Equilíbrio e Saúde > CFM ignora consenso científico sobre máscaras contra a Covid; entenda ponto a ponto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antônio João da da Silva

    Quando a CFM, tomada por ideologia e ideologia vulgar, contra as ciências, significa grande descredito para os médicos brasileiros, não têm acuidade e domínio de metodologia científica. Os argumentos são contrários à logica filosófica, pois se as máscaras são utilizadas em todas as UTIs de hospitais de todo o planeta, então a prova científica demandaria prova cabal de que em certos ambientes as máscaras não teria validade - isso é que seria o cientificamente correto e não como afirmou o CFM.

    Responda
  2. Antônio João da da Silva

    Quando a CFM

    Responda
  3. Matheus Lourenço

    Que desserviço do CFM. Graças ao negacionismo de "patriotas" dessa estirpe, só enfraquecem os pilares da saúde pública brasileira, a começar pelo apoio da população às vacinas. Quem nega que máscaras funcionam ou não aprendeu nada na escola, ou não tem caráter.

    Responda
  4. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Como saber em que médico posso confiar? A postura do CFM é de uma insensatez que somente o comprometimento político pode justificar. Médicos negando a ciência e a pesquisa de qualidade? Como podem essas pessoas exercerem suas atividades minimamente de forma aceitável? O CFM envergonha os médicos sérios.

    Responda
  5. Maria das Graças Garcia Borges

    Negacionistas criminosos. Estão morrendo de medo de serem criminalizados por sua conduta na pandemia. Levaram muitos a morte

    Responda
  6. Carlos Amorim

    Nas ruas a prefeitura e muitos dos defensores de máscaras defendem, financiam e pulam o Carnaval. Eu acreditei que máscaras tinham utilidade pra segurar a pandemia, mas após ler os últimos estudos do tema, não acredito mais no dito consenso. Máscara é pra quem está em contato com pessoas com saúde fragilizada, exigir no ônibus é sem sentido.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Nelson , a Folha não me deixa postar o link, então só posso sugerir que você vá no google e procure. "Physical interventions to interrupt or reduce the spread of respiratory viruses" T Jefferson et all ,2023. O artigo resumiu centenas de outros que tentam avaliar a máscara no mundo real, para diminuir o espalhamento das viroses respiratórias. O argumento "é óbvio" não serve.

    2. Nelson Franco Jobim

      É evidente que máscaras protegem de vírus transmitidos pelo ar.

  7. Antonio SABOIA

    E desde quando ciência é consenso???

    Responda
  8. Marcelo Moraes Victor

    O CFM não me representa, sou médico. Precisam ser presos, toda diretoria sci fa sta atual

    Responda
  9. Anna Rodrigues

    É preciso escolher a dedo. Até hoje tem médico tentando te colonizar com as ideias políticas deles. Eu caio fora

    Responda
  10. João Melo

    Cientistas terraplanistas. Foi-se o tempo do conhecimento científico como referência. Essa turma é adoradora da ignorância e da má fé. Vade retro!

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    E o carnaval, continua liberado?

    Responda
  12. Pedro Luis

    Mas muitos "médicos" pensam assim até hoje!! Se eu identificar, faço reclamação para a operadora de saúde e nunca mais apareço! Como confiar? Tô fora!

    Responda
  13. LUCIANA SADDI MENNUCCI

    Que seres humanos horríveis são esses? Mentem pra que? Pra dar razão ao Bolsonaro, bem, então não se chamem de médicos. Que tal mercadores ou mercenarios, muito mais justo com os que realmente exercem a profissão e não pretendem enriquecimento às custas de prática negligente e mentirosa.

    Responda
  14. Benedito Claudio Pacifico

    Eu vou manter minha máscara até tomar a vacina bivalente , tenho 64 anos e excelente saúde mas segura morreu de velho , não tenho medo da morte mas conheço pessoas que teriam preferido a morte a viverem como ficaram após a covid , a máscara não incomoda a ninguém é só uma questão de hábito salvo quem tem alguma deficiência mas são os que mais precisam , temos que ensinar isto nas escolas pois novas pandemias virão.

    Responda
  15. Benedito Claudio Pacifico

    Eu vou manter minha máscara até tomar a vacina bivalente , tenho 64 anos e excelente saúde mas segura morreu de velho , não tenho medo da morte mas conheço pessoas que teriam preferido a morte a viverem como ficaram após a covid , a máscara não incomoda a ninguém é só uma questão de hábito salvo quem tem alguma deficiência mas são os que mais precisam , temos que ensinar isto nas escolas pois novas pandemias virão.

    Responda
  16. Leonilda Pereira Simoes

    O CFM joga de vez no lixo o nada que sobrou de dignidade durante a pandemia. A instituição não apoiou os médicos decentes na pandemia, não teve atitudes positivas, fez tudo errado e agora reafirma posição totalmente fora de propósito. O suposto conselho deveria ser reformulado e colocados em seus postos profissionais íntegros, que estiveram na linha de frente na luta contra a Covid. E que seguem a ciência, claro.

    Responda
  17. Miro Costa

    Não existe "consenso científico" nenhum sobre o uso de máscaras. A FSP mente. Aliás, não existe consenso cintífico algum a respeito de nada quando o assunto é COVID-19. O que há são narrativas criadas pelos laboratórios e por governos "progressistas" autoritários - os primeiros para vender vacinas experimentais a rodo, cujos efeitos colaterais danosos começam a aparecer (mas com forte repressão), e os segundos para justificar suas políticas destruidoras da atividade econômica.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      A burrice mata, mas, apesar de ignorância generalizada, a ciência venceu a covid.

  18. Marco De Lucca

    CFM, que vergonha!!!

    Responda
    1. alex carvalho

      Miro, vou ler sobre terra plana e outras verdades suas , o resto é narrativa como diz.

    2. Miro Costa

      Vai ler alguma coisa além das narrativas criadas pelo "consórcio". Vai-te arrepender de muitas coisas.

  19. Aderval Rossetto

    Certamente reduz a transmissão pelo infectado, mas NÃO filtra partículas em tamanho igual ao vírus impedindo inalação após o aerossol secar.

    Responda
  20. RONICLEY Nunes

    Antes o canabidiol, agora as mascaras. Se este Conselho fossem bom, não estava aí de "graça" fazendo gracinha!

    Responda
  21. Rubens Vinicius Rocha

    O CFM continua sua cruzada anti-cientifica, disseminando teses infundadas e contribuindo para aumentar as chances das pessoas se infectarem pelo virus. Que papelão...

    Responda
    1. Miro Costa

      Coloca aqui TUAS provas cientíticas. Se elas apenas transcrevem as narrativas do "consórcio", tu não é uma pessoa com opinião bem formada.

  22. Sergio Iatchuk

    OS Conselhos de Medicina, tanto quanto os Conselhos de Odontologia, foram criados há mais de 70 anos quando a realidade nacional era muito diferente da atual. Hoje, no Brasil moderno, parece não fazer mais sentido a existência destes Conselhos, além do fato de onerarem diretamente os profissionais e indiretamente a sociedade.

    Responda
    1. Miro Costa

      Certo. E é claro que a gestão desses concelhos permanece a cargo das mesmas pessoas pela primeira vez escolhidas há mais de 70 anos. Daí seu atraso.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.