Elio Gaspari > Um Bolsonaro inelegível Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
E o bovÃdeo ainda fala em golpe contra dilma. Quem errou foi o próprio lula ao ungir uma inexperiente, invés de alguém experiente do partido como Tarso, Marta, Benedita, Viana, OlÃvio. PolÃticos experientes e não técnica. O marqueteiro inventou o golpe para encobrir o erro da unção.É a mesma coisa em falar que o tuÃte do general deu medo no STF, se tivesse curvado , não teria anulado o processo do lula. Quem se verga, não volta ao normal. Quem elegeu bolsonaro foi quem pensa apenas si.
Até hoje não tinha visto um ponto de vista tão claro como o da leitora Neli de Faria! Assino abaixo.
Por todos os crimes que Bolsonaro cometeu, o destino é a cadeia. Será que ele vai querer explodir alguma coisa lá?
O erro histórico foi não o ter expulsado do exército.
É um absurdo comparar Lula com o Fugitivo. É o mesmo que comparar a vacina do COVID com Cloroquina. O fugitivo foi uma aberrarão na história polÃtico-democrática do Brasil. Ele nunca seria eleito se não houve o Golpe contra a Dilma e a maquinação judiciária contra o presidente Lula. O fugitivo não tem nenhum programa polÃtico fora o de destruir a democracia brasileira, desmoralizando as instituições, promovendo mentiras e violência através da sua milÃcia, que é o tudo que ele tem a oferecer.
Após governar o paÃs por 8 anos e eleger o sucessor, após ficar preso quase 2 anos, levantar-se e construir novamente uma esperança par para o povo brasileiro, através de sua força de caráter e competência polÃtica em organizar a população em torno dele pode-se dizer com certeza que estamos sendo governado por um politico inteligente, extraordinário. Como se vê claramente através de suas ações, ele é o lÃder, ele impõe os debates e sua agenda governamental. Lula tem tudo para se reeleger em 2026
Enquanto a eleição do ex-metalúrgico que se elegeu Presidente pela terceira vez é festejada e apoiada por lideranças do Mundo Civilizado, aqui os jornalistas tiozões de zap-zap continuam tentando compará-lo ao incompetente genocida, que só foi eleito em 2018 por uso indevido de fake news em massa. Aliás, o tiozão do zap-zap sempre se esquece deste detalhe por conveniência, como é caracterÃstica de colunistas que se autodenominam 'independentes', 'isentos', 'imparciais'...
Minha dúvida é se a direita troglodita tem raÃzes ou tem trincheiras profundas.
Como Lula e Bolsonaro são parecidos. Um foi preso e levantou a bandeira do perseguido e injustiçado, o outro vai ficar inelegÃvel e talvez até preso também, e com certeza levantará a mesma bandeira. Que triste destino do nosso paÃs, ter esses dois como principais lÃderes polÃticos. Não é à toa que nunca deixamos de ser um paÃs subdesenvolvido
Cesar M. Carvalho, jah que para vc Lula e o inominável são valem nada, sugiro que vc se aliste para ser candidato no próximo pleito a governador ou tal vez a presidente.
Bolssonaro adora armas por isso ele deu varios tiros no pé Ele doi seu pior agente politico .Se tivesse ficado de boca calada como ficou depois da sua derrota e nao tivesse despedido o Dr.Mandetta ele teria ganho de lavada..
Bolsonaro em nome de Deus, FamÃlia e Pátria, colocou fieis em pé de guerra, destruiu lares e obrou na Constituição, em todas as suas quatro linhas e no meio, para não atrapaiá suas últimas pregas. E com Deus, ele expos a si mesmo como o maior Ãmpio, sacrÃlego e iconoclasta, nas famÃlias plantou vÃrus condenando famÃlias a se tornarem zumbis e incitou que se diz patriota a invadir e depredar os lugares sagrados da república e da democracia. sem anistia, sem direitos polÃticos e em jaula.
