pelo governo, mas nem sempre consegue equilibrar serviços e seus preços, devido à busca de lucratividade maior das empresas. Quase sempre em desfavor do consumidor. No caso da Aneel, no entanto, ela terá de considerar a dificuldade das distribuidoras na região metropolitana do Rio, que estão tendo perdas substanciais nas regiões dominadas pelas milícias, que fazem gato e distribuem aos moradores a baixo custo.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Tentei citar o prejuízo que a Light vem tendo nas comunidades dirigidas pelas milícias. Saiu em vários jornais. Porém, a censura da folha não deixou. Leia o g l o bo de domingo.

    2. André Silva de Oliveira

      Fauzi, você faz afirmações categóricas com base em que estudos empíricos? Cite a fonte, meu caro.

    3. Marcos Benassi

      Caro Fauzi, suponho que você tenha lido o artigo do André Roncaglia (salvo engano), que trata dessa institucionalidade capenga e da porta giratória do governo-mercado, metralhadora apontada pra pobretalha...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.