Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Villas

    Passamos 4 anos vivendo estavelmente com progressos evidentes no país e a mídia pintando um inferno. Agora estamos vivendo no inferno e a mídia dizendo que vivemos no paraíso.

    Responda
  2. João Marino Delize

    Em 2010 o Salário mínimo era de 290 dólares e hoje está em 253 dólares, portanto está em 37 dólar a menos que naquela época. Por isso que o povão perdeu o poder de compra e hoje ganha menos quase 200 reais por mês, quando o certo era ter aumentado o seu poder de ganho e, com essa Selic maior do mundo os bancos ganham bilhões e bilhões a mais e a grande mídia bate palmas para a recessão.

    Responda
  3. Flavio Ferrando

    Eu odeio parecer vitrola quebrada. O Brasil tem um caso especial na economia. Ao mesmo tempo que temos uma inflação de supply, temos o gorverno criando uma inflação de demanda. A infraestrutura brasileira é fraca, portos são horriveis, estradas, nem se fala, jogamos comida fora e precisamos exportar muito para uma balança comercial favorável. Neste quadro, para facilitar a politica monetária e gerar emprego de carteira assinada o governo devria investir em infraestrura, o aumento real acontece.

    Responda
  4. jose carlos toledo junior

    O salário mínimo está estagnado desde 2014, o que significa que o salário médio também não aumentou em termos reais. Enquanto isso a inflação comeu solta, principalmente na alimentação e vestuário. Não surpreendentemente, a demanda está reprimida e economia estagnada. Não seria o caso de rever nosso tripé da macroeconomia? Coisas como meta de inflação e taxa básica de juros? Não, aí não. O tripé está certo, o problema é outro. O meireles disse hoje que temos que aumentar os juros! kill me now.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      o arquiteto dessa situação é Guido Mantega, ele foi minitro da fazenda do Lula e da Dilma. A Dilma era presidente em 2014 e o desastre da politicas economicas do Lula 2 e Dilma 1 não podem ser negados. Os problemas foram maximazidos pelo Temer e Bolsonaro/Paulo Guedes. Não dá para resolver 16 anos de desmandos economicos e 2 messes de novo governo.

  5. Marcelo Magalhães

    Perfeito, afinal já não há mais jatinhos ou iates para pronta entrega no Brasil. Não se pode ficar dando aumentos irresponsáveis, pois daqui a pouco acabam os apartamentos no Leblon.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente: um perigo!

  6. José Cardoso

    O mínimo deveria ser reajustado pela inflação. Se um dia o país voltasse aos anos dourados de crescimento forte do PIB, ele deveria incorporar esses aumentos. Com a atual estagnação é o que se pode fazer.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Óia, Vêtêfê, o Figueiredo era tosco mêmo, mas não tava sem razão - o que eu queria ver era ele conseguir comprar a arma e a munição, na base do salário mínimo. Mais ieu também dava, se alguém me emprestasse a garrucha. E, sempre bom lembrar, era Cavaleiro, o que ainda o põe à frente do Bozo, Cavalgadura.

    Responda
  8. PAULA FARIA

    Expectativa: ler o que Lula 3 pode fazer para repetir o salário mínimo de Lula 1. Realidade: "veja bem, é uma abstração aritmética, uma simplificação..." Ombudsman?

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    Muito triste nosso país: o país não cresce, o povo não vive bem. Estamos há quase uma década em crise. Acho prudente elevar o salário mínimo acima da inflação. A contrapartida deveria ser: não aumentar mais os salários do funcionalismo de alto escalão (juízes, políticos, embora estes não se enquadrem na categoria, etc.), isentar do IR quem ganha até 5 mil. Eu discordo de algumas retóricas saudosas da URSS que o PT possui. Mas espero que Lula faça o país crescer, ninguém aguenta mais viver assim!

    Responda
  10. Flavio Ferrando

    As pessoas parecem que não aprendem. É bonito dar aumento do salário mínimo e depois retirar o ganho com reforma tributária e inflação. O Lula está brincando com fogo. O Brasil só crescerá para justificar a gastança se o Mantega (arquiteto chefe da lambança corrente), for para o coordenador do IGPM. Alterar a meta de inflação, aumento real, redução de juros agora são medidas inflacionárias e quem mais sofre com inflação é o pobre. Empresários antecipam a inflação e + custos aumentando preços.

    Responda
  11. RICARDO BATISTA

    Esse Figueiredo era um cavalo. Por isso que ele gostava mais dos cavalos. Mas os cavalos são melhores que ele. E é um aumento pequeno, mas é melhor do que nada, que era o que o presidente macho alphafa dava.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Macho alphafa! Supimpa! "O Vardemá e o Lira, são macho alfa. Manda-desmanda, são linha dura. Nosso fujão, é Macho Alphafa: o Bozo é feito de covardia pura!" É carnavá, Mano Batista, muito grato pela deixa genial.