O bolsonaro é naturalmente ilegÃtimo em um Estado Democrático de Direito e já deveria estar fora.
A enorme rejeição a Lula e ao PT elegeu bolsonaro, e na última eleição só não o reelegeu (foi por pouco) porque bolsonaro conseguiu a façanha de ser o único a atingir um Ãndice de rejeição ainda maior. Lula deveria ter isso em mente e calçar as sandálias da humildade, porque se ele e o PT continuarem "se achando" e não descerem do salto alto, irão tropeçar de novo.
"Um Bolsonaro inelegÃvel vestirá o manto do proscrito perseguido. Tornado inelegÃvel por decisão da Justiça dentro de um regime de franquias democráticas, Bolsonaro ficaria numa posição um pouco parecida com aquela em que Lula foi colocado em 2017". o compasso de tio elio definitivamente perdeu o prazo de validade.
Promotor de destruição, o bolsonarismo deixará marcas de genocÃdio e de um irracionalismo sem precedentes no paÃs. Aliás, há precedentes sim, na ditadura militar que montou o cenário de destruição da Amazônia, concluÃdo com o genocÃdio dos Yanomami. Já o articulista tem seus méritos como historiador justamente sobre a ditadura. Seu pezinho pisa forte em um PSDB imaginário e melancolicamente apequenado.
Comparação inadequada. Bolsonaro era candidato a ditador. Lula foi perseguido politicamente porque não havia páreo pra ele em 2018, e aà o PT seguiria mais 8 anos no poder. O STF contribuiu para tirar Lula da disputa de 2018 e deu graças a Deus ter um Lula para concorrer com Bolsonaro em 2022 e salvar a democracia. Todos os que defendem a democracia plena devem alguma coisa ao Lula. Lula mais 4 anos e Bolsonaro nunca mais.
Não me parece razoável deixar de condenar, alguém sabidamente culpado (em tese), pensando no que acontecerá no futuro. Temos que cumprir a lei. A comparação com a prisão de Lula nos parece meio complicada, na medida em que o Lula foi condenado por um juiz suspeito, aqui nem considero a culpabilidade do mesmo, visto que se presume inocente nos exatos termos da Constituição.
Só tem um parágrafo que presta no artigo, aquele que diz que Bolsonarismo não é nada, é apenas anti-petismo. Fora isso, um amontoado de bobagens, nem mesmo originais: igualar Lula a Bolsonaro, deixar implicita a defesa de anistia para Bozo, por medo, etc.
João Jaime de Carvalho, estou contigo, Lula foi condenado por crime que só o moro viu, jah o inominável, dispensa comentários.
Eu vou achar super fácil conviver com o inelegÃvel. Em seguida, julgamento e condenação pelo Tribunal Internacional de Haia. E prisão por longuÃssimo anos. É pouco pelos malefÃcios que causou ao povo, à natureza e muito mais.
InelegÃvel é pouco porque são só 8 anos ! Precisa é ficar no exterior para sempre fugindo da justiça brasileira, sabendo que se pisar em território brasileiro será preso. Voltar e ser preso também não resolve porque vira herói. O colunista erra quando coloca em pé de igualdade um estadista e um aventureiro!
Um Descondenado e lÃder do Mensalão e Petrolão ganhou um prêmio numa canetada, porque isso com o opositor? Aliás, seria interessante fazer uma lista de apelidos dos dois. Que momento triste de nossa história. Lacração, votei na terceira via, nos dois turnos. Só uma questão de isenção e igualdade, né
Votou na 3a via no segundo turno? Sei... como pato vota nos dois patinhos 22. Eleitores do Collor não existem mais, num milagre desapareceram. Agora eleitores do nosso mito também estão a desaparecer.
A terceira via é uma ficção polÃtica. O maior perigo é o fascismo mesmo. Temos que ter lado. A via do meio só funciona para o budismo.
InelegÃvel é nada; tem quer ir preso!
Não pode é prender. Brasileiro adora ex presidiário.
Isso cabe para o Moro?
Irônico? Como assim? Agora as palavras estão mostrando a linguagem do olhar? Se fosse irônico, o comentarista costuma escrever na sequência da ironia o termo (sic)...
#semanistia!
Só há uma forma de comparar Lula ao execrável. Lula teve sua prisão decretada e, mesmo tal decisão oriunda de um processo viciado, ergueu a cabeça indo cumprir a pena fabricada. Já o execrável simplesmente fugiu ante a mera possibilidade de ser preso. Um, mesmo com muitos erros, é digno, o outro é um poltrão.
Manda Bolsonaro pra Bangu 8,Roberto Jéferson o aguarda de braços abertos.
Não seria fácil viver mais 4 anos de governo do miliciano psicopata genocida
Não há qualquer semelhança entre Lula e Bolsonaro que justifique a analogia de que trata a matéria. Lula foi vÃtima de perseguição, absolvido e saiu da prisão nos braços do povo. Já Bolsonaro, se declarado inelegÃvel, certamente será pelos prejuÃzos materiais e morai fartamente comprovados contra as instituições e a democracia.
Este Elio está cada vez mais ruim. Por que não pede pra sair?
Parece que tá rolando um cÃrculo vicioso, onde uma ajuda a eleger o outro, com intervalos de inelegibilidade. Espero que esse ciclo seja quebrado.
Os hóspedes da Papuda não terão problemas de convivência com ele não.
Consistência jurÃdica aonde ? Houve foi ameaça.
Claro, é uma ameaça de mal gosto. Esse Villas males é cria do general Médici.
Tenho grande consideração por Elio Gaspari, mas discordo de praticamente tudo que ele escreveu neste artigo. Lula está com um governo de esquerda, e foi eleito com apoio do centro, como eh o meu caso. Penso que a inegibiludade de Bolsonaro terá como principal consequência a rearticulação de forças fora da polarização petismo/bolsonarismo, sendo, portanto, benéfica ao paÃs.
Que os ditadores de pijama pereçam. Não precisamos mais disso aqui.
É fácil sim, coisa ruim, tem que dá descarga.
O primeiro passo é torná-lo inelegÃvel. O segundo é comprovar as suas falcatruas que vão de rachadinha a infinitos maus feitos na presidência. Portanto, cassar o mandato e colocá-lo na cadeia. Servirá como exemplo para os futuros aspirantes a ditador nesse paÃs.
Dito dessa forma parece assim: o criminoso eh cruel, se o julgarmos ele pode delinquir.
Será muito mais fácil conviver com um Bolsonaro inelegÃvel do que com um eleito. FacÃlimo
Cadeia no Bost naro, a imprensa deveria fazer uma lista de todos os males que este despresidente nefasto cometeu, para não ser esquecido, é remeter este genocida para o lixo da historia
Eu não acho que é muito acurado chamar TarcÃsio de Freitas de bolsonarista ou herdeiro de. Esse é, acima de tudo, oportunista. Como minÃstro, nunca se apegou à pauta bolsonarista, certamente não de costumes, só apareceu na foto quando lhe era pedido. Colou em Bolsonaro na medida que avaliou que isso lhe renderia votos (como Doria na época) e para aproveitar o antipetismo; fora um ou outro secretário polêmico para não perder de vez os bolsonaristas, ignorou as propostas mais radicais.
TarcÃsio é mal caráter! Vive na sombra dos outros para se beneficiar o que não tira dele a responsabilidade das suas ações. Além de favorecer licitações armadas, entregou sua pasta com um rombo de quase um trilhão e quatorze mil obras paradas. Esteve no palanque para criticar vacina e outras ações contra covid. Apoiou seu mentor Paulo Guedes e as ações corruptas promovidas por ele. É parte deste genocÃdio dos povos indÃgenas, sua pasta está diretamente relacionada a isto! É fascistinha!
Nao devemos esquecer que ele atuou nos governos do proprio PT (Dilma) e do Temer anteriormente.
Eu gostaria de pedir à FSP que parasse de escrever matérias diárias acerca desse cadáver polÃtico. Vamos simplesmente esquecê-lo, fazer de conta que foi um pesadelo do qual acordamos.
Concordo totalmente. Focar agora no pesadelo Lulopetista, que é o que está aÃ.
Causa náuseas ver aquelas imagens dele. Ele traumatizou as pessoas de bem.
Direita troglodita Caminha para a Papuda!
Não dá para comparar Lula a Bolsonaro. Lula foi preso para não ser eleito. Quando saiu da prisão e fez seu primeiro discurso, ao contrário do que pensa o articulista, Lula já era o preferido de novo. Bolsonaro foi um péssimo fenômeno. Diferente do Lula, que tem história, raiz e forte ligação com o povo. Bolsonaro pode fazer barulho para os seus radicais golpistas, mas nunca será visto como um estadista. Podem anotar aÃ. O fim do capitão será melancólico.
Direita racional kkkkkkk
Esquerda democrática kkkkkkk
Um bolsonaro, inelegivel ou nao, nunca irá fazer faltar. Salvo para os seus comparsars, cujo destino deveria ser idêntico. Quer chamar atenção? Coloca pena de pavão no .... e vai desfilar.
Péssimo comentário. Este Gaspari deveria se aposentar. Um filhotinho da ditadura com seus comentários esdrúxulos sem pé ou cabeça. Torcendo para seu animador de plateia sair ileso de todos os crimes que cometeu. Se você ler mais esta matéria vazia vai ver que a tese deste tal jornalista é a impunidade. Caracas, como a folha consegue juntar tanta gente ruim em um único espaço!
Aliais, Francisco! Você leu as tais cinco obras! Ou é mais analfabeto? Me diga em resumo o que ele fala da ditadura?
Francisco, agradeço sua opinião. Mas, talvez eu tenha uma hábito que você não tenha que é ler os comentários de vários que aqui publicam e não me apego a manchetes sensacionalistas. Conheço o que este sujeito escreve talvez a tempo suficiente para dizer e afirmar que seus comentários são hipócritas, vazios e direitistas. Aconselho a ler Hannah Arendt, talvez vai aprender que escrever sobre o tema não quer dizer que ele deixe de ser simpatizante!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ótimo texto e reflexão. Acima de tudo, sem anistia.
O Bozó estará preso, por isso também não poderá se candidatar. A questão deixou de ser polÃtica, agora é jurÃdica. O fanfarrão verá o sol nascer quadrado.
É complicado. Mas, então, fazer o que? ignorar todo crime do bozó (assim minúsculo e com ó) por medo de seus herdeiros? deixar que seja candidato? Eu digo para investigar todo tipo de crime dos bozós, principalmente os muitos e graves crimes de corrupção nesses últimos quatro anos, e então os torne inelegÃveis e presidiários se possÃvel. Não há redenção de eleitores para eles nesse caso. Romeu e TarcÃsio, sério? Agora, se o governo Lula melhorar um pouquinho a vida que seja, será fácil.
Cadeia nele...
Olha! Até que enfim, Gaspari fez uma análise menos tendenciosa. Muito mais parecida com aquilo que um bom jornalista deve fazer.
Gaspari sempre com lucidez nas suas análises. Mas me permito discordar, pois Bosolnaro perdeu muito do seu pseudo carisma e prestÃgio, primeiro porque não tem mais a máquina do estado e o tesouro para saquear e distribuir. Segundo sua liderança é bastante questionada e disputada por outros concorrentes da extrema direita e terceiro já não há mais a áurea da lava jato para unir o que temos de pior ao que temos de menos pior neste paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Um Bolsonaro inelegível Voltar
Comente este texto